[FOTOS] - Meu Corsa GL 1996 - Fernando 4100

Aqui você pode mostrar seu Corsa.
Responder
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

[FOTOS] - Meu Corsa GL 1996 - Fernando 4100

Mensagem por Fernando 4100 »

Vou apresentar um pouco dos 25 anos de minha parceria com esse carro.
Tirei ele 0km em dezembro de 96, é um GL 1.6 MPFI 96/96, cor vermelho Goya, 4 portas. É o modelo mais básico dos GL, não veio com nenhum dos opcionais. Rodou sem nem mesmo rádio até 2002. Nunca sequer negou partida. Sua primeira bateria foi trocada em 2005, com 9 anos de uso. Por volta de 2003 as rodas furam mudadas para aro 14, ainda de ferro, com pneus 185/60. Atualmente está em seu terceiro jogo de pneus, os quais espero aproveitar bastante agora que fiz uma revisão completa e detalhada, incluindo a instalação de ar condicionado. Sempre foi uma pena esse carro ter vindo sem isso, e levei quase 10 anos pra me convencer a instalar, já que o Corsa é bastante chato quanto a isso e que me pesava a consciência de tirar o painel que tava lá quietinho sem incomodar ninguém. No fim das contas, gostei de ter tirado, pois tinha 20 anos de sujeira por ali, e olha que o carro sempre morou em garagem e não andava de vidro aberto.

As primeiras fotos digitais estão no pc que está queimado.

Essa é de 2007:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O que vinha na época:

Imagem

Uma das primeiras "invenções". O tapete deixa o carpete de fora ao redor do extintor e acaba encardindo. Mandei fazer uma capa pra proteger:

Imagem

O primeiro rádio, que hoje está montado no meu Uno. O principal é combinar bem com o painel:

Imagem

Primeiro dimensionado:

Imagem

A troca da bucha do varão em 2016:

Imagem

Quando ele tava vazando água pela vedação da bomba, pelo anel da termostática e o motor melecado de óleo, parei pra uma geral e instalação do ar:

Imagem

A bomba d'água original precisou ser convencida de sair...

Imagem

Imagem

Só peças de qualidade:

Imagem

Imagem

Limpeza e troca das vedações do respiro:

Imagem

Troca da junta do cárter:

Imagem

Imagem

Novo alternador:

Imagem

Novo tubo de água com válvula do ar quente:

Imagem

Troca dos 3 coxins do motor e instalação da solenóide do ar quente:

Imagem

Lavagem do painel:

Imagem

Novo radiador, reservatório de expansão e mangueiras:

Imagem

Tensor:

Imagem

As melhores baterias:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Quando desmontei as lanternas traseiras, vi que ele já tinha a lâmpada de neblina traseira, não pretendia instalar, mas já que até a lâmpada tava... Me convenci.

Imagem

Imagem

Imagem

Junto fiz a instalação do alarme no porta-malas, pois por acaso descobri que o alarme tava só nas portas dianteiras. Peguei uma fiação original e passei por dentro dos chicotes, igual ao de fábrica.

Imagem

O alarme não protegia nem o cofre do motor, instalei também o interruptor original, junto com sua fiação:

Imagem

Tudo passado pelo chicote original. Por curiosidade, meu carro tem o chicote do painel com espera para alarme, com fusível e relé inibidor de partida. Fiz a ligação do alarme Systec pelo chicote original do carro:

Imagem

Depenei o interior inteiro pra limpeza:

Imagem

Lavei e esfreguei com pincel e escova todos os cantos.

Imagem

Imagem

Imagem

Como só tem espuma isolante no assoalho dianteiro, acrescentei ao restante:

Imagem

Por cima deste, uma camada de feltro betumado:

Imagem

Imagem

Agora as visitas precisam limpar os pés antes de entrar!

Imagem

Imagem

Aproveitei a retirada do cabeçote pra arrumar o forro da parede corta-fogo, comprei um novo, mas além dele ser mais fino que o original, não quis tirar a caixa de direção pra montar.

Imagem

Imagem

Fiz uma tira de feltro pra encaixar nos pontos originais:

Imagem

O motor segue em seu amaciamento/testes. O cabo branco que aparece solto é a espera pros faróis de neblina, que vou montar quando tiver o para-choque certo.

Imagem

O rádio novo que instalei semana passada, original GM, com bluetooth, telefone, etc, etc, todo plug and play na fiação original:

Imagem

E a imagem do primeiro passeio longo em quase 5 anos. Saí rodando sem rumo pra ir testando o carro, a climatização e curtindo o som.

Imagem

Projeto Corsa All Seasons bem próximo do fim.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Avatar do usuário
paedtasa
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Quarta-feira 07 2020f Outubro 2020 10:55:22 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007

Mensagem por paedtasa »

Fala Fernando!
Sem palavras para essa sua joia! Imagino o tanto de histórias que esse carro tem contigo ao longo de todos esses quase 25 anos. Pasme, tenho a mesma idade que seu carro hehehe.
Só manutenção de qualidade, acessórios no PADRÃO e todo cuidado que esse carro merece.

Único dono, revisões em concessionaria... Sei não, esse carro numa possível venda dá pra explorar alguma coisa acima da FIPE.
Ainda vou ter outro Marea.... :redhotevil:
Avatar do usuário
paedtasa
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Quarta-feira 07 2020f Outubro 2020 10:55:22 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007

Mensagem por paedtasa »

paedtasa escreveu: Quarta-feira 20 2021f Outubro 2021 07:46:17 PM Fala Fernando!
Sem palavras para essa sua joia! Imagino o tanto de histórias que esse carro tem contigo ao longo de todos esses quase 25 anos. Pasme, tenho a mesma idade que seu carro hehehe.
Só manutenção de qualidade, acessórios no PADRÃO e todo cuidado que esse carro merece.

Único dono, revisões em concessionaria... Sei não, esse carro numa possível venda dá pra explorar alguma coisa acima da FIPE.
Complementando: se estiver disposto à dicas, eu recomendaria a capa da bateria, capa dos parafusos do amortecedor e uma manta térmica pro capô.

Tapa parafusos: GM 90497685
Capa Bateria: 93314855
Manta: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 60782b7264.

Você encontra tudo fácil fácil no MercadoLivre. Inclusive itens de revisão básica como filtros genuínos, palhetas, pastilhas, etc..
Se quiser manter a originalidade do seu carro, recomendo explorar esse canal.

Abs.
Ainda vou ter outro Marea.... :redhotevil:
Ikaro
:: Moderador ::
Mensagens: 2837
Registrado em: Domingo 28 2004f Novembro 2004 12:58:12 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Ikaro »

Fernando,

Que história legal, fazia tempo que não via algo assim aqui no fórum.

Mandou bem demais nos acessórios e no capricho, continue postando os capítulos aqui :D

Parabéns, abraços!
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

paedtasa escreveu: Quarta-feira 20 2021f Outubro 2021 07:46:17 PM Único dono, revisões em concessionaria... Sei não, esse carro numa possível venda dá pra explorar alguma coisa acima da FIPE.
Nunca será vendido! :mrgreen:
paedtasa escreveu: Quarta-feira 20 2021f Outubro 2021 07:51:58 PM Complementando: se estiver disposto à dicas, eu recomendaria a capa da bateria, capa dos parafusos do amortecedor e uma manta térmica pro capô.

Tapa parafusos: GM 90497685
Capa Bateria: 93314855
Manta: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... ainmec-_JM#
Fora o ar, faz pouco tempo que entrei na vibe de acrescentar coisas de outros modelos. A manta do capô ele já tem de fábrica.
Ikaro escreveu: Quarta-feira 20 2021f Outubro 2021 09:31:58 PM Fernando,

Que história legal, fazia tempo que não via algo assim aqui no fórum.

Mandou bem demais nos acessórios e no capricho, continue postando os capítulos aqui :D

Parabéns, abraços!
Muito obrigado!
Resumi bastante a história porque achei que ninguém ia querer ler. Acabei esquecendo de mencionar que ele já tem a suspensão toda do GSi. E que as rodas 14 são de 2001, conferi na nota fiscal (não 2003 como eu havia dito ::lol: )
Na próxima manutenção de freios deve ganhar discos maiores na dianteira;
Em breve compro uma roda 14 com pneu pra estepe, tanto pelo tamanho, quanto por segurança, aquele P400 de 25 anos deve se esfarelar se rodar 2 metros;
Tenho kit completo original de faróis de neblina, com todos os suportes originais novos, só falta o para-choque;
Quando desmontei o interior pra limpeza, vi que ele tem tudo preparado pra cintos de 3 pontos na traseira, pretendo instalar, basicamente porque detesto aquela bagunça de cinto de segurança soltos no banco traseiro, mas provavelmente jamais serão usados. ::lol: ;
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Algumas comprinhas.

Controle do alarme tava quebrado há anos. Comprei um par (só o plástico) novo.

Imagem

Mangueira do tanque ressecada, comprei nova:

Imagem

Imagem

Imagem

Mais um item pros faróis:

Imagem

Quando precisei trocar palhetas, na época tava na moda as de "silicone", escolhi da Dyna que era uma marca confiável até então. Desde o primeiro dia elas nunca prestaram. Escrevi pro 0800 e mandei um vídeo do problema, a resposta deles foi me mandar colocar nova. Sendo que eu tinha deixado claro que era nova. Não compro mais dessa marca, resolvi testar a convencional vendida com a marca GM (é fabricada pela Valeo):

Imagem

Se não for boa, a próxima vai ser AC Delco e assim por diante.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Então... Hoje o Corsa completou 25 anos. 1/4 de século...
Tinha planejado instalar uns presentes nele neste fim de semana, mas acabei não podendo. Em breve apresento as novidades. Por enquanto, finalizei a parte de painel na instalação de faróis e lanterna de neblina, usando o plug original.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E na sexta comprei um extintor novo, que embora não seja mais obrigatório, recomendo que todos tenham.

Imagem
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Depois de anos acumulando peças...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E a preocupação que eu tinha sobre acabamento liso x poroso, que em último caso eu pensava em trocar todas as molduras do carro pro modelo liso, nem será preciso, pois mesmo na luz do dia a diferença é praticamente insignificante.

Imagem

Ainda falta conferir a regulagem, mas mesmo com a lua cheia que quase fazia a noite virar dia, dava pra sentir a diferença:

(farol baixo)
Imagem

(baixo + neblina)
Imagem

(farol alto)
Imagem

(alto + neblina)
Imagem
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Avatar do usuário
L??oAlves
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Terça-feira 21 2021f Dezembro 2021 08:25:33 PM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por L??oAlves »

Muito top seu Corsa, tá de parabéns.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Corsa Clube Fotos”