[DÚVIDA] - Painel marcando errado. O q fazer?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
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Bange
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Re: [DÚVIDA] - Painel marcando errado

Mensagem por Bange »

A VT tem dupla finalidade:
1 - diminuir o tempo da fase fria (motor aquecendo)
2 - manter o motor aquecido no caso da temperatura do líquido do arrefecimento ser menor que a faixa de trabalho normal.
Veja que na VT de todos os Corsas, está inscrito 92 +-2... isto significa que a temperatura padrão é 92, mas devido ao tipo de construção mecânica, ela opera na faixa de 90 a 94°C.
Devido também a forma construtiva, ela inicia a abertura e abre completamente também dentro dessa faixa...fora disso ela perdeu as suas características...
Ou seja, ela não é uma chave que liga e desliga... ela tem uma faixa e estando dentro desta faixa, está corretíssimo.
Isto significa que jamais (ou quase nunca) o motor irá trabalhar com menos de 90°C, caso a VT esteja dentro dos conformes...
O fato de vc ter observado em algum tipo de regime (após já aquecido) uma temperatura inferior a 90°C, já mostra um erro... que pode ser a VT não fechando completamente ou de fato o conjunto mostrador/sensor do painel (considere também aterramento e os 10V do regulador do painel que alimenta o sensor/mostrador), um ou os dois, estão fora de características.
Sobre o regulador localizado no painel, desde que a bateria/alternador esteja fornecendo para o painel uma tensão superior a 10,5V (salvo engano), ele tem que sustentar os !0,1V sempre... independente da rotação do motor...se houver variação, há problema com o regulador/união dos terras (carcaça do carro com o negativo do regulador) oxidação nos terminais do regulador ou no conector do painel/chicote.


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Fernando 4100
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Mensagem por Fernando 4100 »

Bange escreveu: Quinta-feira 25 2021f Novembro 2021 06:10:39 PM Seu carro então não tem AC original certo?
Não, eu acabei de instalar.
Bange escreveu: Quinta-feira 25 2021f Novembro 2021 06:55:32 PM O fato de vc ter observado em algum tipo de regime (após já aquecido) uma temperatura inferior a 90°C, já mostra um erro... que pode ser a VT não fechando completamente ou de fato o conjunto mostrador/sensor do painel (considere também aterramento e os 10V do regulador do painel que alimenta o sensor/mostrador), um ou os dois, estão fora de características.
Tio... Você reparou de onde eu sou? Aqui tem neve... De noite no inverno daqui só se você tampar a frente do carro pro motor chegar a 90 (que aliás, se fazia muito isso em caminhões e ônibus antigamente).
Bange escreveu: Quinta-feira 25 2021f Novembro 2021 06:55:32 PMSobre o regulador localizado no painel, desde que a bateria/alternador esteja fornecendo para o painel uma tensão superior a 10,5V (salvo engano), ele tem que sustentar os !0,1V sempre... independente da rotação do motor...se houver variação, há problema com o regulador/união dos terras (carcaça do carro com o negativo do regulador) oxidação nos terminais do regulador ou no conector do painel/chicote.
Tá tudo perfeito, em estado de novo. Tudo checado.
Bange escreveu: Quinta-feira 25 2021f Novembro 2021 04:46:36 PM Para tal eu lhe peço a gentileza de fazer um levantamento das tensões entre 1,8V e 1,2V* e anotar a temperatura em cada valor (1,8; 1,7; 1,6...etc...).
70 = 2,83V
72 = 2,75V
75 = 2,60V
76 = 2,56V
79 = 2,44V
80 = 2,38V
85 = 2,21V
86 = 2,17V
87 = 2,13V
88 = 2,11V
89 = 2,05V
90 = 2,01V
91 = 1,97V
93 = 1,91V
94 = 1,84V
95 = 1,82V
96 = 1,80V
97 - 1,76V
98 = 1,72V
99 = 1,70V
100 = 1,62V
101 = 1,60V
102 = 1,58V
104 = 1,52V
109 = 1,37V
110 = 1,35V
111 = 1,33V

(NA próxima oportunidade eu completo os valores que falta)
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Mensagem por Bange »

Fernando 4100 escreveu: Quinta-feira 25 2021f Novembro 2021 07:23:14 PM Tio... Você reparou de onde eu sou? Aqui tem neve... De noite no inverno daqui só se você tampar a frente do carro pro motor chegar a 90 (que aliás, se fazia muito isso em caminhões e ônibus antigamente).
Por isso escrevi "quase nunca", pois não tenho experiência em temperaturas muito baixas... estive recentemente aí na serra gaúcha e catarinense, dirigi com temperaturas (estáticas) em torno dos 6°C (rodando certamente eram menores) nas estradas e não baixou de 90°C...

Interessante que os valores de tensão batem apenas considerando ligar e desligar o sistema de ventoinha(s), mas as temperaturas nem tanto... vc disse que a sua ventoinha liga com 1,64V e desliga com 1,84V...
Quadro comparativo
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Nossos sensores são iguais, motores iguais, mostradores diferentes (no meu tem apenas um tracinho entre 90 e 100°C)... seria um tabelamento/estratégia diferente para a mesma ECU ou seria outra ECU, diferenciando C/AC e S/AC?... gostaria de entender essa diferença...


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Fernando 4100
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Mensagem por Fernando 4100 »

Eu tenho a forma de dirigir com baixa carga, que melhora o consumo e reduz a temperatura. Herança da experiência com maquinário.
Mas fora isso, vi na sua viagem que você tava com o carro lotado de carga, isso altera bastante a temperatura. Comprovado. Eu rodo com o peso total abaixo de 1T.
E os painéis, nem se fala. Se você montar 5 painéis no seu carro, independente de serem novos ou usados, todos vão marcar diferente, só o que fica relativamente preciso é o rpm mesmo, pois é sinal direto da ECU.
O que não é certo é o mesmo painel, no mesmo carro, passar a se comportar totalmente diferente da noite pro dia. E suspeito do próprio mostrador justamente porque já aconteceu umas 3x nesse período de eu ligar o carro e ele estar no fundo da escala máxima. Tanto que uma das vezes ele nem voltou por conta própria, eu tive que sacar o painel pra puxar na mão o ponteiro de volta.
A ECU é a mesma pra carro com e sem ar. O que muda bastante é justamente a parte de acionamento da ventoinha, é um circuito bem diferente entre os dois modelos.
Sendo valores tão baixos em uma escala, idade (e distância) da fiação, o próprio sensor eu duvido que 2 sejam exatamente iguais ou 100% precisos, eu acho bem natural haver alguma diferença nos mV.
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Mensagem por Bange »

O carro só ficava lotado entre pousadas... quando chegava, tudo era retirado (salvo quando era apenas 1 pernoite), uma vez pousado, tudo era retirado e eu ia a vários lugares ao redor e a situação não mudava.
Apenas na subida de serra ou em logos trechos de subida é que a temperatura chegava nos 99/100 e baixava em seguida... no plano (mesmo com curvas) e nas descidas é que a temperatura baixava bem e chegava nos 90, de acordo com a temperatura externa.
Todo componente tem uma tolerância de 1%, 2%, 5%, 10...20%, quanto menor o valor, mais preciso é... concordo que entre sensores e painéis haja diferenças, porém o resultado final tem que ficar no máximo em +- 1°C, caso contrário joga tudo fora.
A informação que o sensor manda é de resistência, que provoca a queda de tensão e esta sim, de acordo com uma tabela interna, é que faz a ECU tomar as providências.
Se a tabela fosse a mesma, a sua ventoinha (por ser única), deveria ligar com 1,46V e não com 1,64V. ( aliás no seu levantamento nem aparece valores de 1,4V!)
No meu caso, em A4 sai terra quando a entrada B12 e A11 (fios do sensor), ficam com 1,6V (liga vel baixa)... e sai terra em A5, quando em B12/A11 ficam com 1,4V (liga vel. alta).
O hardware das ECU's pode até ser o mesmo, mas as tabelas e a estratégia, são diferentes...


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Fernando 4100
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Mensagem por Fernando 4100 »

Todos os módulos têm as duas estratégias armazenadas. O que muda é o módulo reconhecer que algo está ou não conectado, é isso que define o que ele faz ou deixa de fazer. Não existe qualquer módulo de Corsa 1.6 que tenha especificação com ou sem A/C (cultura inútil, o ÚNICO módulo da linha Corsa que difere isso é do 1.0 monoponto).
Um detalhe importante, é que o meu carro é primeira safra do MPFI, e o módulo dele é unicamente do 96/96. A diferença pode estar aí.

Completando a tabela:

50 = 3,63 V
51 = 3,59 V
52 = 3,57 V
53 = 3,50 V
54 = 3,48 V
55 = 3,44 V
56 = 3,38 V
57 = 3,36 V
58 = 3,32 V
59 = 3,26 V
60 = 3,24 V
61 = 3,20 V
62 = 3,16 V
63 = 3,13 V
64 = 3,19 V
65 = 3,03 V
66 = 2,99 V
67 = 2,97 V
68 = 2,91 V
69 = 2,87 V
70 = 2,83 V
71 = 2,79 V
72 = 2,75 V
73 = 2,71 V
74 = 2,64 V
75 = 2,60 V
76 = 2,56 V
77 = 2,50 V
78 = 2,46 V
79 = 2,44 V
80 = 2,38 V
81 = 2,36 V
82 = 2,32 V
83 = 2,29 V
84 = 2,25 V
85 = 2,21 V
86 = 2,17 V
87 = 2,13 V
88 = 2,11 V
89 = 2,05 V
90 = 2,01 V
91 = 1,97 V
92 = 1,93 V
93 = 1,91 V
94 = 1,84 V
95 = 1,82 V
96 = 1,80 V
97 - 1,76 V
98 = 1,72 V
99 = 1,70 V
100 = 1,62 V
101 = 1,60 V
102 = 1,58 V
104 = 1,52 V
109 = 1,37 V
110 = 1,35 V
111 = 1,33 V
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Mensagem por SemControle »

ultimo curso q fiz de injeção programáveis, os caras são tão cri cri q não vejo seguirem as recomendações nem em chicote original
terra de voltagem estabilizada parte direto da bateria, e não sai um cabo pra ser derivado, a recomendação é q cada cabo de terra siga sozinho ate o terminal da bateria.....
os terras q não são estabilizados pela central, podem partir do quadro da moto ou carroceria do carro, mas todos vão sem separados, ligados numa espécie de barra de terminais q ai sim, vai aterrada no quadro ou carroceria...
por incrível q pareça, a maioria não acreditou, foi demonstrado o sinal TPS ligado de qq forma, ate mostrar q estava sendo acionado acontecia....apenas por interferências
os cabos pra cada sensor/atuador devem ser transados entre si pra ajudar a reduzir ainda mais a interferência....
e o sucesso das programáveis 80% é o chicote bem feito, uma preocupação q não me parece ter c as originais
essas loucuras dos carros de vcs não são nada
em dezembro agora farei de injeção normal, mas voltado pra moto apenas, vamos ver se alguém cita isso q as montadoras não fazem.....
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Mensagem por Bange »

Embora que nossos motores sejam os mesmos (1.6-8V), não há dúvidas de que os módulos são diferentes...não aposto que seja no HW e sim no SW, daí esta discrepância nos valores, não na estratégia final, que está corretíssima (manter o motor na faixa de temperatura entre +-95 e +-100°C).
O sensor está descartado, pois pode-se substituí-lo (para teste) por um resistor de fio...e o(s) comando(s) para a(s) ventoinha(s) irão ocorrer com os mesmos valores, conforme a tabela comparativa que postei acima.
Os adereços de relés que são colocados, em nada interfere também, seja nos valores ou nos momentos em que a(s) ventoinha(s) liga(m)...no meu caso servem apenas para ligá-las em série (vel, baixa) ou em paralelo (vel. alta), além claro, de serem próprios para comandar cargas com pico de 20A ou mais...
Uma outra coisa que não entendo é a razão de alguns modelos terem um cebolão para acionar a ventilação, mesmo tendo sensor no bloco do motor.
Lembrei que fiz um vídeo, para um outro propósito, mas que aparecem todos os valores de tensão com que as ventoinhas ligam e desligam...
https://www.youtube.com/watch?v=T1uTSffD5Dw
A correlação com a temperatura foi feita tanto pelo painel como por um termômetro de infravermelho.


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Mensagem por SemControle »

mas os modelos 1.0 e 1.6 MPFI dos corsas B, são muito parecidos pra não dizer idênticos.....além de equiparem outros modelos da linha GM tmb
nos casos das trocas de motor 1.0 pelo 1.6 ate se mantem o modulo, sem nem mesmo remapear e o mesmo da conta de faze-lo funcionar....apenas a programação muda mesmo, mas não é nem tão diferente assim, igual os flex qnd começaram q a partida a frio era acionada apenas abaixo de 8C depois melhoraram pra abaixo de 13C, vão olhar e não saber se o modulo saiu de fabrica pra 13C, se foi feita a reprogramação ou se esta pra 8C ainda...
a montadora pode avaliar a qq momento q tem algo q pode ser melhorado, e de um mês pra outro incluir/retirar isso na programação das centrais, é simples......se apeguem q não ferve q é o principal....
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Mensagem por Fernando 4100 »

SemControle escreveu: Domingo 28 2021f Novembro 2021 07:39:57 AM a montadora pode avaliar a qq momento q tem algo q pode ser melhorado, e de um mês pra outro incluir/retirar isso na programação das centrais, é simples......se apeguem q não ferve q é o principal....
Exatamente, por isso deixei claro que o meu módulo é exclusivo do 96/96, a gm pode ter percebido alguma falha e feito alterações nos modelos seguintes. Inclusive, o meu consta na tabela como 96 e ainda tem o 96,5 já com outro código também.
E sobre funcionar com outro módulo, já coloquei o módulo do 1.0 97 no meu e funcionou normal. Talvez até tenha algum detalhe diferente nos mapas, mas funciona.
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