[DÚVIDA] - Barulho no motor Corsa Wind 1996 MPFI 1.0 8v
Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum
-
alisson_dg4
- :: Wind ::
- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
- Ano de fabricação: 1996
Olá pessoal, tudo certo!?
Meu Corsa começou a apresentar um barulho no motor do lado esquerdo do carro (de frente para ele) em direção a correia dentada. Logo ao ligar o carro o barulho (não contínuo) já acontece. Em alta velocidade este barulho já não é mais ouvido. Fiz um teste retirando a correia do alternador mas mesmo assim o barulho continuou. Levei em uma mecânica e o mecânico indicou que seria o rolamento da bomba d'água. Vale ressaltar que esse carro utilizava água antes e eu fiz a troca para passar a utilizar aditivo no sistema de arrefecimento. Porém, esta troca foi realizada há mais de um ano.
Para adiantar, optei por comprar a bomba d'água. Acabei comprando uma original por não ter conhecimento na qualidade de bombas de marcas paralelas, já que nessa mecânica seria utilizada uma bomba paralela (não lembro a marca).
Diante dessa situação, gostaria da opinião de vocês sobre as seguintes questões:
1 - Se acreditam que realmente tem grandes chances de ser mesmo a bomba d'água?
2 - Caso sendo realmente problema na bomba d'água, corro um risco alto de andar com o carro (correia dentada partir, empenar válvula, aquecimento do motor, etc....)?
3 - Para aproveitar o serviço, quais outros pontos eu poderia solicitar ao mecânico para ele avaliar? (Ex.: vazamento em retentor do eixo de comando e virabrequim, vazamento na bomba de óleo, etc...)?
Obs: Segue anexado um áudio (compactado em zip) que gravei contendo o barulho. Primeiro sem abrir o capô e logo depois com o capô aberto: Desde já agradeço!
Meu Corsa começou a apresentar um barulho no motor do lado esquerdo do carro (de frente para ele) em direção a correia dentada. Logo ao ligar o carro o barulho (não contínuo) já acontece. Em alta velocidade este barulho já não é mais ouvido. Fiz um teste retirando a correia do alternador mas mesmo assim o barulho continuou. Levei em uma mecânica e o mecânico indicou que seria o rolamento da bomba d'água. Vale ressaltar que esse carro utilizava água antes e eu fiz a troca para passar a utilizar aditivo no sistema de arrefecimento. Porém, esta troca foi realizada há mais de um ano.
Para adiantar, optei por comprar a bomba d'água. Acabei comprando uma original por não ter conhecimento na qualidade de bombas de marcas paralelas, já que nessa mecânica seria utilizada uma bomba paralela (não lembro a marca).
Diante dessa situação, gostaria da opinião de vocês sobre as seguintes questões:
1 - Se acreditam que realmente tem grandes chances de ser mesmo a bomba d'água?
2 - Caso sendo realmente problema na bomba d'água, corro um risco alto de andar com o carro (correia dentada partir, empenar válvula, aquecimento do motor, etc....)?
3 - Para aproveitar o serviço, quais outros pontos eu poderia solicitar ao mecânico para ele avaliar? (Ex.: vazamento em retentor do eixo de comando e virabrequim, vazamento na bomba de óleo, etc...)?
Obs: Segue anexado um áudio (compactado em zip) que gravei contendo o barulho. Primeiro sem abrir o capô e logo depois com o capô aberto: Desde já agradeço!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
SemControle
- :: Moderador ::
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
barulhos nessa região em geral é algum rolamento, pois bem, tudo ali tem algum tipo de rolamento....o q mais apresenta problema é realmente a bomba d'agua ali, mas tudo tem rolamento e esta sujeito.....
aproveitar pra ver ali é tudo....de retentor de vira brequim, a retentor de comando, esticador, tudo.....
aproveitar pra ver ali é tudo....de retentor de vira brequim, a retentor de comando, esticador, tudo.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
-
alisson_dg4
Valeu pela resposta SemControle!SemControle escreveu: Quinta-feira 07 2021f Janeiro 2021 08:31:47 AM barulhos nessa região em geral é algum rolamento, pois bem, tudo ali tem algum tipo de rolamento....o q mais apresenta problema é realmente a bomba d'agua ali, mas tudo tem rolamento e esta sujeito.....
Eu espero que seja a bomba d'água mesmo, até pq já comprei ela.
Você acha que teria necessidade de trocar a correia dentada e tensionador? Eles foram trocados há uns 2 anos aproximadamente e ando muito pouco com o carro. Acredito mesmo que só se a correia estiver com rachadura ou contaminada com óleo.
-
Bange
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
Não sei não... o rolament o da bomba é largão, acho que não daria esse tipo de barulho, até porque teria que estar vazando líquido...
Sabe o que ne parece... polia frouxa em eixo... da bomba, do tensionador, do vira... certamente está associada a dentada.
Mas barulho gravado é complicado... pode até ser um parafuso frouxo... tem que avaliar presencialmente.
Sabe o que ne parece... polia frouxa em eixo... da bomba, do tensionador, do vira... certamente está associada a dentada.
Mas barulho gravado é complicado... pode até ser um parafuso frouxo... tem que avaliar presencialmente.
-
SemControle
correia é complicado, se desmontar e não trocar, rodar mais 1K km e quebrar vai ser economia porca, se trocar nunca se sabe.....eu sendo vc trocaria, pode ser um $$ da correia jogado fora, mas é um $$ q se torna troco de bala se comparado a quebra da correia....alisson_dg4 escreveu: Quinta-feira 07 2021f Janeiro 2021 06:11:40 PMValeu pela resposta SemControle!SemControle escreveu: Quinta-feira 07 2021f Janeiro 2021 08:31:47 AM barulhos nessa região em geral é algum rolamento, pois bem, tudo ali tem algum tipo de rolamento....o q mais apresenta problema é realmente a bomba d'agua ali, mas tudo tem rolamento e esta sujeito.....
Você acha que teria necessidade de trocar a correia dentada e tensionador? Eles foram trocados há uns 2 anos aproximadamente e ando muito pouco com o carro. Acredito mesmo que só se a correia estiver com rachadura ou contaminada com óleo.
aqui em casa, não se usa carro, o pug 06/07 com quase 5K km, tem tudo original, o óleo não é original de tanto q enchi o saco para trocarem, mas larguei mão (qnd vc é errado no mundo, enche o saco), correia está lá já tem pelo menos 14 anos....o outro carro, meu pai pegou e já pediu pro antigo dono deixar na oficina, não me recordo o ano (creio q antes de 2010, acho q foi bem perto de 07 qnd pegaram o pug), mas faz um bom tempo de qq forma, saiu da oficina e nem amaciado foi, nunca trocou o óleo após isso, ate uma bomba de encher pneu meu pai comprou pra encher sem ter q tirar o carro pra ir no posto.....
vc acha q eu pego algum desses carro? nem a pau, eu não saio se minhas motos não tiverem condição, mas não pego essas bombas prestes a explodir....gasolina, óleo, borrachas, se desgastam só pela contaminação.....as borrachas ainda tem o calor pra ajudar
-
alisson_dg4
Realmente, só pelo barulho é meio complicado saber o que é mesmo.Bange escreveu: Quinta-feira 07 2021f Janeiro 2021 09:30:01 PM Não sei não... o rolament o da bomba é largão, acho que não daria esse tipo de barulho, até porque teria que estar vazando líquido...
Se não for a bomba vou tentar ver se devolvo ela.
Segunda vou levar no mecânico pra saber o que é. Só espero que ele não me passe a perna, até pq vou acompanhar todo o serviço.
E também que não seja nada grave, tipo chegar ao ponto de ter que trocar um virabrequim ou um comando inteiro (não sei se chegaria a esse ponto também).
Mas como vc falou, realmente tem relação com a correia.
Acho que vou aproveitar e trocar mesmo correia/tensionador. Lá eles trabalham com o kit da gates (o mesmo que estou usando agora), então penso eu que o risco de ser falsificado já é menor, pelo fato de ser um kit. Pq tem mais essa questão também, de por correia/tensionador falsificados. Ai não sei dizer se é pior estar usando correia/tensionador, que foram trocados a um bom tempo (sendo peças originais), ou ter correia/tensionador novos e falsificados.SemControle escreveu: Sexta-feira 08 2021f Janeiro 2021 06:52:02 AMcorreia é complicado, se desmontar e não trocar, rodar mais 1K km e quebrar vai ser economia porca, se trocar nunca se sabe.....eu sendo vc trocaria, pode ser um $$ da correia jogado fora, mas é um $$ q se torna troco de bala se comparado a quebra da correia....alisson_dg4 escreveu: Quinta-feira 07 2021f Janeiro 2021 06:11:40 PMValeu pela resposta SemControle!SemControle escreveu: Quinta-feira 07 2021f Janeiro 2021 08:31:47 AM barulhos nessa região em geral é algum rolamento, pois bem, tudo ali tem algum tipo de rolamento....o q mais apresenta problema é realmente a bomba d'agua ali, mas tudo tem rolamento e esta sujeito.....
aqui em casa, não se usa carro, o pug 06/07 com quase 5K km, tem tudo original, o óleo não é original de tanto q enchi o saco para trocarem, mas larguei mão (qnd vc é errado no mundo, enche o saco), correia está lá já tem pelo menos 14 anos....o outro carro, meu pai pegou e já pediu pro antigo dono deixar na oficina, não me recordo o ano (creio q antes de 2010, acho q foi bem perto de 07 qnd pegaram o pug), mas faz um bom tempo de qq forma, saiu da oficina e nem amaciado foi, nunca trocou o óleo após isso, ate uma bomba de encher pneu meu pai comprou pra encher sem ter q tirar o carro pra ir no posto.....
vc acha q eu pego algum desses carro? nem a pau, eu não saio se minhas motos não tiverem condição, mas não pego essas bombas prestes a explodir....gasolina, óleo, borrachas, se desgastam só pela contaminação.....as borrachas ainda tem o calor pra ajudar
A propósito, usar um kit da gates seria uma boa? Ou teria opções melhores, tipo Contitech, Dayco, ACDELCO....?
Conversei com um outro mecânico e ele me disse que eu deveria trocar todo ano (é isso que ele faz no carro dele, um classic modelo novo, só não sei o ano).
Realmente, carro tem que ter sempre manutenção (preventiva) pra poder andar sem ter preocupação (e olha lá). O problema é quando a manutenção é a corretiva, ai já é tarde.
Não digo que sou o melhor dono de Corsa, mas tento fazer sempre as manutenções preventivas pra não ter dor de cabeça depois.
Carro 06/07 só com 5K km, correia com quase 14 anos, realmente esse carro é muito pouco usado
-
SemControle
é conversa isso q troca todo ano, ou ele é pior q taxista e roda com vontade......
uma das motos q tenho é transmissão por correia, a troca é prevista a cada 20K, vc acha paralela de 80 reais, na pandemia comprei a original por mais de 500 reais (a moto deve valer 5K), qual a vantagem? já peguei correia paralela com menos de 2K kms quebrada, e ainda travou a roda traseira da moto, não basta o problema de parar a moto e ter q gastar novamente com guincho, correia e mão de obra, o risco de queda qnd acontece de travar a roda traseira, eu apenas indico e sugiro as peças originais qnd são de risco assim, se o proprietário não quer comprar é uma opção dele....foi o caso dessa correia paralela, o proprietário optou por comprar novamente correia paralela.....
os carros de caso nem contam....se um dia forem por pra rodar, é defeito em cima de defeito, é peça caindo na rua....pneu tem a mesma idade, e rodou esses 5K kms, devem estar quadrados, por sorte qnd usam vão no mercado q não da 1km de casa, só qnd compra algo pesado mesmo (nem esquenta o motor), do contrario é na mão e a pé....
uma das motos q tenho é transmissão por correia, a troca é prevista a cada 20K, vc acha paralela de 80 reais, na pandemia comprei a original por mais de 500 reais (a moto deve valer 5K), qual a vantagem? já peguei correia paralela com menos de 2K kms quebrada, e ainda travou a roda traseira da moto, não basta o problema de parar a moto e ter q gastar novamente com guincho, correia e mão de obra, o risco de queda qnd acontece de travar a roda traseira, eu apenas indico e sugiro as peças originais qnd são de risco assim, se o proprietário não quer comprar é uma opção dele....foi o caso dessa correia paralela, o proprietário optou por comprar novamente correia paralela.....
os carros de caso nem contam....se um dia forem por pra rodar, é defeito em cima de defeito, é peça caindo na rua....pneu tem a mesma idade, e rodou esses 5K kms, devem estar quadrados, por sorte qnd usam vão no mercado q não da 1km de casa, só qnd compra algo pesado mesmo (nem esquenta o motor), do contrario é na mão e a pé....
-
alisson_dg4
Ou se quer sabe que ela existe . Só vai saber quando o carro parar mesmoBange escreveu: Sábado 09 2021f Janeiro 2021 02:02:05 PM Dependendo do carro, acho que nem taxista troca correia todo ano... duvido que ele faça isto...
Realmente, ele anda com vontade. Dá até dó do Classic dele. Meu carro de ano bem mais velho está mais conservado do que o deleSemControle escreveu: Sábado 09 2021f Janeiro 2021 04:55:23 PM é conversa isso q troca todo ano, ou ele é pior q taxista e roda com vontade......
Levei o carro na mecânica e realmente era problema no rolamento da bomba d'água. Aproveitei para trocar correia/tensionador também. Não tinha nenhum vazamento ali na parte da dentada, porém tinha um leve vazamento na bomba de óleo. Outro lugar que está com vazamento é no semi-eixo do lado do motorista, porém optei por não arrumar, pois era pequeno e senão iria encarecer mais a brincadeira. Segundo eles precisava ser feita a troca do retentor do semi-eixo.
Será que teria algum problema de eu andar com esse vazamento (pouca coisa, não chega a pingar no chão)?
Certa vez passei com o carro em uma rua alagada, com água até a metade do pneu aproximadamente. Será que essa água pode ter entrado em contato com o óleo do carter do câmbio nessa parte do retentor?
-
Bange
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
O óleo da caixa (mecânica) não trabalha sob pressão nenhuma e pequenos vazamentos podem esperar muito (não eternamente) para serem sanados... e por não ser um óleo consumível, se repor o que vaza, dá oportunidade de aguardar vacas mais gordas para o reparo.
Para entrada de água na caixa seria necessário alguma abertura por cima, onde tem ar e não óleo ( tipo a entrada da conexão do cabo do velocínetro), e ainda teria que ficar 100% imersa por um bom tempo... não creio que o tipo de vazamento citado e no local citado dê condição pra isso.
Para entrada de água na caixa seria necessário alguma abertura por cima, onde tem ar e não óleo ( tipo a entrada da conexão do cabo do velocínetro), e ainda teria que ficar 100% imersa por um bom tempo... não creio que o tipo de vazamento citado e no local citado dê condição pra isso.
-