[DÚVIDA] - sistema de arrefecimento

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andremelo78
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[DÚVIDA] - sistema de arrefecimento

Mensagem por andremelo78 »

Boa tarde, tenho um clássic Life 2005/2005 que era do meu pai. O sistema de arrefecimento só era alimentado com água da torneira. E vi uma matéria sobre os estragos que osso causa.
Quero trocar o reservatório que está muito escuro e já alimentam o da forma correta, sou leigo no assunto seria possível me descrever em tópicos quais passos devo seguir para realizar o mesmo. Mas descrever em detalhes, para que possa retirar toda a água e na troca não deixar ar, essas coisas. Vi alguns videos, mas em alguns falam para soltar várias mangueiras, outro mostra só uma, em outro fala que precisa de uma máquina para retirar toda a água, então fico na dúvida.
Obrigado.


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Fernando 4100
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Mensagem por Fernando 4100 »

Infelizmente, pra tirar toda a água do Corsa só desmontando várias coisas. O mais comum é tirar a mangueira inferior do radiador e deixar escorrer tudo que der, mas isso ainda deixa uma quantidade dentro do radiador e outra dentro do motor. Você tem como entrar embaixo do carro? Se tiver, eu te mostro a mangueira que esvazia o motor.
Do radiador só sai tudo se você tirar ele do carro e deitar pro lado. Por isso o mais simples seria trocar a água várias vezes seguidas pra ir eliminando o que tiver da atual.
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andremelo78
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Mensagem por andremelo78 »

Como entrar em baixo não tenho, para fazer essa troca várias vezes, tenho que ficar com o carro parado muito tempo? Ou da pra fazer no mesmo dia?


Bange
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Mensagem por Bange »

De fato, não existe um tutorial tão detalhado que te atenda... muita coisa fica nas entrelinhas, mas não é difícil a retirada do reservatório... ou tem 2 ou 4 mangueiras que se ligam a ele (nem sempre a troca é necessária, muitos retiram, põe areia grossa, corrente... água e chacoalha bem... fica uns 95% limpo.
Infelizmente a retirada de 100% do líquido é impossível sem se abrir o motor, mesmo retirando o radiador e a conexão entre a bomba e o tubo de plástico (embaixo do carro), sempre ficará alguma coisa... mas isto não chega a ser um problema sem saída... a troca constante do líquido (água + aditivo se tiver), pode ser feita pela troca constante por água limpa até que a coloração da que sai fique tão limpa quanto a que entra (existem vídeos no YT mostrando), a coisa é bem artesanal, mas resolve. Vc tem que atentar para que a troca seja feita sempre com a VT aberta (motor quente), pois só assim o líquido circula dentro do motor e isto pode levar boa parte de uma manhã.
Uma coisa chata são as mangueiras do radiador... em muitos modelos não existe uma mangueira na parte de baixo do radiador para desconectar, mas pode-se dar a sorte de ter uma válvula de dreno ou uma previsão para cebolão... aí é só abrir e drenar mais de 2/3 do volume, fechar e colocar de 2 a 2,3l de aditivo concentrado (prefiro esta versão), dependendo do volume total de seu motor e completar com água limpa ou preferencialmente desmineralizada/destilada (particularmente eu uso aquela que pinga do ar condicionado caseiro).
Sempre que se abre alguma conexão de mangueiras, procura-se reconectar bem para que não ocorra vazamentos mínimos (quase inevitáveis), e sem um ferramental/instrumental para por pressão e testar, é quase como acertar na loteria e vc terá que inspecionar sistematicamente as conexões que foram abertas e dar um pequeno reaperto, até não haver mais vazamento.
Aqui tem bastante informação sobre o sistema de arrefecimento > https://www.corsaclube.com.br/viewtopic ... 2&t=111714


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