[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Manfio »

É como foi dito. Tudo original ou no padrão do original é o que informa o manual. Tenho um cárter do corsa na caixa para quando for refazer o motor e é nítido ver que fica muito pouco lubrificante no fundo sem o bujão. Uma vez desmontei o cárter em casa depois de alguns meses que comprei o carro e tinha muita borra no fundo do motor e acontecia isso de sobrar uns 250 ml justamente por causa da borra que aderiu no fundo. No Etios 1.5 2014 sempre acaba sobrando uns 200 ml porque o bujão não fica localizado ao fundo, o que muda completamente o cenário.
anderson.web
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Sexta-feira 14 2018f Setembro 2018 03:49:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por anderson.web »

SemControle escreveu: Terça-feira 14 2020f Janeiro 2020 08:41:46 PM com tudo original e correto do carro era pra 3L bater na marcacao de baixo e os 3,5L bater na marcacao superior....
estando entre as duas marcas era pra estar tudo certo.....

caber cabe até 5, 6L, ai qnd detona o motor, esse motor q é ruim e nao presta, o chifrudo nao fala q colocou todo oleo do mundo q achou e ele mesmo causou o problema....
Exatamente, essa é letra fria do manual e eu queria que fosse assim na prática também, mas 3L já bate no máximo da vareta que é original de fábrica, motor nunca foi aberto, cárter original e limpo também..

Como é mais um dos temas sem muita especificação ou porque isso acontece, o lance é seguir os 3,5L conforme recomendação fabril muito embora 3L já fique no máximo.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

é sinistro isso sim.....
meu corsa era categórico 3L marquinha de baixo, 3,5L marquina de cima, foi pego 0km, chegou a ser modificado, mas não alterou em nada isso.....
o golf tmb era parecido, com 4L dava um pouco acima do minimo, mas com os 4,5L batia em cima da risca maxima, mesmo com turbo ficou igual....

se da no máximo, rode, fique atento apenas, ja teve mais gente relatado isso no forum
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom, meu manual fala o seguinte sobre óleo:
Capacidade
3,25 - sem troca do filtro
0,25 - capacidade do filtro
Logo, se eu trocar o óleo e o filtro, o volume total é de 3,5l
Isso bate direitinho, pois troco o filtro a cada duas trocas de óleo.
Quando troco o filtro, compro 4 litros e sobra 0,5l, que uso na troca seguinte, quando então compro apenas 3 litros.
Seja na troca do filtro ou não, no final das contas o nível fica certinho no MAX.
Um outro detalhe é que entre a marcação de MIN e MAX, a diferença fica entre 0,9 e 1,0l (pra ser preciso eu teria que esperar mais tempo para todo o óleo cair), isso eu verifiquei quando trocava óleo em casa... hoje só troco em casas de óleo, nunca em posto de combustível.

Mais dados:
Motor 1.6 8V /97
Só uso óleo 20W50 SL - Havoline mineral
212.000 km rodados (comigo desde 40.000km)
Não queima óleo
Não baixa nível
Não tem borras
Não bate tuchos, quando bate não passa de 1 min.
Tem um barulho que é saia ou pino de pistão... mas não passa de uns 2 min, depois silencia totalmente. (tô pra ver isso desde o ano passado)
anderson.web
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Sexta-feira 14 2018f Setembro 2018 03:49:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por anderson.web »

SemControle escreveu: Quarta-feira 15 2020f Janeiro 2020 07:52:39 PM é sinistro isso sim.....
meu corsa era categórico 3L marquinha de baixo, 3,5L marquina de cima, foi pego 0km, chegou a ser modificado, mas não alterou em nada isso.....
o golf tmb era parecido, com 4L dava um pouco acima do minimo, mas com os 4,5L batia em cima da risca maxima, mesmo com turbo ficou igual....

se da no máximo, rode, fique atento apenas, ja teve mais gente relatado isso no forum
Ele adicionou 500ML e a vareta que estava no máximo permaneceu lá como estava, só por desencargo. Havia trocado com filtro e colocou o motor pra beber 3L apenas porque como explicado já ficou no máximo com essa quantidade, mas vai saber.. agora está com 3,5L como manda a fábrica. Outro motor que bebe pouco óleo são os Fire, já vi rodando totalmente dentro da normalidade com menos de 3L
anderson.web
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Sexta-feira 14 2018f Setembro 2018 03:49:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por anderson.web »

Bange escreveu: Quarta-feira 15 2020f Janeiro 2020 09:04:19 PM Bom, meu manual fala o seguinte sobre óleo:
Capacidade
3,25 - sem troca do filtro
0,25 - capacidade do filtro
Logo, se eu trocar o óleo e o filtro, o volume total é de 3,5l
Isso bate direitinho, pois troco o filtro a cada duas trocas de óleo.
Quando troco o filtro, compro 4 litros e sobra 0,5l, que uso na troca seguinte, quando então compro apenas 3 litros.
Seja na troca do filtro ou não, no final das contas o nível fica certinho no MAX.
Um outro detalhe é que entre a marcação de MIN e MAX, a diferença fica entre 0,9 e 1,0l (pra ser preciso eu teria que esperar mais tempo para todo o óleo cair), isso eu verifiquei quando trocava óleo em casa... hoje só troco em casas de óleo, nunca em posto de combustível.

Mais dados:
Motor 1.6 8V /97
Só uso óleo 20W50 SL - Havoline mineral
212.000 km rodados (comigo desde 40.000km)
Não queima óleo
Não baixa nível
Não tem borras
Não bate tuchos, quando bate não passa de 1 min.
Tem um barulho que é saia ou pino de pistão... mas não passa de uns 2 min, depois silencia totalmente. (tô pra ver isso desde o ano passado)
Não caberia um óleo menos viscoso e de API mais atual? Claro, pensando que isso pode melhorar a lubrificação deixando ele mais liso.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Não mexo na viscosidade em hipótese alguma... meu motor tem as folgas da época e tem que ter a viscosidade do projeto... já aventei a possibilidade atualizar o pacote de aditivos com um sintético, mas pra que mexer em time que tá ganhando a 22 anos e com 212.000 vitórias?
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

óleo não se afina só pq o mercado cria óleos mais finos.....
um óleo de viscosidade diferente compromete a pressão e fio de óleo q lubrifica as pecas.....
isso não se altera assim....tem quem mude e jure q jamais vai ter problemas, a teoria não diz isso
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

O que reparei depois de montar o motor é que o inverno destrói o motor na partida a frio. Aqui o 15w40 demora 30s para a luz de óleo apagar em temperaturas de 2 a 10 graus. O comando FGP novo no lobe center começou a riscar muito pouco justamente no inverno, mas os tuchos não batem por serem novos. Com 20w50 o tempo da luz do óleo aumenta muito pouco na partida a frio, mas os tuchos descarregam sempre. A solução foi adotar o que não consta no manual do Corsa 94, ou seja, a viscosidade 10w40. Levando em conta que o Monza antigo usa 10w30, 15w40, 20w40 ou 20w50 e as folgas são relativamente idênticas ao Corsa F1 não vejo problema num 10w40. Até a folga axial na arruela de encosto e trava do comando são idênticas.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Como não tenho intrumentais de uma montadora e nem quero fazer testes com essa área, prefiro o feijão com arroz, se tiver barulho eu resolvo ele, mas nunca troco a viscosudade.
É até possível se ter um "sentimento" de melhora, mas sentimento e engenharia não combinam lá muito bem e como "casei" com o carro e não pretendo vendê-lo nos próximos 20 anos, prefiro não ter surpresas.
Nada contra quem pensa diferente... só não troco e nem indico a troca da viscosidade.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”