[DÚVIDA] - Corsa 1.4 demora na partida quando enche o tanque!

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LucianoGodoi
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[DÚVIDA] - Corsa 1.4 demora na partida quando enche o tanque!

Mensagem por LucianoGodoi »

Olá galera boa tarde, estou com o seguinte problema no meu Corsa 1.4 ano 2008 modelo 2009, toda vez que encho o tanque tenho dificuldade de dar partida no carro quando ele fica parado mais de 8 horas, mas quando o tanque está na metade esse problema desaparece é só encher o tanque novamente e o problema volta isso acontece apenas no álcool, alguém já passou por isso?


SemControle
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Mensagem por SemControle »

a questão do problema acontecer apenas no álcool esta mais ligado ao combustível do q o nível do tanque....
o mais comum nos carros flex é do não reconhecimento do combustível, ficando travado em alguma configuração
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Bange
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Mensagem por Bange »

De fato, o mais comum é central não reconhecer uma nova mistura... mas se é o mesmo e só altera o nível... nem tenho sugestões a dar...


LucianoGodoi
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Mensagem por LucianoGodoi »

SemControle escreveu: Quarta-feira 30 2019f Outubro 2019 07:47:53 PM a questão do problema acontecer apenas no álcool esta mais ligado ao combustível do q o nível do tanque....
o mais comum nos carros flex é do não reconhecimento do combustível, ficando travado em alguma configuração
Será que o problema é na central?


LucianoGodoi
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Mensagem por LucianoGodoi »

SemControle escreveu: Quarta-feira 30 2019f Outubro 2019 07:47:53 PM a questão do problema acontecer apenas no álcool esta mais ligado ao combustível do q o nível do tanque....
o mais comum nos carros flex é do não reconhecimento do combustível, ficando travado em alguma configuração
Ouvir falar no sensor do canister será que pode ter algo relacionado ao canister com defeito ou até mesmo o sensor da borboleta?


SemControle
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Mensagem por SemControle »

cara, se vc for der atenção a tudo q é dito daqui a pouco vc troca até a placa do carro sem resolver......ve q surgiu um novo sensor de canister, surgiu borboleta, vc so aumenta o leque de opções.....ai vc tem q entender o minimo de cada coisas dessa q falam pra investigar ou descartar de vez....
se não tem conhecimento, ferramentas e disposição, precisa achar um raro mecânico q queira trabalhar e tenha ferramentas....

seu problema ainda é nebuloso, primeiro era só com tanque cheio, depois veio a questão de apenas com álcool, e entra a questão do reabastecimento....precisa chegar numa conclusão de qnd se repete sempre pra iniciar qq investigação.....
falei do problema mais comum nos flex da vida, e nao é problema da central estar condenada, pode até ser, mas é mais no não reconhecer e se adaptar ao combustível.....basta procurar q vai ver o qnt de problemas desse tipo tem nesses flex da vida......
é algo q brasileiro queria, poder abastecer com qq coisa o carro, conseguiu, o problema q nao funciona como deveria.....
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Bange
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Mensagem por Bange »

Peraí SemControle, o cara falou algo que me fêz pensar no seguinte:
Vamos imaginar que ou o dono anterior ou ele próprio, manda o frentista encher até a "boca", ou seja, além do click ba bomba... sabemos que quando isto ocorre, o sistema do canister tende a ficar encharcado com o líquido.
Sabemos também que nos sistemas antigos (acionamento por vácuo), o canister é acionado sempre com RPM alta e nos sistemas novos (como o dele), o acionamento é feito pela ECU, via uma eletroválvula, mas que também "deve" ter a mesma política de acionar apenas com RPM alta... até aí tudo bem...mas...
Vamos supor agora que esta eletroválvula tenha ficado travada aberta... isto fará com que a admissão aspire o que tem no reservatório do canister de modo direto, incluindo na partita, que é o ponto reclamado.
Juntando canister encharcado com válvula travada aberta, vejo a possibilidade de ocorrer o problema... que ocorrerá até que o excesso de combustível do canister, seja práticamente consumido ou chegue a um ponto que não interfira tanto na partida.... só ocorrendo novamente se e quando o tanque for cheio da mesma forma errada.

Agora, essa tese não explica a razão de só acontecer com álcool...


SemControle
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Mensagem por SemControle »

mesmo assim,
igual o sistema de partida a frio qnd ta com a solenoide travada, aquele litro de gasolina é aspirado em kms, e o reservatório favorece ficando na mesma altura do coletor, sendo muito mais puxado em lenta q forma muito vácuo no coletor, e a lenta fica bem quadrada..... o carro ficaria com essa lenta irregular 1 dia no máximo, ja teria puxado esse combustível em forma liquida todo.....
e se tiver muito pra partida, vai acabar afogando, e qnd pegar vai estar super quadrado, podendo pipocar nos coletores...
mas de qq forma, seria na ou nas primeiras partidas apos o abastecimento

do jeito q esta nao custa isolar a mangueira q vem do canister e ver se muda algo
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Bange
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Mensagem por Bange »

Mas na partida a frio ainda tem a bombinha que restringe a passagem e se a válvula travar fechada, nada acontece...
Eu eliminaria, temporáriamente, o canister... mas pela raíz... bloqueando a mangueira para o lado da admissão (pós válvula)... vai que ela tá podre e deixa passar algum ar...


SemControle
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Mensagem por SemControle »

sim o melhor é começar isolando o sistema todo.....o mais próximo possível da admissão, se resolver ai vem afastando pra descobrir onde esta o problema....

mas o motorzinho da partida não segura nada, o vácuo do coletor puxa tudo e muito rápido como eu disse, perdi as contas de vezes q troquei a solenoide tanto no corsa como no golf, era só a lenta começar a embaralhar q o hallmeter já mostrava o motivo....
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