[DÚVIDA] - CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: Corsa Hatch Maxx 2012 Econoflex Consumo / Falhando na Partida Com Motor Frio

Mensagem por SemControle »

RodrigoNet escreveu:Olá galera do Fórum Corsa Club!

Eu tenho um Corsa Hatch Maxx 2012 (Completo - Inclusive Air Bags) e me parece que ele está com um consumo de combustível um pouco alto. Gostaria de saber de vcs aqui do fórum qual a média de consumo no etanol e na gasolina? Com um tanque cheio de etanol, o meu não faz mais q 280 KM aqui na cidade (SP), a média dele na cidade é de 6,2 KM/litro etanol e 8 KM/litro gasolina. Isso sem ar ligado, quando eu ligo o ar... o carro bebe mais que um Toro da Fiat.

Obs: O meu carro faz uma coisa estranha... toda vez que eu dou a partida com o motor frio... ele fica engasgando/falhando durante uns 5 minutos e depois normaliza.

Se eu dou a partida com o motor quente... isso não acontece

Me ajuda ae galera... Gostaria de saber a opinião de vcs???
aqui tem bastante coisa sobre consumo....

essas falhas tem q ver, a injeção nao parece estar fazendo seu papel na fase de aquecimento do motor, mas pode ser algum sensor com problemas
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
leandroesv
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Domingo 16 2017f Abril 2017 05:33:18 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2012

Mensagem por leandroesv »

RodrigoNet escreveu:Olá galera do Fórum Corsa Club!

Eu tenho um Corsa Hatch Maxx 2012 (Completo - Inclusive Air Bags) e me parece que ele está com um consumo de combustível um pouco alto. Gostaria de saber de vcs aqui do fórum qual a média de consumo no etanol e na gasolina? Com um tanque cheio de etanol, o meu não faz mais q 280 KM aqui na cidade (SP), a média dele na cidade é de 6,2 KM/litro etanol e 8 KM/litro gasolina. Isso sem ar ligado, quando eu ligo o ar... o carro bebe mais que um Toro da Fiat.

Obs: O meu carro faz uma coisa estranha... toda vez que eu dou a partida com o motor frio... ele fica engasgando/falhando durante uns 5 minutos e depois normaliza.

Se eu dou a partida com o motor quente... isso não acontece

Me ajuda ae galera... Gostaria de saber a opinião de vcs???
O meu 2012 faz em média 6,5km/l no álcool e 9,5 na gasolina, sem ar ligado. Para quem pega muito trânsito e fica no anda-e-para (meu caso), parece que é esse consumo mesmo, infelizmente.
Anderson Barboza
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Terça-feira 25 2018f Setembro 2018 10:45:40 PM
Localização: Vacaria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1998
Contato:

Mensagem por Anderson Barboza »

Vejo galera em geral falar que faz 10 11 km com l na cidade sendo que eu fiz o motor inteiro do meu Wind 98
Tudo novo etc. Faz 7 8.5 na cidade uso diariamente pois minha esposa vai trabalhar com ele e ela anda de boa
Já levei a mecânicos diferentes e. Todos falam a mesma coisa que o carro está normal
Não consigo entender já troquei de combustível várias vezes e o consumo o mesmo sempre
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

É seu desde zero?
Já houve um consumo melhor que este?
Se NÃO para ambos, comece a desconfiar de peças que não são para seu motor... tipo a ECU, bicos, bomba de combustível...
Mas só por desencargo...qual a temperatura que a ECU está lendo? (só pelo scaner)
Qual o valor do MAP? (só pelo scaner tbm... não sei o correto pro seu motor)
Anderson Barboza
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Terça-feira 25 2018f Setembro 2018 10:45:40 PM
Localização: Vacaria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1998
Contato:

Mensagem por Anderson Barboza »

Bange escreveu: Sexta-feira 02 2019f Agosto 2019 10:02:06 AM É seu desde zero?
Já houve um consumo melhor que este?
Se NÃO para ambos, comece a desconfiar de peças que não são para seu motor... tipo a ECU, bicos, bomba de combustível...
Mas só por desencargo...qual a temperatura que a ECU está lendo? (só pelo scaner)
Qual o valor do MAP? (só pelo scaner tbm... não sei o correto pro seu motor)
Não sei te dizer mas os mecânicos que olharam todos passaram pelo scanner e falaram. A mesma coisa que o consumo está ok todos os parâmetros estão certos já foi trocado bomba etc e o consumo e este
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ja falei zilhoes de vezes, consumo depende do carro, depende de como anda, depende do transito.......
qnd so tinha um carro em casa e todo mundo usava, tinhamos 3 medias bastante diferentes, e formas extremas de dirigir....
o carro fazia 4km/l c minha mae, fazia 6km/l comigo e fazia 8km/l c meu pai.....minha mae socava a bota primeira e segunda e nao conhecia as demais marchas, eu avuava com o carro no tudo q da, e meu pai sempre 10....sempre 20.......
minha guerreira de todo dia é cvt, mas eu, apenas eu q ando.....consigo variar de 51km/l a 32km/l
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
José Gomes Júnior
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Domingo 04 2019f Agosto 2019 06:00:49 PM
Localização: Rolândia - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por José Gomes Júnior »

Meu Corsa andando na gasolina na cidade consigo fazer 9km/l sempre na faixa dos 2 mil rotações. Nunca fui fanático em consumo mas na minha opinião está de bom tamanho pois moro no interior, pouco trânsito e relevo plano.
Imagem
Imagem
  • Chevrolet Corsa Maxx 1.4 EconoFlex - 2011 (Atual)
Avatar do usuário
Rafo
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Segunda-feira 15 2014f Setembro 2014 11:57:26 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por Rafo »

Aqui em Brasília como quase tudo é plano consigo fazer uma média entre 12.4kml a 13.6kml, na estrada consigo 15.5kml entre 100 a 120kmh... tenho um Corsa Premium 2005 1.0 VHC só a gasolina

Enviado de meu Redmi Note 6 Pro usando o Tapatalk

Imagem
Lucca Bond
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quarta-feira 14 2019f Agosto 2019 11:23:29 AM
Localização: Florianópolis - SC
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por Lucca Bond »

Amigos bom dia, a uns 2 meses venho notando que meu Wind 20001.0 basico de tudo vem consumindo o quantidade de combustivel absurda, estou rodando em média 110 120km com meio tanque da gasolina, está correto isso ? venho notando tambem uma certa dificuldade em ligar o carro em dias frios, sinto tambem o carro extremamente fraco em dias frios (parece se afogar) alguem poderia me ajudar ?
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom, primeiro que não se tira consumo por 1/2 tanque ou qq outra referência do mostrador... enche-se o tanque até o click da bomba, anota-se a quilometragem, roda normal por uns 200km... enche-se novamente da mesma forma, posto e bomba, se possível... anota-se quantos litros pegou e quilometragem. Com esses dados é que se tem a melhor precisão... este procedimento deve ser feito no mínimo por 5 vêzes e tira-se a média das 5 (ou mais)... o resultado final será o consumo mais realista possível.

Para dificuldade em pegar, há várias possibilidades (se motor flex, acrescente revisão no sistema de partida à frio e valor do AF via scaner).
Bateria fraca e/ou giro baixo.
Falta de pressão do combustível ou qualidade.
Motor fora de ponto.
Qualidade da centelha.
Para cada item fora do normal ainda há que se analisar a(s) causa(s)...ex.: para bateria fraca, nem sempre a culpa é da bateria... pode ser o alternador ou aterramento. Para falta de pressão/vazão, mem sempre a culpa é da bomba... pode ser filtro(s) entupido(s). Para centelha, nem sempre é a vela... pode ser o afastamento do eletrodo, cabo ou a bobina.
Acrescente também um elemento importante, que fica entre o banco e o volante, pois a forma de dirigir tem razoável influência no consumo.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”