[DÚVIDA] - Desanímo Corsa Super 96 MPFI - Alternador a 9v - Luz da bateria não Acende no Contato

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
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Leonardo85
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Re: [DÚVIDA] - Desanímo Corsa Super 96 MPFI - Alternador a 9v - Luz da bateria não Acende no Contato

Mensagem por Leonardo85 »

Bange escreveu: Segunda-feira 22 2019f Julho 2019 01:32:08 PM Vc não precisa de 90A... vai perder potrinhos valiosos no 1.0.
Dá uma carga lenta na bateria... se quando triscar ela baixar de 9V, joga fora...
A bateria está ok. Troquei o alternador e ficou tudo certo com relação ao problema da luz da bateria e descarga da bateria. Eu achei que o carro ficou melhor de modo geral.
Explique-se melhor sobre perda de cavalinhos do motor, eu não entendi. O alternador trocado é idêntico ao antigo, os 90 amperes são da bobina com fios mais grossos que o cara enrolou, acho bem melhor na verdade. Eu levei o antigo e pus do lado, tá zerado o alternador. A perda que vc fala seria por conta do alternador ser mais pesado de girar na polia ? Neste caso acho que não teria este problema, se for isso. Mais fala aí, gostaria de entender...
O carro tá mais forte mas está acendendo a luz da injeção, acho que a voltagem baixa zuou alguma coisa no módulo. O funcionamento do carro tá normal. Vamos ver.


Leonardo85
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Mensagem por Leonardo85 »

Tinha numa cabo do tbi solto, religuei e o carro tá ok.


Bange
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Mensagem por Bange »

Não existe almoço grátis...
Se a maior amperagem do alternador não exigisse maior trabalho, as Cias de energia comprariam 1000 carros 1.0 e podiam alternadores de 1000MW... daria pra alimentar o Brasil inteiro.
A geração de energia depende do trabalho gerado pelo motor... quanto mais energia é gerada mais trabalho (força, HP) será exigida do motor.
Externamente pode não haver diferença alguma, mas fios e componentes são mais parrudos pra poder gerar mais amperagem.


Leonardo85
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Mensagem por Leonardo85 »

Bange escreveu: Terça-feira 23 2019f Julho 2019 07:32:32 PM Não existe almoço grátis...
Se a maior amperagem do alternador não exigisse maior trabalho, as Cias de energia comprariam 1000 carros 1.0 e podiam alternadores de 1000MW... daria pra alimentar o Brasil inteiro.
A geração de energia depende do trabalho gerado pelo motor... quanto mais energia é gerada mais trabalho (força, HP) será exigida do motor.
Externamente pode não haver diferença alguma, mas fios e componentes são mais parrudos pra poder gerar mais amperagem.
Entendi. Explicou mais não explicou nada. Se ainda o alternador fosse mais pesado, faria algum sentido o que você disse, neste caso acho que a diferença de peso na polia é tão pouca que não muda nada. Detalhe, 90 A é o limite de geração de energia, não significa que ele trabalhe a 90 o tempo inteiro. Outro ponto, o que tem á ver uma a maior corrente elétrica DC 12@14,5v e uma tensão mais estável entre 13,5 e 14,5 com a perda de potência do motor.

Acho que é achismo, até que prove-se o contrário. nunca ouvi falar disso.

Pode fechar o tópico após sua resposta, o problema foi resolvido.

Obrigado a todos.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

cara, vc precisa se informar primeiro como é o trabalho de geração dessa energia, saber q existe um negocio invisível chamado campo magnético, q gera forças.....
tanto faz se o pico do alternador é 90A, toda rotação q ele trabalhar o campo magnético vai existir......

se ainda duvida, veja as usinas hidroelétricas q usam a força de milhares de litros de água pra vencer essa coisa invisível e girar as pás dos alternadores, sim alternadores bem potentes, e pesados pra trabalhar.....se pudesse ser alternador pequeno, não precisava tanta forca de água pra girar, o motor da towner 800cc daria conta tranquilo...nem deve ser do seu tempo, mas no interior se usava o famoso dínamo na rodas das barra forte pra gerar energia e acender uma lampada q era o farol, pra poder andar, q nem energia elétrica na rua se tinha, na verdade não eram ruas, eram caminhos no mato.....esses dínamos, são alternadores, mas de energia continua, se gira na mão, com capacidade de alguns volts, de tao pequeno e baixa a potencia q ele precisa, veja uma lampada de farol q naquele tempo 12V/35W davam conta, isso ai não é nem 3A, era girado no contato com o aro da bicicleta, na força da pedalada, e com barra forte, nem em sonho era com esses câmbios tantas velocidades......compare girar o dínamo e seu alternador q já vai começar a entender, mas girar não dar uma volta, girar pra produzir saída, qnd tiver o campo magnético em ação....sai mais barato por uma towner pra girar um alternador pequeno q nao vai gerar, do q tentar usa-la pra tirar da inercia um alternador grande.....
se ainda não quer acreditar, realmente precisa estudar bastante de física pra entender os campos magnéticos, e geração de energia.....campo magnético é tao forte q em ferro velho existe muito guindaste magnético.....o portão da escola q trabalho a trava é magnetítica tmb....não é brincadeira nao....
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Bange
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Mensagem por Bange »

Bom, para leigos no assunto realmente não é fácil entender que não se trata só de pêso em kg do alternador, mas também do peso magnético.
Nos idos de 1800, alguns cientistas como Joule, Faraday, Mayer... desenvolveram uma coisa chamada de Lei da Conservação de Energia, onde a energia não é criada e sim transformada (esta lei ainda se encontra em vigor).
Isso quer dizer que não existe mágica na criação de Ampéres...ele só existe pela transformação de uma outra energia, no caso a cinética do motor, chamada de HP, que por sua vêz é obtida da combustão, que vem da queima do combustível (gasolina, álcool, GNV...), que embora não pareça contém energia potencial (EP).
Sendo mais prático, os cientistas lá do passado, descobriram a equivalência entre tais energias, onde 1 HP = 745,7 Wats... já o Ampére, depende da tensão, que por padrão nos alternadores novos é de 14V.
Então, comparando-se alternadores temos:
Um de 55A > P(W)=VxA > 14 x 55 = 770W =  1,03HP
Um de 90A > P(W)=VxA > 14 x 90 = 1260W = 1,69HP

Você está certo ao dizer que ele não trabalhará todo o tempo no limite, mas o cálculo acima mostra um "peso" desnecessário, ainda mais num motor 1.000cc.
Lembra da EP lá de cima? Pois é...um pouco dela também será gasta desnecessariamente...


Leonardo85
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Mensagem por Leonardo85 »

SemControle escreveu: Quarta-feira 24 2019f Julho 2019 08:46:47 AM cara, vc precisa se informar primeiro como é o trabalho de geração dessa energia, saber q existe um negocio invisível chamado campo magnético, q gera forças.....
tanto faz se o pico do alternador é 90A, toda rotação q ele trabalhar o campo magnético vai existir......

se ainda duvida, veja as usinas hidroelétricas q usam a força de milhares de litros de água pra vencer essa coisa invisível e girar as pás dos alternadores, sim alternadores bem potentes, e pesados pra trabalhar.....se pudesse ser alternador pequeno, não precisava tanta forca de água pra girar, o motor da towner 800cc daria conta tranquilo...nem deve ser do seu tempo, mas no interior se usava o famoso dínamo na rodas das barra forte pra gerar energia e acender uma lampada q era o farol, pra poder andar, q nem energia elétrica na rua se tinha, na verdade não eram ruas, eram caminhos no mato.....esses dínamos, são alternadores, mas de energia continua, se gira na mão, com capacidade de alguns volts, de tao pequeno e baixa a potencia q ele precisa, veja uma lampada de farol q naquele tempo 12V/35W davam conta, isso ai não é nem 3A, era girado no contato com o aro da bicicleta, na força da pedalada, e com barra forte, nem em sonho era com esses câmbios tantas velocidades......compare girar o dínamo e seu alternador q já vai começar a entender, mas girar não dar uma volta, girar pra produzir saída, qnd tiver o campo magnético em ação....sai mais barato por uma towner pra girar um alternador pequeno q nao vai gerar, do q tentar usa-la pra tirar da inercia um alternador grande.....
se ainda não quer acreditar, realmente precisa estudar bastante de física pra entender os campos magnéticos, e geração de energia.....campo magnético é tao forte q em ferro velho existe muito guindaste magnético.....o portão da escola q trabalho a trava é magnetítica tmb....não é brincadeira nao....
Blza, não vou discutir o indiscutível. Ainda não explicou nada mas blza. Sei muito bem o que é um campo magnético, dínamo, materiais ferromagnéticos etc. Sei tbm de evolução da tecnologia, motores sem escovas (imãs no lugar de eletroímãs no rotor ou estator), geradores com imãs de neodímio e carro elétrico, que tem quase 100 kg de imãs de terras raras em seus motores para consumirem bem menos energia, e depender cada vez menos de eletro-imãs. Existe o "almoço grátis" sim, e esse almoço se chama evolução tecnológica, nunca vai ser totalmente grátis, mas relativamente grátis ao que se tinha antes.
Um carro tinha uma performance a 30 anos atrás com 1 litro de gasolina, hoje a performance e rendimento sao outros com o mesmo 1 litro. A mesma regra vale para motores elétricos, um motor elétrico só de eletro-imãs gasta o triplo de energia comparado a um motor brushless e é mas fraco além da maior manutenção. Ter melhorado os componentes internos do alternador original do carro, só melhora o veículo na sua parte elétrica, não vejo nenhuma explicação lógica nisso, mas e qqr forma a conversa foi boa!
Abs


SemControle
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Mensagem por SemControle »

q bom q seu alternador veio da NASA, com componentes pika das galaxias e toda essa tecnologia, assim como o seu corsa é uma edição unica de tecnologia de ponta q tmb veio da NASA ou da Tesla, vai ver q seu alternador é na verdade um motor elétrico q move seu carro, e ele tira essa energia do ar......

mas em tratando de realidade, pelo q diz, seu modelo raro é de mais de 20 anos atras, com essa tecnologia, igualmente do alternador......
mas tudo bem....deixa rolar....deixa vc acreditar q seu modelo é algo a parte

tem mais né, se vc é tao entendido, sabe tudo os paranaue das tecnologias q tem ai debaixo do capo, nao sei pq veio com perguntas tao primarias pro seu nível galático de conhecimento
ninguem aqui recebe nenhum centavo pra tentar ajudar, principalmente quem nao quer ser ajudado, ou q manja tanto q vem fazer pergunta besta so pra ficar de gracinha.....
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Mensagem por Leonardo85 »

SemControle escreveu: Quinta-feira 25 2019f Julho 2019 08:43:59 AM q bom q seu alternador veio da NASA, com componentes pika das galaxias e toda essa tecnologia, assim como o seu corsa é uma edição unica de tecnologia de ponta q tmb veio da NASA ou da Tesla, vai ver q seu alternador é na verdade um motor elétrico q move seu carro, e ele tira essa energia do ar......

mas em tratando de realidade, pelo q diz, seu modelo raro é de mais de 20 anos atras, com essa tecnologia, igualmente do alternador......
mas tudo bem....deixa rolar....deixa vc acreditar q seu modelo é algo a parte

tem mais né, se vc é tao entendido, sabe tudo os paranaue das tecnologias q tem ai debaixo do capo, nao sei pq veio com perguntas tao primarias pro seu nível galático de conhecimento
ninguem aqui recebe nenhum centavo pra tentar ajudar, principalmente quem nao quer ser ajudado, ou q manja tanto q vem fazer pergunta besta so pra ficar de gracinha.....
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não precisa levar pro lado pessoal não. Quem dera eu transformar o corsinha num suuuuuuper elétrico de 137cv q a Opel vai lançar no próximo ano.
O fato de vc moderar o fórum não te dá o direito de sair zuando os outros ou ser o dono da verdade, ninguém é sabe tudo, porem, se vc está procurando um lambe botas pra te mimar e falar q vc tá sempre certo e é o dono da verdade, vai procurar sua mãe ou sua mulher, aqui comigo não vai rolar não mano!!!
Ninguém te obrigou a CENSURADO nenhuma, ninguém obrigou ninguém a vir aqui responder ou perguntar, todo mundo está aqui por livre e espontânea vontade, então me poupe deste Papinho de " ninguém ganha nenhum centavo aqui pra fazer isso", pq? Vc gostaria de ganhar dinheiro pra falar bost4 em fórum, como agora? Não ajudou em CENSURADO nenhuma e agora quer vir diminuir os outros moderador estrelinha.
Vai caçar minhoca na beira do rio,esse vc tiver precisando de grana, vai pedir emprego pro outros (só não pede na oficina exceto se for para ajudante do ajudante, senão vc vai acabar estragando o carro dos outros)


SemControle
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Mensagem por SemControle »

desculpa ai estrelinha com o carro da NASA e o alternador pika das galaxias......
uma peninha os tao top assim, virem perguntar em vez de responderem a todos.....

engracado q comecou q nem sabia onde raios tava o problema, agora ja é engenheiro da NASA
ja deu seu show........
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