[DÚVIDA] - Desanímo Corsa Super 96 MPFI - Alternador a 9v - Luz da bateria não Acende no Contato

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
Leonardo85
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Domingo 21 2019f Julho 2019 12:05:01 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996

[DÚVIDA] - Desanímo Corsa Super 96 MPFI - Alternador a 9v - Luz da bateria não Acende no Contato

Mensagem por Leonardo85 »

Bom dia.

Estou passando por uma situação bem chata com meu corsa com relação a parte elétrica, acho q tem a ver com o alternador.

Meu carro é um corsa super MPFI 1.0 8 válvulas a gasolina básico, sem ar condicionado. Estava usando ele normalmente, quando parei num posto de gasolina qualquer, ao sair do posto a luz da bateria começou a acender bem fraquinha, depois o carro começou a ficar maluco: o radio desligou, os faróis ficaram muito fracos e a luz da bateria acendia fraquinha, depois forte e apagava. Quando pisava muito forte no acelerador, parecia que ele jogava uma carga e a luz e o rádio voltavam, mas apenas na rotação bem alta, quando deixava na lenta voltava a acontecer o mesmo problema.

Um pouco antes disso, a bateria que nao estava ruim, mas é uma bateria muito pequena(38Ah), estava descarregando frequentemente. Eu usei algumas vezes uma fonte colmeia comum de 10A / 12v, e jogava o potenciômetro da fonte no máximo, para chegar a uns 13,8v, isso me salvou varias vezes na minha garagem. Deixava umas duas horas e a bateria ficava totalmente carregada, mas o carro ligado não apresentava problemas até então e nem acendia nada.

No dia que deu o problema, parei o carro e carreguei mais uma vez a bateria para voltar para minha casa. Ao ligar o carro, percebi que a luz da bateria no painel, quando dei primeiro contato na chave (antes da partida) não acendia mais, na verdade, após uns 10 segundos ela começava acender beeeeem fraquinha. Quando dei partida no carro e sai andando com ele, a luz da bateria acendia e em rotação mais baixa, simplesmente o rádio apagava, os faróis ficavam muito fracos e eu tendo que deixar o carro no limite de rotação para voltar, e do nada voltava, ficava forte até que uma hora o motor em alta rotação não funcionou mais e não dava mais carga. O carro funcionou até drenar a carga da bateria inteira e parar no meio da rua (sorte q foi quase na porta da minha casa).

Mais uma vez, arranquei a bateria do carro, deixei carregando mais de 20 horas na fonte colmeia, e depois deixei umas 3 horas numa fonte 15 volts de 1A. A bateria carregou inteira, fui na rua onde estava o carro, coloquei a bateria, liguei o carro e trouxe para minha garagem. Com um multímetro em mãos fiz uns testes bem simples: a bateria estava marcando uns 13 volts com o carro desligado, o carro custou a pegar (até pensei que iria arriar a bateria, mas não) após umas 20 tentativas de partida ele ligou, e o problema voltou, quando fui medir a tensão com o carro ligado, estava dando 8 a 9 volts, por isso os faróis estavam tao fracos e o radio desligava. Peguei um cabo de 6mm, fiz um reforço no aterramento e nada de mudar, desmontei injeção, TBI, filtro de ar e a muito custo, arranquei o alternador do carro, o modelo do alternador é o "Bosch mini' de 55 A, numero 0 123 100 002 / 90 389 246 ( https://www.rexbo.pt/bosch/alternador-0123100002 ).

Ao remover o controlador de tensão do alternador, percebi duas coisas: uma das escovas a mais pra dentro do rotor estava quase 2 mm mais baixa q a outra, e no rotor o anel coletor desta escova já estava preto e cavado mais de 1 mm pra dentro do eixo, o outro anel ainda estava cobreado, nem tinha mais a cor de cobre o segundo anel. mas conduzia ainda eletricidade, pois ao fazer o teste de continuidade entre os anéis a energia passava normalmente sem resistência. Tentei desmontar o rotor para limpar as partes internas, mas nao tenho uma morsa e não tenho o soquete estriado para travar a polia e destarrachar ela.

Minha dúvida no final das contas é a seguinte: Tem uma loja perto da minha casa q trabalha com alternadores remanufaturados, não achei o modelo idêntico ao meu nesta loja, mais achei um muito parecido com as furações de suporte iguais e a que tudo indica é para corsa (na página fala q é para modelos corsa), custa 280 reais com 3 meses de garantia. A loja parece ser razoável pra boa. http://www.eletrotecnicarbl.com.br/loja ... onado.html Este modelo tem 90 amperes ao invés de 55 do original, gostaria de saber se é possível coloca-lo no lugar do antigo? Não fica melhor por ser mais forte?

Posso por outro alternador para linha GM, ou tem q ser exatamente este modelo que estava no meu carro da Bosch?

Outra dúvida, alguém sabe dizer se este problema é apenas o regulador? alguém passou pela mesma situação? Pois se tiver q trocar anel de rotor, regulador e ter q comprar ferramentas para abrir o alternador, fora o trabalho, prefiro pagar um pouco mais e por outro.

Se alguém puder me ajudar será de grande valor.

Grato pela atenção.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Tudo do alternador é consertável, incluindo a troca do coletor (anéis).
Seu carro originalmente é básico e não necessita de um alternador parrudo (quanto maior em amperagem, mais potrinhos rouba do motor).
Qq alternador tem os desgastes tanto na escova quanto no coletro...nem sempre o desgaste no coletor é significativo, mas é recomendado que estejam planos (sem sulcos), podendo-se desbastar e igualar a superfície, se ainda houver material.
O mais comum é o desgaste das escovas...compare não só o tamanho das escovas mas as molas originais, pois sem a pressão adequada a eficiência é tão ruim quanto escova gasta.

Meus problemas com alternador...
https://corsaclube.com.br/viewtopic.php?f=81&t=109718
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

brasileiro nao desiste nunca......
se vc ja tem q dar carga direto na bateria, alguma coisa esta errada, ou a própria bateria, ou o sistema de carga (apesar q bateria descarregou nunca mais é a mesma, mas o brasileiro adora insistir.....)
se o motor funcionando a tensao na bateria é de 9V vc tem serios problemas de carga e q vao apenas se propagando pelo carro, a injecao precisa de certa tensao pra manter o minimo funcionamento........
primeiro vai ter q resolver o reparo desse alternador, depois da bateria, ai avaliar o restante.....
como dito, se seu carro nao tem nada alem do original q demande tanta energia nao tem pq usar um alternador monstro (apenas pra tentar tapear o defeito da bateria) pro seu alternador uma bateria ideal ja seria uma de 49.5Ah~46,75Ah, como nao existe, o valor comercial mais próximo disso....
sua bateria ja é o minimo pra por em funcionamento o motor, sem direito a muitas tentativas mesmo.....mas se estivesse boa, nao seria preciso a troca....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Leonardo85
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Domingo 21 2019f Julho 2019 12:05:01 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Leonardo85 »

SemControle escreveu: Domingo 21 2019f Julho 2019 11:12:21 AM brasileiro nao desiste nunca......
se vc ja tem q dar carga direto na bateria, alguma coisa esta errada, ou a própria bateria, ou o sistema de carga (apesar q bateria descarregou nunca mais é a mesma, mas o brasileiro adora insistir.....)
se o motor funcionando a tensao na bateria é de 9V vc tem serios problemas de carga e q vao apenas se propagando pelo carro, a injecao precisa de certa tensao pra manter o minimo funcionamento........
primeiro vai ter q resolver o reparo desse alternador, depois da bateria, ai avaliar o restante.....
como dito, se seu carro nao tem nada alem do original q demande tanta energia nao tem pq usar um alternador monstro (apenas pra tentar tapear o defeito da bateria) pro seu alternador uma bateria ideal ja seria uma de 49.5Ah~46,75Ah, como nao existe, o valor comercial mais próximo disso....
sua bateria ja é o minimo pra por em funcionamento o motor, sem direito a muitas tentativas mesmo.....mas se estivesse boa, nao seria preciso a troca....
Sim sim, inclusive nas baterias, eles falam que por conta das reações químicas, uma bateria nova aceita no máximo 4 descargas inteiras de 98% do seu armazenamento. Em algumas marcas, vem uma tabelinha colada nas informações da bateria de quantas descargas totais ou parciais ela aguenta. Com certeza, até uma bateria nova de boa qualidade perde muita performance e tempo de vida após uma descarga inteira, força muito, considerando que esta tecnologia de chumbo ácido tem limitações e já deu o que tinha que dar, mas ainda tem um bom custo-benefício, já que tem recarga fácil sem risco (comparada as de lítio, que pegam fogo se passar a tensão) e excelente descarga. Mas apesar da bateria estar meia boca, ainda está funcionando meia vida. Quando comprei o carro a dois anos, ela já veio, então na minha opinião, cada dia a mais que ela sobreviver é um folego para eu me preparar para comprar outra.

Realmente o coletor está muito desbastado, no anel de dentro, além de ter perdido todo o cobreado está muito vincado. Seguem fotos.

Amanhã vou na loja de alternadores ver oque fica mais viável, a manutenção do do meu ou instalar um novo.
Leonardo85
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Domingo 21 2019f Julho 2019 12:05:01 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Leonardo85 »

tive que jogar numa hospedagem de imagem tabajara, pois o anexo aqui do forum na funcionou.

https://ibb.co/gd5ddbj

https://ibb.co/FmLkqFJ

https://ibb.co/nj97Q0Z

https://ibb.co/GpwW6tY

Sente o drama do estado dos anéis coletores e escova.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Vc já está com o alternador na mão... trocar o coletor e escovas não é difícil e sai bem barato...recomendo a troca dos rolamentos também.
Tendo saca rolamentos/polia e um bom ferro de solda vai fácil... disposição já vi que tem...
https://youtu.be/At5cRy39UAs
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

problema não é bateria estar meia boca o bastante pra fazer funcionar o carro.....
a injeção eletrônica depende 100% de tensões estáveis, sua bateria meia boca, no minimo já deixa o funcionamento do motor capenga tmb.....

hj em dia meu passa tempo é moto, pego defeitos q os mexanicos não querem fazer pq demora, da trabalho, precisa estudar, vai ocupar espaço na oficina, não vale o q vão receber pelo serviço x tempo, preguiça e demais desculpas pra não fazer...eu não esquento de passar um mês c a moto, procurando defeito e dando uma solução, mecânico so quer trocar óleo q chega e em 5 minutos vai embora e $$ no bolso....to fazendo isso por indicacao, e pegado uma moto por vez, não faco deposito de motos, e assim concentro unicamente nessa moto e defeito
peguei uma moto carburada q nem tem tanta dependência de bateria pra se manter ligada....tinha descarregado a bateria e o dono já tinha trocado a bateria, não fazia nem 6 meses, fui ver a bateria passava dos 12V, mas nem buzinava a moto....tirei e dei carga so pra ver se teria reação na moto, se mantinha acima dos 12V, coloquei de volta e vamos ver....nem sinal de nada.....
medi, tudo desligado passava dos 12V, dar contato na moto ja caia pra casa de 8~9V, show hein.....só ligava lanterna, farol, luz do neutro....por sorte não tinha injeção pra alimentar, acionar bomba essas coisas.....
coloquei uma bateria minha e boa pra testar, bateu pegou, fui medir o sistema de carga, acelerando dava quase 20V, simplesmente o retificador/regulador c defeito estragou a bateria nova e possivelmente a antiga q havia sido trocada...

so pra vc ver q seu alternador com problema, pode criar uma bola de neve, na verdade ele não carregar, ja facilitou a descarga da bateria q ja não era a correta, mas mesmo sendo a correta teria descarregado pq não existia um gerador pra repor a carga....corrija tudo pra qq avaliação....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Leonardo85
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Domingo 21 2019f Julho 2019 12:05:01 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Leonardo85 »

Vou trocar o alternador, 250 reais a base de troca.

Não tenho soquete para sacar polia, a escova não sai fácil e o regulador de voltagem ta fudido. Custa mais de 200 reais um original, fora o coletor que é mais uns 30.

Esse outro tem 3 meses de garantia, achei um custo beneficio melhor, pelo menos o alternador ta redondinho, veio de uma oficina especializada em alternadores e e foi enrolada uma bobina que da 90 amperes.

Vou por e posto como foi o resultado.

A bateria é a próxima.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Vc não precisa de 90A... vai perder potrinhos valiosos no 1.0.
Dá uma carga lenta na bateria... se quando triscar ela baixar de 9V, joga fora...
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

c um alternador desse pra bateria de 38, eu daria um tranco, enquanto manobra na rua pra por na garagem novamente ja ta carregada kkkkkk
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”