A Documentação:
Outra avaliação importantíssima é conferir a documentação.
Pegue a documentação e confira placa, chassis e motor...cada carro tem seu local específico para esta conferêncai e os números e letras devem estar claros e sem marcas estranhas que ponham em dúvida o que representem.
Anote o RENAVAN, CPF/CNPJ e demais dados que permitam buscas no DETRAN, quanto a roubo, impedimentos de venda (alienação fiduciária), multas etc...
Busque e imprima tudo que estiver errado, pois muitas agências também prestam serviços de despachante junto ao DETRAN, e infelizmente essa turma não tem lá bons antecedentes...
Se usar este serviço, volte a conferir junto ao DETRAN, se as anormalidades foram sanadas o mais rápido possível...
Se tudo certinho, vc. agora é um feliz proprietário do seu objeto objeto de desejo ou necessidade, mas calma...ainda não terminou...
Como não é normal os proprietários manterem um registro histórico e escrito da manutenção do carro, é bom que alguns itens sejam verificados e substituídos tão logo quanto possível, pois dependendo da quilometragem, é melhor (e mais barato), prevenir do que remediar...
Muitos carros semi novos, trazem no seu manual a prova (carimbo), das revisões programadas pela fábrica (quando e se foram feitas), mas não vem escrito o que resultou.
Assim, para carros abaixo de 40.000Km, troque todos os líquidos utilizados (arrefecimento, óleo do motor, da DH, óleo do freio...), e confira/complete o óleo da caixa.
Ainda para os freios, confira a espessura de pastilhas dianteiras e traseiras.
Para carros acima de 40.000Km, além dos itens descritos anteriormante, troque a correia dentada e seu tensor...se a quilometragem for muito alta, também a correia do alternador/DH...velas e cabos de velas.
Para carros com AC, revise a pressão do gás.
Estes procedimentos lhe darão mais segurança, garantia efetiva da troca e sincroniza as futuras manutenções preventivas...
Agora sim, vc. já pode sair e viajar com uma relativa e maior segurança com a família!
Seria interessante que nós proprietários, mantivéssemos um histórico escrito das manutenções e trocas de peças, durante toda a vida útil do carro, pois além de se manter organizado, valoriza na hora da venda, pois demonstra todo o cuidado que o carro teve em nossas mãos.
Particularmente meu histórico é mantido em planilha (não junto ao manual), me facilita bastante e é simples...exemplo:
![Imagem](http://s7.postimage.org/xfzmvosmv/COntrole_hist_rico.jpg)
Será que a sugestão pega?