Atuador de Marcha lenta - lenta oscilando

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
programadorws14
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quarta-feira 15 2019f Maio 2019 07:52:43 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Re: Atuador de Marcha lenta - lenta oscilando

Mensagem por programadorws14 »

Cara nao resolveu....

Outra informacao importante... ele so oscila quando esquenta....
Ai quando esquenta ele oscila .....
Ai se por exemplo eu ligar o ar quente ouso o ventilador ele estabiliza.....

So quando esquenta...

Sera que pode estar com ar no sistema ????
Ou ser alguma coisa relacionada cm sensor de temperatura ???
programadorws14
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quarta-feira 15 2019f Maio 2019 07:52:43 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Mensagem por programadorws14 »

Outra coisa....

Na tbi,, eu esculto um barulho forte de ar... perto do atuador e perto da junta... sera que poderia ser na junta ?????
Ou e normal esse barulho de ar ????
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Vc fez o aprendizado do novo atuador?
Ar no sistema? Não faz sentido a pergunta...
Como falei anteriormente, pode ser um monte de coisas...tem que ir eliminando cada uma...
Essa percepção de barulho de ar perto do atuador, tem que ser definida melhor.. nenhum ar pode entrar a não ser pelo atuador (em ML) ou pela borboleta (fora da ML)... qualquer outra será uma entrada falsa.
Algumas possibilidades para entrada falsa de ar:
Falta ou defeito no O-ring do atuador (no pescoço dele), causando má vedação.
Pela junta da união TBI com o tubo da admissão, por falta de aperto próprio ou junta danificada
Pelo eixo da borboleta (caso de acelerador à cabo) ou vedação da caixa do conjunto do acelerador eletrônico (não é o seu caso)
Por mexida indevida no parafuso do batente da borboleta.
Junta da admissão ao motor, por falta de aperto próprio ou junta danificada.
Conexões de pressão negativa > (qualquer ponto após a borboleta), para o servo freio, para o sensor MAP, para a válvula de purga do cânister e dependendo do ano/modelo, para o sistema de abertura do ar quente da cabine.

Vc comentou que só oscila quando quente...o aquecimento provoca dilatações em proporções diferentes, dependendo dos materiais, e amolece borrachas, podendo aparecer uma entrada falsa... de qualquer modo, tem que ser pesquisada da mesma forma.
programadorws14
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quarta-feira 15 2019f Maio 2019 07:52:43 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Mensagem por programadorws14 »

Fiz a aprendizagem do atuador tudo certinho...
o Barulho de ar parece vir do atuador mesmo, mais acredito que seja normal....
a junta da tbi aparentemente esta normal...... mais vale a pena tirar pra dar uma olhada,

cara eu tirei ontemm meu sensor map, ele está mtmtmt feio.... dentro dele tem tipo um pininho verde, esta torto a peça parece estar bem zuada, porém n sei se é plausivel de troca apenas por olhometro ...

andei dando umas pesquisadas e o pessoal dizia que ele também influencia na marcha lenta.... o que você acha ???
lembrando q e a unica peça q nao troquei...

já fiz aquele teste de entrada de ar falsa, tirei a mangueira da tbi, coloquei a mao e o carro morre como esperado...

e outra coisa q notei, quando começa a oscilar a marcha lenta cai mais q o esperado quase chegando a 500rpm primeiro sinal depois do n 0 ..

sensor de temperatura n pode ser pq marca certinho ta tudo ok....
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Como vc fêz o aprendizado?
Olha não deve haver barulho algum de ar entrando... "parecer" não é suficiente... ou tem ou não tem.
A aparência do MAP é importante, mas se vc tá pesquisando entrada falsa de ar, o importante é a vedação... se boa, passou... fora isso vc tem que ver possível oxidação nos contatos e medir a tensão que ele gera e baseado numa tabela de tensão x pressão, condenar ou não o componente... ou gastar mais dinheiro numa troca cega.
Sim, o sensor MAP tem influência na ML, assim como todos os outros...
Tampar a entrada do TBI, não é conclusivo, pois a entrada falsa teria que ser muito grande para sustentar a continuidade da combustão... e se for pequena?

Vc diz que a ML normaliza qdo liga o AQ...já analisou o que ocorre?
O seu sistema usa a pressão negativa para abrir a portinhola ou desviar o líquido do arrefecimento para o radiador interno?
programadorws14
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quarta-feira 15 2019f Maio 2019 07:52:43 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Mensagem por programadorws14 »

Vou me certificar sobre a entrada de ar perto do atuador..
Vou retirar a junta vou dar uma olhada na junta do TBI, vou ver o anel de vedação (embora seja novo)..

Referente ao aprendizado, o manual diz que o sistema delphi (GM) e só ligar, e aguardar a estabilização da marcha lenta.
Foi ezatamente o que aconteceu, liguei, ele acelerou, e dps veio caindo gradativamente e estabilizou.

Referente ao ar quente, não sei te dizer, teria uma forma de eu verificar?
A marcha lenta estabiliza tanto no ar quente, quanto apenas no ar frio (ventilação pois n tenho ar)

Referente ao sensor map, vou dar uma testada nele, a vontagem, quais sao os valores e dps vou pra cima das pesquisas pra ver se bate certinho.

Recentemente eu tive um problema no servo freio, foi trocado por um novo.
porém a mangueira dele ta bem amassada, vou dar uma olhada nela também, porque quando eu dou umas bombadas no freio o carro acelera a marcha lenta.... sobre o RPM (tanto frio quanto quente)

Vou verificar esse barulho de ar na TBI qe esta me incomodando, vou ver se consigo fazer um vídeo e mandar aqui.. pq não necessariamente do atuador parece que vem debaixo dele... vou verificar...

Cara você ta me dando várias ajudas.... muito obrigado mesmo....

Se quiser me chamar no zap pra me da uma luz (11) 986133475 ... vlw mesmo.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Que manual é esse? Será que ele não fala que e normal um aumento na RPM e posterior normalização?... isso não é aprendizado, mas se normaliza após ligar, beleza...

Quanto ao AQ utilizar ou não a baixa pressão, só verificando quem aciona a válvula da portinhola/desvio do líquido de aquecimento para o radiador interno. Essa válvula fica meio escondida entre o motor e a parede corta fogo.

Se a ML normaliza tanto com AQ como AF, a análise já muda para elétrica, pois no AF, o uso da baixa pressão não existe.

https://cursosonline.mte-thomson.com.br ... o-coletor/

A variação na RPM ao pisar no freio, é normal se estabilizar rápido...

No meu TBI, na parte de baixo, vai uma mangueira que é do cânister, indo para a válvula de purga que é acionada por baixa pressão (vácuo)... na sua pode ser por solenoide comandada pela ECU. Se retirar essa mangueira, tampar com o dedo (lado do coletor) e parar a oscilação, tem gato na tuba...

Prefiro o contato por aqui, pois serve de aprendizado a outros foristas.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

vou fazer um relato
minha moto estradeira esta fora de fabricação, a montadora se foi, então, são poucos os mexanicos q poe a mão, e eu tinha um q ainda fazia serviços....como passei um tempo distante, a moto ficou quase 1 ano sem nenhuma partida, qnd voltei a moto funcionou normal, troquei o óleo, e dei carga na bateria......
parecia tudo bonito, mas depois de esquentar a moto oscilava a lenta até morrer.....como vinha evitando a função de mexanico, deixei no menino e passou la umas duas semanas, e ele me devolveu, disse q trocou as velas e tinha dado uma mega power carga na bateria e tava tudo certo....
esquentou e voltou o problema, vamos dizer um pouco menos intenso q antes, eu logo vi q ele tinha desistido, algo q fez amenizou e não resolveu, logo pensei na elétrica da moto q é um ponto critico, provável q na desmonta e monta da moto tirou alguma oxidação....
la vou eu então fazer a função de mexanico....mas antes comprei uma bateria pq a tal carga não resolveu....bateria descarrega, já era...
pois bem, bateria nova, e a luz da injeção deu sinal devida, testei, era código da sonda do cil1, pelo erro, testei a resistência de aquecimento, estava aberta, comprei de segunda mão um par de sondas, e troquei, a luz da injeção se foi, mas a lenta ainda se perdia qnd quente....
desmontei a moto toda, e vem com limpa contato em toda conexão do chicote, toda ligação a sensor, atuador...o problema reduziu muito muito, mas como não estava normal, ainda me incomodava.....
resolvi desmontar mais uma vez, e agora sacar as velas q não tinha olhado, já q eram novas, pensei regular o gap das mesmas....eis a surpresa, velas velhas e diferentes entre si.......
já estava tao contente q não fui nem arrumar encrenca, já sabia q não tinha mais quem mexer na moto.....
comprei eu mesmo um par de velas corretas pra moto, e coloquei, como estava tudo desmontado, vim organizando um pouco melhor os chicotes, apenas pra ficar menos expostos ao tempo, e dessa vez a moto funcionou q foi uma beleza, tinha uma impressão ainda de uma leve falhadinha qnd quente, como estava c gasolina velha, resolvi fazer uma bomba, baixei bem o tanque, e completei com gasolina aditivada, comprei um aditivo pra limpeza das câmaras, válvulas, e da moto toda, como era a promessa do aditivo.....calculei pelo volume q dizia tratar, e resolvi dividir o frasco pra colocar em 3 tanques, coloquei a parte nesse c gasolina aditivada, e então vamos andar dando boas esticadas, e não é q resolveu.....a moto esta zerada de tudo já no primeiro tanque........
então alem de um problema de elétrica nos chicotes, estava com velas velhas e diferentes, e começando a prender válvulas por alguma carbonização em excesso q o aditivo e mais andar esticando bem ajudaram na limpeza....

agora apenas c a frente desmontada sábado passado pra resolver vazamento no retentor de uma bengala, mas amanha já estarei montando.....pedi ferramenta pro menino q mexia, ele me disse q não tinha, eu entendi o recado kkkkkk pela falta da ferramenta q tive q correr atras q não resolvi tudo no sábado passado qnd desmontei

esse lance de lenta estranha qnd quente, se a injeção esta em ordem, pode indicar válvula presa
se tem desconfiança de alguma junção com entrada falsa precisa deixar q a oscilação aconteça, e borrifar com vontade um WD nessa junção, se parar por instantes, realmente é entrada falsa nesse ponto
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

É... a gente tem que se virar nos trinta, mas com paciência...bons reparadores são lotados ou caros...
Tô também numa "via crucis" com temperatura... tirei a VT pra um teste, dei uma viajada e agora vou tirar o cabeçote (não era ela)... mas quero antes avaliar a saúde do motor quanto a pressão e vazão dos cilindros, mas não tenho o ferramental (manômetros dedicados), que facilitaria muito, porém vou fazer o mesmo com o que tenho no compressor de ar e com o de calibrar pneu... a chuva e a falta de uma chave 21/22, tá me atrapalhando... depois dou continuidade em tópico próprio...
Também já apanhei num jogo de velas novo...após troca ficou beleza, aquela saúde...mas no dia seguinte reparei que tava mancando um tiquinho, rodei tudo e nada...no final era uma das velas com o eletrodo descalibrado... vai imaginar peça nova com problema? Era...
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

como carro não é um plano próximo mais, eu estou aos poucos comprando algumas ferramentas pra moto, outras desenvolvendo tmb
tem umas duas ou três semanas q troquei o liquido de arrefecimento de uma das motos, ja é algo chatinho a sangria completa, mas de qq forma só precisei repor o liquido uma vez c a eliminação do ar....o radiador esta c as aletas bem danificadas, mas o sistema esta dando conta muito bem....
pra moto eu sempre tenho o cuidado de conferir o gap antes de monta-las mesmo novas, pq no caso das minhas duas motos da um trabalho chegar nelas pra toda hora estar olhando....imagina ir conferir as tais velas novas e se deparar c velas velhas e diferentes......
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”