[DÚVIDA] - Botão do Farol auxiliar aquecendo. O que fazer?
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Re: [DÚVIDA] - Botão do Farol auxiliar aquecendo. O que fazer?
Olá pessoal, revivendo esse tópico pelo fato do motivo ser parecido, instalei um kit de farol de neblina comprado no mercado livre no meu Corsa, essa ligação foi feita em uma auto elétrica, porém vem ocorrendo um problema, o fio que sai do relé e leva energia lá pra frente do carro é relativamente fino e esquenta muito, houve uma vez que ele se rompeu derretendo junto a ligação do relé, gostaria de saber de vocês pois sou leigo no assunto se eu conseguiria resolver esse problema com uma troca dessa fiação por uma mais grossa.
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primeiro veja a potencia das lampadas, se ambas estão no mesmo fio, ou sao fios independentes partindo do rele....
calcule a corrente q deve passar pelo fio, existe uma tabelinha bem simples q da uma nocao pro calculo da bitola do fio q deve ser usado
https://peropi.com.br/Tabelas/Tabela%20Cabos2.html
nessa tabela, mostra a secao e diametro do fio, para determinada corrente, em até 30 metros de fio, acredito q o cara nao tenha dado tanta volta assim....
a mesma bitola de fio q sai do rele para as lampadas, é a bitola q deve alimentar da fonte ao rele
os fios q simplesmente acionam o rele pode ser finos, e inclusive deve ser conferido se essa ligacao esta correta.....
acho meio estranho um dito auto eletrico usar um fio tao fino, mas nao duvido do ser humano.....
calcule a corrente q deve passar pelo fio, existe uma tabelinha bem simples q da uma nocao pro calculo da bitola do fio q deve ser usado
https://peropi.com.br/Tabelas/Tabela%20Cabos2.html
nessa tabela, mostra a secao e diametro do fio, para determinada corrente, em até 30 metros de fio, acredito q o cara nao tenha dado tanta volta assim....
a mesma bitola de fio q sai do rele para as lampadas, é a bitola q deve alimentar da fonte ao rele
os fios q simplesmente acionam o rele pode ser finos, e inclusive deve ser conferido se essa ligacao esta correta.....
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Faça cálculos com 14V e não 12V... se ficar muito próximo ao limite da tabela, use o fio seguinte, pois a temperatura no cofre do motor é muito maior que 30°C e a tensão do alternador (bom) fica próximo dos 14V.
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Muito obrigado pela dica, Vlw.
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Olhei e as lampadas são de 55w e em relação aos fios, eles todos vieram no kit o cara da eletrica puxou um positivo pelo menos 3x mais grosso pra alimentar o relé porém todo resto veio no chicote do kit do farol.
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E as duas lampadas são alimentadas pelo mesmo fio.
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Se aquece, algo está errado...ou com os fios ou com o botão.
Vc tem multiteste?
Sabe medir queda de tensão?
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cara, fio de 1mm daria conta, as duas lampadas nao chegam a 8A, fio de 1mm ja te da uma sobra absurda....
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Bom...
A=P/V... 55/12=4,6 x 2 = 9,2, dentro do 11A do fio de 1mm...mas isto com 30°C
No cofre do motor, a temperatura mais que dobra.
Mas acho que o fio é maior que 1mm e o problema deve ser na chave...só medindo a queda em cima do contato pra confirmar.
Existem produtos de má qualidade e mesmo rotulados com 20, 30A, na prática não aguentam.
A=P/V... 55/12=4,6 x 2 = 9,2, dentro do 11A do fio de 1mm...mas isto com 30°C
No cofre do motor, a temperatura mais que dobra.
Mas acho que o fio é maior que 1mm e o problema deve ser na chave...só medindo a queda em cima do contato pra confirmar.
Existem produtos de má qualidade e mesmo rotulados com 20, 30A, na prática não aguentam.
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Eu até tenho multimetro mas não sei medir essa queda de tensão infelizmente mas vou procurar saber na internet.
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