[DÚVIDA] - Luz da Ignição acendeu e não acusa erro no Scanner. E agora?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Avatar do usuário
corsaspirit2002
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quarta-feira 06 2019f Março 2019 07:40:03 PM
Localização: Poá - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER CLASSIC 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2002

[DÚVIDA] - Luz da Ignição acendeu e não acusa erro no Scanner. E agora?

Mensagem por corsaspirit2002 »

Boa noite

Levei meu carro para o mecânico passar o scanner, pois tem alguns dias que a luz da ignição acende enquanto estou dirigindo, porém ele me disse que não acusou falha, mas não consegui acreditar, alguém já teve essa situação?
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

O alarme não é da ignição e sim da injeção eletrônica...

Se acende e apaga em pouco tempo (normalmente quando se altera a velocidade ou torque), o próprio manual fala que não é problema... se ficar constante, é bom verificar...
Se vc pagou pelo teste deve ter recebido o mesmo impresso ou no mínimo o reparador deve ter lhe passado qual ou quais alarmes estavam gravados e ressetou a memória da ECU.

O que ocorreu?
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

erro gravado pode nao existir mesmo se ela da breves alarmes.... se fica por um certo tempo, uns 30 segundos pelo menos, ai ja grava erro...
de qq forma se diz nao ter erros, veja de andar com o scanner portátil plugado e tente reproduzir o defeito q sera indicado o q esta trabalhando fora dos padroes no instante...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

É uma dúvida que tenho...o alarme ocorre instantâneamente e a gravação uns segundos após (varia conforme o alarme) ou o alarme só ocorre após decorrido esse tempo?
No meu carro, já percebi alarmes ocorrendo e apagando, tanto na gasolina como no GNV, quando vou ver, é sempre relativo a mistura... no GNV (que no meu caso não tem emulador de lambda), eu nem ligo... mas na gasolina eu só posso atribuir a qualidade, pois quando vou medir, ela oscila dentro da normalidade.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

qnd a luz da o alarme, a leitura esteve fora dos padrões por alguns instantes (depende da injeção, pode ser questão de vários ciclos dentro de 1 segundo), levando assim ao alarme, consequentemente logo deve gravar o erro....
o scanner faz a leitura em tempo real, vc pode até identificar algo saindo do padrão, mas dentro da faixa de tolerância da central....por ex nada impede do motor estar c água a 100C e o sensor mandando 20C pra central, é um valor totalmente aceitável, só não condiz c a realidade....

tem q estar bem fora do normal a mistura pra chegar nesse ponto, o corsa era aspirado, trabalhava extremamente rico fazendo na casa de 4km/l na cidade, e mesmo assim nao dava alerta, no outro extremo pode falhar e tudo enquanto tenta se corrigir, q vai elevar e bem o TI pra compensar a mistura pobre....uma certeza so com o scanner lendo em tempo real, e tentando reproduzir o cenario do erro pra ver se identifica ao menos o q ta tao fora....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

demorei pra achar, mas consegui, as informações são de um manual de uma unica injeção Delphi, so pra ver como varia a estrategia conforme o sensor.....

Depois que o motor estiver em funcionamento, se o sinal do aquecedor do sensor de oxigênio (O2S) estiver com o defeito de um curto-circuito com uma alta voltagem por 1 segundo em 10 vezes em um ciclo de teste de 12 vezes, o código 0038 é exibido

O sensor deveria produzir a seguinte voltagem: Voltagem de saída do sensor ≤ 5,0 V. Sem a faixa de voltagem acima por 10,0 segundos ou mais, o código 0108 é indicado.

A voltagem do sensor deveria ser a seguinte: Voltagem de saída do sensor ≤ 5,0 V. Sem a faixa de voltagem acima por 6,25 segundos ou mais, o código 0118 é indicado.

Depois que o motor estiver em funcionamento, o sinal do sensor de oxigênio (O2S) é enviado para a ECU dentro de 300 segundos. Neste caso, a voltagem do sensor deveria ser a seguinte: 30 mV ≤ Voltagem de saída do sensor. Sem a faixa de voltagem acima por 28,1 segundos ou mais, o código 0131 é indicado.

entao nao tem como ter 100% de certeza da estrategia do corsa pra lançar a luz de anomalia....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Mas esses códigos já são da versão de 4 algarismos... o antigo de 2 é mais simples...
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

nem é de corsa a central ai, mas tudo isso é de uma unica central, pra ver como trabalham de forma diferente conforme o sensor.....
então não da pra dizer fixamente q é assim ou assado a forma q a injeção pega pra tratar cada erro...é certo q existam alguns ciclos e conforme o numero de falhas o erro é lançado...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Serpa86
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Domingo 14 2019f Julho 2019 09:41:05 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GL 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Serpa86 »

Vou aproveitar esse tópico pra perguntar sobre como resolver os erros acusados na minha injeção... que são o 12 e o 35... dicas???
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

O 12 na primeira posição é normal... já o 35 depende de quando ocorre.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”