[DÚVIDA] - Ventoinha Armando direto o 2 estágio. O q fazer?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
Juniorassis91
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Sexta-feira 17 2018f Agosto 2018 08:22:40 PM
Localização: Serra - ES
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012

[DÚVIDA] - Ventoinha Armando direto o 2 estágio. O q fazer?

Mensagem por Juniorassis91 »

Ba noite amigos, procurei e não achei alguém que possa ter passado por isso, então vamos lá.

Tenho um Classic 2012/2012, esse modelo só tem uma ventoinha, quando ligo o ar a ventoinha já arma no 2 estágio (Nesse caso não seria
o 1 estágio? ) e quando chega no meio o ponteiro de temperatura arma também o 2 estágio normal, só que não vejo ela funcionar em momento nenhum nem com o ar ligado ou desligado com a temperatura menos de 90° grau armar o 1 estágio.

Liguei pra concessionária aqui, eles me informaram que esse carro não vendem a resistência separada, somente a ventoinha com a Resistência. Alguém pode me ajudar, ou falar qual resistências poderia ir ali.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Pra mim é novidade Corsas com AC, terem apenas 1 ventoinha de arrefecimento, vivendo e aprendendo...mas é de se esperar que a indústria sempre busque economia, como no caso, e também alguma melhoria (espero) ou na eficiência do AC, que não esquentaria tanto o condensador ou no novo radiador (melhorando a troca de calor com o líquido) ou no fluxo interno do motor... seja lá como for, é um fato e ao menos nos Classics a partir de 2012.
Reparei que o conector tem 3 fios, parecendo que o restante do sistema deve ter se mantido, ou seja, 2 velocidades.
Estou supondo que na primeira velocidade (baixa), a alimentação surja no pino que tem a resistência (que deve ter valor aproximado de 1 Ohm), para a velocidade cair a metade...quando a alimentação surgir no pino sem a resistência, a velocidade é plena (alta).
Pelo visual pode ser visto que a resistência é de fio nu e até protegida com uma carcaça, não só como elemento isolante como também protetor, pois deve esquentar muito... e normalmente essas resistências são muito "parrudas" e de difícil queima, mas...
Segue o link > https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1
Dentro dessas minhas suposições, eu recomendaria ao amigo que verificasse se realmente é a resistência queimada ou não está chegando alimentação nela (que daria o mesmo efeito - veloc. baixa não funciona), e o defeito então estaria em chicote ou no relé que comanda a velocidade baixa.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Peço não esquecer de retornar o resultado ok?
Juniorassis91
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Sexta-feira 17 2018f Agosto 2018 08:22:40 PM
Localização: Serra - ES
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012

Mensagem por Juniorassis91 »

Bom dia, testei a resistência e tava ok, depois quando montei voltou a funcionar, só que fica intermitente as vezes e só funciona o 2a estágio.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom, é certo que dos 3 terminais do conector, um é terra, 1 é pra baixa (que passa pela resistência, chamemos de "A"), e o outro é pra alta (chamemos de "B").
Tanto em A como em B, tem que aparecer 12V de acordo com a temperatura já citada.
Se o conector estiver íntegro (sem amassados de caloria ou algum mau contato), o problema está ou no chicote ou no relé que manda os 12V.
Juniorassis91
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Sexta-feira 17 2018f Agosto 2018 08:22:40 PM
Localização: Serra - ES
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012

Mensagem por Juniorassis91 »

Desculpa a demora, troquei o conector da ventoinha e voltou a funcionar, um pino do conector estava preto e com zinabre.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Beleza... bola pra frente...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”