Corsa C aspro Swap 1.8 16V

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Re: Corsa C aspro Swap 1.8 16V

Mensagem por cansei »

Ah, consegui fazer o painel do carro funcionar. Como meu carro tem BCM o painel funciona por rede CAN, então uma eletrônica minha lê os dados da megasquirt pelo CAN mesmo e converte as mensagens pro formato que o BCM espera. Ficou os 3 na mesma rede e deu até pra fazer aquele esquema de boas vindas dos ponteiros.

Foi um saco descobrir como funcionava mas deu certo, só falta eu descobrir como apagar a luz da bateria...


StevenCorsa
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quarta-feira 12 2017f Julho 2017 05:58:24 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005

Mensagem por StevenCorsa »

cansei escreveu:Sei que o tópico é velho mas quero deixar uma luz aqui pra quem precisar.

O meu carro (Corsa C 1.8 8v flex) ficou ruim um tempo atrás e vendo que ia ter que gastar com retifica eu resolvi chutar o balde e fuçar nele de vez, e uma das coisas que eu resolvi fazer foi converter ele pra 16v usando o cabeçote da meriva/stilo.

Essa conversão da um pouco mais de trabalho que a galera imagina. Apesar do bloco ser o mesmo entre 8 e 16v, quase todas as peças ao redor do bloco e do cabeçote são diferentes, e uma delas é o suporte do motor que o colega reclamou.

O suporte que fica fixado na longarina é o mesmo pros 8 e pros 16v mas o que vai fixado no motor é diferente. O suporte do 8v acaba ficando em cima do lugar onde vai uma polia do cabeçote 16v e a solução pro problema do colega é até bem simples, é só comprar o suporte de motor da meriva 16v ou do stilo 16v e colocar no motor, plug'n play. Fiz isso e resolveu o problema.

Só que resolvendo um problema eu ganhei outro, agora na correia de acessórios que passou a pegar nesse suporte novo. Estudando a situação a gente viu que se tirasse a bomba da direção hidráulica o problema era resolvido. Olhando os diagramas da GM parece que a meriva 16v usava direção eletro-hidráulica enquanto o stilo sempre usou direção elétrica. A solução pra esse problema foi mesmo tirar a bomba da DH e comprar uma bomba de direção eletro-hidráulica do Astra, que é fácil de achar. Fizemos isso e resolveu o problema.

Fora isso existem vários outros pontos de atenção nessa conversão que é importante o pessoal ficar atento, mas no geral da pra fazer de forma limpa e sem gambiarras pesadas.

Duas dicas, quando forem pesquisar peças relacionadas ao motor não se limitem em procurar só as da meriva 16v (que está difícil de achar hoje em dia), procurem também pelas peças do stilo 16v que ficou mais tempo em produção e é mais fácil de achar. A outra dica é pra usarem bastante o site pecachevrolet.com.br pra tentar entender como é a montagem e saber se tal peça é aplicável só pros ou 8v, só pros 16v ou se vale pros dois.
Exatamente meu amigo,todas essas complicações eu tive no meu carro,mas conseguimos resolver,só ainda não coloquei a direção,na realidade só quero o carro andando,e no momento ele já liga e tal,essa semana ele deve voltar pra casa,mas volta com algumas pendências que ao meu ver são de luxo,mas no mínimo volta andando.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


StevenCorsa
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quarta-feira 12 2017f Julho 2017 05:58:24 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005

Mensagem por StevenCorsa »

cansei escreveu:
Will.. escreveu:Tava assistindo o vídeo do RS do Barata e vi um Corsa no canto e fiquei curioso pra saber a preparação.
No mesmo dia tava fuçando aqui no fórum (nem lembro pra que) e vi seu projeto, daí imaginei que era o seu. Mundo pequeno..haha
Parabéns pelo brinquedo, vai ficar animal.
Realmente é o meu carro que aparece no vídeo... ele aparece também no midnight do cayman, mas haja atenção sua de perceber isso com as poucas fotos que coloquei aqui... o Barata vira e mexe encontro ele por lá

Valeu pelos elogios, o carro eu trouxe pra casa esse sábado e ta andando bem. Curti muito esse conjunto do 16v com o coletor variável, o torque ta distribuído numa faixa bem mais ampla que o do 8v.

Já que ficou curioso da preparação, a minha ideia é montar o carro turbo mas sem exageros, uns 200 cv nas rodas com um torque mesa desde as rotações mais baixas até as mais altas e pra isso acho que o cabeçote 16v atende melhor, fora que eu já tava com a intenção de usar esse cabeçote pra fazer uma coisa inspirada no GSI europeu.

Pro carro não ficar parado muito tempo na oficina e eu não ficar sem grana eu resolvi fatiar o projeto em duas fases, a primeira aspirada e a segunda turbo. Por enquanto o carro ta aspirado mas o miolo já ta todo pronto com bielas forjadas e embreagem de cerâmica (apesar disso ela é muito leve e progressiva)... o bloco do carro é o original de fábrica mas quase todas as peças ao redor dele são diferentes entre o 16v e o 8v que nem eu comentei nos últimos posts. Fora isso também to usando as pinças dianteiras da meriva 16v, molas eibach (no vídeo que vc viu ainda tava sem), bomba de direção eletro-hidraulica do astra, bicos de 60 lbs, injeção megasquirt ms2, e usando o sensor flex do up TSI que lê a quantidade de álcool direto da linha de combustível. É um carro pro dia a dia e que vai pegar trânsito, na minha visão pro meu uso não adianta tacar trocentos cv no anda e para de SP. Eu quis fazer um negócio diferente mesmo.

A parte mecânica está pronta e a elétrica também, ar condicionado tb está funcionando, só falta continuar o acerto da injeção com um colega meu e fazer o painel voltar a funcionar, essa última parte eu mesmo to fazendo.

A fase turbo eu vou usar uma turbina de 320i com a wastegate original dela, já comprei ela e to montando a eletrônica pra controlar ela.

Se for da região e quiser conhecer melhor o carro da um pulo na oficina, quase todo sábado vou lá encher o saco... esse ano não da mais pq eles vão sair de férias mas em janeiro tão de volta.
Mano do céu em [emoji1319][emoji1319][emoji1319][emoji1319][emoji1319]
Muito obrigado por compartilhar,tudo isso vai me ajudar muito quando o Black bird(apelido do corsa) estiver de volta,muito obrigado mesmo [emoji1317]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

q show, esse torque ta top
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


StevenCorsa
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quarta-feira 12 2017f Julho 2017 05:58:24 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005

Mensagem por StevenCorsa »

Imagem alguém sabe o nome dessa peça?ou se posso meter um tampão????


cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

StevenCorsa escreveu:Mano do céu em [emoji1319][emoji1319][emoji1319][emoji1319][emoji1319]
Muito obrigado por compartilhar,tudo isso vai me ajudar muito quando o Black bird(apelido do corsa) estiver de volta,muito obrigado mesmo [emoji1317]
E aí amigo, que legal que o teu projeto ainda ta vivo, depois posta mais detalhes do que vc fez, to curioso pra saber se vc achou soluções diferentes das que eu achei, que injeção ta usando, etc
StevenCorsa escreveu:Imagem alguém sabe o nome dessa peça?ou se posso meter um tampão????
Cara, o meu fornecedor de peças sofreu um pouco pra achar esse tubo e quando achou me custou uns 300 reais.
Ele é de circulação de água e no peça chevrolet ta com o nome "CONECTOR do termostato" com código 93326185.

Eu não sei se pode por tampão aí, eu pessoalmente se não achasse a peça eu mandaria fazer pq não é um tubo complexo de criar
StevenCorsa escreveu:Mano,se tu usa o coletor original modular...qual cabo de aceele tu usa?
Eu vi sua MP mas se não se importar vou responder aqui mesmo, eu uso o coletor original sim com TBI de Vectra 16v. O cabo que vc vai usar vai depender da TBI que vc usa, pelo menos nas fotos que vc postou eu tive a impressão que era a TBI do motor 8v mesmo.

No meu caso o cabo que eu uso eu tenho quase certeza que é de corsa 16v mesmo. É um que tem a ponta redonda pra encaixar numa esfera, igual esse aqui:

Imagem
Eu só não lembro se a ponta que encaixa no pedal do acelerador é igual a essa da foto, mas a ponta que vai na TBI é essa da foto sim.

Mas é o que eu comentei, isso depende da TBI que vc vai usar.


StevenCorsa
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quarta-feira 12 2017f Julho 2017 05:58:24 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005

Mensagem por StevenCorsa »

cansei escreveu:
StevenCorsa escreveu:Mano do céu em [emoji1319][emoji1319][emoji1319][emoji1319][emoji1319]
Muito obrigado por compartilhar,tudo isso vai me ajudar muito quando o Black bird(apelido do corsa) estiver de volta,muito obrigado mesmo [emoji1317]
E aí amigo, que legal que o teu projeto ainda ta vivo, depois posta mais detalhes do que vc fez, to curioso pra saber se vc achou soluções diferentes das que eu achei, que injeção ta usando, etc
StevenCorsa escreveu:Imagem alguém sabe o nome dessa peça?ou se posso meter um tampão????
Cara, o meu fornecedor de peças sofreu um pouco pra achar esse tubo e quando achou me custou uns 300 reais.
Ele é de circulação de água e no peça chevrolet ta com o nome "CONECTOR do termostato" com código 93326185.

Eu não sei se pode por tampão aí, eu pessoalmente se não achasse a peça eu mandaria fazer pq não é um tubo complexo de criar
StevenCorsa escreveu:Mano,se tu usa o coletor original modular...qual cabo de aceele tu usa?
Eu vi sua MP mas se não se importar vou responder aqui mesmo, eu uso o coletor original sim com TBI de Vectra 16v. O cabo que vc vai usar vai depender da TBI que vc usa, pelo menos nas fotos que vc postou eu tive a impressão que era a TBI do motor 8v mesmo.

No meu caso o cabo que eu uso eu tenho quase certeza que é de corsa 16v mesmo. É um que tem a ponta redonda pra encaixar numa esfera, igual esse aqui:

Imagem
Eu só não lembro se a ponta que encaixa no pedal do acelerador é igual a essa da foto, mas a ponta que vai na TBI é essa da foto sim.

Mas é o que eu comentei, isso depende da TBI que vc vai usar.
Então mano,o lance da mangueira,mandei isolar,e é aquilo,se esquentar a FT desliga,eu paro o carro,espero esfriar e venho.
Daí eu faço com chapa de alumínio,meto uma rosca nele é um nipel,e ponho pra funcionar.
O corsa ele é :
1.8 16v
Motor todo original
Ft300(até amaciar o motor)quando voltar pro acerto fito,aí vamos instalar a FT500 que já está comprada e o throttle body (que ainda farei as adaptações)
Coletor 4x1 de aço carbono,escap com intermédio de vectra 2.0 e um Luzian no final
Bonina individual por cinlindo.
Imagem


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

Bem legal, to usando Luzian também.
Desse tubo/buraco eu tenho um cabeçote extra e dei uma olhada nele, esse buraco ta ligado com o buraco de baixo da válvula termostática. Não consegui ver se eles tão ligados em alguma galeria, chuto que sim...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”