[DÚVIDA] - Água do reservatório baixando rápido. O q fazer?

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Dmiranda
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[DÚVIDA] - Água do reservatório baixando rápido. O q fazer?

Mensagem por Dmiranda »

Notei q água tem baixado mtt rápido, sou bastante leigo nesses assuntos , mas pesquisando vi alguns testes pra saber se a junta de cabeçote estava queimada , fiz basicente todos ,olhei o oleo pra ver se estava misturando , olhei o nível do óleo pra saber se subiu porém se manteve normal , fiz tbm o teste com a tampa do reservatório aberta e aparentemente normal , tbm não senti diferença andando com o carro ( perda de potência etc..) o carro e um Corsa Wind super ano 99 16v.


Bange
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Mensagem por Bange »

O líquido do arrefecimento (se vc usa apenas água, já está no caminho errado...), não deve baixar nem lento e nem rápido... simplesmente não deve baixar.
Se ocorre perda, esta deve ser pesquisada, encontrada e solucionada.
Como vc não mexe, o melhor conselho é levar a um especialista em arrefecimento e pedir para que pesquise por onde vaza... se numa inspeção visual nada for encontrado, o normal é que ele pressurize o sistema com no máximo 1,4bar (pressão máxima suportada pela válvula da tampa)...na grande maioria das vezes o ponto que está vazando será descoberto.


Dmiranda
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Mensagem por Dmiranda »

Ok, semana passada eu levei o carro pra fazer a troca de algumas mangueiras q estavam rompidas e um selo d'água , aproveitei e fiz a limpeza do sistema e pedi pra por o aditivo e troquei o óleo eo filtro , no óleo msm q saiu não tinha nem um resquício de água ( so pra poder complementar o texto a cima, assim q possível levarei lá novamente e qualquer coisa eu posto aqui oq esta acontecendo, desde já obrigado !


Bange
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Mensagem por Bange »

Trocou só um selo?!?!
Como estarão os outros??
O correto é trocar todos...selo é barato...caro é a M.O. se trocar todos, paga-se uma só vêz...


jedebora
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Mensagem por jedebora »

Se antes não vazava o motivo pode ser o aditivo, pois os carros que não usam e depois passam a usar é normal haver vazamentos quando não se troca todas as peças metálicas onde passa água e também a junta do cabeçote. Obs: tem uma peça metálica onde passa água atrás do motor do Corsa, ela fica praticamente escondida, é um tubo metálico bem fino que ao se passar usar aditivo seria bom trocá-la. E caso tenha ar condicionado provável que vá vazar no radiador do ar quente que fica lá dentro do carro. O meu aconteceu tudo isto, troquei tudo e ficou [emoji817]%, agora muito difícil baixar.
É bom observar vazamentos com o motor estando quente...

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Bange
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Mensagem por Bange »

jedebora, me permita discordar que o vilão seja o aditivo, pois em nenhum deles (até nos reprovados), consta propriedades desincrustantes, típica dos destinados exclusivamente à limpeza do sistema.
Neste relatório do Inmetro, constam várias marcas do mercado (não todas), e não aparece diretamente a da GM... mas alguém fabrica pra ela.


jedebora
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Mensagem por jedebora »

Eu quiz dizer para os carros que nunca usou aditivo, usou somente água toda a vida, aí quando passa a usar o aditivo que é o ideal para manter a vida útil dos motores aí pode causa pequenos vazamentos, pode acontecer em vários carros, ao qual aconteceu no meu Corsa GLS 2000 1.6. todos mecânicos que conheço relatam este fato ao se fazer a troca para o aditivo de poder acontecer.
O aditivo mantém o sistema limpo, mas ele também limpa devido o aditivo!
Quando o carro vem de fábrica com aditivo no arrefecimento é uma coisa, mas quando estamos em 2018 e resolvemos colocar aditivo em um carro do ano 2000 provavelmente irá dar vazamentos!

Obs: não que isto tenha acontecido no carro do nosso amigo aí acima, é só uma das ipotese...



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Bange
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Mensagem por Bange »

Não, vc está equivocado quando diz que o aditivo limpa...ele não limpa...ele inibe a oxidação dos metais (ferro e alumínio), além de outras coisas.
Quando sempre se utiliza o aditivo, desde zero, a oxidação praticamente não existe e o líquido se mantém quase com a mesma coloração, mas vai perdendo suas propriedades com o tempo/uso e deve ser substituído conforme o fabricante ou a montadora recomenda, caso contrário, a oxidação tem sua velocidade aumentada.
Já em motores que não usam por algum tempo, a oxidação avança rápido e quando o dono se toca, providencia uma limpeza para início ou reinício do uso, mas dependendo de quanto a oxidação avançou ou se instalou (nunca se avalia isso desmontando tudo e inspecionando, medindo...), a coisa pode estar na beira do abismo e se vazar a culpa recai sobre o aditivo que é um inibidor/protetor, com propriedades que desaceleram muito a oxidação, mas não a desincrustam, como nos produtos específicos para tal (Radiex, Rad Clean, desincrustante Wurth, Vonder, etc...).
Não faria sentido algum as montadoras usarem, e recomendarem o uso, de um produto limpador (desincrustante), pelo contrário...usam e recomendam o protetor a base de glicol.

Eu esqueci de colocar anteriormente o post que tem o link para a análise do Inmetro...

https://corsaclube.com.br/viewtopic.php?f=40&t=103160


jedebora
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Mensagem por jedebora »

Beleza parceiro!
Não estou questionando o poder eficaz do produto nem questionando o Inmetro, hoje eu uso no meu carro e indico! Porém nem tudo que está em rótulos teóricos funcionam na prática como deveria como a legislação preve! Aditivos vem em carros novos correto? tudo novo! , quem quiser colocar em carros mais rodados e que nunca usaram o aditivo no radiador e lógico que o mercado disponibiliza... Pode sim haver vazamentos futuros! Devemos pesquisar lógico nos rótulos dos produtos e Inmetro sim, mas não se esqueça da voz da experiência (mecânicos), pesquisem com ele antes da troca, porque tenha consciência de que poderar vazar e você gastar um pouco a mais além do que estava previsto no orçamento!

Galera todos comentamos post onde passamos por algumas experiências em nossos carros e trocamos experiências, está foi a minha com a troca do aditivo, ao qual houve vazamento em dias seguintes! consciência ou não muitos mecânicos falam que isto acontece! Então pode haver uma possibilidade correto? Então seria bom pesquisa o que seria necessário substituir para fazer um orçamento tudo junto e quando for viável para o seu bolso.
Ou então será como aconteceu comigo!
Meu carro dava para rodar normalmente antes da troca, porém fui e só mandei fazer a trocar. Dias depois... Meu corsinha estava sangrando KKK! é rir pra não chorar na hora! Só joguei fora os litros de aditivos e a mão de obra para este serviço! Está é a questão!


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Bange
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Mensagem por Bange »

Existem casos e "casos"... concordo que no Brasil, ocorre muita picaretagem que se utiliza da ignorância de consumidores e usuários, afinal, ninguém consegue ser especialista em tudo ou ao menos ter algum conhecimento a respeito... mas em princípio deve-se crer na honestidade dos escritos, caso contrário, é o fim do fim...

Assim como deve-se desconfiar dos escritos, deve-se também analisar o laudo/análise de mecânicos, pois muitos dão respostas estapafúrdias, culpando alguma peça ou produto que nada tem a ver com o defeito... pela mesma razão... a maioria é leiga e/ou não questiona.

Se vc leu o relatório do Inmetro, em seu item 6.4 Ensaio de Corrosão, deve ter percebido, assim como eu, que mesmo os produtos "conformes" (aprovados), não são capazes de inibir 100% da corrosão em todos os metais que compõem o arrefecimento... por isso é que eu digo que tais produtos diminuem a velocidade de corrosão... ou seja, mesmo se utilizando o melhor dos melhores, em algum tempo ocorrerá vazamento por corrosão. Que tempo é este? Não sei, mas mesmo que hajam materiais de má qualidade ou espessura, esse tempo deve ser medido em anos...e não em dias.

Se no teste 6.4, contivesse algum "desincrustante", componente que se presta a "arrancar" o ferrugem/oxidação, no resultado apareceria um valor muuito acima dos limites para cada tipo de metal, o que não ocorreu... ressalva para os dois que nem foram testados pela alta quantidade de água (água, meio favorável às oxidações).

Portanto não há lógica em culpar os aditivos, principalmente os próprios e de boa qualidade, para eventuais vazamentos pós limpeza ou reinício de uso.

No seu caso, onde foi o vazamento pós limpeza? Numa abraçadeira? A culpa é do mecânico... numa junta? A culpa é do mecânico... mas se foi em algum componente como selos ou radiador, pelos laudos do Inmetro, não faz sentido culpar o aditivo (próprio e aprovado)... culpe a ação da corrosão, pela falta de uso do aditivo, anterior a limpeza.

Na boa... eu falo isto não só baseado nos laudos do Inmetro...e nem no que os mecânicos dizem... pois eu mesmo meto a mão na massa e quando não posso por algum motivo, terceirizo com algum mecânico, mas via de regra grudo no cangote dele, passando até por chato... mas eu aviso antes e pago por isso para ficar tranquilo.

https://corsaclube.com.br/viewtopic.php ... 24&start=7

Veja que quando comprei o carro, acho que com +- 40.000Km, ele veio sem aditivo (por quanto tempo?)... passei a usar e só 12 anos depois é que um dos selos deu vazamento por corrosão... 12 anos! Tenho tido problemas no arrefecimento? Sim, mas todos foram por mim resolvidos e até melhorados em alguns pontos... por isso eu posso te assegurar que a culpa não é do aditivo (próprio e aprovado).... o que ocorreu com vc foi uma mera coincidência, e quanto a mecânicos, 90% são oriundos de auxiliar de mecânica, 5% trabalharam em alguma autorizada e receberam informações técnicas... e só uns 5% foram de fato formados técnicos em mecânica... em qual deles vc acreditou?

Pode crer...a culpa não é do aditivo (próprio e aprovado).


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