[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: [DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Mensagem por Bange »

Insisto para que vc recupere o sistema original...
Não é porque o problema não foi encontrado que justifica a colocação de um sistema substituto...faça como eu fiz...um sistema que trabalhe acima da faixa normal do carro, ligando a ventoinha para proteger o motor e ao mesmo tempo que dá um alarme visual, lhe informando que o original falhou e deve ser reparado.
Avatar do usuário
lioncblu
:: Super ::
Mensagens: 89
Registrado em: Terça-feira 07 2007f Agosto 2007 07:45:08 PM
Localização: Blumenau - SC
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GL 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por lioncblu »

sim, entendo, vou levar para analise em uma elétrica, mas no momento sem condições financeira para isso, sei que o prejuiso pode ser muito maior

mais uma dúvida, este carro possui algum tipo de resistor para comutação do acionamento da ventoinha em velocidade alta e baixa como existia nos voyage antigos, carburados? sabe informar?

Obrigado pela resposta

Marcelo
------------------- Marcelo -------------------
Wagon GL 1997 1.6 v8 MPFI Gasolina / GNV - comAR
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Não tem resistor nenhum... o truque é feito por relés, que na velocidade baixa põe as ventoinhas em série e na alta elas são ligadas normalmente, em paralelo.
yurimaciel17
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Terça-feira 05 2020f Maio 2020 10:59:34 PM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por yurimaciel17 »

Então galera, recentemente adquiri um Corsa Hatch 1.6 ano 96, dei uma geral nele troquei válvula termostática, radiador novo, cabo de velocímetro, foi feito duas vezes a limpeza do sistema de arrefecimento e outras coisas (porque sou meio chato com manutenção hehehe 🤭) e mesmo assim em trânsito o carro trabalha por volta dos 100°C, bom a ventoinha arma normal e o ponteiro cai um pouco. O que me assusta é ver essa temperatura subir assim e trabalhar numa taxa tão alta. Bom, sou novo aqui no grupo e estou gostando de participar, pois aprendi muitas dicas e macetes, Enfim É NORMAL O CORSA TRABALHAR NA CASA DOS 100°C?? devo me atentar com alguma peça? abraços aos membros do Fórum!
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Dá uma lida nesse tópico...
viewtopic.php?f=92&t=111714
Se ainda tiver dúvidas, retorne e nos fale mais sobre seu sistema... tem cebolão? Tem AC de fábrica?
Andrei Barros
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Quinta-feira 05 2019f Setembro 2019 09:54:25 PM
Localização: Boa Esperança - ES
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por Andrei Barros »

Bia noite a todos. Dei uma lida nas últimas páginas do tópico e vi que meu carro tem o mesmo problema de muitos aqui.
Tenho um Corsa GSi 1995. Substitui todas as peças do sistema de arrefecimento recentemente, exceto a bomba d’água. O carro também teve o cabeçote refeito recentemente devido corrosão de galeria (não recebia os cuidados adequados por parte de algum dono anterior),
O que está acontecendo. A temperatura do carro chega a 100°C quando está com ar desligado, e só aí arma a primeira velocidade das ventoinhas. Com o ar ligado, ele arma a segunda quando chega a 100°C (a primeira já está ligada desde que o ar foi ligado). Me intriga o fato de só acionar tão tarde e de a temperatura não baixar mesmo quando há o acionamento da ventoinha, ficando estabilizada em torno dos ditos 100°C se o carro permanecer parado.
Pelo OP-COM, a temperatura do sensor da central bate com o do painel. O que poderia estar acontecendo? Seria esse problema de capacitor do painel? Alguma deficiência da VT, mesmo já tendo usado duas - ambas Wahler?
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Vc fêz o teste com papelão ou o teste "enganando a ECU"?
Qual valor de tensão em cima do sensor quando as ventoinhas ligam?
Andrei Barros
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Quinta-feira 05 2019f Setembro 2019 09:54:25 PM
Localização: Boa Esperança - ES
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por Andrei Barros »

Não cheguei a ler todo o tópico. Tem ensinando como fazê-los?
Andrei Barros
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Quinta-feira 05 2019f Setembro 2019 09:54:25 PM
Localização: Boa Esperança - ES
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por Andrei Barros »

Achei como faz os testes! Vou fazer e qualquer coisa pergunto aqui. Obrigado!
Andrei Barros
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Quinta-feira 05 2019f Setembro 2019 09:54:25 PM
Localização: Boa Esperança - ES
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por Andrei Barros »

Vi os videos orientando sobre os testes. Conversei com o eletricista que faz serviço pra mim e vamos fazer o teste enganando a ECU assim que pudermos, mas observando o vídeo do teste do papelão, me passa a impressão que meu problema pode estar no painel. Como aqui é muito quente, a ventoinha teria dificuldade para baixar a temperatura na primeira velocidade, e por isso fica estável. Mas como só arma em 100°C no painel a primeira, não quero arriscar colocar o papelão para aguardar armar a segunda.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”