[DÚVIDA] - CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Mensagem por SemControle »

anderson.web escreveu:
Adrianno Sakamoto escreveu:
anderson.web escreveu:Estou tendo médias ruins com meu Prisma 08, econoflex vermelho 1.4

Assim que peguei o carro já coloquei o 5w30 sintético GM, trocando juntamente todos os filtros (óleo, combustível e ar). Ele faz atualmente 9km dentro da cidade com gasolina, maior parte vazio, com trânsito. Minha forma de dirigir é normal, não estico nem abuso, procuro cambiar sempre que necessário.

Eu rodei os 2 primeiros meses no etanol e não obtive boa autonomia, aí passei pra gasolina e estou aferindo agora. Não sei se devo esperar mais para o motor se "acostumar" com esse óleo, pois o dono anterior usava um mais grosso semi sintético. Vou pegar umas instruções com meu mecânico porém sem cair na conversa de trocar peça, pedir no máximo pra ele olhar os bicos, velas e me mostrar se estão ruins/sujos.

Sei que o econoflex vermelho à cabo é menos econômico que o verde, mesmo assim tá errado esse consumo
O motor 1.4 econoflex é mamilos mesmo, mas posso te dizer que essa é a média do 1.4 como você comentou no anda-e-para da cidade.

O meu Classic 1.0 2007 VHC flexpower faz 10.5 no Etanol, mas vale ressaltar que não pego muito anda-e-para na cidade e ando muito em rodovia. Esses dias a média chegou a 10 pois andei bastante na roça em estrada de terra.

Já o Corsa Wind conseguia média de 12,5 a 13 variando de quanto andava na rodovia. É um motor gasolina pura, com taxa de compressão de gasolina.... O flex tem que tirar média entre os combustíveis naturalmente consome mais.
Uma pena, agora entendo o motivo da GM ter pulado fora em certa altura de testes homologados, motores bebendo mais trariam a pior classificação podendo queimar as vendas.

Mas sei lá, o que eu pudesse fazer pra ganhar uns 2km a mais por litro e não custasse absurdo, faria

Outro fato, essa aferição foi referente ao primeiro tanque após meses no etanol, não sei se a injeção está se ajustando/mapeando para gasolina, vou observar no próximo tanque se vai melhorar ou continuar a mesma coisa
do meio do caminho q são os motores flex, precisa investir bem, e transformar fisicamente e eletronicamente de fato em etanol (gasolina até pode tmb), ai vc passa a ter um motor puro sangue etanol ou gasolina, como preferir.....mas ficar nisso de queimar os dois nao tem como melhorar

basta ver os numeros, lembro q em 01/02 qnd peguei meu corsa, a diferenca entre o 1.0 gasolina com o 1.0 etanol era simplesmente 10cvs, hj em dia motor 1.8 flex muda 1~2~3cvs de um combustivel pro outro....o simples fato do motor queimar o q tem, da forma q da......
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
anderson.web
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Sexta-feira 14 2018f Setembro 2018 03:49:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por anderson.web »

SemControle,

Esse motor no Prisma que é um carro mais leve é menos nervoso nos "Corsão", que são mais pesados e o motores são calibrados pra render um pouco mais, aí compensa a relação

não entendi a parte da diferença de potência, poderia explicar melhor por favor? Ele faz por exemplo 89cv na gasolina e 97 no etanol, hoje nos motores mais recentes como vc disse a diferença é menor
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

é isso ai q vc colocou mesmo, um motor 1.4 q queima de forma razoável o q tiver no tanque, tem diferença de 8CVs
o 1.0 qnd eram motores diferentes já contavam com 10cvs, imagina-se q tendo um motor 1.4 a diferença poderia ser maior hj, mas esses 8cvs ainda são bem diferentes, hj em dia praticamente não tem diferença, pq tanto faz totalmente o q se tem no tanque, é praticamente um mapa travado q não queima bem nem gasolina e nem etanol....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
anderson.web
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Sexta-feira 14 2018f Setembro 2018 03:49:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por anderson.web »

SemControle escreveu:é isso ai q vc colocou mesmo, um motor 1.4 q queima de forma razoável o q tiver no tanque, tem diferença de 8CVs
o 1.0 qnd eram motores diferentes já contavam com 10cvs, imagina-se q tendo um motor 1.4 a diferença poderia ser maior hj, mas esses 8cvs ainda são bem diferentes, hj em dia praticamente não tem diferença, pq tanto faz totalmente o q se tem no tanque, é praticamente um mapa travado q não queima bem nem gasolina e nem etanol....

estou achando que fui na conversa "pode abastecer de olho fechado em posto de mercado que nunca pegará combustível ruim"

o carro tava estranho com partida longa e no ultimo abastecimento coloquei novamente gas comum no mesmo posto, ficou pior ainda, devo ter pego adulterado, mas não fiz o teste de abastecer em outro lugar

Entrou na reserva e coloquei etanol, o carro virou outro, redondo, forte, pega de primeira de manhã, pior que são tantas variáveis que fica difícil saber se é algo no carro ou a gasolina que tava ruim mesmo
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

fique tranquilo, um problema bastante comum com os flex da GM ao menos, são de travar o mapa da injeção em algum lugar do espaço, pra algum tipo de combustível, já vi relatos disso até sem troca de combustível, na troca é algo bem mais comum....

faz muito tempo q existem os flexs, pra mim ainda é uma tecnologia bem imatura.......
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Anderson Barboza
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Terça-feira 25 2018f Setembro 2018 10:45:40 PM
Localização: Vacaria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1998
Contato:

Mensagem por Anderson Barboza »

Tenha dúvida se alguem puder me ajudar
Passei meu carro 3 vezes do scanner
E não marca nenhum defeito mas vejo que o carro faz 7 8 na cidade
Sendo que troquei tudo que a Manutenção do meu carro estava bem atrasada
Velas novas cabos
Sonda lambda nova
Limpeza de tbi
Sensor de temperatura está bom
E o carro não as mais que 9 na cidade
Catalisador e novo também
Meu motor está com 150 mil km originais nunca aberto
Me pergunto será que o motor pode estar muito carbonizado e por isso gasta ?
Outra coisa percebi que meus retentores de valvulas estão indo pro espaço a cada dia que passa mas acredito que os retentores ruins não faria o consumo se elevar assim alguém já passou por algo parecido
Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Precisaria fazer um teste de compressão. Baixa compressão é aumento de consumo.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom, em tese, um acúmulo de carbonização tende a aumentar a taxa pela diminuição do volume interno...mas outros fatores como pré e pós ignição ocorrem no material acumulado e isso prejudica a performance, mas mão aparecerá no teste de compressão.
Mas também pode ser que um pequeno acúmulo tenha se depositado na sede da(s) válvula(s)...aí o teste será positivo.
Dowglas
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Domingo 21 2016f Agosto 2016 09:54:55 AM
Localização: Itabira - MG
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Dowglas »

Ta doido, o meu nunca fez mais de 8 e rodando uns 40% do tempo na estrada.... Com a gasokina do jeito q ta infelizmente vou ter que trocar.
Saciloto
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quarta-feira 06 2019f Fevereiro 2019 08:55:55 PM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012

Mensagem por Saciloto »

Fala galera,
comprei um Classic 1.0 2012 final do ano passado, tava bem judiado, gastei quase 2000,00 pra deixar ele perfeito.
Com isso comecei fazer a média no alcool aqui na minha cidade, ele faz 5,8/6,2 no ar e 7/7,5 sem ar ( no maximo ).
Minha cidade tem algumas subidas mas tbm tem reta, vejo a galera falando que faz 9 - 10 km/l, mas n consigo fazer de jeito nenhum, tento manter uma rotação por volta de 2000 e nas subida a 2500.
Quanto vocês fazem? sinceramente eu não sei o que fazer.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”