Alera 2:
A General Motors, como qualquer fabricante, manufatura seus produtos de acordo com o investimento para garantir maior retorno em vendas.
Assim sendo, um motor sempre terá espaço para melhorias, pois se a General Motors (ou qualquer outra fabricante) fosse preocupar-se com refinamentos o tempo de fabricação ia ser maior, custo maior e retorno das vendas menor.
As especificações de óleo contidas no manual até o começo dos anos 2000 mostram a realidade de tecnologia e custo existente naquele tempo. Óleos com a média de custo compatível com a linha de produção. Após os 2000 óleos de menor viscosidade começaram a ser usados em maior escala garantindo um melhor preço.
Óleos sintéticos podem rodar mais de cinco mil quilometros, mas o filtro de óleo mesmo não dura mais que isso. O alto custo tecnologico somado ao custo-brasil impede de fabricar filtros de maior quilometragem em nosso país.
Óleos sintéticos são melhores, pois evitam formar carbonizações a médio prazo.
Fim do alerta 2.
Mas só limpando o cárter não corre risco de formar borra futuramente? Vc já usa faz muito tempo? Já vou estudando um outro substituto rsrs
Limpei uma vez em 2011 quando ainda um tanto de borra. Havia comprado o carro há pouco tempo.
Outra vez foi em 2016 quando troquei a junta (que estava vazando) por silicone.
Borra só forma se não trocar o óleo regularmente e abastecer com combustível adulterado. Com óleo sintético fica mais difícil de formar borra, ajuda também.