motor de leilão para um Wind MPFI 1996/1997

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
frotico
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Domingo 22 2010f Agosto 2010 12:57:00 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: motor de leilão para um Wind MPFI 1996/1997

Mensagem por frotico »

SemControle,

um motor MPFI 1.0 8V, de um ano diferente, 1997 a 2001, não é plug-and-play para esse carro 1997? Vou precisar levar a eletrônica junto?
:: Frótico ::
:: Rio de Janeiro ::
:: Jacarepaguá ::
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

frotico escreveu:SemControle,

um motor MPFI 1.0 8V, de um ano diferente, 1997 a 2001, não é plug-and-play para esse carro 1997? Vou precisar levar a eletrônica junto?
sendo de corsa B, apenas MPFI é totalmente compatível.....fisicamente e eletronicamente sim.....

VHC e mais novos já deixa de ser fisicamente (interno) incompatível eletronicamente c sua central...motor q tem muita taxa estática (fisicamente) pra pelo menos uma curva de ponto muito agressiva (eletrônica da sua central), isso pensando apenas nessa questão, isso sendo os primeiros motores VHC, pq qnd veio a segunda geração destes já inclui o sensor de detonação, ai nem chicote daria pra usar, mas ainda assim nada impede de usar sua central ignorando este sensor primordial nessa taxa elevada e queimando gasolina
Dai eu digo q com um motor com taxa de álcool (12,6:1), vale a pena vc pensar em um chipeiro desenvolver um chip pro seu caso e rodar no álcool, unica e exclusivamente, vc apenas adequaria os fatores eletrônicos do gerenciamento, pq fisicamente vc tem um autentico motor álcool.....
possibilidades são muitas, tem dezenas de combinações q vc pode fazer ai, mas sem uma avaliação pra ver qnt gasta no reparo do seu motor é difícil....vc chutar q vai gastar 3K numa retifica, isso é valor de uma retifica completa mesmo, não vejo tao negocio vc comprar um motor, colocar no seu carro, e vai gastar quase o mesmo, pq alem da troca entra a legalização, e a desvalorização numa possível venda, pela troca do motor, mesmo estando legalizado....quem compra sempre tem o pé atras, e acha q teve troca de motor pq? como era o uso desse carro q o motor original nao esta mais nele? e isso desvaloriza.....

não fique tentando girar o motor sem saber o q tem la dentro....se a biela tivesse empenada a ponto de bater ia travar o motor, vc não ia girar o motor ela dar um tranco batendo na camisa e continuar girando, pode estar empenada, mas é pouca coisa q so bate de raspão e completa a volta....se é uma válvula, pode ter danificado, e bateria só uma vez, na segunda volta já estaria torta o suficiente pra não dar tranco mais....

faça como disse, leve a uma retifica, veja o valor do reparo, ou como o Bange sugeriu, abra em cima e embaixo, vc já pode avaliar a olho mesmo as condições das válvulas, e um empenamento significativo nas bielas (se tiver bem ruim, sera visível o estrago)....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
frotico
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Domingo 22 2010f Agosto 2010 12:57:00 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por frotico »

Quebrou uma biela só e furou o defletor do cárter. O cabeçote estava ok. Não empenou nada, não precisou de retifica. O bloco ganhou uma porrada da biela quebrada mas não rachou. Desmontamos tudo, o bloco ficou no lugar.

Novos: os 4 pistões, os 4 jogos de anéis, 4 bronzinas de biela, uma biela e
mais um monte de outras coisas aproveitando o bonde
(válvula termostática, mangueiras de ventilação positiva, embreagem, as 4 coifas de homocinética, cárter, esticador, correias dentada e de alternador, filtros ar, combustivel e óleo, etc)

Deu um trabalho sem fim limpar tudo com capricho. Já está funcionando. Como esquecemos de descarregar os tuchos, demorou um pouco para pegar pela primeira vez. Está rodando suave.
:: Frótico ::
:: Rio de Janeiro ::
:: Jacarepaguá ::
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

não da pra morrer de véspera, tem q avaliar direito o resultado do problema antes de condenar tudo....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”