Ai pessoal, encontrei mais algumas coisas para esclarecer...
Embreagem
Substituir o conjunto de embreagem não se trata apenas de retirar o platô, disco e rolamento usados e simplesmente colocar outros novos no lugar. Junto da embreagem existem vários componentes que se desgastam simultaneamente e, portanto não devem ser esquecidos.
Problemas de esforço excessivo de pedal e ruídos de acionamento, por exemplo, estão relacionados a componentes que formam o sistema de acionamento da embreagem.
Por esse motivo o aplicador profissional verifica todos os componentes envolvidos e os substitui sempre que necessário.
Fique atento aos principais causadores de pedal de embreagem dura e ruídos de acionamento:
- desgaste ou deformação ao longo do tubo guia (moringa) - o desgaste do tubo poderá gerar o acionamento irregular do rolamento causando ruídos e trepidações.
- desgaste nas hastes do garfo de acionamento - num garfo em boas condições de uso, a área de contato com o rolamento deve estar arredondada. Existem diferentes causas que originam problemas na embreagem, devido particularmente a um uso inadequado do motorista. Veja quais os pontos de maior incidência, assim como algumas dicas que ajudarão a melhorar a utilização e a vida útil da embreagem.
- utilize o pedal da embreagem somente no momento da troca de marcha; quando o motorista descansa o pé sobre o pedal, isto provoca um aquecimento do sistema e um desgaste prematuro dos componentes.
- nunca segure o veículo numa rampa utilizando a embreagem como freio; este hábito causa um desgaste excessivo do disco. Nestas situações utilize sempre o freio do veículo.
- não inicie bruscamente a marcha, evitando arrancadas bruscas.
- nunca saia com o veículo em segunda marcha.
- evite reduções bruscas de velocidade, freando ou desacelerando subitamente o motor.
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Verificação para Facilitar a Troca de Embreagem
Todos os componentes do sistema de embreagem devem ser verificados visualmente e funcionalmente com atenção, antes da montagem.
Principais defeitos:
- Rolamento guia do eixo piloto: quando travado, não é possível o engate das marchas. Causando ruído e destruição do amortecimento do disco.
- Retentores dos eixos: qualquer vestígio de óleo pode influenciar negativamente as funções de embreagens, que trabalham basicamente por atrito.
- Volante do motor: trincas, marcas azuladas e espelhamento por super aquecimento, sugere a usinagem ou a substituição do volante imediatamente.
- Tubo guia do rolamento de embreagem: deve ser absolutamente concêntrico, áreas amassadas ou gastas podem prejudicar o deslizamento do mancal e causar patinação, trepidação ou pedal duro.
- Garfo de embreagem: excesso de folga prejudica o acionamento da embreagem.
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