[DÚVIDA] - Projeto de Som X Potência e Desempenho do Veículo

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
Thiago Virtuauto
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Quinta-feira 15 2014f Maio 2014 03:23:05 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Projeto de Som X Potência e Desempenho do Veículo

Mensagem por Thiago Virtuauto »

Olá.

Sou novo no fórum.

Penso que este o tópica para esta minha dúvida.

É simples.

O que observar no carro antes de implantar um projeto de som?
Até que ponto um projeto de som automotivo pode interferir no desempenho do veículo?

Estou quase por fechar a compra de um Corsa Wind 1995. E já estou pensando no som.

O que devo saber para iniciar um projeto de som?

Quem puder me auxiliar agradeço desde já agradeço.

Até mais.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

primeiro é definir o q vc quer, pra ver o qnt precisa ser modificado no carro.....
nenhum carro vem pronto pra por aqueles sons de campeonato, e mesmo assim fazem as adaptações necessárias pra tudo funcionar....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Thiago Virtuauto
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Quinta-feira 15 2014f Maio 2014 03:23:05 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Thiago Virtuauto »

SemControle escreveu:primeiro é definir o q vc quer, pra ver o qnt precisa ser modificado no carro.....
nenhum carro vem pronto pra por aqueles sons de campeonato, e mesmo assim fazem as adaptações necessárias pra tudo funcionar....
Obrigado SemControle.

Ainda não penso em um som profissional para campeonatos, por exemplo.

Nem em um som apenas para momentos dentro do carro.

Também não pretendo competir com ninguém (Nenhum trio elétrico).

Desejo algo que possa substituir um som doméstico e um pouco mais que isso. Bem mais que isso.

Ou seja, pelo que já pesquisei, pretendo investir em torno de R$ 600,00 por exemplo (este valor pode aumentar conforme a montagem do projeto, pois futuramente pretendo instalar um DVD Player, amplificadores intermediários, etc).

Entendi também que o que mede a potência do som é o RMS, e que inicialmente devo escolher CD Players, DVD Players, Alto-Falantes, e Amplificadores de boa procedência no mercado pois são equipamentos críticos em um projeto de som automotivos (bem escolhidos estes equipamento provavelmente poucos ou quase nenhum problema com o projeto).

Ou seja, inicialmente CD Players, 2 alto-falantes, amplificador, e outros detalhes...

Penso que a bateria do veículo irá demandar uma atenção especial. Estou certo?

A bateria é o único item do veículo que se envolve diretamente com um projeto de som automotivo?

Quais outros itens do veículo estão envolvidos direta e indiretamente com o projeto de som automotivo?

Como fica a questão da elétrica do carro (instalação por exemplo)?

Como ficará a questão da potência do carro? Ou isso não faz o mínimo de sentido
:roll: ?

O carro é um Corsa Wind 1.0 2P 1995

Agradecido a contribuição de vocês.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

a bateria nao é o segredo, tudo depende do tipo de som e o qnt esse som precisa de energia.....dai vemos o q precisa de bateria pra manter o som e o carro, e o qnt de alternador sera necessario pra recarregar a bateria.....

nao resolve por um super som q precisa de 500A, colocar uma bateria de 100A e ter um alternador de 45A/h

sua bateria vai aguentar coisa de 10min, e é capaz de nem conseguir ligar mais o carro.....se ligar o motor, sem usar mais nada eletrico, alem dos sistemas vitais do carro, vc vai precisar no minimo 3hs direto pra completar a carga da bateria....o alternador repoe a carga da bateria e é usado pra alimentar os sitemas vitais.....a bateria é sua reserva de energia pra partida, ela tem q manter um minimo capaz de virar o arranque e manter os sistemas enquanto o alternador nao entra em acao pra manter o carro e repor a bateria...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

se for ver bem, com 600cruzeiros, ou vc compra um player bom ou monta uma caixa de som com um sub, hj em dia as coisas estao absurdamente caras

entao antes de tudo tem q definir em q linha vai, qualidade, trio ........pelo q disse, imagino q nao seja qualidade, pq quer substituir o som de casa kkkkkk e som de qualidade prioriza a qualidade e nao o barulho
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Thiago Virtuauto
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Quinta-feira 15 2014f Maio 2014 03:23:05 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Thiago Virtuauto »

SemControle escreveu:se for ver bem, com 600cruzeiros, ou vc compra um player bom ou monta uma caixa de som com um sub, hj em dia as coisas estao absurdamente caras

entao antes de tudo tem q definir em q linha vai, qualidade, trio ........pelo q disse, imagino q nao seja qualidade, pq quer substituir o som de casa kkkkkk e som de qualidade prioriza a qualidade e nao o barulho
SemControle,

Consegui acompanhar o raciocínio da bateria

É... falei em torno de R$ 600,00... mas sei que sairá mais que isso. Então desconsideraremos a questão valor, e nos atentaremos apenas a questão satisfação e qualidade.

O lance do som doméstico é o seguinte SemControle.

Sabe aqueles momento que juntam-se família e colegas para uma final de semana... ninguém que ficar dentro de casa pq o churrasco e a piscina estão fora :roll: , e quem está dentro de casa não quer o som alto demais pois atrapalha o diálogo dentro de casa.

Então o carro está na garagem, ou na rua, e alguém diz: "Liga o som do carro".

Desejo um som que não seja uma frigideira no fogo fritando ovos.

Então a intenção é um som que em QUALIDADE não seja básico a ponto de preferirem um som doméstico no lugar do som de meu carro, nem um som grandioso que ocupe todo espaço de um Corsa Wind.

Penso em alguma coisa do tipo 2 bons alto-falante, CD Player, Amplificador, e outros acessórios complementares como cornetas, sub-woofer, tweeter, caso necessário. Não sei ainda.

Claro que irei me aprofundar mais sobre o assunto, e até já dei uma pesquisa legal na internet. Porém nada melhor do que a dica de alguém experiente, outra coisa que irei buscar na região onde moro, um profissional realmente experiente no assunto.

Penso que os acessórios listados acima irão satisfazer a questão quantidade, com relação a questão qualidade, a montagem do som é quem vai dizer. Dependendo do que formos instalando e o som for chegando em um nível de qualidade satisfatório... bom.

Sobre a questão bateria... sabe estas conexão que liga-se o som do carro direto na tomada...? Pois então, além de querer configurar um som que alinhe capacidade e potencia dos equipamentos que farão parte do projeto, vou querer implantar esta conexão. Penso que desta forma não irá sobrecarregar a bateria.

Penso também que em termos de interferência na potencia do carro, é só ter cuidado no sistema elétrico quando for instalar o som. Me corrijam se eu estiver errado.

Continuo aceitando dicas, instruções e se tiver algum exemplo de projeto, também será bem aceito.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

essas fontes são absurdamente caras e vao servir pra qnd parar ter uma tomada ali, então tira a mobilidade e tem o fator limitação da própria fonte.....

como nunca gostei de trio não sirvo pra ajudar muito nisso.....
sei q com 4 falantes dentro do carro, tocando so altas e medias frequências, e mais um sub na mala tocando as baixas frequências, se tem um som ótimo pra dentro do carro.....

como a ideia ai além de tudo é som pra fora, vai precisar de um bom falante de graves, e realmente um trio, cornetas e tweeters pra gritar, fica faltando a parte dos médios q nunca vi pessoal de trio se preocupar com isso, a moda por aki é ouvir funk, então so tem alguém gritando e um tum tum tum de fundo.....realmente não precisa de médios, nem tem na musica....

veja os tópicos de trio por aki q vai dar um bom horizonte....

agora na questão andar ouvindo já sera preciso um alternador maior, ai precisa ver a questão $$$ pq o alternador maior é caro e compromete a força do motor, é pesado pro motor, com essas tecnologias novas nem tanto, mas pesa, se for pensar no modelo 1.0 EFI de 50cvs, qq cavalo a menos já compromete.....dependendo de qnt tiver consumo com módulos, vc define a real necessidade do alternador e baterias....
sempre tive consumo em módulos maior q a bateria, porem como não fico parado ouvindo som, e nem no ultimo volume, o consumo real sempre ficou abaixo da bateria, então nunca tive problemas.....ai vc pensa, se a soma do consumo dos módulos já é maior q sua bateria, é provável q não aguente 1h direto de som sem ligar o carro....ai entra a questão do alternador, e qnt tempo é necessário pra repor a carga da bateria.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Recomendo que pesquise sobre auto falantes coaxiais, triaxiais... É importante definir isso.

Eu comprei um kit Pioneer, o aparelho e 4 falantes. Esperava pouco, no fim vai ficar assim pro que preciso está ótimo.

Montar som no carro pra "fora".... É caro e paga de vileiro. Tem grana sobrando me deposita. Hahahaha. Compre um som bom pra sua casa eseja feliz!
Thiago Virtuauto
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Quinta-feira 15 2014f Maio 2014 03:23:05 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Thiago Virtuauto »

awaked escreveu:Recomendo que pesquise sobre auto falantes coaxiais, triaxiais... É importante definir isso.

Eu comprei um kit Pioneer, o aparelho e 4 falantes. Esperava pouco, no fim vai ficar assim pro que preciso está ótimo.

Montar som no carro pra "fora".... É caro e paga de vileiro. Tem grana sobrando me deposita. Hahahaha. Compre um som bom pra sua casa eseja feliz!
Hahahaha

Valeu SemControle.
Valeu awaked.

Vocês tem razão hahaha.

Minha intenção na verdade não é chamar a atenção por ter um som potente e muito caro.

Apenas quero um som simples, mas de qualidade.

Por exemplo, este Kit Pioneer, o aparelho e 4 falantes, penso ser legal.
Cornetas, Sub, Tweeter, etc, apenas instalarei se for realmente necessário melhorar um pouco mais a qualidade de som. Talvez esses equipamentos complementares possa ser capricho.

Bom, isso não é um projeto para agora, mas por se tratar de projeto estou planejando e buscando informações. Apenas quando eu adquirir o CD Player ou DVD Player e os falantes ( 2 ou 4) que instalar, é que irei verificar como vai ficar e aí sim realizar alguns ajustes. Estou pensando dessa forma, ir aos poucos, porém nada monstruoso.

Vou ver o funcionamento de alguns projetos e conversar com algumas pessoas que possua um som automotivo de qualidade. Deverá me ajudar.

Uma certeza... sem não deve ficar.
Também não quero um som que eu precise dá uns tapinhas nele para funcionar legal :roll: :!:

Vou dá uma pesquisada sobre coaxiais e triaxiais. Fiquei de olhar isso e ainda não fiz.

Foram boas as dicas de vocês.

Aceito mais.
maurogt
:: Super ::
Mensagens: 63
Registrado em: Quinta-feira 29 2013f Agosto 2013 07:24:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por maurogt »

uma dica: assista todos os videos deste canal (referentes a montagem de som)
Imagem
mgt
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”