[TUTORIAL] - Como montar um Kit Verão

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Eduardo Goulart
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[TUTORIAL] - Como montar um Kit Verão

Mensagempor Eduardo Goulart » Domingo 02nd 2014f Março 2014 05:09:10 PM

Boa tarde amigos, venho tentar ajudar com este tutorial que para mim foi a solução do problema de aquecimento do meu corsa 99 1.0 com ar.

Bom resolvi apelar para o kit verão como ultimo recurso, pois troquei válvula termostática, bomba de agua, fiz o cabeçote, troca de todas as juntas, troca do eletroventilador e radiador, liquido do radiador ac delco, sensores de painel e do cabeçote, troca do termostato duplo do ar e rele do 2º estagio da ventoinha detalhe tudo original, no final se chegou a conclusão que o problema é na central que só manda armar o segundo estagio da ventoinha quando o caro esta a mais de 100º, quando o ar esta ligado o segundo estagio da ventoinha é armado pelo termostato duplo do ar so que quando ele refrigera o condensador a pressão cai e ele desarma o segundo estagio so que a temperatura do carro continua alta e ai esta o problema, visto isto parti para o kit verão que resolveu o meu problema.

Material

1 rele de 40
1 fusível de 30a + soquete
1 kit verão de tempra composto por um T duas braçadeiras e um cebolao no meu caso de 92º.

custo das peças 80,00
mão de obra 50,00.

o procedimento foi feito por um eletricista.

1º puxou um fio da bateria colocou o fusível de 30a e seguiu com o fio até o rele e ligou no plugue 30

[img][img]http://s26.postimg.org/v1t6ncmit/20140302_143331.jpg[/img][/img]

[/img]Imagem[img]

2º corte da mangueira que sai do radiador para colocar o T com o cebolão

[img][img]http://s26.postimg.org/v5n03ls05/20140302_143127.jpg[/img]

3º foi puxado um fio do cebolão para o plugue 85 do rele

4º plugue 87 do rele foi ligado no fio vermelho com branco da ventoinha

[img][img]http://s26.postimg.org/nqxob864l/20140302_144019.jpg[/img][/img]

5º no plugue 86 do rele foi feito um aterramento na própria lataria do carro.

6º o outro plugue do cebolão foi ligado no fio da ignição que passa dentro deste plástico preto e branco

[img][img]http://s26.postimg.org/9go3zqps5/20140302_143206.jpg[/img][/img]

bom depois disto meu carro esta ligando o segundo estagio entre 96 e 97º e desarma entre 93 e 94º, no transito intenso com o ar ligado ele chegou entre 98 e 99º.

A ventoinha é desligada junto com a ignição.

O sistema original não foi mexido ficou como um reserva.

ah esse é meu primeiro tópico espero ajudar, qualquer duvida é só perguntar.





José Leal
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Mensagempor José Leal » Domingo 02nd 2014f Março 2014 09:34:15 PM

Só uma coisinha: o cidadão colocou o cebolão na mangueira errada!

Para o esquema funcionar de acordo, disparando a ventoinha aos 92°C, teria que ter colocado o cebolão na mangueira de entrada do radiador, aquela curta, que sai da parte de cima, do cabeçote, e entra no radiador. Do jeito que está aí, a água tem que circular pelo radiador inteiro até chegar ao cebolão e assim disparar a ventoinha.
Antes, sugiro trocar a central de IE, pelo menos para testar se vai funcionar na velocidade lenta. Caso não funcione, talvez o chicote da central até o relé ou do relé até a ventoinha pode estar danificado. Mas se vc quiser manter o kit verão, recomendo veementemente que vc coloque o cebolão na saída do cabeçote para o radiador.

Pelo sistema original não estar funcionando direito, o AC deve estar ruim, não? Não está havendo a refrigeração ideal do condensador...


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lulaf
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Mensagempor lulaf » Segunda-feira 03rd 2014f Março 2014 10:49:44 AM

Eu fiz algo parecido, mas como troquei meu radiador, ele já veio com uma entrada para cebolão, e instalei ali o cebolão.
Toda a fiação ficou escondida, parecendo que nada foi alterado.


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Mensagempor ishikawa83 » Sábado 16th 2016f Janeiro 2016 06:41:56 PM

Boa noite,
Tenho essa dúvida, devo instalar o kit verão na mangueira que sai do bloco do motor que vai para o radiador ou na mangueira que sai do radiador e retorna para o bloco?

Se instalar na mangueira de saída do radiador, o flúido vai conseguir atingir o intervalo de 77°C a 86°C ?
O fluído retorna nessa temperatura?
E se for na mangueira de entrada do radiador,a ventoinha vai ficar sempre ligada??





KaioKarvik
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Re: [TUTORIAL] - Como montar um Kit Verão

Mensagempor KaioKarvik » Segunda-feira 20th 2017f Fevereiro 2017 07:17:17 AM

Então, no meu caso possuo um corsa que não usa o cebolão, o que se faz?





KaioKarvik
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Re: [TUTORIAL] - Como montar um Kit Verão

Mensagempor KaioKarvik » Segunda-feira 20th 2017f Fevereiro 2017 07:41:27 AM

KaioKarvik escreveu:Então, no meu caso possuo um corsa que não usa o cebolão, o que se faz?



desconsidera minha pergunta, depois carreguei a foto e vi que usa a peça que vai o cebolão





Bange
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Re: [TUTORIAL] - Como montar um Kit Verão

Mensagempor Bange » Segunda-feira 20th 2017f Fevereiro 2017 10:03:09 AM

Pessoal, eu coloquei um kit verão, em um sufoco de pré viagem, mas depois reanalisei a instalação...

viewtopic.php?f=40&t=97597

Quanto a colocação antes ou após o radiador, não vejo grandes problemas, desde que esteja havendo circulação normal do líquido.

Minha opinião final é de que o sistema original deve ser normalizado/recuperado e a instalação de um kit verão não deve concorrer com a faixa de trabalho do motor, ou seja, entre 92 e 98ºC.

Colocá-lo abaixo desta faixa, é besteira, pois a VT não estará aberta, logo o líquido não circula completamente e o motor trabalhará frio, acarretando maior consumo, perda de potência e maior agressão ao meio ambiente.

Colocá-lo acima da faixa, penso que seja mais inteligente, pois se ele acionar é porque o sistema do carro não está dando conta por algum motivo, servindo o kit mais como uma emergência ou alarme.





Bange
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Re: [TUTORIAL] - Como montar um Kit Verão

Mensagempor Bange » Segunda-feira 20th 2017f Fevereiro 2017 10:54:29 AM

...correção:

Não é perda de potência e sim o não aproveitamento da maior potência possível

Acrescento ainda que a operação de um kit verão, muito próximo ou dentro da faixa de trabalho da VT, irá provocar maior frequência de trabalho da VT, com excessivos abre e fecha.








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