[TUTORIAL] - Desmontagem Painel Central e Comando do A/C (CORSA C)

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
diego.lins
:: Millennium ::
Mensagens: 148
Registrado em: Quinta-feira 13 2012f Dezembro 2012 08:25:24 PM
Localização: Cabo de Santo Agostinho - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[TUTORIAL] - Desmontagem Painel Central e Comando do A/C (CO

Mensagem por diego.lins »

Olá, pessoal do CC!
Boa noite!
Sou um pouco novo no fórum, mas já postei algumas dúvidas e algumas pessoas já devem me conhecer, pelo menos pelo nome.
Estou fazendo um pequeno tutorial de como desmontar o painel central e o comando do ar condicionado (A/C) do CORSA MODELO C. Essa era uma dúvida que já postei aqui no fórum e não obtive resposta, porém, hoje resolvi meter a mão na massa e tentar resolver a bronca que estava tendo!
Enfim consegui retirar esse comando e estou compartilhando com os amigos, através de fotos, pois acredito que alguém um dia precisará, rsrs.
Vamos lá:

Materiais necessários:

- 1 chave de fenda (ou 2 para facilitar);
- 1 chave tipo TORX, T-20
- Kit chave de relojoeiro (chaves de fenda bem fininha)
- Paciência :P

1 - Retire os dois difusores de ar centrais utilizando uma chave de FENDA:

Imagem

e

Imagem

2 - Retire o botão do pisca-alerta, conforme indicado na imagem (É só puxar que sai. É bom ter cuidado para não danificar nada).

Imagem

3 - Retire os 4 parafusos da cobertura do painel central (Parafuso TORX T-20):

Imagem

4 - Retire o TERMINAL em que o botão do pisca-alerta é conectado (Ele possui duas travas, é só apertá-las e puxar o terminal), veja imagem:

Imagem

5 - Retire a cobertura do painel central:

Imagem

e

Imagem

6 - Retire o conector do pisca-alerta. Ele tem uma espécie de trilho, é só puxá-lo para baixo que ele desliza no trilho e sai tranquilamente (na imagem tem uma seta para cima pq eu deixei o painel de cabeça para baixo, rs):

Imagem

Pronto, cobertura totalmente retirada:

Imagem

7 - Você ficará vendo isso:

Imagem


8 - Agora retire a tampa protetora do comando do A/C, com uma chave de fenda tipo relojoeiro (fina). Faça com cuidado para não deixar marcas na tampa, pois ela é frágil. (Veja imagem de como fazer):

Imagem

Ficará assim:

Imagem

9 - Retire o compartimento de colocar objeto com duas chaves de fenda e depois puxe-o para você, conforme a imagem (No meu caso, o som veio junto, não sei como é o som de vocês, então nesse caso, deve variar um pouco, mas nada tão diferente):

Imagem

Puxe-o:

Imagem

Ficará assim (não precisa retirar os cabos do SOM, só vai dá mais trabalho!!):
Imagem

10 - Retire agora os dois parafusos TORX (T-20) do comando do A/C.

Imagem

11 - Coloque uma chave de fenda onde tem as marcas amarelas na foto e vá empurrando o comando para fora que ele vai saindo devagarinho (Na hora de tirar foto eu tirei sem a chave no local, mas dá pra entender!).

Imagem

OBS: Nessa hora, tenha um pouco de cuidado, pois o comando do A/C tem 2 cabos conectados e 2 chicotes amarrados nele. Então se você puxar muito rápido, talvez os cabos/chicotes se soltem e você nem veja-os conectado (aconteceu comigo, rsrs) e na hora de remontar pode se complicar para achar onde é o local de conexão dos cabos e chicotes. Vai falar: "Esses cabos são conectados onde? Nem tinha visto eles!!".
Então o bom é puxar devagar e ver onde são conectados os cabos e onde os chicotes estão fixados.

12 - Desconecte os cabos e chicotes do comando do A/C e pronto, você retirou o painel central do Corsa C (na foto um dos cabos e chicotes já estavam soltos, pois eu acabei não tomando muito cuidado e puxando o comando do A/C e eles saíram "sozinho", mas é só observar os cabos e chicotes e fazer com cuidado):

Imagem

Imagem

Pronto, comando do A/C retirado:

Imagem

Imagem

Caso seja necessária a troca do comando, é só conectar o outro e remontar.
Para remontar é só seguir o procedimento contrário.
Agora é só correr pro abraço! :D

Acho que esse é um passo muito importante para a retirada do PAINEL COMPLETO, que é outra coisa que desejo realizar.
Assim que tiver tempo e coragem, tentarei tirar o painel completo, pra dar uma limpeza geral no no carro (Só nessa parte do tutorial já tava SUJÃO, imagine nos outros compartimentos? rsrsrs).

Espero que o tutorial tenha ficado um pouco legal e que isso possa contribuir para os membros do Corsa Clube! :D

Valeu, pessoal! ;)
Até a próxima.
lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

Legal, pelo que vi, como sempre a paciência é o ingrediente fundamental, portanto se começarem a ficar nervosos nem tentem, kkkkkk
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv
cmiyahira
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Quarta-feira 23 2010f Junho 2010 09:19:36 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cmiyahira »

diego.lins escreveu:Olá, pessoal do CC!
Boa noite!
Sou um pouco novo no fórum, mas já postei algumas dúvidas e algumas pessoas já devem me conhecer, pelo menos pelo nome.
Estou fazendo um pequeno tutorial de como desmontar o painel central e o comando do ar condicionado (A/C) do CORSA MODELO C. Essa era uma dúvida que já postei aqui no fórum e não obtive resposta, porém, hoje resolvi meter a mão na massa e tentar resolver a bronca que estava tendo!
Enfim consegui retirar esse comando e estou compartilhando com os amigos, através de fotos, pois acredito que alguém um dia precisará, rsrs.
Vamos lá:

Materiais necessários:

- 1 chave de fenda (ou 2 para facilitar);
- 1 chave tipo TORX, T-20
- Kit chave de relojoeiro (chaves de fenda bem fininha)
- Paciência :P

1 - Retire os dois difusores de ar centrais utilizando uma chave de FENDA:

Imagem

e

Imagem

2 - Retire o botão do pisca-alerta, conforme indicado na imagem (É só puxar que sai. É bom ter cuidado para não danificar nada).

Imagem

3 - Retire os 4 parafusos da cobertura do painel central (Parafuso TORX T-20):

Imagem

4 - Retire o TERMINAL em que o botão do pisca-alerta é conectado (Ele possui duas travas, é só apertá-las e puxar o terminal), veja imagem:

Imagem

5 - Retire a cobertura do painel central:

Imagem

e

Imagem

6 - Retire o conector do pisca-alerta. Ele tem uma espécie de trilho, é só puxá-lo para baixo que ele desliza no trilho e sai tranquilamente (na imagem tem uma seta para cima pq eu deixei o painel de cabeça para baixo, rs):

Imagem

Pronto, cobertura totalmente retirada:

Imagem

7 - Você ficará vendo isso:

Imagem


8 - Agora retire a tampa protetora do comando do A/C, com uma chave de fenda tipo relojoeiro (fina). Faça com cuidado para não deixar marcas na tampa, pois ela é frágil. (Veja imagem de como fazer):

Imagem

Ficará assim:

Imagem

9 - Retire o compartimento de colocar objeto com duas chaves de fenda e depois puxe-o para você, conforme a imagem (No meu caso, o som veio junto, não sei como é o som de vocês, então nesse caso, deve variar um pouco, mas nada tão diferente):

Imagem

Puxe-o:

Imagem

Ficará assim (não precisa retirar os cabos do SOM, só vai dá mais trabalho!!):
Imagem

10 - Retire agora os dois parafusos TORX (T-20) do comando do A/C.

Imagem

11 - Coloque uma chave de fenda onde tem as marcas amarelas na foto e vá empurrando o comando para fora que ele vai saindo devagarinho (Na hora de tirar foto eu tirei sem a chave no local, mas dá pra entender!).

Imagem

OBS: Nessa hora, tenha um pouco de cuidado, pois o comando do A/C tem 2 cabos conectados e 2 chicotes amarrados nele. Então se você puxar muito rápido, talvez os cabos/chicotes se soltem e você nem veja-os conectado (aconteceu comigo, rsrs) e na hora de remontar pode se complicar para achar onde é o local de conexão dos cabos e chicotes. Vai falar: "Esses cabos são conectados onde? Nem tinha visto eles!!".
Então o bom é puxar devagar e ver onde são conectados os cabos e onde os chicotes estão fixados.

12 - Desconecte os cabos e chicotes do comando do A/C e pronto, você retirou o painel central do Corsa C (na foto um dos cabos e chicotes já estavam soltos, pois eu acabei não tomando muito cuidado e puxando o comando do A/C e eles saíram "sozinho", mas é só observar os cabos e chicotes e fazer com cuidado):

Imagem

Imagem

Pronto, comando do A/C retirado:

Imagem

Imagem

Caso seja necessária a troca do comando, é só conectar o outro e remontar.
Para remontar é só seguir o procedimento contrário.
Agora é só correr pro abraço! :D

Acho que esse é um passo muito importante para a retirada do PAINEL COMPLETO, que é outra coisa que desejo realizar.
Assim que tiver tempo e coragem, tentarei tirar o painel completo, pra dar uma limpeza geral no no carro (Só nessa parte do tutorial já tava SUJÃO, imagine nos outros compartimentos? rsrsrs).

Espero que o tutorial tenha ficado um pouco legal e que isso possa contribuir para os membros do Corsa Clube! :D

Valeu, pessoal! ;)
Até a próxima.
Amigo, queria saber se só tirando a tampa do ar é possivel trocar as lampadas de iluminação... Tava querendo colocar umas brancas... você sabe qual lampada que é utilizada ali???
Avatar do usuário
mauricio_rs
:: GL ::
Mensagens: 1596
Registrado em: Segunda-feira 16 2009f Fevereiro 2009 07:17:14 PM
Localização: Canoas - RS
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006
Contato:

Mensagem por mauricio_rs »

Show de bola!! Ficou perfeito.
parabéns!
Abraço
MAURÍCIO
Corsa Sedan Maxx 2005/2006 Prata 1.8 Flexpower
Fotos http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=569486#569486
Corsa Classic Preto 2007 Flexpower.
Memórias http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... highlight=
_________________
Amauri_Capao
:: Moderador ::
Mensagens: 3961
Registrado em: Domingo 09 2007f Dezembro 2007 02:02:59 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Amauri_Capao »

Tutorial muito bom, tenho certeza que irá ajudar muitos Corseiros.

Abraços
guilhermemt
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Terça-feira 10 2013f Dezembro 2013 02:26:54 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por guilhermemt »

Ae Diego,

ficou muito bom o esquema de como desmontar o painel. Com todas essas fotos, qualquer um faz!

Tenho um Corsa Hatch Econoflex 2009. O ventilador dele está começando a fazer barulho, principalmente quando viro pra esquerda. É como se encostasse em algum pedaço de plástico.

Você sabe me dizer o que eu tenho que desmontar para chegar nas hélices/motor do ventilador?

Obrigado!
amilcar_medeiros
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Segunda-feira 21 2014f Abril 2014 01:20:42 PM
Localização: Novo Hamburgo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por amilcar_medeiros »

Muito Bom! Vou tentar fazer aqui no meu. Quebrou alguma coisa no ar quente e to só com o ar quente ligado direto.
Rodrigo_AM
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quarta-feira 15 2014f Outubro 2014 11:40:54 AM
Localização: Guaíba - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rodrigo_AM »

Tutorial perfeito! Não tem erro com ele.
Twitter @rodrigo_amendes
Avatar do usuário
FranklinGomes
:: Wind ::
Mensagens: 23
Registrado em: Sexta-feira 21 2017f Julho 2017 03:26:22 PM
Localização: Araçatuba - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por FranklinGomes »

Não to conseguindo executar essa parte:

4 - Retire o TERMINAL em que o botão do pisca-alerta é conectado (Ele possui duas travas, é só apertá-las e puxar o terminal), veja imagem:

Imagem

Eu tento puxar, mas está muito preso no chicote, e agora?!
Jai Jesus
:: Wind ::
Mensagens: 33
Registrado em: Quarta-feira 29 2017f Novembro 2017 12:56:18 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MILLENIUM CLASSIC VHC
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Jai Jesus »

O meu Wind 96 está faltando este acabamento vermelho do pisca alerta. Será que é difícil de arrumar?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”