[TUTORIAL] - Limpeza externa do condensador do A/C

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[TUTORIAL] - Limpeza externa do condensador do A/C

Mensagem por lulaf »

Como eu achei vários assuntos sobre a limpeza do sistema do ar condicionado somente para a cabine do carro, eu hoje estava de bobeira e resolvi fazer uma limpeza do condensador do ar condicionado, porque ele tava muito sujo na serpentina e assim dificulta a passagem do ar para o radiador, o que leva a elevar a temperatura da água e também diminui a eficácia do ar, uma vez que com a sujeira, a serpentina não congela totalmente.

Para fazer a limpeza, primeiro necessitamos comprar 1 litro de Megatron Zenith ou outra marca de produto para limpeza de serpentina. Geralmente é achado em lojas que vendem produtos para ar condicionado de casa, e custa barato.

Primeiro passo é desmontar o parachoque dianteiro.

Imagem

Retira-se os parafusos que se encontram na minifrente.

Imagem

Depois tem os parafusos da caixa de roda

Imagem

E aqueles mais chatos que são por dentro que seguram a ponta do parachoque e o acabamento da caixa de roda. Quando retirar esses cuidado pra não soltar mais nenhum desse acabamento porque são chatos pra colocar no lugar.

Imagem

Tem esses também na parte de baixo do parachoque.
Após é só puxar pra frente que ele sai.

Imagem

Pra fazer uma limpeza legal, é necessário retirar a alma de aço.
São só dois parafusos, um de cada lado.

Imagem

Depois retira-se os suportes que fixam a fiação na alma de aço pra não ficarem soltos, é só usar um alicate de bico e apertá-los de modo que passem pra baixo.

Imagem

Feito isso, chegou a vez da ventoinha, onde são dois parafusos Philips, fáceis de tirar.
Se quiserem desconctem a ventoinha. Mas eu não fiz isso apenas a apoiei em cima do motor porque o fio é grande e dá pra fazer isso.

Imagem

Então chegamos no sujão, reparem que mais parece o Cascão.

Imagem

Pode-se aplicar o produto com um frasco de desodorante limpo. Basta espirrar na parte de alumínio que logo você vai ver ele fazendo efeito, a sujeira cai em borras como na foto, é necessário deixar agir por um ou dois minutos no máximo, depois lavar bem de preferência com uma mangueira de bomba de rua pra dar mais pressão.
Eu joguei também no radiador.

Imagem

O resultado é isso aí, bem limpo, onde o ar vai passar com mais facilidade, resfriando o radiador e deixando a serpentina do condensador gelar bem mais, aumentando a eficácia do ar condicionado.

Espero que seja útil para alguns, porque como disse antes, eu não tinha achado nada desse tipo e como eu ia fazer mesmo, resolvi fotografar e postar aqui.

Moderadores, a última vez que postei assim foi há mais de dois anos no kadett clube e não sei se o tamanho das fotos estarão legais, caso haja algum problema, podem me contactar que eu resolvo, ok?

Abraço a todos e Feliz Páscoa.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv
Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

lulaf,

Tópico devidamente organizado e fixado para futuras consultas aqui no CC.

Parabéns pela boa vontade em nos ceder este maravilhoso trabalho, vai ajudar muita gente, inclusive a mim também interessado em limpar esse condensador.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
Avatar do usuário
JAQSON.LEMOS
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Domingo 30 2011f Janeiro 2011 08:50:41 PM
Localização: São Gonçalo dos Campos - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JAQSON.LEMOS »

MUITO BOM O TOPICO A TEMPOS TAVA EM BUSCA DE UM ASSIM...MEREÇE SER FIXO...VOU FAZER NO CORSINHA SEMPRE Q PRECISAR ...ABRAÇOS
CORSA HETCH 1.0 8v 2000/2001....trava,alarme,ar,insulfilm,xenon,sonzinho batendo....
leogregol
:: Super ::
Mensagens: 71
Registrado em: Quinta-feira 22 2009f Outubro 2009 03:15:35 PM
Localização: Veranópolis - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por leogregol »

lulaf escreveu:
Depois tem os parafusos da caixa de roda

Imagem

E aqueles mais chatos que são por dentro que seguram a ponta do parachoque e o acabamento da caixa de roda. Quando retirar esses cuidado pra não soltar mais nenhum desse acabamento porque são chatos pra colocar no lugar.
Cara, tu sabe me dizer como são esses parafusos? o meu está faltando um e essa ponta está 'saltada' para fora...
Ex-Corsa Wind MPFI 2P, 2000/2001
Ex-Fiesta Personalité 4P, 2004/2005
Sentra Special Edition CVT 2012/2013

"A procura da joinha novamente"
lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

É um parafuso em forma de "T" que a parte chata encaixa no plástico do acabamento.
Geralmente quando ele tá saltado pra fora, é porque essa parte de plástico rachou.
Eu resolvi esse problema do meu simplesmente retirando o acabamento e colando com araldite uma arruelana na parte rachada e coloquei o parafuso dentro com mais araldite, e ela acabou colando de vez e não solta mais. Aí é só encaixar o acabamneto no lugar e colocar a porca travando tudo.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv
Avatar do usuário
emerson.fp
:: Millennium ::
Mensagens: 172
Registrado em: Segunda-feira 29 2009f Junho 2009 06:10:20 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por emerson.fp »

Preciso trocar um farol do corsa da minha noiva, um Hatch 2009.
Segundo o mecanico da Brozauto (autorizada GM de Canoas - RS) é simples.
Espero que seja mesmo.
Avatar do usuário
Tcharle
:: Wind ::
Mensagens: 18
Registrado em: Segunda-feira 01 2003f Dezembro 2003 03:00:03 AM
Localização: Minas do Leão - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Tcharle »

Ai galera, gostaria de saber se vcs encontraram esse produto a não ser no Rio? já procurei na minha cidade e em Porto alegre, não encontro em lugar nenhum, alguém do Rio teria a disposição de comprar p/ mim? Deposito a grana antecipado.
Corsa Wagon 1.0 16V
Super 99/00
Minas do Leão - RS
lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

Tcharle, dá uma procurada em lojas especializadas em ar condicionados de residência mesmo. Com certeza tu vai achar ele ou o similar que usam por aí em RS, porque o sistema de limpeza é o mesmo em qualquer lugar.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv
figueiredovitor
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Terça-feira 19 2011f Julho 2011 02:54:22 PM
Localização: Duque de Caxias - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por figueiredovitor »

Complementando o tópico.
Após efetuar a limpeza da serpentina, deve-se também limpar o filtro do ar condicionado, fica ao lado da bateria embaixo de um plástico, limpe o reservatório do filtro e se ele não estiver branquinho troque-o filtro, depois use um produto antimofo para higieniar o carrro deixe o carro ligado por 15 min com as janelas fechadas e pronto, pode se comprar o higienizador de ar condicionado em spray ou um antibactericida que sai mais barato, pois se o filtro de ar estiver sujo além de vc respirar sujeira diminui também a criculação do ar frio. Se vc fez tudo isso e o ar ainda está fraco, podem ser dois problemas está sem carga de gás ou o reservatório de gás etá com furo ai é necessário levar em alguem da sua região que mecha com ar condicionado para soldar ou dar uma carga de gás.
RemelaCrua
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Domingo 02 2012f Dezembro 2012 09:25:58 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RemelaCrua »

com a limpeza o ar condicionado realmente gelou mais ?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”