[TUTORIAL] - Troca do líquido de arrefecimento

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.

Moderadores: sousaman, leonardo, Bange, Organizadores do Fórum



Avatar do usuário
RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27th 2011f Dezembro 2011 01:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor RogerMansur » Domingo 30th 2012f Dezembro 2012 07:43:24 PM

Existem várias maneiras de se fazer esse serviço em casa, como vc falou q vai seguir o tutorial, q eu particularmente achei o procedimento bem ineficaz, a temperatura na primeira troca pode ser feito fria mesmo mas depois disso vc terá q ficar ligando o carro até atingir a temperatura de trabalho da válvula termostática onde ela se abrirá fazendo a troca da água do bloco do motor com a água q estará parcialmente limpa do radiador, então todo o resto do serviço será feito com o motor quente.
Tome muito cuidado p não se queimar durante esse serviço, faça-o com muita atenção!
E uma dica para vc, não sei se irá trocar o reservatório de água antigo p um novo ou irá limpar o seu e continuar com ele, mas comece a fazer o serviço limpando ou trocando o reservatório pois o mesmo acumula muita sujeira em sei interior e comforme a água limpa vai passando p ele vai soltando cada vez mais sujeira então se fizer dessa maneira q te falei a água ficará limpa mais rapidamente e o serviço será mais rápido.


Imagem
"POUCO CONHECIMENTO É UMA COISA PERIGOSA, MUITO CONHECIMENTO, TAMBÉM"



José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5907
Registrado em: Quarta-feira 29th 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor José Leal » Domingo 30th 2012f Dezembro 2012 09:39:32 PM

O tutorial lá da página 1 é bem demorado de se realizar.

Pessoalmente, quando troco a água do radiador dos meus carros, primeiramente solto as mangueiras do radiador e deixo escorrer todo o "barro". Depois, usando uma mangueira ligada na torneira, pela mangueira inferior, vou enchendo de água a peça, até sair água limpa pela mangueira superior. Finalizado o processo, retiro as mangueiras do reservatório e na mangueira inferior, ligo a mangueira de água e deixo circular um pouco pelo sistema, tudo isso com o motor desligado. Quando estiver saindo água limpa, remonto as mangueiras do radiador e dou a partida no motor. Pela mangueira de retorno de água para o reservatório, vai sair um pouco de sujeira. Saindo água limpa, desligo tudo, retiro novamente as mangueiras do radiador para escorrer toda a água possível, remonto tudo e encho com aditivo.

Para limpar o reservatório, uso arroz cru (obvio) ou areia misturado com detergente. Assim que não for possível retirar mais a sujeira, uso um removedor de ferrugem para complementar a limpeza. O reservatório não fica branquinho como novo, mas fica bem limpo.


Imagem
Imagem
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -



fabio_pvai
:: GL ::
Mensagens: 1566
Registrado em: Terça-feira 04th 2012f Setembro 2012 11:27:53 AM
Localização: Paranavaí - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagempor fabio_pvai » Segunda-feira 31st 2013f Dezembro 2012 07:31:12 AM

RogerMansur, Valeu pelas dicas chefia.....no meu caso acho que esse procedimento ja vai ser o suficiente pq a agua esta com aditivo ainda e praticamente nao tem barro no reservatório, é mais pelo cuidado mesmo pq sempre foi feito essa troca de aditivo.....salvo qdo o carro era mais novo que demorou uns anos para ser trocado o aditivo original, depois disso vem sido feito com periodicidade a cada um ano e meio no maximo, ja o reservatório eu nao vou trocar pq esta em boas condiçoes mais mesmo assim eu vou tirar para limpar para o serviço ficar completo.
Abraços e feliz ano novo pra vc e sua familia.

E ai José Leal, eu ja vi fazendo desse jeito que vc falou, e inclusive vou encarar fazer em casa pq justamente eu conclui que nao saiu com muito barro qdo pagava para fazer, pq era feito regularmente a troca do aditivo, entao dessa vez vou fazer em casa mesmo. Com relaçao ao reservatório eu tava pensando em fazer com o arroz cru assim como vc falou, meu sogro tinha falado que ja limpou o dele dessa forma. É uma ideia que funciona mesmo.

Abraços e bom fim de ano.





Avatar do usuário
RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27th 2011f Dezembro 2011 01:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor RogerMansur » Segunda-feira 31st 2013f Dezembro 2012 11:16:19 AM

fabio_pvai,
Tranquilo então já q seu sistema não está sujo e o serviço será feito mais mesmo para a troca do aditivo do q para limpeza, mas vou te falar o seguinte como não sei qual é o aditivo q esta usando em seu carro é muito importante q se certifique q o sistema esteja completamente limpo sem vestígios do aditivo antigo antes de colocar o novo, imagino q irá usar o orgânico agora e não se pode misturar este com o aditivo convencional com o risco de ocorrer reações no sistema pela diferença de composição dos dois aditivos resultando em excesso de espuma e pressão.
Desejo também a vc e toda sua família um ótimo Ano Novo com muitas felicidades.
Abrx.


Imagem

"POUCO CONHECIMENTO É UMA COISA PERIGOSA, MUITO CONHECIMENTO, TAMBÉM"



SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 24902
Registrado em: Sexta-feira 16th 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor SemControle » Segunda-feira 31st 2013f Dezembro 2012 11:39:29 AM

eu nao entendo pq vcs nao tiram a termostatica pra facilitar...


Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs



fabio_pvai
:: GL ::
Mensagens: 1566
Registrado em: Terça-feira 04th 2012f Setembro 2012 11:27:53 AM
Localização: Paranavaí - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagempor fabio_pvai » Segunda-feira 31st 2013f Dezembro 2012 03:30:37 PM

SemControle, ai ja nao compensa fazer o trampo em casa, pq para tirar a termostatica tem q tirar a correia dentada.....ja é mais embaçado.





José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5907
Registrado em: Quarta-feira 29th 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor José Leal » Segunda-feira 31st 2013f Dezembro 2012 06:53:29 PM

Fábio, acho que agora ele entendeu...


Imagem
Imagem
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -



SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 24902
Registrado em: Sexta-feira 16th 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor SemControle » Segunda-feira 31st 2013f Dezembro 2012 07:06:45 PM

mas vao trocar sem conferir a bomba d'agua tmb?
bom é fazer direito logo


Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs



Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1007
Registrado em: Quinta-feira 28th 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor Rorion » Sábado 11th 2013f Maio 2013 08:51:06 PM

Estou aqui para agradecer ao autor pelo ótimo tutorial e aos demais colegas pelas dicas e o que acrescentaram. Fiz o serviço hoje em casa.
Eu comprei 3 litros de água desmineralizada + 3 litros de aditivo delphi rosa. Uma coisa que só me dei conta depois que comecei a acrescentar o aditivo. Na verdade qndo vc já percebe que a água sai limpa depois de várias circuladas no bloco com motor ligado, desliga , purga e etc,eu poderia fazer o seguinte . Para quem vai usar a água desmineralizada, o ideal seria fazer um último processo depois de tudo limpo mas usando a água desmineralizada para empurrar a agua da torneira que está no sistema com carro desligado, estimando um tempo aproximado que a água desmineralizada vai sair na mangueira de retorno (+ /- 40 seg). Depois encaixar de leve a mangueira de retorno no reservatório , deixar a tampa aberta e ligar o carro até que esquente e a valvula termostática abra liberando a água de torneira que estar dentro do bloco e deixando entrar a agua desmineralizada. Desliga o carro, tira a mangueira de retorno e purga colocando agua desmineralizada no reservatorio (e não mais água da mangueira da torneira), espera +- 40 seg e pronto. a partir de agora já poderá colocar aditivo e acompanhar até ele sair pela mangueira de retorno e cair no balde. Caiu no balde, encaixar a mangueira de retorno em definitivo no reservatório. A partir de agora completar o nível com o aditivo e pronto. Creio que tenha agua desmineralizada+ aditivo no sistema como um todo.
Uma outra coisa, ao retirar o reservatório, tem aquela mangueira inferior complicada de retirar pois tem aquela abraçadeira original. Uma dica é usar alicate de pressão, ele aperta e mantém pressionado o que facilita muito, depois é só dar uma leve girada no reservatório vai e vem e ir puxando que solta com certa facilidade da mangueira. Encaixa o novo e posiciona a abraçadeira e solta o alicate de pressão e pronto.





ArturAK47
:: Super ::
Mensagens: 81
Registrado em: Sábado 10th 2013f Agosto 2013 07:47:17 PM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor ArturAK47 » Segunda-feira 19th 2013f Agosto 2013 09:23:42 PM

Tutorial perfeito cara, ficou bem fácil entender.

eu estava pensando em retirar a mangueira maior, porem eu não consegui afrouxar a presilha com alicate comun.

mas este método de retirar apenas a mangueira mais fina da bomba e plugar a mangueira de agua direto nela é bem melhor e mais "impo"

grande abraço.








Voltar para “Tutoriais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

Publicidade