[TUTORIAL] - Troca do líquido de arrefecimento

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GustavoMoroni
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Mensagem por GustavoMoroni »

Preciso limpar o sistema do meu sedan Classic VHC 1.0 2004 mais eu nunca fiz.seria melhor do que tentar sem nunca ter feito ir a uma oficina?
Grato.
awaked
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Mensagem por awaked »

GustavoMoroni, sim. Uma oficina com equipamento certo pra isso. Vale muito a pena, em casa normalmente fica parcialmente limpo, já que é mais complicado limpar a água presa o bloco.
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DML
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Mensagem por DML »

Qual o aditivo correto para Classic 2010 VHCE??

Comprei um Petroplus Super Concentrado 1 Litro. http://www.stp.com.br/v3/system/produto ... diador.pdf

Já drenei a água suja e coloquei o Rad Clean para fazer a limpeza do sistema por uma semana. Sábado que vem será o dia de retirar o Rad Clean com toda resto de sujeira.

Ajudem por favor como devo proceder, se eu uso apenas ese super concentrado, se não uso, qual o melhor, etc.

Valeu!!
Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.

Classic 2009/2010 VHC E Preto

PELO SPORT, TUDO!!!
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wagner1983
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Mensagem por wagner1983 »

Blz de topico carinha!!!! deve ser o mesmo esquema para os demais anos de corsas/classic né. abração!
Dinhobrsp
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Mensagem por Dinhobrsp »

A limpeza vai ficar boa porém a agua que deve-se utilizar é a desmerilizada onde não contem sais minerais e cloro em comparação com a da torneira, desta forma esta agua desmerilizada ,mais o aditivo de dois anos de validade com a limpeza vai ficar show e o seu carro agradece
Compre um CORSA e seja Feliz...
Diavolo
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Mensagem por Diavolo »

jefergsi escreveu:para drenar a agua suja voce utilizou a mangueira de cima mas a sugeira fica depositada no fundo do radiador seria correto tambem drenar pela mangueira inferior do radiador, se voce coletar a agua vai ver pedacinhos de ferrugem provenientes das paredes do motor. e tem que drenar tambem,tirando o sensor maior do lado da valvula termostatica.espero ter ajudado tambem sem me entrometer no topico do amigo valeu. :wink:
Eu fiz conforme mostra as imagens e não entendi a parte de retirar o sensor maior do lado da valvula termostática. Podem me explicar como seria feito?

Abraços
fabio_pvai
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Mensagem por fabio_pvai »

Bom, meu carro sempre usou aditivo mais eu nunca tinha me atentado nessas esquemas de organico e mineral....só sabia o esquemas das cores, que o original vem com uma cor meio vermelha/alaranjado/rosado e os que agente comprava nos lugares fora da concessionaria q pedia para trocar, sempre era colocado um verde e as vezes um azulado. Eu li o topico inteiro ai e nao vi ninguem afirmando o do corsa b mpfi se é o organico ou mineral, eu acho que é o mineral (vermelho) é isso?
Vo fazer esse esquema em casa dessa vez seguindo o TUTO.....rsrsrs vo dar uma de herói.
Só preciso saber se esse negocio do aditivo correto se alguem puder me falar e se tb devo fazer com o carro frioo ou se devo fazer com o motor quente mesmo?
Haaa, meu carro tem ar quente, tenho q tomar algum cuidado?

Valeu
fabio_pvai
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Mensagem por fabio_pvai »

Só para completar, eu tava lendo o manual do meu carro e la fala assim: O SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO MOTOR CONTEM UM PRODUTO LIQUIDO PROTETOR PARA RADIADOR A BASE DE ETILENOGLICOL COM PROPRIEDADES ANTICORROSIVAS E QUE PROTEGE CONTRA O CONGELAMENTO. O LIQUIDO DE ARREFECIMENTO DEVERÁ SER SUBSTITUIDO A CADA 2 ANOS. Mais abaixo fala até o código do produto que é o nº 93.201.700 na proporção agua potavel + liquido protetor para radiador 50% de cada um no sistema de arrefecimento.

Só não fala se isso é organico ou mineral, como nao sou quimico pesquisei no google o que é o etilenoglicol e não entendi nada....só que tem alcool.......rsrsrs
RogerMansur
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Mensagem por RogerMansur »

Oq acontece é mais ou menos o seguinte, os aditivos convencionais chamados de minerais são aditivos desenvolvidos para carros q trabalham com uma rotação mais baixa e produzem menos calor na câmara de combustão logo indicado para carros mais antigos pois o motores atuais trabalham com mais rotação e temperatura maior ocasionando uma carga térmica maior neste sistema.
O grande problema dos aditivos convencionais é q eles possuem em sua composição compostos minerais ativos para dar uma proteção extra ao sistema de arrefecimento e as substâncias deste composto em contato com algumas ligas por exemplo o Alumínio sob condições de alta temperatura e pressão gerada pelos motores de alta rotação acabam criando condições q geram um fluxo de elétrons do Alumínio para outros metais criando uma erosão corrosiva do Alumínio.
Logo o aditivo orgânico é recomendado para qualquer tipo de motor desde os mais antigos e obrigarietóriamente para os motores modernos de alta rotação por ser formulado especialmente para motores q trabalham nessas condições, e não produzir assim o fenômeno citado acima.
Os aditivos convencionais ainda podem ser utilizados nos carros mais antigos com motores de baixa rotação, condição esta q não causará o fenômeno da eletro corrosão, mas se hoje vc tem a opção no mercado de produtos modernos e com mais tecnologia na sua composição no caso dos orgânicos não vejo o pq de ainda se usar o aditivo mineral mesmo em carros mais antigos onde seu uso passará a dar uma proteção extra contra a corrosão além do convencional.
A mesma coisa acontece com o óleo do motor se vc tem um carro mais antigo e no manual ele recomenda um 20w50 SJ pq na época era o óleo com classificação superior hoje vc pode usar um 20w50 SN com pacote de aditivo mais completo e bem mais superior ao SJ, com isso o motor do seu carro estará recebendo uma proteção extra, melhorando a lubrificação e consequentemente prolongando a vida útil do seu motor.
fabio_pvai
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Mensagem por fabio_pvai »

E ai RogerMansur, então é tranquilo....vou comprar o de composto organico que nao tem erro.

E o esquema da temperatura do motor o recomendado é ele estar frio, tipo de manha sem uso?
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