Estou aqui para agradecer ao autor pelo ótimo tutorial e aos demais colegas pelas dicas e o que acrescentaram. Fiz o serviço hoje em casa.
Eu comprei 3 litros de água desmineralizada + 3 litros de aditivo delphi rosa. Uma coisa que só me dei conta depois que comecei a acrescentar o aditivo. Na verdade qndo vc já percebe que a água sai limpa depois de várias circuladas no bloco com motor ligado, desliga , purga e etc,eu poderia fazer o seguinte . Para quem vai usar a água desmineralizada, o ideal seria fazer um último processo depois de tudo limpo mas usando a água desmineralizada para empurrar a agua da torneira que está no sistema com carro desligado, estimando um tempo aproximado que a água desmineralizada vai sair na mangueira de retorno (+ /- 40 seg). Depois encaixar de leve a mangueira de retorno no reservatório , deixar a tampa aberta e ligar o carro até que esquente e a valvula termostática abra liberando a água de torneira que estar dentro do bloco e deixando entrar a agua desmineralizada. Desliga o carro, tira a mangueira de retorno e purga colocando agua desmineralizada no reservatorio (e não mais água da mangueira da torneira), espera +- 40 seg e pronto. a partir de agora já poderá colocar aditivo e acompanhar até ele sair pela mangueira de retorno e cair no balde. Caiu no balde, encaixar a mangueira de retorno em definitivo no reservatório. A partir de agora completar o nível com o aditivo e pronto. Creio que tenha agua desmineralizada+ aditivo no sistema como um todo.
Uma outra coisa, ao retirar o reservatório, tem aquela mangueira inferior complicada de retirar pois tem aquela abraçadeira original. Uma dica é usar alicate de pressão, ele aperta e mantém pressionado o que facilita muito, depois é só dar uma leve girada no reservatório vai e vem e ir puxando que solta com certa facilidade da mangueira. Encaixa o novo e posiciona a abraçadeira e solta o alicate de pressão e pronto.
[TUTORIAL] - Troca do líquido de arrefecimento
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Tutorial perfeito cara, ficou bem fácil entender.
eu estava pensando em retirar a mangueira maior, porem eu não consegui afrouxar a presilha com alicate comun.
mas este método de retirar apenas a mangueira mais fina da bomba e plugar a mangueira de agua direto nela é bem melhor e mais "impo"
grande abraço.
eu estava pensando em retirar a mangueira maior, porem eu não consegui afrouxar a presilha com alicate comun.
mas este método de retirar apenas a mangueira mais fina da bomba e plugar a mangueira de agua direto nela é bem melhor e mais "impo"
grande abraço.
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no meu, tive que trocar a bomba d'água, valvula termostatica, correia dentada, esticador e correia do alternador e dh, como desmontei tudo aproveitei para lavar tudo literalmente, drenei todo o radiador e lavei bem o cabeçote, com a termostatica fora pude lavar tudo, como o carro estava somente com agua, (descuido dos outros proprietários), vou deixar com aditivo para limpar melhor e rezar para não aparecer furos , e trocar novamente a agua, ai fica joia
- juninho_bannwart
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LeBelo tutorial,
mas lmbre-se... nunca agua com cloro sempre agua mineral ou outro tipo de agua sem cloro !
Att
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Att
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* Osram Nigth Break nos Fárois
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- José Leal
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O problema da água mineral é que os sais dissolvidos nela acabam entupindo o sistema de arrefecimento. Melhor usar água de torneira mesmo. O aditivo consegue neutralizar o cloro.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
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Segue agora nesse link postado ao final dessa postagem como fazer artesanalmente a máquina citada no link postado pelo Hanz (acima) que por sua vez é adquirida em loja. Essa que eu vou disponibilizar o link qualquer um pode montar! Vejam o link do Hanz primeiro,nele vc vê o ADG usando a tal máquina (original) em sua oficina. A explicação da tal máquina (caseira) vc vê a partir de 13:50 do vídeo.
http://www.youtube.com/watch?annotation ... cau65f5fHo
http://www.youtube.com/watch?annotation ... cau65f5fHo
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