[TUTORIAL] - Guia de Instalação de Ar-Condicionado - Corsa B

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

[TUTORIAL] - Guia de Instalação de Ar-Condicionado - Corsa B

Mensagem por Fernando 4100 »

Este informativo tem o intuito de mostrar, orientar e alertar sobre as etapas e particularidades da instalação do kit de adaptação de ar condicionado no Corsa, e as soluções que adotei ao meu caso. Não me responsabilizo por erros de montagem ou por desconsideração das regras do sistema.

Já começo respondendo a pergunta "vale a pena?": Só se você tiver um motivo muito forte pra manter o carro. Fazer direito sai caro.

Como alguns sabem, o Corsa tem o ponto negativo de os modelos com e sem ar terem diferenças significativas de montagem, os pontos de fixação do motor, formato de coxins e configuração de polias muda drasticamente e isso faz muitos desistirem da instalação. Eu mesmo optei pelo kit de adaptação, pois não quis fazer o extenso trabalho de funilaria na longarina e no painel. Mas isso não interfere no resultado, apenas muda a forma de proceder.

Imagem

Imagem

Na época que resolvi encarar a tarefa, em 2016, não encontrei um kit novo, então procurei um kit usado em desmanche, procurando o carro mais novo possível, para que o estado das peças fosse satisfatório e facilmente revisado/recuperado. Consegui um doador 2012 em bom estado, mas que tanto por perfeccionismo quanto pela busca do resultado correto, revisei e reparei o kit peça por peça.
O trabalho foi feito em meus períodos de folga e disposição, por isso levou muito tempo e isso explica porque em algumas fotos o carro está limpo e em outras está empoeirado, o mesmo acontece com as peças, algumas das fotos aqui mostradas são antigas e outras já são da peça limpa.

Imagem

Tudo foi inteiramente desmontado, lavado, higienizado, conferido e remontado. Diante de um serviço tão extenso, é bobagem ignorar etapas e cuidados.

Imagem

Teste de vazamento do evaporador:

Imagem

Radiador do ar quente limpo e testado:

Imagem

Caixa evaporadora limpa e montada:

Imagem

Essa espuma de vedação não é vendida separadamente, portanto, precisa improvisar. Ela faz a vedação entre a caixa evaporadora e a lataria do carro, serve também de anti-ruído.

Imagem

O compressor não necessitou de reparos, apenas fiz uma limpeza externa e pintura. A melhor escolha de compressor é o Delphi CVC, original dos Corsa mais novos e de quase toda linha GM e com peças compatíveis de muitas outras montadoras, portanto ele é bom, barato e de fácil manutenção.

Imagem

Imagem

O kit de instalação é da Fixar e muda conforme o tipo de compressor que você irá usar, fique atento a esse detalhe. É bem feito, barato, vem completo e o fabricante oferece suporte técnico.

Imagem

Imagem

Imagem

Primeiro teste de encaixe no carro:

Imagem

Imagem

Aqui se pode ver que a polia tensora fica perto do suporte do coxim, falaremos disso mais tarde.

Imagem

E aqui se vê que não adianta tentar montar as polias do Corsa original com ar, o kit de adaptação é específico.

Imagem

O kit correto:

Imagem

Começando a desmontar o painel:

Imagem

Não custa nada identificar os fios, fotos, etiquetas, anotações, tudo serve.

Imagem

Vale a pena anotar cada pecinha/parafuso/acabamento para não se perder na montagem:

Imagem

Identificar cada detalhe pra montar tudo como antes:

Imagem

Imagem

Imagem

Tudo foi lavado, mais de 20 anos de pó...

Imagem

Imagem

E aqui as várias idas ao desmanche, pra tentar copiar o máximo possível um carro original. E já observem que das 4 aberturas para entrada de ar, apenas 3 são funcionais.

Imagem

Rascunhei e desenhei várias vezes um molde pra copiar no meu carro, usando como base a aba da caixa de bateria:

Imagem

Essa é a vista da primeira entrada de ar com o alojamento do filtro no lugar:

Imagem

De volta ao seu carro, faça com fita adesiva o revestimento de toda a área que será modificada, faça bem maior que as peças para fazer anotações.
A seguir, encaixe as peças por cima para começar a ter noção de onde elas vão ficar.

Imagem

Imagem

Faça marcações internas também:

Imagem

Resultado:

Imagem

Colocando aquele molde por cima:

Imagem

Agora é só passar uma tinta spray qualquer:

Imagem

E temos umas orientação de onde fazer os cortes.
Dói no coração, mas temos que encarar que é por um bem maior. Comece do centro pra fora:

Imagem

Coloque por dentro do carro um recipiente pra coletar as limalhas.

Imagem

Começando a dar acabamento:

Imagem

Precisa lixar e alisar até ficar possível passar os dedos sem sentir qualquer aspereza.

Imagem

E por último aplicar tinta em toda área que for preciso. Nada disso fica visível, e infelizmente não fica igual ao original. Mas faça o melhor que puder, não deixe metal exposto e não deixe vãos, temos que prevenir infiltração e ferrugem a longo prazo.

Imagem

Na parte de passagem das mangueiras do ar, a GM nos deu uma mão. A parede corta-fogo já tem uma borda para reforço da chapa e que nos serve de guia para furar.

Imagem

Basta desenhar um molde da caixa de ventilação em papel:

Imagem

Prender na área a ser cortada e seguir com os cortes.

Imagem

Imagem

Depois de pronto, lembre de fazer os mesmos passos de acabamento dos furos de passagem de ar, alisar a superfície e proteger a lata.

Primeiro teste de encaixe da caixa evaporadora. Graças ao cuidado e atenção, ela encaixou de primeira. Apenas foi necessário retirar mais da espuma isolante do painel, eu pretendia deixar ela toda, mas não tem como.

Imagem

Válvula de expansão montada:

Imagem

Montando os dutos para receber o painel:

Imagem

Imagem

Imagem

Se lembrar do carro do desmanche, as passagens de ar para o interior do carro possuem borda que reforça a chapa e que talvez ela sirva também pra evitar infiltração. Não tenho como fazer isso sem estragar a pintura (e não quero fazer funilaria no carro que nunca foi retocado), então optei por fazer uma borda de silicone preto.

Imagem

O alojamento do filtro de ar também tem espumas de vedação que também não são vendidas separadamente. Precisa improvisar. Eu coloquei uma camada de silicone ao redor da borracha.
Observe mais um detalhe assinalado: O carro original possui 2 pontos de fixação dessa peça, eu optei por apenas um devido ao fato de não ter como fazer o superior. Apenas passei um parafuso e fiz a devida vedação.

Imagem

Para o dreno da caixa evaporadora, o carpete original tem um ponto já pronto pra ser cortado:

Imagem

Imagem

Imagem

O porta-luvas do modelo com ar é bem menor. Dá pra diminuir o original, mas um novo é tão barato que não vale o esforço.

Imagem

Finalizada a parte interna, vamos relembrar a polia tensora que fica próxima da lata. Basta fazer um corte de 45 graus para mínima perda de rigidez da peça:

Imagem

Problema resolvido. Depois, fazer o mesmo processo anterior de proteção, alisar as bordas e pintar.

Imagem

O fabricante do kit recomenda a fixação da polia do ar na polia do carro com um pino elástico de 4mm (incluso no kit). Eu resolvi usar 2 pinos. Para um perfeito alinhamento do conjunto na hora de furar, fiz um guia no torno e furei com furadeira de bancada.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A adição desta polia faz com que o parafuso original ocupe menos rosca no virabrequim. O fabricante do kit não fala nada, mas eu preferi arranjar um parafuso mais longo para compensar. Consegui em uma retífica um parafuso mais longo e de maior resistência, é usado em cabeçotes da MB:

Imagem

Imagem

Pouco se fala sobre a troca do alternador, mas ela é importante. Coloquei o mesmo alternador desse kit, do 2012. Apenas usei a polia do meu alternador e misturei os suportes dos dois pra montar com regulagem como o original.

Imagem

Imagem

Depois eu vi que a correia ficava ligeiramente desalinhada, então tirei essa diferença no suporte original, diminuí ele em 3mm e tudo se ajustou. Precisa usar ferramental especial pra que o desbaste seja plano.

(antes):
Imagem

(depois):
Imagem

Começando os encaixes da dianteira. O radiador do Corsa com ar é mais largo que o original, e aparentemente os mais novos usam o mesmo, tanto com e sem ar. Felizmente tem os encaixes todos prontos pra ele no painel frontal, não necessitando qualquer adaptação. Até o suporte superior do lado do carona, apesar de ligeiramente diferente, não precisa usar o correto.

Imagem

Meu carro não tinha sistema de válvula de ar quente usado nos mais novos. Aproveitei a obra pra fazer esse upgrade.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E o sistema de válvulas instalado:

Imagem

Na hora de montar as mangueiras, condensador e tubos do ar condicionado, é fundamental sua limpeza interna com o produto específico pressurizado, o R141B. Ele é caro, mas é a forma correta de limpar o sistema e garante o bom funcionamento do conjunto.
O filtro secador obrigatoriamente precisa ser novo também, o modelo utilizado vai depender do ano do sistema. Nesse mais novo é um refil montado na lateral do condensador.


O Corsa 2012 não usa ventoinha auxiliar. Como eu tenho material, ferramental e tenho uma sobrando, resolvi instalar uma auxiliar para entrar em ação só em caso de problemas na ventoinha principal. Portanto, sua instalação neste caso é desnecessária (mas mal não faz).

Imagem

Imagem

Começando os testes de pressurização e vácuo:

Imagem

As mangueiras começando a ficar frias e suadas...

Imagem

E a comprovação pra quem não acredita que ar adaptado possa ficar bom. Apenas depende de seguir as regras básicas, sem ignorar procedimentos. Seguindo os passos certos, qualquer sistema é capaz de funcionar, mesmo que seja algum mais antigo, com peças de doadores de anos diferentes. Pode usar até peças de carros completamente diferentes do Corsa. Não importa, desde que siga as regras.

Imagem

Fiquem a vontade para dúvidas, perguntas, sugestões, etc, ou para me alertar se falta algo ou se ficou difícil entender.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,
Excelente tópico!
Parabéns pelo esforço e dedicação.
Abraço!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Trabalhão heim!
Como ficou a interação do AC com a ECU?
Eduardo Lirani
:: Moderador ::
Mensagens: 4109
Registrado em: Segunda-feira 26 2010f Julho 2010 11:55:28 AM
Localização: Franco da Rocha - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Eduardo Lirani »

Fernando, tudo certo?

Parabéns pelo belíssimo trabalho, muito bem feito e explicado.

Abraços,
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

sousaman escreveu: Segunda-feira 11 2021f Janeiro 2021 09:03:08 PM Parabéns pelo esforço e dedicação.
Obrigado! :mrgreen:
Bange escreveu: Terça-feira 12 2021f Janeiro 2021 12:09:09 AM Como ficou a interação do AC com a ECU?
Normal, igual o original.
Eduardo Lirani escreveu: Terça-feira 12 2021f Janeiro 2021 10:38:40 AM Parabéns pelo belíssimo trabalho, muito bem feito e explicado.
Obrigado!
O carrinho merece. Chega de andar de vidro aberto... A falta de ar era o único defeito de fabricação dele! :lol: :lol:

Quem quiser ver mais fotos da obra toda: https://goo.gl/photos/Xk9JYo1atj7GsnCu6
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Heliin
:: Joy ::
Mensagens: 2746
Registrado em: Segunda-feira 17 2011f Janeiro 2011 05:20:09 PM
Localização: Santa Luzia - MG
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2002
Contato:

Mensagem por Heliin »

Caraca

Quanto tempo eu não vejo um trampo tão excelente quanto a esse.

Está de parabéns pelo projeto, achei maneiro de mais!

Abraços
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Eduardo Lirani escreveu: Terça-feira 12 2021f Janeiro 2021 10:38:40 AM Fernando, tudo certo?

Parabéns pelo belíssimo trabalho, muito bem feito e explicado.

Abraços,
Muito obrigado!
Sou exigente demais pra confiar nas mãos de outro... E pelo que já vi, é justamente por isso que surge o mito de que ar adaptado não presta. Os caras fazem de qualquer jeito.

Esqueci de falar da ventoinha: Usei a do Classic 2012 que veio na compra do kit, ela é maior, mais potente e bem mais silenciosa que a original de 96. Então vale até como upgrade mesmo pra quem não tenha ar no carro.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Bange escreveu: Terça-feira 12 2021f Janeiro 2021 12:09:09 AM Trabalhão heim!
Meu caro, lembrei de uma coisa que talvez você possa me ajudar. Seu carro tem ar também?
Perguntei no face tempos atrás e ninguém respondeu, eu comprei todos os defletores de ar ao redor do radiador exclusivos pra Corsa com ar, mas não consegui entender como montar eles, não é tão intuitivo como parece.
Não achei boas fotos de carros com isso na internet e nos grupos ninguém quis mandar foto. Só tenho mesmo o catálogo com os códigos, tive que montar o carro sem nada, porque não resolvi esse quebra-cabeça.

Imagem
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

No meu, o motor é fixado numa peça única, sem defletores adicionais.
Na parte de baixo é encaixe e na de cima 2 parafusos que fixam no radiador... soltou esses parafusos, suspende um tico pra desencaixar em baixo e sai tudo.
No vídeo abaixo creio que apareça bem...
https://youtu.be/hqQcd_phMdY
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Acho que você não me entendeu. Eu me refiro aos defletores de ar do radiador, essas peças de plástico. Eu tirei as originais de carro sem ar, comprei o kit novo para carro com ar e não descobri como montar. Por isso eu preciso de algumas imagens de Corsa sem o para-choque pra me orientar.

Imagem

O kit novo é esse:

Imagem
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”