[DÚVIDA] - COMO TRATAR A FERRUGEM NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

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fercobs
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Re: FERRUGEM SISTEMA ARREFECIMENTO

Mensagem por fercobs »

Muito obrigado pelos novos esclarecimentos.

Segunda feira será o dia D... kkk...

Cordiais saudações.
Fernando Jacobs
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Bange
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Mensagem por Bange »

E aí? Qual o resultado?

Aproveito para mostrar os testes do Inmetro, para aditivos...é antigo, mas creio que as boas marcas permanecem com qualidade...
https://corsaclube.com.br/viewtopic.php?f=40&t=103160


fercobs
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Mensagem por fercobs »

Prezado Bange,
Desculpe-me pela demora para retornar com a resposta.
Seguinte:
Depois que coloquei o Paraflu, começou a aparecer vazamento por tudo quanto foi lado. A consequência em ter feito a limpeza com o Bardhall Rad Clean e o uso do Paraflu, apareceu. O sistema comprometido não suportou a ação de limpeza e o uso desse aditivo (que é bem concentrado e forte). Resumo: Tive que trocar diversas mangueiras, além de tubos e conexões plásticas (isso mesmo, de plástico) e os selos do motor.
Um outro mecânico experiente disse que devido ao comprometimento do sistema (muito enferrujado), ele não recomenda usar aditivos fortes, como o Paraflu.
Recomendou lavar todo o sistema para remover todo o paraflu e colocar 300ml de querosene e o resto água desmineralizada. A princípio duvidei se solucionaria, mas decorridos mais de 20 dias usando o carro, inclusive fiz uma viagem de 500km com alta temperatura ambiente, o sistema não apresentou mais problemas. Não há mais vazamentos e tampouco o nível do líquido baixa no reservatório.
Transcorridos 90 dias faremos nova drenagem e faremos uma avaliação. Aí será decidido se faremos reposição de água desmineralizada com 300ml de querosene ou se colocaremos aditivo mais brando, como o delphi, por exemplo.
O mecânico disse que só recomenda o uso de Paraflu em carros novos ou em veículos que o sistema não esteja comprometido (apresentando ferrugem na água).
Gastei em torno de R$ 500,00 nessa "brincadeira", entre mão de obra, Rad Clean/Paraflu e peças (mangueiras, tubos e conexões).
Como exposto, o funcionamento do sistema permanecerá em avaliação e observação constante até completar 90 dias.
Cordiais saudações.
Fernando Jacobs
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Bange
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Mensagem por Bange »

...tudo tem seu tempo...
Com seu sistema comprometido (sem avaliação prévia) + uso de desincrustantes (tipo Rad Clean ou similar) + uso incorreto de aditivo... some tudo isso e vc poderia colocar caipirinha ou Wisky 18 anos, que ia vazar de qualquer jeito...mas não culpe o aditivo pelos vazamentos.
Sabe qual é a diferença entre o aditivo (qualquer aditivo aprovado pelo Inmetro), concentrado e o já diluído? Nenhuma...desde que se dilua o concentrado com a mesma proporção.
Mesmo em um sistema comprometido, a melhor opção sempre será o uso do aditivo na proporção indicada pela montadora, pois qualquer aditivo aprovado tem características anticorrosivas, o que é diferente de desincrustante (Rad Clean ou similares).
Eu já soube desse uso de querosene (em várias proporções), agora o que eu não soube foi de resultados com medidas técnicas e efetivas de real proteção ou até comparativa com os já conhecidos aditivos próprios.
Se vc se deixar levar por alguns mecânicos, vc se tornará escravo dele, pois no fundo ele quer que seu carro dê defeito.
Vc pode fazer do seu carro um laboratório de teste para o uso do querosene, mas...
90 dias é pouco, melhor 1 ano.
Vc sabe com quanto tempo o querosene
diluído na água perde suas propriedades e necessitará de troca?
Vc conhece o novo ponto de ebulição da mistura de água com querosene? ...podemos esquecer o congelamento, pois aqui nos trópicos ele nem funciona.
Que método vc usará para a avaliação da eficácia dessa mistura de querosene e água?
Aguardamos os resultados...


jesieltrevisan
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Mensagem por jesieltrevisan »

A melhor opção entre estas discutida é sem dúvida nenhuma trocar de mecânico.

Existe muita ignorância no meio mas também muita má fé, estes mecânicos de bairro que lhe conhecem faz tempo e existe um longo histórico de manutenção de carros que você sempre leva na mesma oficina é infelizmente um prato cheio para aqueles que tem interesse que você não faça a manutenção adequada para que o carro de problema e você leve até sua oficina, garantindo o pagamento dos boletos do cara.

Infelizmente isso existe, eu mesmo deduzi que passei por isso, com mecânico falando que é besteira usar aditivo em carro velho.... Ou que pode utilizar água de torneira com aditivo.

Já vi mecânico colocar um carro que estava na rua para dentro da oficina com ZERO de Óleo no motor... Imagina a degradação no motor em poucos segundos de funcionamento sem óleo...

Foi ae que realmente caiu a ficha e pensei... Preciso trocar urgente de mecânico.

No corsa 95 usei Delphi orgânico e concentrado (rosa) e água desmineralizada... Porém agora está com vazamentos nos selos de trás do motor... Os mesmos onde o antigo mecânico não trocou por que "dava trabalho"...

Ou seja, já vou trocar todos os selos e o todo a solução água + aditivo.

O Delphi é ótimo mas anda meio salgado R$ 38... Vi que o Paraflu é bastante falado e dá para achar por R$ 15... Estou talvez inclinado a utilizá-lo devido ao custo.

Vocês recomendam sempre usar um Concentrado + Água Desmineralizada ou um Pronto para Uso do qual não necessita diluir ?

Entre Delphi e Praflu alguma observação?


Bange
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Mensagem por Bange »

Veja este tópico...
viewtopic.php?f=40&t=111784

A Delphi, provávelmente segue a mesma linha... não sei se o fornecedor é a Tirreno...
Quanto ao uso de concentrado ou diluído, veja que sem desmontar o sistema todo não tem como retirar 100% do líquido anterior, ficando este como um volume contaminante do novo líquido.
Some a isto o problema de vc colocar o diluído junto ao que não se consegue retirar, fácil concluir que a proporção será alterada.
Então, a melhor saída é o uso do concentrado, onde vc mesmo faz a proporção... mas e o resíduo que fica? Bom, a melhor saída é fazer circular água limpa (no procedimento de lavagem), até que se perceba só restar a água limpa... esgota-se o sistema da melhor forma possível e coloca-se o concentrado na proporção equivalente da capacidade do sistema (que depende do motor e se tem ou não AC), depois completa-se com água (preferencialmente desmineralizada), limpa... há pessoas, que como eu, usam aquela água que sai do ar condicionado caseiro.

Detalhes completos... viewtopic.php?f=92&t=104002

Eu sempre usei o Paraflu, que inclusive já foi avaliado e aprovado pelo INMETRO.


jesieltrevisan
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Mensagem por jesieltrevisan »

Esse Paraflu tem um ótimo valor se comparado ao Delphi, sai pela metade do preço.
Estou me preparando para realizar esta troca, já comprei as águas e agora falta além do fluído, os selos do motor, que já vou aproveitar e trocar todos os 7 já para ficar 100% pois a uns anos atrás o mecânico trocou apenas os da frente... já que vai mexer... melhor trocar tudo.

Estou vendo se compro os selos original da GM... tem no mercado livre por uns R$ 80


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