[DÚVIDA] - COMO TRATAR A FERRUGEM NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
fercobs
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Quinta-feira 20 2014f Março 2014 09:23:43 PM
Localização: Araçuaí - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007

[DÚVIDA] - COMO TRATAR A FERRUGEM NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

Mensagem por fercobs »

Prezados Senhores Moderadores e Colaboradores

Tenho um Corsa Sedan Maxx 1.0 2007 e, em uma visita a oficina para revisão de rotina, descobri que o sistema de arrefecimento estava abastecido apenas com água. Não havia aditivo. Percebi que a água estava bem suja. Resolvi então, a fazer a limpeza do sistema. Drenamos toda a água, fizemos passar água limpa pelo sistema durante vários minutos para remoção da sujeira. Colocamos água e aditivo Delphi (apenas 1 litro) para começar um (longo) processo de remoção da ferrugem. Repeti este procedimento 4 vezes em um período de 1 ano.
Não resolveu o problema. A água continua muito suja, muita ferrugem.
Resolvi então, aprofundar o procedimento.
Comprei um Bardhal Rad Clean, drenei o sistema, passei água limpa e corrente por vários minutos até sair água limpa. Recoloquei a mangueira, adicionei água limpa e o bardhall. Segui as orientações da embalagem. Decorridos 7 dias, drenei o sistema (a água com muita ferrugem novamente).
Resolvi repetir o procedimento ontem (14/01/19), isto é, coloquei água limpa e um novo frasco do bardhall rad clean. A nova drenagem está prevista para a próxima segunda feira (21/01/19), para desta vez, colocar 2 litros de aditivo (paraflu - cor rosa) e o restante de água limpa. Trocarei o vaso expansor, já que o existente está marrom e, mesmo lavando, as crostas não saem.

Após todos este procedimentos descritos acima, ainda tenho dúvidas que o problema será resolvido, devido a intensidade da ferrugem que persiste no sistema. Transcorridas apenas 24 horas após a segunda colocação do bardhall rad clean, a água no reservatório já está marrom, de tanta ferrugem.

Solicito ajuda dos moderadores/colaboradores, para indicar-me se o procedimento acima está correto ou, ainda, se devo fazer outro procedimento, usar outro tipo de produto para remoção dessa intensa ferrugem.

Por favor, me ajudem.

Desde já agradeço a colaboração.

Fernando A. Jacobs
Fernando Jacobs
Corsa Sedan Maxx 2007/2007 1.0 FlexPower (Corsa C)
Rodas de Liga, Aro 15, Pneus Sailun Atrezzo Elite 185/55


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

O uso do Rad Clean, ou similares, deve ser usado apenas uma vêz, pois é um produto agressivo que reage com os óxidos (de alumínio e ferro), soltando o que for possíve de todas as superfícies internas (bloco, cabeçote, radiador, mangueiras...).
O uso do aditivo de boa qualidade e na proporção correta, faz com que o processo de corrosão causado pela água pura, auxiliado pelas variações de temperatura, ocorra numa velocidade (agressividade), muito menor, protegendo os componentes metálicos por muito mais tempo.
Ao colocar apenas 1 litro do aditivo, a solução ficou fraca e pouco eficiente...como seu sistema está bem oxidado, o resultado foi o que vc constatou.
Torne a limpar com água corrente, esgote o máximo possível (nunca sai tudo), coloque de 40 a 50% do volume de seu sistema (varia se tiver AC, vide seu manual), de aditivo concentrado (só indico o Paraflu concentrado, que uso a anos), e complete com água desmineralizada (aquela que pinga de ar condicionado caseiro é excelente e de graça).
Monitore o sistema e tão logo perceba alteração na cor (que vai ocorrer provavelmente antes de 1 ano), repita a operação de limpeza, aditivo e água desmineralizada...a próxima manutenção provavelmente só será necessária de 1 ano e meio pra mais...
Agora eu te alerto para o seguinte:
O seu sistema já foi comprometido pelo uso da água pura...quanto? Só desmontando tudo e avaliando o estrago e isso sai caro.
Qualquer perda por vazamento deve ser reposta com a mesma proporção utilizada, nunca com água pura (mesmo que desmineralizada).
Havendo substituição de componentes tipo bomba, selos do motor, radiador, mangueira, etc...), não reaproveite a solução, ponha tudo novo.


fercobs
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Quinta-feira 20 2014f Março 2014 09:23:43 PM
Localização: Araçuaí - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007

Mensagem por fercobs »

Bom dia Bange,
Agradeço vossas orientações. Me ajudou a esclarecer algumas coisas. O meu corsa tem AC e no manual informa que a quantidade de líquido de arrefecimento do sistema é de 5,4 litros e que a proporção de aditivo deverá ser de 30 a 50%. Comprei 2 litros de Paraflu, portanto equivalem a 37% do total do sistema. Não comprei água desmineralizada. Irei comprar.
Pergunto: devo aumentar a quantidade de Paraflu para 2,5 litros?

Com relação ao uso de águia pura, não tenho como informar por quanto tempo foi utilizada água pura. Comprei o carro em 2014 e descobri em 2016. Durante 2017 e 2018 fiz os procedimentos de troca da água e limpeza do sistema colocando apenas 1 litro de aditivo com medo de ocorrer remoção drástica da ferrugem e ocasionar vazamentos e perfuração dos selos. Optei por limpar aos poucos. Agora sei que deveria ter sido mais radical desde o momento (2016) que descobri que não existia aditivo no sistema.
Com certeza o sistema tem algum comprometimento pois durante essas duas últimas semanas que estou limpando com Bardhall Rad Clean, a quantidade de líquido do reservatório tem baixado um pouco. Duas semanas atrás trocamos um selo do motor mas continua diminuindo o líquido do reservatório. Até agora não descobrimos se há mais algum selo com problema. Não há vazamentos visíveis. Pela manhã observo o piso da garagem e está tudo seco. Não está misturando no óleo. Recentemente, a junta do cabeçote foi trocada, assim como a válvula termostática. Então para onde poderá estar indo esse líquido?

Desde já agradeço novamente,
Fernando Jacobs
Corsa Sedan Maxx 2007/2007 1.0 FlexPower (Corsa C)
Rodas de Liga, Aro 15, Pneus Sailun Atrezzo Elite 185/55


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Sugiro vc colocar uma proporção em torno de 45%, pois seu sistema já foi comprometido e uma proporção maior durará mais tempo antes de saturar (ou perder as propriedades).
Quanto a troca de selos, normalmente se trocam todos, pois a M.O. paga-se apenas uma vez...
Em 98% dos casos de vazamento, se descobre pressurizando o sistema conforme já descrevi...o restante fica por conta da dilatação quando motor aquecido e fugas no cabeçote (nem sempre para o óleo) ou no radiador do ar quente.
Há casos em que o vazamento não vai pingar no chão e sim em algum lugar que devido o aquecimento/vento evapora...mas sempre vai ficar uma marquinha da cor do aditivo...inspecionar tudo com o carro no elevador é uma boa.
São várias conexões com abraçadeiras, componentes como bomba, suporte da VT, radiador (do motor e do ar quente)...tem que pesquisar...


fercobs
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Quinta-feira 20 2014f Março 2014 09:23:43 PM
Localização: Araçuaí - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007

Mensagem por fercobs »

Boa tarde!
A próxima segunda-feira (21/01/19) será o dia que esgotarei e limparei o sistema novamente, assim como trocarei o reservatório de expansão e colocarei o Paraflu (2,5 litros) e a água desmineralizada (3 litros) resultando em uma proporção de 45%.
Antes disso, pedirei para o mecânico examinar todos os outros selos e no radiador do ar quente.
Como informei anteriormente, a junta do cabeçote já foi trocada (duas vez: uma em agosto pq a junta queimou e outra em setembro qdo troquei os anéis, etc). Como identificar se está ocorrendo fuga por este ponto?
Não entendi como se pressuriza o sistema para tentar identificar onde está ocorrendo vazamentos.
Provavelmente, só conseguirei identificar onde está ocorrendo vazamento após o uso do Paraflu, cuja cor é rosa. Aí surgirá a marquinha na cor do fluído.

Ps.: que dor de cabeça viu...

Cordiais saudações.
Fernando Jacobs
Corsa Sedan Maxx 2007/2007 1.0 FlexPower (Corsa C)
Rodas de Liga, Aro 15, Pneus Sailun Atrezzo Elite 185/55


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Olha, eu não sei como vc/seu mecânico faz a limpeza, pois tem que circular água limpa por várias vezes para eliminar bem o produto antigo, seja ele o aditivo velho ou o Rad Clean...seja como for, nunca sairá 100% do volume, mesmo que seu radiador tenha aquela torneirinha de dreno...coisa pouco provável...ou aquela previsão para cebolão que fica na parte de baixo do radiador.
Sem esgotar o máximo possível é até besteira por água desmineralizada.
Supondo que drenou bem, coloque primeiro o aditivo (2,5l) e complete com a desmineralizada...se fizer a mistura de 5,4l fora, vai sobrar devido ao volume que não se consegue retirar.
A pressurização pode ser feita a qq momento...existem umas bombinhas manuais à venda no mercado (toda loja de radiadores tem, mas nem todo mecânico tem), eu não tenho, mas tenho compressor e desenvolvi um método em que eu posso pressurizar o sistema e testar a eficácia da tampa...
https://youtu.be/db75X4gjJmM
Ao pressurizar o sistema, monitore tudo por uns 20min, tempo suficiente para em 98% dos vazamentos mostrarem a sua cara...se a pressão ficar paradinha o sistema está ok, caso contrário, tem algum lugar vazando...
O vazamento com o cilindro pode ocorrer e não será visto com o teste acima, pois na situação normal a pressão no cilindro é infinitamente maior e é o ar da explosão que sai pelo sistema de arrefecimento, criando uma pressão tão grande que sai ar e líquido pela tampa do expansor.
A maneira de testar isso é retirar as velas, colocar cada cilindro em PMS e injetar ar comprimido com 100PSI...perdas menores que 25% (limite) podem ocorrer, porém jamais para o arrefecimento...se ocorrer, borbulhará no expansor.
Eu nunca usei o Paraflu rosa (orgânico), sempre usei o verde (inorgânico)...mas vou experimentar um dia...


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

...esqueci de responder...
O vazamento pelos selos é só visual...mesmo que não estejam vazando, num sistema já comprometido, não tem como saber se ainda estão com a espessura original de 1,5mm ou corroídos e com 0,01mm, prontinhos pra vazar...por isso é que se trocam todos de uma vêz...


fercobs
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Quinta-feira 20 2014f Março 2014 09:23:43 PM
Localização: Araçuaí - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007

Mensagem por fercobs »

Muito obrigado pelos novos esclarecimentos.

Segunda feira será o dia D... kkk...

Cordiais saudações.
Fernando Jacobs
Corsa Sedan Maxx 2007/2007 1.0 FlexPower (Corsa C)
Rodas de Liga, Aro 15, Pneus Sailun Atrezzo Elite 185/55


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

E aí? Qual o resultado?

Aproveito para mostrar os testes do Inmetro, para aditivos...é antigo, mas creio que as boas marcas permanecem com qualidade...
https://corsaclube.com.br/viewtopic.php?f=40&t=103160


fercobs
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Quinta-feira 20 2014f Março 2014 09:23:43 PM
Localização: Araçuaí - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007

Mensagem por fercobs »

Prezado Bange,
Desculpe-me pela demora para retornar com a resposta.
Seguinte:
Depois que coloquei o Paraflu, começou a aparecer vazamento por tudo quanto foi lado. A consequência em ter feito a limpeza com o Bardhall Rad Clean e o uso do Paraflu, apareceu. O sistema comprometido não suportou a ação de limpeza e o uso desse aditivo (que é bem concentrado e forte). Resumo: Tive que trocar diversas mangueiras, além de tubos e conexões plásticas (isso mesmo, de plástico) e os selos do motor.
Um outro mecânico experiente disse que devido ao comprometimento do sistema (muito enferrujado), ele não recomenda usar aditivos fortes, como o Paraflu.
Recomendou lavar todo o sistema para remover todo o paraflu e colocar 300ml de querosene e o resto água desmineralizada. A princípio duvidei se solucionaria, mas decorridos mais de 20 dias usando o carro, inclusive fiz uma viagem de 500km com alta temperatura ambiente, o sistema não apresentou mais problemas. Não há mais vazamentos e tampouco o nível do líquido baixa no reservatório.
Transcorridos 90 dias faremos nova drenagem e faremos uma avaliação. Aí será decidido se faremos reposição de água desmineralizada com 300ml de querosene ou se colocaremos aditivo mais brando, como o delphi, por exemplo.
O mecânico disse que só recomenda o uso de Paraflu em carros novos ou em veículos que o sistema não esteja comprometido (apresentando ferrugem na água).
Gastei em torno de R$ 500,00 nessa "brincadeira", entre mão de obra, Rad Clean/Paraflu e peças (mangueiras, tubos e conexões).
Como exposto, o funcionamento do sistema permanecerá em avaliação e observação constante até completar 90 dias.
Cordiais saudações.
Fernando Jacobs
Corsa Sedan Maxx 2007/2007 1.0 FlexPower (Corsa C)
Rodas de Liga, Aro 15, Pneus Sailun Atrezzo Elite 185/55


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”