[DICA] - Limpeza e conservação do seu carro

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
Avatar do usuário
custelinho
:: Super ::
Mensagens: 73
Registrado em: Domingo 17 2011f Julho 2011 08:59:15 PM
Localização: Nova Venécia - ES
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1999

[DICA] - Limpeza e conservação do seu carro

Mensagem por custelinho »

galera eu queria postar no mural de Noticias, mas somente moderadores podem postar, entao vai aki msm kkk
espero ajudar alguém com esse tópico rsrs

Limpeza e conservação do seu carro

Para muitos, o sábado de sol é dia de praia, passeios, reunião com os amigos ou simplesmente uma ocasião para relaxar e não fazer nada. Mas para muitos motoristas, sábado é dia de lavar o carro. E olha que tem gente que segue um verdadeiro ritual que só termina quando o último grão de poeira sair da lataria. Se você é do tipo que gosta de limpar o próprio carro, saiba que alguns cuidados são fundamentais.

Imagem

O primeiro passo é a lavagem externa. O proprietário da Dry Mobil, Fabrício Fonseca, alerta que o uso de xampu neutro e água corrente evita que a pintura perca o brilho e sofra com arranhões provocados pela areia.
É importante usar um xampu neutro para carro pois ele não ataca a proteção de pintura que alguns veículos possuem. Além disso, eu aconselho sempre a usar água corrente para limpar o veículo.

Quem usa balde corre o risco de ter a pintura arranhada. Na hora que a esponja suja é mergulhada no balde, a areia sai e se deposita no recipiente. Corre-se o risco de mergulhar a esponja de novo no balde alguns grãos de areia serem esfregados no carro, arranhando a pintura, explicou Fabrício.

Outro cuidado básico está na hora de limpar os vidros, principalmente nos veículos com película. Nesse caso, um pano úmido é o ideal para limpar acompanhado de um outro pano seco para enxugar o local. Fabrício dá a dica de usar fraldas, que são ideais para esse tipo de limpeza.

O mesmo cuidado vale para o vidro traseiro equipado com desembaçadores. Nesse caso, mesmo carros sem películas devem ter o vidro traseiro tratado com cuidado para que nenhum filamento se rompa.

Já o painel do carro pode ser limpo com um pano úmido apenas. Em caso de muita sujeira, um sabão de coco dá conta do recado. Fabrício alega que não utiliza produtos a base de silicone pois a superfície fica oleosa e em contato com a poeira cria-se uma camada de sujeira.

Já o uso de ceras, tanto líquidas quanto pastosas, fica a critério pessoal de cada um. No entanto, Fabrício alerta que é preciso saber se o carro possui proteção de pintura. Caso tenha, é recomendado usar apenas uma cera líquida. Do contrário, uma cera pastosa é o ideal para dar uma trato no visual.

De toda forma, o proprietário da Dry Mobil alerta que é preciso procurar uma empresa especializada em lavagem para retirar aquela sujeira mais grossa. O barro que se acumula nas caixas das rodas pode, a longo prazo, comprometer o bom funcionamento da suspensão. O ideal é usar um forte jato de água para remover o excesso de sujeira.

FIQUE POR DENTRO

Use sempre xampu neutro para a limpeza externa do veículo

Evite usar baldes na hora da limpeza. A areia tende a se acumular no interior do recipiente e grudar na esponja e poderá arranhar a pintura do veículo. Prefira usar sempre água corrente.

Se o carro possuir película nos vidros, utilize apenas um pano úmido para limpar e um pano seco para secar. O uso de jornal pode arranhar e película e deixá-la fosca.

A limpeza interna do vidro traseiro, onde há os filamentos
do desembaçador elétrico, deve ser feita com um pano úmido e a secagem deve ser realizada com cuidado para não estragar
os filamentos.

Prefira limpar o painel do carro apenas com água ou, em caso de sujeira grossa, com um sabão de coco. Muitos limpadores a base de silicone deixam a superfície oleosa facilitando o acúmulo de poeira.

QUANTO CUSTA ???
Xampu neutro: R$ 7,00 a R$ 12,00 (embalagem com litro) Cera pastosa: R$ 5,00 a R$ 10,00
Cera líquida: R$ 10,00 a R$ 13,00
Pacote de fraldas (usada para secar: R$ 7,00 a 12,00 (contendo 3 unidades)
Limpeza completa (incluindo motor e cera): R$ 70,00
Limpeza vip (bancos, teto, interior completo): R$ 300,00

Limpeza Interna

Tecido (bancos e assentos), utilizar água com sabão liquido.
Para retirar pelos de animais e pequenas sujeiras, use um aspirador ou uma fita plástica enrolada na mão, com a cola virada para fora e pressione sobre o lugar a ser limpo, a sujeira vai colar na fita. Quando sentir que a fita não tem mais efeito, troque por um novo pedaço e continue.

Plásticos (painel de bordo, guarnições das portas e tecidos do teto) utilizar agua adicionada com sabão liquido ou excepcionalmente, álcool desnaturado (depois de ter feito um teste numa área não visível).

Deve evitar-se o mais possível o uso de detergentes que contenham solventes.

Deve-se limpar sempre várias vezes com um pano macio limpo e evitando molhar demais.

Limpeza do ar condicionado (importante)

[youtube]LOBuqeGt9lg[/youtube]

Vidros

Nunca utilize palhas de aço para limpar os vidro de seu automóvel.

Use limpa-vidros ou álcool com jornal, que não deixa vestígios de fiapos como o pano.

Se o vidro traseiro possui desembaçador, cuidado ao limpar a parte interna.

Jamais utilize produtos abrasivos, nem encoste objetos pontudos ou cortantes, para não danificar os filetes de aquecimento.

Carroceria

Importante
Eliminar o mais rapidamente possível excrementos de aves, insetos, manchas de piche, e de gordura pois tudo isto contem substâncias que provocam grandes danos à pintura.

O que não se deve fazer:
Limpar a carroceria a seco.

Usar gasolina, querosene ou tira manchas para tecidos na limpeza da pintura, assim como nas peças de plástico.

Raspar as manchas de piche, insetos mortos ou outra sujeira que tenha aderido à pintura.

Lavar a carroceria quente ou ao sol .

Limpar os faróis com panos secos ou abrasivos ou com produtos detergentes ou solventes.

Deixar acumular sujeira na carroceria.

Andar frequentemente na lama sem lavar as partes de baixo do veiculo e o interior dos para-lamas.

As peças em plástico não deverão ser polidas.

Usar produtos que contenham silicones.

é isso galera, em breve posto mais :D
Corsa 1.0 MPFI 5P 99/99
Marcelo Sensiarelle
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Sábado 12 2014f Julho 2014 08:25:28 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marcelo Sensiarelle »

Eu tenho uma duvida!
Eu estou com o painel do meu carro esbranquiçado, tipo foi passado muito silicone liquido com o passar do tempo, ele ficou esbranquiçado tipo tem muitas camadas de silicone no painel!
Como faço para retirar este silicone impregnado no painel e partes plasticas internas do carro?
Eu tenho um classica 2007 life e o painel dele não é lisinho é tipo aspero e acumula sugeira e até mesmo silicone nas pequenas ranhuras que ele tem!
Abraços.
Avatar do usuário
Chines
:: Millennium ::
Mensagens: 195
Registrado em: Segunda-feira 23 2012f Julho 2012 01:50:02 AM
Localização: Rio Manso - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por Chines »

Uma Boa Pra Usar Nas Partes Plasticas Pra Recuperar a Coloracao Eh Microoleo (WD40, Etc.), Mas Tem Que Limpar Bem Pra Nao Deixar Excesso Do Produto e Tbm Nugget (De Passar Em Sapatos), Mas Este Nao Sei Se Danifica, Mas Fica Muito Bom Em Para-Choques e Paineis Pretos.
Imagem
>>> Eh Meu Deus No Céu & Meu Carro No Chão...!!!<<<
Fotos:http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=99012
Avatar do usuário
custelinho
:: Super ::
Mensagens: 73
Registrado em: Domingo 17 2011f Julho 2011 08:59:15 PM
Localização: Nova Venécia - ES
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por custelinho »

Marcelo Sensiarelle escreveu:Eu tenho uma duvida!
Eu estou com o painel do meu carro esbranquiçado, tipo foi passado muito silicone liquido com o passar do tempo, ele ficou esbranquiçado tipo tem muitas camadas de silicone no painel!
Como faço para retirar este silicone impregnado no painel e partes plasticas internas do carro?
Eu tenho um classica 2007 life e o painel dele não é lisinho é tipo aspero e acumula sugeira e até mesmo silicone nas pequenas ranhuras que ele tem!
Abraços.
cara, hoje q vi sua msg, eu sempre uso um produto chamado Espuma Mágica,
http://1.bp.blogspot.com/-9NUE1-9RLmY/U ... C00537.JPG

é em spray, aplica ele e deixa agir por 15 segundos e passa um pano úmido que remove,ja passei no tecido interno no forro do teto, mt bom
Corsa 1.0 MPFI 5P 99/99
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”