[DICA] - Lavagem + Proteção Para o Carro!

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Jovem Kadetteiro
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[DICA] - Lavagem + Proteção Para o Carro!

Mensagem por Jovem Kadetteiro » Segunda-feira 04 2011f Julho 2011 07:04:23 PM

Lavagem E Limpeza Correta do Carro
Bom não é qualquer pessoa que sabe lavar um carro, isso pode constatar-se nas ruas para todos os lados existem carros cheios de marcas de uma lavagem mal feita. Nesse tópico estarei explicando uma forma correta de lavar o carro sem criar swirl’s mais conhecidos como Micro Riscos ou Redemoinhos, tudo isso em casa.
Imagem


Bom primeiro vamos ver o que precisamos inicialmente.

*Xampu automotivo:
Existem diversos tipos de Xampus para autos no mercados, porém ainda existem pessoas que talvez por falta de conhecimento ou por indicação de pessoas que se dizem profissionais lavam o carro com Detergente neutro. Antes de tudo vamos aos contras desse processo:
Retira a proteção que pode ter sido aplicada anteriormente, traduzindo se você faz o processo de cristalização em seu carro e em seguida lava ele com detergente neutro em no Maximo três lavagens você retira toda a proteção feita anteriormente. Além de agredir o verniz e degradar a pintura pouco a pouco por isso sempre escolha xampus com cera, eles lubrificam a pintura e a lavagem fica mais leve e a sujeira mais solta o que já evita a formação dessas marcas.
No mercado existem diversos vou citar alguns que são a meu ver os melhores:

* 3M auto Car Wash - Média de preço é de 16 R$
* Xampu lava auto Soft Wash Gel da Meguiar’s – Média de preço de 22 R$
* Mothers California Gold Car Wash – Média de preço de 21R$


Todos devem ser diluídos na quantidade especificada pelo fabricante, a grande vantagem é que eles tem o PH neutro não remove a proteção mesmo quando o carro é lavado freqüentemente. Mas não é só o Xampu, evite usar espumas, pois elas acumulam sujeira ao invés de absorvê-las com isso você começa a lavar e contamina e esponja passando ela suja no restante do carro. O ideal é usar uma Luva de micro-fibra ou pele de carneiro, como

*Aquart Swirl Free – Essa é bem difícil de encontrar vi apenas no site da MIROMI e custa 99R$
* Meguiar’s Luva de Microfibra Wash Mitt – Média de preço de 30 R$


Ou qualquer outra luva desde que seja de microfibra, pois a mesma, absorse as partículas de sujeiras para seu interior.
A secagem deve ser sempre feita com pano de microfibra, existem diversos no mercados desde as toalhas mágicas até os 3M, Meguiar’s e alguns outros, bom o importante desse pano no processo é que se você não riscou o carro na lavagem não vai querer riscar na secagem não é mesmo? Bom ele além de poupar muito tempo, pois seca já na primeira passagem sobre a água ainda evita riscos, pois é muito macio próprio para carros. Evite usar os famosos panos de saco usados em postos de gasolina. Agora que já falei dos produtos vou explicar como fazer o processo de lavagem. Importante ressaltar que todo o processo deve ser feito a sombra!

Processo de Lavagem com Dois baldes:
Bom você deve estar se perguntando dois Baldes para quê? Bom um vai conter seu xampu diluído com água e outro apenas água limpa, Pegue uma mangueira de preferência sem muita pressão e vá molhando o carro em um ângulo mais inclinado para que a água deslize sobre a carroceria do veiculo. Molhe sempre de cima para baixo igualmente como será feita a lavagem. Mergulhe sua luva de micro fibra no balde com xampu e comece fazendo movimentos leves sobre a peça, sem friccionar muito para não arranhar a pintura, volte no balde com água e limpe a luva de microfibra para eliminar a sujeira (Obs.: Quando notar que água esta suja troque-a) e volte e repita esse processo até a metade do carro, sempre enxaguando e nunca deixando o xampu secando sobre a carroceria. Como notamos a parte baixa do veiculo é a mais suja então lave sua luva e troque a água do balde. Feito isso iremos fazer a parte baixa do veiculo do mesmo modo que foi feita a outra parte. Bom agora o carro já está livre de sujeiras, vamos secá-lo, com seu pano de microfibra seque o carro inteiro e certifique-se de que ele está 100% seco antes de começar o processo de proteção e conservação da pintura.

Proteção e Brilho para a pintura:
Bom antes de começar vou fazer um resumo dos principais tipos de ceras existentes no mercado:
Cera protetora: Tem por função apenas proteger e dar brilho a pintura
Cera polidora: Tem por função apenas polir e retirar a oxidação da pintura não protege e seu uso em excesso pode causar danos à pintura como deterioração do verniz e perda do brilho por isso deve ser usada com cuidado.
Ceras Cleaner: Junta o processo de limpeza, polimento e proteção em apenas um produto.
Bom a gora que já sabemos os principais tipos de cera vamos começar? Ainda não, você ainda precisa de um selante para a pintura do seu carro, o selante impermeabiliza a pintura evitando o acumulo de sujeiras e também o acumulo de água na superfície e também nivela a superfície disfarçando pequenos riscos. Vou citar alguns que podem ser usados:

* PLC Da Lincoln – Média de preço de 20R$.
* Meguiar’s Mirror Glaze Selante Sintético-Média de preço de 60R$.


[youtube]Qy-S6nq_s7M&feature=related[/youtube]
[youtube]jU_3t6A8ZKQ[/youtube]

Além de acrescentar brilho e proteger a pintura facilitam as próximas lavagens. Bom com um Algodão aplique uma pequena quantidade do produto e retire em seguida, fazendo esse processo peça por peça no carro inteiro. Antes de passar a cera devemos respeitar o tempo de cura do produto que é no mínimo 6 horas. Passado esse tempo agora sim podemos aplicar a cera. Que cera escolher? Preferencialmente ceras a base de carnaúba e sem abrasivos. (Abrasivos são responsáveis por afinar a camada de verniz muito comuns em ceras polidoras e cleaner’s) aqui vai uma lista das minhas sugestões:

*3M Perfect – it Past Wax.
* Collinete Cera de Carnaúba Marque D’Elegance.
* Meguiar’s Mirror Glaze Cera de Carnaúba Hi-tech.
* Mothers California Gold Cera de Carnaúba.

Algumas já vem com aplicado de poli espuma, porém os mesmo podem ser comprados em qualquer loja de tintas automotivas.
Bom agora que você já aplicou o selante, a cera será o toque final para o brilho e proteção do seu carro, com o aplicador de poli espuma aplique uma PEQUENA (Obs.: Quanto menos cera melhor o resultado use apenas o suficiente) aplique peça por peça sempre esperando o tempo de secagem da cera que pode variar de 2 a 5 minutos, após a aplicação retire com o pano de micro fibra SECO e lustra até obter o brilho. Para quem gosta de passar duas camadas espere no mínimo 12 Horas para aplicar a segunda camada. Dessa forma você consegue conservar a pintura do veiculo intacta por bastante tempo e sempre com um brilho incomparável.

http://www.youtube.com/watch?v=kgETklny ... r_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=gb-dybNg ... r_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=m3B5bkTi ... r_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=X-R67fQH ... r_embedded

By: Jovem Kadetteiro
Tecnica de Dois baldes - Créditos Detail Brasil





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awaked
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Mensagem por awaked » Segunda-feira 04 2011f Julho 2011 07:43:30 PM

Belo artigo... parabéns.

Só fato de usar pano de microfibra certo já faz toda a diferença.





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Mensagem por Jovem Kadetteiro » Terça-feira 05 2011f Julho 2011 08:17:10 AM

awaked escreveu:Belo artigo... parabéns.

Só fato de usar pano de microfibra certo já faz toda a diferença.
verdade pano de saco risca toda a pintura :wink:





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Matthew's
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Mensagem por Matthew's » Sexta-feira 22 2011f Julho 2011 12:48:49 AM

Eu uso aquelas luva tipo de Lã, não é tão ruim, pois não deixo acumular muita sujeira no carro, quando o tempo está bom lavo todo final de semana, ou a cada 4 dias, depende muito, uso shampoo com cera, mas não gostei muito dele e estou usando um normal sem cera também proprio para carros, uso maquina de pressão tambem pra lavar o carro vai a Dica Karcher K 3.30 ótima pedida, barata e muito boa...

Alem de lavar o carro mais rapido economizo mais água, embora ela tenha 1300W em meia hora o carro está limpo, lavando por partes é claro com calma...

Só acho que tambem devemos pensar no meio ambiente e não tentar disperdiçar tanta agua, embore eu lave o carro com frequença, só tambem temos que pensar que muitas vezes a sujeira que gruda nos lados das portas e de dificil remoçao eu levo em lavagem e só pesso pro pessoal da uma jatiada de agua e aplicar os produtos que dissolvem a sujeira, sei que os produtos são fortes e podem danificar o verniz do carro, mas se a sujeira está grudada nao adianta, se passar esponja risca o carro todinho, ja tive carro preto e sei como funciona a coisa...


Abraços





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Mensagem por Jovem Kadetteiro » Sexta-feira 22 2011f Julho 2011 08:11:18 PM

Matthew's escreveu:Eu uso aquelas luva tipo de Lã, não é tão ruim, pois não deixo acumular muita sujeira no carro, quando o tempo está bom lavo todo final de semana, ou a cada 4 dias, depende muito, uso shampoo com cera, mas não gostei muito dele e estou usando um normal sem cera também proprio para carros, uso maquina de pressão tambem pra lavar o carro vai a Dica Karcher K 3.30 ótima pedida, barata e muito boa...

Alem de lavar o carro mais rapido economizo mais água, embora ela tenha 1300W em meia hora o carro está limpo, lavando por partes é claro com calma...

Só acho que tambem devemos pensar no meio ambiente e não tentar disperdiçar tanta agua, embore eu lave o carro com frequença, só tambem temos que pensar que muitas vezes a sujeira que gruda nos lados das portas e de dificil remoçao eu levo em lavagem e só pesso pro pessoal da uma jatiada de agua e aplicar os produtos que dissolvem a sujeira, sei que os produtos são fortes e podem danificar o verniz do carro, mas se a sujeira está grudada nao adianta, se passar esponja risca o carro todinho, ja tive carro preto e sei como funciona a coisa...


Abraços
Essas luvas são boas, para economizar com um balde de 3.8 litros você lava o carro, ao inves de usar a VAP use aquelas mangueiras de jardim que tem uma pressão menor e gastam menos água, quanto ao Shampoo use um Meguiars, Mothers, 3M que são muito bons recebi hoje uma amostra do Duraglos #901, para não riscar a parte dei baixo é importante lavar a luva em água limpa e jogar bastante água pra tirar a sujeira superficial faça em movimentos horizontais sem precionar muito. Claro que ali não tem como não riscar um pouco mas fazendo com menos força diminui bastante a formação de riscos! :wink:





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Matthew's
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Mensagem por Matthew's » Segunda-feira 25 2011f Julho 2011 12:02:11 AM

Jovem Kadetteiro escreveu:
Matthew's escreveu:Eu uso aquelas luva tipo de Lã, não é tão ruim, pois não deixo acumular muita sujeira no carro, quando o tempo está bom lavo todo final de semana, ou a cada 4 dias, depende muito, uso shampoo com cera, mas não gostei muito dele e estou usando um normal sem cera também proprio para carros, uso maquina de pressão tambem pra lavar o carro vai a Dica Karcher K 3.30 ótima pedida, barata e muito boa...

Alem de lavar o carro mais rapido economizo mais água, embora ela tenha 1300W em meia hora o carro está limpo, lavando por partes é claro com calma...

Só acho que tambem devemos pensar no meio ambiente e não tentar disperdiçar tanta agua, embore eu lave o carro com frequença, só tambem temos que pensar que muitas vezes a sujeira que gruda nos lados das portas e de dificil remoçao eu levo em lavagem e só pesso pro pessoal da uma jatiada de agua e aplicar os produtos que dissolvem a sujeira, sei que os produtos são fortes e podem danificar o verniz do carro, mas se a sujeira está grudada nao adianta, se passar esponja risca o carro todinho, ja tive carro preto e sei como funciona a coisa...


Abraços
Essas luvas são boas, para economizar com um balde de 3.8 litros você lava o carro, ao inves de usar a VAP use aquelas mangueiras de jardim que tem uma pressão menor e gastam menos água, quanto ao Shampoo use um Meguiars, Mothers, 3M que são muito bons recebi hoje uma amostra do Duraglos #901, para não riscar a parte dei baixo é importante lavar a luva em água limpa e jogar bastante água pra tirar a sujeira superficial faça em movimentos horizontais sem precionar muito. Claro que ali não tem como não riscar um pouco mas fazendo com menos força diminui bastante a formação de riscos! :wink:
Irei ir atraz desse shampoo e vou ver se encontro ele por aqui...Quanto usar apenas a mangueira pra mim a situação fica complicada, pq a localização do meu Bairro fica em uma parte alta da cidade, a agua vem sem pressão e fora que eu gastaria mais que o dobro do tempo tentando lavar o carro...





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Mensagem por awaked » Segunda-feira 25 2011f Julho 2011 11:31:50 AM

Essas lavadoras de pressão economizam água também. É só ver em testes e propaganda.
Na mangueira aqui de casa se vão mais ou menos 3 minutos pra encher o balde que uso pra lavar o carro, não é um balde gigante, mas não é pequeno. Com a lavadora demora uns 5 minutos pra encher o mesmo balde.

Ou seja, além de economizar água, limpa muito melhor, é só cuidar pra não usar pressão demais.





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Mensagem por Matthew's » Segunda-feira 25 2011f Julho 2011 08:00:48 PM

A minha tem 1740 lbs de pressão, é forte, mas como eu ando de vez enquando pela BR-116 onde passam muitos caminhões, em dia de chuva, salta todas as porcarias impossível na lataria do carro, e pra tirar na esponja na altura do friso das portas pra baixo da uma dó, pq a sujeira gruda e não sai com o jato de pressão, só levando em lavagem pedindo pros caras aplicarem aquele maldito metacil que fode o verniz da pintura pra soltar aquela sujeira sem ter que esfregar, aí ja não sei o que é pior, se é esfregar ou se é usar essa %$#@ de metacil hehehe...

E aqui no Sul estamos em época de chuvas, sem condições lavar o carro sempre...Ae a sujeira vai grudando cada vez mais...





Vegetus
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Mensagem por Vegetus » Quarta-feira 17 2011f Agosto 2011 03:53:04 PM

Jovem Kadetteiro,

Parabéns pelo belo artigo. Foi muito útil para mim.

No entanto, estou com uma dúvida. Realizando todo esse processo de lavagem de carro, inclusive utilizando ceras, etc, respeitando fielmente de acordo com todo procedimento do artigo, pergunto: a cada quantos dias/semanas eu posso aplicar essa lavagem?

Você acha que a cada uma semana está bom? Não sei a cada quantos dias é viável para realizar este tipo de lavagem, mas acho que, se eu aplicar a lavagem todo final de semana, isto é, realizando uma lavagem a cada uma semana, acho que isso pode prejudicar a pintura do carro, visto que há constante necessidade de passar a cera e outros produtos, além de conter agentes químicos.

Aguardo sugestões.

Obrigado e um abraço.





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Mensagem por rodrigoalcgrun » Segunda-feira 09 2012f Janeiro 2012 12:04:17 AM

Parabéns pelo artigo !





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Mensagem por Jovem Kadetteiro » Sábado 10 2012f Março 2012 09:57:37 AM

Vegetus, eu costumava alvar o antigo kadett do meu pai toda semana, nunca tive problema a única coisa é que encerava ele com mais frequência, como gostava de ter sempre 100% passava cera a cada 15 dias, no corsa como é preto eu lavo a cada 15 dias, por que essse preto do corsa amrca muito fácil mas depende muito o bom é não deixar juntar muita sujeira...





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Mensagem por will.i.am5808 » Sexta-feira 16 2012f Março 2012 05:06:36 PM

Grande Vinícius!!!!!!! Que bom encontrar vc por aqui! Esta d parabéns o seu post, cuidando do Blck bull como vc cuidava do Kadettão ne??? Sempre gosto de ler as suas dicas pra peoteção da pintura e como sempre os produtinhos mágico que vc indica, fazem o maior sucesso!!! Lá no kadetteiros eu sou o Will.iam


Corsa hatch Maxx 1.4 Vermelho Chardon 2011/2012
Roda Astra Sport 14'
Insulfilm G5
TID
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http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... highlight=



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victorcpaes
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Mensagem por victorcpaes » Quarta-feira 15 2012f Agosto 2012 03:05:27 PM

Galera eu achei esse Kit http://www.lojapoliboxrj.com.br/ecommer ... m-Meguiars

tem algum lugar mais barato ??
o bom que o frete ta gratis para sp





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Mensagem por fabio_pvai » Quarta-feira 05 2012f Setembro 2012 08:33:15 AM

Ai galera, comprei uma lavadora de alta pressao e to afim de usar intercap diluido com água nas partes em baixo dos paralamas e abaixo da caixa de ar, será q tem problema? é perigoso manchar? Pq meu corsera é relíquia demais, nao tem retoque e a pintura é uma tetéia e qdo eu mandava no lavacar pedia pra eles usarem só o shampoo....mais nos ultimos tempos como to lanvando sempre em casa acho q essas partes nao ficam bem limpinhas igual qdo mandava no lava car......será que é por causa da pressao da mangueira ou eles ja usavam escondido o intercap ou o solupan pra deixar bem limpo?
Abraço.





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