[TUTORIAL] - Alargando os Pára-lamas

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
Avatar do usuário
Wilson
:: Administrador ::
Mensagens: 2708
Registrado em: Segunda-feira 03 2003f Novembro 2003 05:50:44 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

[TUTORIAL] - Alargando os Pára-lamas

Mensagem por Wilson »

Antes de fazer o processo, vale a pena levar o carro em uma loja que mecha com alinhamentos e mandar verificar se o eixo traseiro está deslocado, isso pode ocorrer e somente uma loja irá resolver este problema, quando isso acontecer a tendência é que pegue somente um dos lados no para-lamas e não os dois. O Corsa já tem um leve deslocamento do eixo traseiro para o lado direito devido ao tanque de combustível.

Procure também verificar se você está utilizando rodas com off-set correto (diâmetro pneu + roda e largura da roda), isso interfere muito pois o Corsa tem a caixa de rodas (local onde fica roda/pneus por dentro do para-lamas) muito pequeno. As especificações mais corretas para o Corsa são:
Rodas aro 14 polegadas até 6 polegadas de largura com pneus 175/70

Rodas aro 15 polegadas com 6 polegadas de largura e pneus até 195/50.

O off-set do Corsa é de 49mm podendo variar no máximo 5 mm tanto + quanto -.

A furação é de 4 X 100 mm

Se você estiver obedecendo estas medidas não terá problemas a não ser que o carro seja muito rebaixado!

Para alargar os para-lamas:

Consiga um macaco hidráulico, destes que usam em caminhonetes, aqueles de 2 toneladas.

Pegue dois pedaços de madeira, que vão servir tanto pra calçar o macaco no fundo do para-lamas quanto pra colocar na borda de dentro do para-lamas (isso vai fazer com que o macaco empurre igualmente o para-lamas e não somente em um ponto que poderia trincar a pintura)...

Tenha muita paciência e cuidado.

O ideal é que tenha uma régua grande para medir a distância entre o para-lamas e o fundo da caixa de rodas, com isso você vai afastar os dois lados do para-lamas igualmente.

Vamos para a execução do processo!
Levante o carro no macaco até deixar a roda solta, o ideal era colocar o carro em um tripé/cavalete para ficar mais seguro. Retire a roda.

Retire a moldura do para-lamas, é aquele arco plástico que é preso por porcas plásticas internas no para-lamas.

Pegue a régua e tire as medidas da ponta do para-lamas até o fundo da caixa de rodas, veja quantos cm tem para depois que você alargar voltar a medir para fazer igualmente no outro lado.

Pegue uma das madeiras que vai servir de calço para o macaco no qual vai ficar apoiado no amortecedor ou no fundo da caixa de roda (observe bem pois a válvula de desacionamento bem como a alavanca de acionamento do macaco deve ficar voltada pra baixo e de uma forma que se possa movimentá-las sem problemas). Vá abrindo o macaco (use uma chave de fenda ou um pequeno pedaço de ferro para acionar a alavanca)
até chegar próximo ao para-lamas, coloque a outra madeira em comprido para o macaco não marcar a lataria e trincar a pintura, o ideal é uma madeira que pegue de um lado a outro dentro do para-lamas, com isso vai forçar igualmente todos os lados para fora.

CUIDADO, quando você for abrindo o macaco, tome cuidado pois você pode abrir demais e acabar danificando, amassando ou trincando o pára-lamas e ter que fazer uma funilaria. Lembre-se que você vai afastar poucos cm, tipo uns 2cm.

Depois de ter alargado, meça novamente com a régua e veja quantos cm aumentou a distância e faça o processo do outro lado do para-lamas.

Agora você vai pegar os parafusos que prendem o arco do para-lamas, pegue os dois parafusos que ficam na parte superior e que mais raspam no pneus. Lixe até desgastar um pedaço dele, cuidado para não lixar muito, veja antes o quanto você tem que tirar.

Agora é só montar e colocar o pneu.

Texto enviado por Glenio Lacerda
Editado pela última vez por Wilson em Quinta-feira 27 2012f Setembro 2012 10:29:04 PM, em um total de 1 vez.
dws_djavan
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Terça-feira 07 2011f Junho 2011 04:53:42 PM
Localização: Erechim - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por dws_djavan »

Wilson, por gentileza, poderia postar fotos que fica 10x melhor o tutorial. vlw
tiagotms
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Domingo 25 2011f Setembro 2011 12:50:27 AM
Localização: Uberlândia - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por tiagotms »

Wilson, quero fazer este processo nos paralamas do carro, queria uma explicação mais detalhada deste servico, por gentileza pode nos Ajudar ! Abraço!
rfl_98
:: Millennium ::
Mensagens: 123
Registrado em: Terça-feira 11 2009f Agosto 2009 09:46:17 PM
Localização: São Luís - MA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rfl_98 »

O processo em si é fácil, porém um poko trabalhoso.... Fiz somente na caixa traseira esquerda (aquela que normalmente pega mais)! Tem um local que dá pra apoiar o macaco tranquilo e calmo na parte interna da caixa e com esse apoio dá pra "empurrar" apartir da metada do paralama até o final (em direção a ponteira da descarga). Agora meu chapa da metade pra frente é doideira, pois o bixo escorregar prakrai e cai toda hora!! Fiz só o q deu... Fiquei com receio de apoiar no amortecedor e dá uma bronca pior na torre e tals... Fica a dica
tiagotms
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Domingo 25 2011f Setembro 2011 12:50:27 AM
Localização: Uberlândia - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por tiagotms »

rfl_98,

certo, o meu pega a roda traseira do lado do lado esquerdo, já lixou tanto que agora tá pegando muito pouco, existe outra alternativa que seria retirar a campana e cortar um extersor que existe atras dela, ganhando entre 1 ou 2 cm pra roda entrar pra dentro, porém prefiro mecher na lata do que nessa peça, pois ela tem um fundamento de estar ali ... dei uma imaginada aqui e intendi aos poucos o que deve-se fazer, , no meu caso brother, tenho que alargar os paralamas da frente as rodas não descem mais , se descer vai rasgar o pneu, vou tentar fazer este processo na frente e ver o resultado, obrigado !
rfl_98
:: Millennium ::
Mensagens: 123
Registrado em: Terça-feira 11 2009f Agosto 2009 09:46:17 PM
Localização: São Luís - MA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rfl_98 »

tiagotms escreveu:rfl_98,

certo, o meu pega a roda traseira do lado do lado esquerdo, já lixou tanto que agora tá pegando muito pouco, existe outra alternativa que seria retirar a campana e cortar um extersor que existe atras dela, ganhando entre 1 ou 2 cm pra roda entrar pra dentro, porém prefiro mecher na lata do que nessa peça, pois ela tem um fundamento de estar ali ... dei uma imaginada aqui e intendi aos poucos o que deve-se fazer, , no meu caso brother, tenho que alargar os paralamas da frente as rodas não descem mais , se descer vai rasgar o pneu, vou tentar fazer este processo na frente e ver o resultado, obrigado !
Uso 195/50 R15 e não são originais... Acho que é seu caso também :(
Na minha humilde opinião alargar na frente é doideira maior ainda, pois é mais fácil ficar a diferença entre a lata alargada e o inicio da porta, entende!? Ficaria aquele troço meio "empapuçado"... Tem que ser bem sutil pra não descaracterizar muito.. O que vc acha!?

Tô de olho numa roda original 15. E acho que vc deveria ficar também... PS.: O meu tá com suspensão original e tô esperando só molas esportivas... Ainda assim tô com medo de ter dor de cabeça..

Um abraço
tiagotms
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Domingo 25 2011f Setembro 2011 12:50:27 AM
Localização: Uberlândia - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por tiagotms »

rfl_98,

i ae parceiro, esqueci de mencionar que quero colocar aro 17, na verdade já está com 17 porém ta muito alto, nao estou satisfeito. aro 15 fica sussegadinho, andava muito baixo, a suspenção de rosca da macaulay ajudou muito a baixar o carro ... no meu caso o offset da roda e pneu são favoraveis,
a caixa de rodas traseiras alarguei muito a ponto de esconder os pneus. agora a da frente , pensei nesse lado negativo que vc falou , de ficar estufado e dar uma diferenca feia com a porta, quem tiver alguma alternativa, por favor deixa pra mim ! sei que uma alternativa boa seria levar pro lateiro 2 paralamas de ferro velho e mandar abrir o paralama com servico de funilaria, preservando os originais pra uma futura venda voltar os originais ..
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”