[TUTORIAL] - Restauração e pintura de rodas FVM

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.

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dinhoriginal
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[TUTORIAL] - Restauração e pintura de rodas FVM

Mensagem por dinhoriginal » Quinta-feira 18 2009f Junho 2009 09:00:44 PM

Bom galera após 11 horas de trabalho iniciando as 6:30 da manhã finalmente cheguei em casa e vou
mostrar o trabalho de pintura e restauração que fiz em minhas rodas , desculpem as fotos do celular ,acabou a pilha
da maquina no meio do trabalho

Material

Massa plática lata pequena
primer ( spray lata) 1 lata
tinta ( cor que quiser , comprei a colorgin própria para rodas) 2 latas
Verniz 1 lata
lixa 120 e 1200 ( lixa d´agua)comprei 4 de cada
massa para polir
estopa 1 pacote
pincel ( BEM pequeno) 1
Pedaço de mangueira de jardim
fita crep
detergente
Bombril
mascara para pintura
Gastei 90 reais em tudo e ainda sobrou para outras pinturas

Iniciando os trabalhos as 6:30 da manha

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material

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Passo 1 - lave bem as rodas com detergente e Bombril e começe lixando com a lixa 120

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passo 2 - passe massa plástica nos ralados,deixe uma sobra pois ela encolhe depois de seca

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Passo 3 Espere secar , uns 30 minutos está bom

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Passo 4 - (parte chata e demorada)- lixe a massa , começe lixando com lixa 120 e termine com a 1200,
até ficar bem lisinho

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Parte 5- Lave de novo com detergente

Passo 6 - proteja o pneu , o que eu fiz foi cortar uma cortina de banheiro e ir prendendo com a
fita crepe ,bem rente a borda do pneu, lembra do pedaço de mangueira? com um pedaço de + ou _
2 dedos cubra um dos lados com fita crepe e pronto cabe certinho na valvula do pneu

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Passo 7 - Passe o primer , a primeira mão apenas para pulverizar , espere 15 min e de outra mão

até a pintura ficar uniforme

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Passo 8 - agora a tinta , o mesmo processo do passo 7

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Passo 9 - O verniz, esse é chato ,passe bem de leve e de quantas mão precisar para ficar uniforme
e espere secar ( demora)

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estação de secagem

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Passo 10 - Normalmente quando enpapelamos a rodas a fita crepe pode cobrir a borda da roda
, pegue o pincel pequeno e passe lentamente no espaço faltante


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E pronto!!!!

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Imagem

Dicas:

Se tiver como tirar todas as rodas melhor no caso de quiser fazer todas em um só dia
Na minha opnião faça uma roda por dia é muito trabalho fazer todas em uma dia só
Paciência e muita, o principal é a etapa de limpeza e lixagem das rodas
Se quiser deixar a roda brilhando , aumente o verniz ,mas demora muito para secar
Use sempre a mascara, o cheiro de tinta é muito forte
Eu quis fazer para pegar as manhas, se não tem essa curiosidade mande pintar fora

E acho que é isso

Abraços


Arnaldo Pieruccini



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Rodrigo Reis
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Mensagem por Rodrigo Reis » Quinta-feira 18 2009f Junho 2009 09:30:03 PM

Parabéns amigo!!!
nunca imaginei que desse pra fazer esse tipo de reforma em casa mesmo...
achei mto interessante...
suas rodas ficaram lindas, além de totalmente exclusivas
faltou soh duas coisas: um pretinho nos pneus e fotos com as tampinhas :lol: :lol: :lol:
show!!!

Abrasss





hewerardo
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Mensagem por hewerardo » Quinta-feira 18 2009f Junho 2009 10:23:10 PM

Parabens meu velho ! é de gente assim que o clube do corsa se torna extremamente importantepra gente que curte um corsa ! me ajudou muito seu tutorial, aki a galera que trabalha com rodas cobra 160,00 pra fazer a reforma !!! no seu totorial foi só 90 pila ! parabens pelo Tutorial velho !!! as minhas rodas são do astra Gsi tá precisando de uma reforma!


CORSA NÃO É SIMPLISMENTE SÓ MEU CARRO É UM MEMBRO DA FAMÍLIA!!!



elicsonsantos
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Mensagem por elicsonsantos » Quinta-feira 18 2009f Junho 2009 11:39:11 PM

Um tuto bem esquematizado parabéns.





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ajarm
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Mensagem por ajarm » Quinta-feira 18 2009f Junho 2009 11:56:44 PM

Muito show cara...

Tenho vontade de reformar as minhas rodas, mas em casa não sei se teria coragem...hehe!

Parabéns.





dinhoriginal
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Valew galera

Mensagem por dinhoriginal » Sexta-feira 19 2009f Junho 2009 11:29:01 AM

Valew pelos comments galera, como disse no tópico se cobra normalmente 50 reais por roda e como as coisas não estão fáceis qualquer grana economizada é lucro.Podemos preparar uma peça plástica do carro com o mesmo tratamento , painel, para-choque ( estou pensando eu mesmo pintar meu parachoque traseiro). A principal etapa é a lavagem e na hora de lixar ,se isso não ficar bom acredite a pintura não ficará.Ainda ficaram alguma marquinhas dos ralados mais fundos ( nada comparado ao que estava), mas como disse meu amigo " só eu estou vendo" . Poderia ter ficado melhor se eu tivesse mais tempo e paciencia , por isso disse para fazer 1 roda por dia / semana , para fazer aos poucos o resultado é proporcional a sua paciencia. depois vou tirar fotos com as calotinhas e posto aqui..

Abraços


Arnaldo Pieruccini



elton luiz
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Mensagem por elton luiz » Sexta-feira 19 2009f Junho 2009 11:54:30 AM

que cor é essa que você usou? grafite?
ficou muito bom, me encoragei a fazer isso nas minhas que estão feias.


Corsa sedan millenium 8v 2001/2002, branco, ar condicionado, alarme, travas elétricas, porta-malas elétrico com abertura remota, farol auxiliar.



dinhoriginal
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.

Mensagem por dinhoriginal » Sexta-feira 19 2009f Junho 2009 01:53:07 PM

Elton

Comprei todo o material em uma casa de tintas, o legal é que algumas fazem a cor de acordo com seu pedido, no meu caso comprei a grafite para rodas padrão da colorgin e vi que já existe o aluminio para rodas ,a cor fica igual a original

Abraços


Arnaldo Pieruccini



Ricardo f1
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RROODDAASS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mensagem por Ricardo f1 » Sexta-feira 19 2009f Junho 2009 02:48:23 PM

Ricardo Assunção

Rapaz meus parabéns , ficou show de bola...

Eu comprei a rodas originais do corsa GSI toda arranhada e comecei esse processo com um amigo meu.,mais meu pai é lanterneiro ele trabalha em uma concessionária grande e me encheu meu saco TEM Q SER UM PROFISSIONAL ATE Q LARGUEI , ele levou pro colega dele ficou FODAAAAAA !!!

Mais tenho outro jogo de rodas 14 q esta meio arranhada vou fazer pintar elas com esse TUTORIAl vai ser moleza.........
VALEU so queria contar um pouco minha estoria !!!

Mais uma vez meus PARABÉNS !!!





dinhoriginal
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valew

Mensagem por dinhoriginal » Sexta-feira 19 2009f Junho 2009 03:06:18 PM

Valew Ricardo

Espero que esse tutorial deixe as coisas bem claras a todos e repito " não é fácil!!"

Acabei de tirar outras fotos agora com as calotinhas

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A gradinha que pintei usando o mesmo processo , pintei na mesma cor das rodas

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Abraços


Arnaldo Pieruccini



Pauloskar
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Mensagem por Pauloskar » Quarta-feira 24 2009f Junho 2009 09:15:45 PM

Parabéns pelo tutorial.

Bem explicado e com imagens.

Tópico devidamente fixado.

Paulo Carneiro





santoreggae
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Parabens!

Mensagem por santoreggae » Quarta-feira 24 2009f Junho 2009 09:49:12 PM

Dinho, seu nick aqui no forum esta MAIS QUE APROVADO, DINHORIGINAL.....não poderia ser outro! rsrsrs

Parabens, eu nem perto chegaria com tal paciência e disposição que teve e claro que com essas 2 "chaves" o resultado final foi o que todos vimos aqui, SENSACIONAL!!! Rapaz fiquei de boca aberta, ta show demais!

Outra coisa que me chamou atenção foi sua Gradinha, que material usou amigo? Andei namorando e pesquisandoo esse tipo de adaptação na grade e não tive mto sucesso....me da um help ai se possivel!

+1X SHOW DE BOLA!!

Abraço!


Imagem



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Opa

Mensagem por dinhoriginal » Quarta-feira 01 2009f Julho 2009 09:58:59 AM

Paulo

Obrigado pelos comments e por fixar o tópico.

Santo

Valew pelos elogios, foi a 1º vez que faço esse trabalho ,como disse antes, foi a ultima vez que faço 4 rodas no mesmo dia , foram 11 horas de trabalho DIRETO, parei 1 vez para 1 ao banheiro e as paradinhas para sair de perto da tinta , o resultado depois disso , foram 3 dias com dores nas pernas e uma dor de cabeça que não passava ,se for fazer qualquer coisa com tinta USE MASCARA. Cara qualquer pessoa pode fazer esse serviço, o material vc encontra em qualquer casa de tintas do bairro. A gradinha foi o seguinte comprei a tela em uma loja de tuning na zona leste de SP chamada M5 tuning pela internet ( http://www.pillonkar.com.br/eshop/produ ... cts_id=220) . a instalação foi o mais díficil , cortei a grade no tamanho para colocar por trás e como as travas do parachoque que prendem a grade original já estavam quebradas apenas passei o estilete no resto, agora eu não consigo colocar a original de volta.Aonde vc está ,se estiver em SP é só marcar um dia e horário que fazemos negócio ou se estiver fora te mando pelo correio, ainda tenho o suficiente para fazer mais 3 grades em casa, qualquer coisa é só dar um grito

Abraços


Arnaldo Pieruccini



em.viana
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Mensagem por em.viana » Domingo 02 2009f Agosto 2009 07:32:34 PM

PQP!!!!
Tutorial f-o-d-i-d-o. Parabéns colega! Qdo animar vou fazer aqui.





dinhoriginal
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Opa

Mensagem por dinhoriginal » Quarta-feira 05 2009f Agosto 2009 09:29:39 AM

Valew viana

Gostei bem do resultado, minhas rodas estavam bem raladas e com a cor desbotada, deu um up no carro. Mas como eu disse faça 1 roda por vez, o reultado fica bem melhor


Abraços


Arnaldo Pieruccini



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