Cristalização - Espelhamento - Polimento - VERDADES E MITOS

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leonel
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polimento e depois encerar

Mensagem por leonel »

Depois de uma correta lavagem, vamos as etapas de cera.

Estou considerando um nivel de conhecimento comum. Não são todos que tem conhecimento de uma politriz, força e rotação, além dos segredos de um polimento. Sem ter conhecimento, vc pode "pelar" o verniz, "ferver" e arrancar pedaços de tintas, além de ser muito perigoso, caso venha a pegar em alguma ponta eu enrolar no fio ou na ponta da blusa. Ja vi muitos profissionais se machucarem sério por causa disso.

No meu gosto particular, eu sou completamente contra cera Carnu e Gran Prix. Hoje ja existe muitos produtos infinitamente melhores e custando menos.

Cera 3M (linha Perfect it), Meguiars, Vency's e Pérola são excelentes. Outras Pastas Wax tbém tem apresentado bom resultado.

Atualmente, a tecnologia disponível nestes produtos não requer muito esforço por parte de quem aplica. Não é mais necessário criar aquela camada que o carro fica parecendo que mudou de cor.
Basta vc aplicar com uma esponja (algumas ceras ja traz a esponja junto) em movimentos circulares e uma leve pressão até a peça ficar com uma cara "engordurada". Isto já é o suficiente. Mais que isso, é disperdício de material. Com uma lata pequena, vc consegue fazer algo em torno de 40 aplicações. (ou mais)
Sempre retire com movimentos circulares, com flanelas macias (3M, Meguiars ou Norton) ou ainda algodão. Em farmácia, um pacote deve custar uns R$ 5,00 ou R$ 6,00. Eu costumo começar com a flanela Meguiars sem costura, e depois passar algodão. Estas flanelas 3M e Meguiars, vc encontra a partir de R$ 15,00. Lavando sempre com amaciante, vai durar muitos anos. O importante é deixar este pano só para cera, não usando para secar o carro.
Muitas destas ceras, atualmente, tbém não tem problemas em pegar em plasticos. Para isso, basta ler a embalagem.

Sempre siga os passos da lavagem: SEMPRE DE CIMA PARA BAIXO. Verificar no tópico de lavagem.
É obrigatório que o carro esteja na sombra e com a lata fria. Carros escuros tendem a deixar mais marcas. Requer um carinho especial, podendo ser necessário repetir a aplicação.

Se vc tiver paciência, é legal passar a cera nas entradas de portas e porta malas, mais como proteção do que brilho. Assim, além de ficar bonito, vai dificultar que a agua se acumule em locais de difícil acesso, e qdo jogar agua a tendência é que a sujeira escorra mais rápido.

Vc tbém pode passar cera nos vidros e faróis, que vai facilitar a saida da água de chuva.

Apenas para conhecimento: a cera tbém está presente na última etapa do polimento e espelhamento (cristalização).

No Polimento, cabe a politriz com uma sequencia de produtos e boinas diferentes, primeiramente desgastar a camanda superficial do verniz, para depois vir com produtos de proteção e acabamento.
Ja o espelhamento (cristalização) é um polimento mais completo, com a aplicação de mais produtos e com maior durabilidade.
Em ambos, a última etapa é a cera, para acabamento e proteção final.

Uma vez que a cera não desgasta o verniz, e sim aplica camadas de proteção, não existem limites para sua aplicação. O ideal é aplica-la sempre que notar quando a água para de escorrer pelo carro, deixando de ficar em forma de gotículas, ou ficando "grudadas" na pintura.

Se seu carro teve alguma parte recém pintada, ou use uma cera livre de silicone, ou NÃO ENCERE esta peça ue foi repintada, pelo menos por uns 30 dias. A aplicação da cera é uma camada de proteção. Esta camada vai tampar os poros do verniz, não deixando os solventes do material ter a devida evaporação para secagem correta.
Também, se vc pretende mandar pintar alguma coisa em breve, tenha pena do pintor. A Cera e a silicone são os principais vilões da pintura. Por mais que lave e lixe, sempre terão resíduos que podem interferir na pintura, fazendo o material arrepiar ou fazer bolhas. Se um pintor passar por uma área de polimento, os resíduos que ficam no ar são suficientes para prejudicar a pintura. Por isso, estas 2 áreas costumam ser distantes dentro de uma oficina: Produtos de acabamento estragam a pintura, e os "vapores" de pintura pulverizam o carro ja em processo final.
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jessinho
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Mensagem por jessinho »

Boa tarde,
Tenho um Corsa Sedan 2004 VHC preto e a pintura está cheia de "micro riscos" e creio que um tratamento legal deixaria a pintura linda.
Onde fica sua oficina em SP, logo posso visita-la.
Abraço,


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Rodrigo_RJ
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Mensagem por Rodrigo_RJ »

Boa tarde, Deivy, to precisando de umas dicas. É o seguinte, no meu corsinha cinza, na parte da porta do motorista logo abaixo da borracha dos vidros tá começando a soltar uma película, parece ser o verniz pois essa é transparente e abaixo dela já aparece um pedaço de tinta cinza fosca. Existe algum produto no mercado que reverta esse quadro ou terei que aplicar o verniz na porta?

Desde já agradeço.
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Rodrigo_RJ
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Mensagem por Rodrigo_RJ »

Rodrigo_RJ escreveu:Boa tarde, Deivy, to precisando de umas dicas. É o seguinte, no meu corsinha cinza, na parte da porta do motorista logo abaixo da borracha dos vidros tá começando a soltar uma película, parece ser o verniz pois essa é transparente e abaixo dela já aparece um pedaço de tinta cinza fosca. Existe algum produto no mercado que reverta esse quadro ou terei que aplicar o verniz na porta?

Desde já agradeço.
Ainda não fui respondido, mas informo que mesmo com essa camada soltando da porta preferi não esperar mais tempo a ponto de piorar a situação e apliquei cera no local, claro que não recuperou o que já havia acontecido na pintura, mas parece que está protegendo o local e parou de descascar.

Abç a tds e Salve CC!
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mhokazaki
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Mensagem por mhokazaki »

Deivy,

O seu trabalho é show, parabéns! Realmente estou admirado com o seu profissionalismo.
Sempre gostei muito de carros, eu mesmo que sempre tratei deles. Instalava som, personalizava, etc. Agora casado com filhos o tempo é escasso, mas sempre dou um jeitinho.
Inclusive acabei de comprar uma politriz e pretendo me arriscar. Tudo como hobby e satisfação pessoal. Estou lendo muito a respeito, mas sei que na pratica o negócio é mais embaixo...
Já ví um corsa igual ao seu e também brilhava muito! Cheguei até a comentar com a minha esposa. Quem sabe era o seu.

Abraços


carlibas
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Mensagem por carlibas »

[quote="DeivyMunhoz"][b]Olá Familia Corsa Clube, bom muitas pessoas tem duvidas sobre os processos de recuperação de pintura automotiva e hoje no mercado encontramos varios nomes para essa recuperação. Quem já viu, os nomes "Cristalizar" " Espelhamento" etc etc...
Esse nome cristalizar na verdade é usado de forma erronea pois o verbo "CRISTALIZAR" significa mudar a estrutura molecular de um produto de amorfa (sem direção e regra definidas) para cristalina (com direção e regra definidas)
No caso de um polimento e da aplicação de qualquer tipo de cera protetora, a estrutura amorfa da tinta jamais poderá ser mudada para cristalina.
Então o que seria a famosa "Cristalização", bom ela é a proteção que o profissional da a pintura após o processo de polimento, então vemos que esse nome não vem muito ao caso porém é o que ficou mais difundido no meio de recuperação de pintura.
O processo de polimento tem que ser feito com muito critério e cuidado, são varias etapas,mas infelizmente não vemos isso na pratica, na maioria das vezes os "profissionais" usam uma massa de polir e cera e pronto...ah e claro fazem o mais rapido possivel pois tempo é $$$$.
Então é comum vermos carros com marcas de boinas, embassados etc etc...
Vale lembrar também que o processo de polimento deve ser feito somente uma vez por ano, pois esse processo utiliza produtos abrasivos que desgastam a camada de verniz do carro, por isso não se pode fazer o polimento muitas vezes.

Bom pessoal, é isso ai, espero ter ajudado quem tem duvidas sobre esse assunto, pois estou entrando nesse ramo de polimento ou melhor de polimento tecnico onde pretendo estar abrindo uma oficina em breve. Me interessei muito por esse assunto pois como sabem adoro deixar o corsinha brilhando e para mim particularmente a pintura em bom estado conta mais do que qualquer acessório.

Segue uma foto do primeiro polimento tecnico que fiz em uma palio preto:

[URL=http://img107.imagevenue.com/img.php?im ... 1019lo.jpg][img]http://img107.imagevenue.com/loc1019/th ... 1019lo.jpg[/img][/URL]



Qualquer duvida é so postar ok...

[]´s[/b][/quote]

entao cara...

desculpa a pergunta rs, mas, vc fez curso?

tem algum tipo de especializaçao pra esse tipo de serviço?

se sim poderia me passar cursos contatos ow algo do tipo cara ???

qualquer coisa manda um e-mail pra mim por favor...

ch_cs@hotmail.com

abraçao!


mhokazaki
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Mensagem por mhokazaki »

[quote="mhokazaki"]Deivy,

O seu trabalho é show, parabéns! Realmente estou admirado com o seu profissionalismo.
Sempre gostei muito de carros, eu mesmo que sempre tratei deles. Instalava som, personalizava, etc. Agora casado com filhos o tempo é escasso, mas sempre dou um jeitinho.
Inclusive acabei de comprar uma politriz e pretendo me arriscar. Tudo como hobby e satisfação pessoal. Estou lendo muito a respeito, mas sei que na pratica o negócio é mais embaixo...
Já ví um corsa igual ao seu e também brilhava muito! Cheguei até a comentar com a minha esposa. Quem sabe era o seu.

Abraços[/quote]

Deivy,

Realmente era o seu corsa que ví, pois hoje estava dando um trato no Corsa e descobri que você mora do lado, nasci e cresci na Rua Cavour. Hoje estava falando com seu pai.


igorrj
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Mensagem por igorrj »

bom dia pessoal,

Estou em dúvida sobre o "espelhamento" que irei fazer no meu carro. Qual a melhor fabricante? Meguiars ou 3M? Digo isto pois cotei um "espelhamento" em duas lojas, a que usa a Meguiars custa R$ 190,00 e na outra custa R$ 160,00 e fazendo o serviço de martelinho (to com 2 mossas no carro, R$ 50,00 cada), total de R$ 260,00. Na primeira não tem serviço de martelinho...

Valeu!


FABIO_FRIO
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Mensagem por FABIO_FRIO »

Amigo, voce sabe me dizer se o polimento corrige diferenças na cor do carro? Comprei um corsa 97/98 e agora estava olhando ele no sol parece que uma porta é mais escura que a outra. mas isso olhando de lado se olhar de frete com as portas as duas portas ou na sombra elas sao da mesma cor. Sabe qual vermelho é este?
Imagem
Se o polimento nao resolver vou mandar pintar a lateral inteira pra corrigir isso.
Grato Fábio


Nerinho
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Mensagem por Nerinho »

Fala Deivy, eu tenho um corsa wind preto, e até o fim do ano gostaria de passar com você aí, pode me dar uma ideia de qual é o valor pra fazer este trabalho magnifico no meu carro?

Me manda no email se for possível: nerinhofragnan@hotmail.com

Não precisa me passar um valor real, somente uma base para que eu possa me programar referente ao valor.

Abraço cara
Nerinho Fragnan
Corsa Wind 98 PT - EX
Corsa Hatch 08 PT - ATUAL


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