[Tutorial] Pintar pinça de Freio

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
Gontijo
:: Classic ::
Mensagens: 1428
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 08:35:42 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[Tutorial] Pintar pinça de Freio

Mensagem por Gontijo »

Bom, vi muita gente perguntando como faz para pintar as pinças de freio. E como eu estava precisando repintar as minhas, resolvi fazer um tutorial . Então lá vai:

Minhas pinças eram vermlehas. Eu tinha pintado com pistola e compressor, so que como nao passei nenhum verniz, qualquer sujeira grudava na tinta e nao saia por nada. Ai juntou a vontade de trocar de cor, e com a necessidade de pintar minhas rodas , resolvi fazer tudo nessa semana.
Então comprei os seguintes materias:

- Colorgin Esmalte Sintetico na cor Amarela - R$ 9,90
- Decor Spray da colorgin incolor (Verniz)- R$12,90
- Thiner 3500 - R$6.90
- Lixa Dágua n°. 180 . quantidade 3 - R$ 2,40
- Fita crepe - R$ 3,90
- Saco de Estopa - já tinha em casa
- Jornal - já tinha em casa
- Suporte para deixar o carro levantado ( eu usei dois pneus aro 13 que eu tinha)
- Pano -já tinha em casa
- Secador de CAbelo - já tinha em casa
- Agua

Imagem

Pela manha levei minhas rodas para a pintura e peguei 4 pneus aro 14 emprestados vim para casa pra começar o serviço. O que deu mais trabalho foi levantar o carro para colocar os 2 pneus como suporte do carro. Demorei cerca de 2 horas pra fazer isso pois o macaco original do corsa nao levanta suficientemente para colocar os dois pneus emabaixo do carro. Entao antes de tudo providenci algo para segura o carro um pouco menor ou um macaco melhor. Outro detalhe, nao deixe durante o tempo do serviço o macaco como unico suorte. pq ele pode nao aguentar o tranco e soltar... o meu por exemplo.. deu uma arriada!

Eu peguei uns livros velhos um pedaço de madeira e uma prancha de surf que tava quebrada para poder levantar o carro.. isso alem do macado! heheh

Imagem


Imagem

Logo apos uma hora e meia tentando levantar o carro, começou o serviço.
Olhe como a pintura anteiror esta suja.

Imagem

Antes de tudo, forre toda a regiao da caixa de roda, a pintura do paralama, do parachoque e de uma parte da porta com jornal para evitar que a tinta se acumle nessas regioes. forre o chao para evitar manchas.

Imagem

Com o thinner e estopa, comcei a tirar o grosso da sujeira e uma camda de tinta. primeiro voce pega o Thinner, fura um buraco pequeno e despeja com caltela o thinner diretamente na pinça para a tinta começar a soltar. e depois de uns 30 segundos passe a estopa para tirar o grosso. e jogue agua imediatamente. Não é muito aconselhavel deixaar o thinner na pinça. Com lixa comece a lixar a pinça. Isso da um pouco de trabalho.
Pra quem nao tiver tinta nenhuma, so a ferrugem, use o thinner para tirar a ferrugem junto com a estopa e com lixa para tirar o resto da ferrugem.

Imagem

Com uns 15 minutos de serviço, ficou issso ai acima.
Após uns 20~25 minutos de serviço depois da foto acima fica o suficiente para começar a pintura. Lembre-se qu e´ebom você tirar o maximo de tinta ou ferrugem para a pintura ficar homogênea.

Depois de tudo lixadinho, quase tudo pq tem alguns cantinhos que é complicado tirar o restinho de tinta ou ferrgugem que fica, limpei bem o local com jato dágua e um pano para secar. Deixe a agua secar por uns 10^20 minutos. ou use um secador de cableo para acelerar o processo.

No primeiro lado que fui pintar, esqueci de isolar com jornal o disco, eu so fiz um molde de fita crepe para proteger disco, porem no segundo lado, isolei tudo com jornal.

Comecemos a pintura

A pintura deve começar com a Tinta Colorgin Esmlate Sintético na cor que você escolher. Agite bem a lata antes de cada mão de tinta e entre cada mão limpe o bico da lata , pressionado o butão com a lata de cabeça para baixo até a hora que sair somente o jato de ar, sem tinta.

A primeira mao deve ser bem de leve, apenas sujar o local com tinta. Isso é importante pois é essa primeira mao de tinta que vai dar suporte para as demais, pois ela faz com que a tinta fica grudada ao material.

Imagem

Entre as demaos não é aconselhavel esperar mais que 10 minutos para aplicar outra mao de tinta, pois isso pode dificultar que a tinta grude na demao anterior. Eu esperava uns 7 minutos e mandava outra mão. no total fiz 4 mãos de tinta.

Segunda mão
Imagem

terceira mão
Imagem

quarta mão:
Imagem

Dpois da quarta mão de tinta, eu esperei uns 20 minutos para começar a aplicar o Verniz. A lata Decor Spray é um Verniz para tintas que é utilizadado para proteger a pintura , ele é incolocr. no caso da poeira ficar grudando e dificultar a limpeza da pinça.

Eu apliquei 3 demaõs de Decor Spray, pra ter certeza que nao vou ter problems posteriores. A plicaçao desse verniz deve ser com intervalo de 7 minutos tambem e deve ser aplicado sobre toda a parte pintada.

Imagem

Depois de uns 30 minutos da ultima mão do Verniz, comecei a limpar o disco que estava sujo de tinta e verniz, utilizei a estopa e o thinner para limpa-lo, lembrando que assim que vc lempar passar um pano umido no local que vc passou o thinner, mas passe um pano umido e nao jogue agua nao para evitar danificar a pintura da pinça.

Eu deixei o pinça ao leo durante umas 2 horas pra secar direito e depois disso coloquei a roda com cuidado pra na estragar. Eu tambe nao sai com o carro naquele dia so por precauçao mesmo, mas acho que nao tem muiro problema se sair por ai nao. Esse serviço todo demorou algo em torno de umas 4 horas, contando que eu tive que limpar o local pois a garagerm é do predio. hehe..

fotos finais do serviço...

Imagem

Imagem

Fotos da roda preta com a pinça pintada...

Imagem

essa foto foi feita no dia seguinte quando fui pintar o outro lado:

Imagem

Quando eu fui pintar o outro lado gastei bem menos tempo, algo em torno de 2 horas e meia... pois eu ja tinha pegado a pratica, e ja sabai como levantar o carro ....

Ahh... depois desse dia meu macaco nao sera o mesmo.. ele parece que ta meio ruim... nao aguenteou o tranco e provavelmente deve ser trocado nos proximo meses...


E finalemtne a roda pintadinha junto com a pinça de freio com pintura nova!!!


Imagem

Espero que tenham gostado!
Qualquer coisa estamos aí!!

Abraços!
Gontijo
Moderador Corsa Clube MG
Belo Horizonte!


Fotos ?! : Clica no link aí : viewtopic.php?t=37150
NobreBH
:: Champ ::
Mensagens: 593
Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 05:42:00 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por NobreBH »

FIXO ! FIXO ! FIXO ! FIXO ! FIXO !

Fala gontijo!

Ficou fino o trampo heim, parabens!

Vc nao pintou o tambor da roda traseira nao!

hehehe em breve ta chegando um tuto de como adaptar o DVD no painel !!!
Gontijo
:: Classic ::
Mensagens: 1428
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 08:35:42 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gontijo »

huahuaaua


fala nobre....

o tambor eu ja tinha pintado de prata.. com colorgin pra alta temperatura... eu mantive a cor dele.. apesar de que eu qeuria lançar um amarelo.. so que eu achei que ia ficar muito cheguei....
hehehe

e esse tuto do DVD ai... eu acho que vou utiliza-lo em heheh!!!!

abraços!!!
Gontijo
Moderador Corsa Clube MG
Belo Horizonte!


Fotos ?! : Clica no link aí : viewtopic.php?t=37150
Ariete

Mensagem por Ariete »

o meu eu nao lixei, só passei tinner e tirei toda a fuligem já faz 8 meses q tá lá :)
Gontijo
:: Classic ::
Mensagens: 1428
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 08:35:42 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gontijo »

pedropaulo escreveu:o meu eu nao lixei, só passei tinner e tirei toda a fuligem já faz 8 meses q tá lá :)
BOm.. eu segui algumas recomendaçoes... pode ser que nao seja necessarias né.. mas o importante é o resultado final durar bastante tempo! ehhehehe

abraços!!
Gontijo
Moderador Corsa Clube MG
Belo Horizonte!


Fotos ?! : Clica no link aí : viewtopic.php?t=37150
NobreBH
:: Champ ::
Mensagens: 593
Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 05:42:00 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por NobreBH »

Gontijo escreveu:eu qeuria lançar um amarelo.. so que eu achei que ia ficar muito cheguei....
!
Ow o meu corsinha antigamente antes de pintar de vermelho eu tinha as pinças e o tambor amarelos. Sei lá no meu nao achei q ficaram bakanas, pelo carro ser preto.

e quanto ao ficarem cheguei, eu nao achei q fique não.

abçs
possamai
:: Champ ::
Mensagens: 463
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 11:32:30 PM
Localização: Toledo - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por possamai »

dae kra.. blz... Bom tutorial... alias... ótimo... vou usar ele pra fazer na minha tbm.. heheh..

Só queria saber uma coisa... você usou tinta de alta temperatura?? Não tem problema usar essa normal não? Não preteia?

Abraços,
Possamai
Status: Temporiarm. sem carro

Tudo no Tópico: Fotos (Pg6) - Atualizado em 09/08/2007

Imagem
Gontijo
:: Classic ::
Mensagens: 1428
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 08:35:42 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gontijo »

possamai escreveu:dae kra.. blz... Bom tutorial... alias... ótimo... vou usar ele pra fazer na minha tbm.. heheh..

Só queria saber uma coisa... você usou tinta de alta temperatura?? Não tem problema usar essa normal não? Não preteia?

Abraços,
Possamai
usei tinta esmalte.... pelo qu eue li da pra usar trankilamente... mas se vc quiser.. coloca como basse a tinta pra alta temperatura... e depois joga a tinta que vc uqiser por cima!
Gontijo
Moderador Corsa Clube MG
Belo Horizonte!


Fotos ?! : Clica no link aí : viewtopic.php?t=37150
Sonafarra
:: Premium ::
Mensagens: 4355
Registrado em: Sexta-feira 08 2005f Abril 2005 11:08:26 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Sonafarra »

NOSSA FICOU SHOW, TO PRECISANDO REFAZER A MINHA TAMBEM, E COM CERTEZA VAI SER COM AJUDA DESSE TUTORIAL!!! :D
Apos muitas alegrias, o corsinha se foi, esse vai deixar saudades!!!

Fotos do corsinha pag 5 a 7: http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 5&start=60
possamai
:: Champ ::
Mensagens: 463
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 11:32:30 PM
Localização: Toledo - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por possamai »

Como eu vou por 17" na pampinha.. :roll:

Tbm kero fazer isso na minha... só fiquei na dúvida sobre esse skema de tinta de alta temperatura..
Pois o vendedor falou que se passar tinta comum, e esquentar de mais, ela preteia.. ae comentei sobre passar a de alta temperatura como fundo e a cor por cima... e ele me falou que mesmo assim a de cima vai ficar preta, pois a temperatura vai passar pela de alta temperatura, ae a de alta temperatura resisti e a de cima queima..

Mesmo assim... vou arriscar... tenho uma tinta aqui.. a cor é Prata Continental, que comprei pra passar na minha caixa de som, mais não gostei do resultado.. Vamos ver como fica na pinça..

Tinta - Cor:
Imagem

Lata:
Imagem

Aqui minha caixa:
Imagem


Será que fica bom? (Se ficar brilhoso igual minha caixa, ficaria ótimo)
Será que precisa mesmo passar o spray de alta temperatura?
Precisa passar verniz?

Abraços,
Possamai
Status: Temporiarm. sem carro

Tudo no Tópico: Fotos (Pg6) - Atualizado em 09/08/2007

Imagem
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”