[TUTORIAL] - UPGrade de Freio Dianteiro Corsa B

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder

O que achou do tutorial?

Muito bom! Parabéns!
21
88%
Podia ser melhor!
3
13%
Pra que eu quero isso?
0
Não há votos registrados
Prefiro não comentar!
0
Não há votos registrados
 
Total de votos: 24

edu.GiorlanO
:: Champ ::
Mensagens: 586
Registrado em: Quinta-feira 07 2007f Junho 2007 06:22:49 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[TUTORIAL] - UPGrade de Freio Dianteiro Corsa B

Mensagem por edu.GiorlanO »

Galera, vou compartilhar aqui com vocês, o upgrade que fiz no Corsa.

Trata-se do melhoramento dos freios dianteiros.

Como não tirei fotos detalhadas, vou fazer o tutorial apenas em texto.

Bom... o que será necessário: (Vou colocar o quanto gastei, mas isso pode variar entre novo e usado, e de cidade para cidade também.)

- Par de Pinças Dianteiras de Vectra GSI/Calibra - R$ 250,00 o par (Desmanche Legalizado)
- Kit Reparo de Pinça (Para quem comprar usadas) - R$ 100,00
- Jogo de Pastilhas - R$ 56,00 da marca Ecopads, queria Fras-Le, mas custava mais de R$ 120,00.
- Par de Disco Ventilado do Vectra GSI/Calibra - R$ 130,00 Originais GM
- 1L de Fluído DOT 5. - Não lembro exatamente, acho que foram R$ 19,00

Como encontrei as pinças usadas, e estavam paradas a um tempo, resolvi fazer o reparo. Comprei o Kit Reparo, mandei as pinças para um banho químico, e montei elas novamente com vedadores e retentores novos.

OBS: O Kit não acompanha pistão, então certifique-se de comprar uma pinça que esteja funcionando perfeitamente.

Antes do passo a passo, vai umas fotos para se ter ideia do que vem pela frente:


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem

Esse centro preto ai, eu optei por pintar pois ele costuma enferrujar. É questão de acabamento mesmo.

Imagem

Para pintar ele é simples. Lambuze a pista de freio com óleo, de forma que onde tiver óleo, a tinta não vai aderir. A tinta deve ser para alta temperatura. Não se esqueça!

Imagem

Depois que secar, é só limpar com uma estopa e thinner. Limpe muito bem, não pode ficar engordurado!

Imagem



Com as pinças prontas, é só fazer a substituição. Leve a um mecânico, ou se quiser, faça em casa.

- Tire as pinças atuais e os discos.

- Faça uma limpeza no cubo, onde o disco ficará apoiado, usando CAR 80 Spray e uma lixa de ferro. Só para tirar o impregnado de ferrugem e carbono.
É necessário fazer isso, pois qualquer sujeira grossa no cubo, pode empenar o disco.

- Monte o cavalete da pinça a ser usada, no caso, a do UP.

- Coloque o disco no cubo e prenda-o com o parafuso de disco. Não esqueça de limpar o disco, ele vem melado de óleo para não enferrujar na embalagem. Se montar sem lavar, a pastilha contamina e seu freio vai ficar "borrachudo".

- Prenda as pastilhas em seus respectivos locais na pinça. Recomendo usar silicone nas partes em que a pastilha tem contato com a pinça, para evitar vibrações (galera, silicone daquele que veda, não é silicone para dar brilho em vinil hein, rs).
OBS: Aplique o silicone antes de montar a pastilha na pinça, e cuidado, muito cuidado para não sujar a superfície da pastilha e/ou do disco com ele, pois vai contaminar a pastilha.

- Coloque a pinça no cavalete, prenda-a com o grampo.

- Faça a sangria do fluído para o novo fluído. Para quem nunca fez a sangria, eu recomendo levar para um mecânico fazer, e preferencialmente um que tenha a máquina de sangria!

Pronto! Freio novo e melhor no Corsa!

Mas espera ai... a brincadeira está apenas começando!

Não vá colocando esse freio ai e achando que o carro vai ancorar. Uma mudança de freio exige outras melhorias, como rodas que caibam esse freio, pneus bons, barra estabilizadora, e uma equalização de freios adequada. E se possível, uma suspensão mais firme!

Aqui meu conjunto de freio e suspensão está assim... (Corsa B 2P 97)

- Freio Dianteiro Calibra
- Suspensão Fixo com amortecedores curtos e mais pressão, molas encolhidas no forno (Tipo Allonso)
- Barra Estabilizadora Inferior do GSI
- Barra Anti Torção Superior
- Rodas 16" e pneus Toyo TR1

Mesmo assim, se a frenagem for daqueles tipo... "Baralho, de onde saiu esse maluco?..." pode ser que a traseira saia de lado, mas ai vai da habilidade de cada um! Alem disso, com o freio original também saía de lado nesses casos!

A vantagem desse freio é que, ele demora muito, mas muito mais para fadigar, principalmente em descida de serra.
O desgaste dele é mais demorado.

Desvantagem é que precisa de rodas no mínimo 15", e a manutenção é mais cara. Porém, o desgaste dele é mais demorado.

Galera, espero ter esclarecido e empolgado quem tem dúvidas e vontade de fazer! Qualquer dúvida, estamos ai!

Abraços!
mauricio s.s.oliveira
:: Classic ::
Mensagens: 1351
Registrado em: Domingo 01 2007f Julho 2007 08:04:29 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mauricio s.s.oliveira »

Muito bom o tuto, mas isso é segurança, tem que se certificar que os produtos são realmente de qualidade como os do edu, e o serviço tem que ser muito bem feito...


Parabéns!!!
NEW!! Aqui
Imagem
bigdbixu
:: Super ::
Mensagens: 71
Registrado em: Quinta-feira 30 2010f Dezembro 2010 11:49:51 PM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por bigdbixu »

putzzzzzzzzzzz show de bola mesmo !!!!
mas tenho uma duvida !!!
tenho um corsa hatch 2009 ee acho o freio dele horrivel mesmo, na hora ele não segura nada !!!
sabe me dizer se esse sistema tbm serve no meu corsa ?????

minhas pastilhas de freio são novas tem a possibilidade de ser trocado so o disco ?

obrigado e parabens !
edu.GiorlanO
:: Champ ::
Mensagens: 586
Registrado em: Quinta-feira 07 2007f Junho 2007 06:22:49 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por edu.GiorlanO »

bigdbixu escreveu:putzzzzzzzzzzz show de bola mesmo !!!!
mas tenho uma duvida !!!
tenho um corsa hatch 2009 ee acho o freio dele horrivel mesmo, na hora ele não segura nada !!!
sabe me dizer se esse sistema tbm serve no meu corsa ?????

minhas pastilhas de freio são novas tem a possibilidade de ser trocado so o disco ?

obrigado e parabens !
Cara, eu ainda não mexi em nenhum Corsa C aqui na oficina. Mas aposto meu Vale Refeição que a GM não mudou a fixação das pinças. A única coisa a se preocupar é, a fixação do cavaletes da pinça (2 parafusos) e o tamanho das rodas (mínimo aro 15").
Ah, e se tiver ABS, fica um pouco mais caro, pois precisa mandar equalizar o sistema depois de montado.

Cara, nunca, nunca nessa vida, use pastilhas novas em disco usado ou vice-versa. Tanto pastilhas quanto discos, devem ser colocados juntos. São duas partes que sofrem desgastes por atrito, ou seja, um assume a forma superficial do outro. Se mudar qualquer um deles, as superfícies não serão iguais, retardando o desempenho da frenagem.

E outra, as pastilhas para esse sistema, com certeza é diferente das suas atuais.

Tente tirar uma foto do cavalete das pinças, dos parafusos que prendem elas no carro. Ai te passa onde você deve medir para saber se as pinças do Vectra servem. Poste aqui a foto!

Abraço!

awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

E os traseiros? Revisou e deu uma regulada neles certo?
Caso contrário pode desequilibrar a frenagem, o traseiro é responsável por ajudar os dianteiros o suficiente pra traseira não desgarrar. É uma %. Quando foi calibrado um ABS de um carro aqui de casa se não me engano ficou 30% da potência na traseira e o resto na frente (valores originais). Corsa deve ter seus valores.
edu.GiorlanO
:: Champ ::
Mensagens: 586
Registrado em: Quinta-feira 07 2007f Junho 2007 06:22:49 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por edu.GiorlanO »

awaked escreveu:E os traseiros? Revisou e deu uma regulada neles certo?
Caso contrário pode desequilibrar a frenagem, o traseiro é responsável por ajudar os dianteiros o suficiente pra traseira não desgarrar. É uma %. Quando foi calibrado um ABS de um carro aqui de casa se não me engano ficou 30% da potência na traseira e o resto na frente (valores originais). Corsa deve ter seus valores.
Exatamente! Esqueci de mencionar isso! Na traseira eu havia colocado tudo novo a menos de 2 semanas... Tambor, Cilindro, Lonas e Kit Novo (Molas, Braços, Pinos).

A equalização eu mantive a original depois de testar o freio em diversas situações. Não vi necessidade de alterar.

Futuramente eu pretendo adaptar o freio a disco do Kadett na traseira e o cilindro mestre do Vectra. Diminuir uns 5% a frenagem na traseira, pois senão vai sair de lado toda hora! E trocar os flexíveis por blindados.

Estou fazendo isso, pois pretendo montar um 1.8 Turbo.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Legal, eu imaginei. Perguntei mais pra quem ler perceber que tem outras coisas a serem observadas, sabe como é, pra não saírem inventando achando que é carrinho de controle remoto.

Parabéns pelo serviço.
raynehomenet
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Quinta-feira 09 2010f Setembro 2010 09:54:03 AM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por raynehomenet »

fala patrão trankilo a pinça do corsa C tem 100mm entre furos... não axei uma pinça para fazer um up nele ainda... meu corsa é 1.8 sem banco traseiro cheio de som... e ainda to colocando aro 19 .... frear que é bom nada rsrs

qualquer coisa raynehomenet@gmail.com
Corsa maxx 1.8 2005
brevemente Turbo ;-D
Farleytufao
:: Sport ::
Mensagens: 1208
Registrado em: Quarta-feira 19 2012f Dezembro 2012 02:40:47 PM
Localização: Betim - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Farleytufao »

awaked escreveu:Legal, eu imaginei. Perguntei mais pra quem ler perceber que tem outras coisas a serem observadas, sabe como é, pra não saírem inventando achando que é carrinho de controle remoto.

Parabéns pelo serviço.
E olha que dependendo do carrinho, os acertos são ainda maiores...
Julio Andrioli
:: ST ::
Mensagens: 937
Registrado em: Quinta-feira 15 2010f Julho 2010 10:01:42 AM
Localização: Florianópolis - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Julio Andrioli »

Show de bola o tuto, parabéns... farei isso no meu em breve e devo te procurar para tirar mais dúvidas...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”