[TUTORIAL] - Troca de amortecedores do Corsa Classic

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lulaf
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Mensagem por lulaf »

É isso aí, o importante é que você além de ocupar seu tempo ainda teve a boa vontade de dividir com todos.
O lance dos parafusos, terem a posição correta eu também nunca tinha maldado.
é sempre bom aprender.
Vlw :)
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv
Drigodom
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Mensagem por Drigodom »

Ótimo tutorial,gostei bastante, alguem poderia me indicar aonde posso baixar o manual de reparação dos corsas?
LMM1973
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Mensagem por LMM1973 »

Recentemente, o photobucket mudou sua política de hospedagem de fotos para contas gratuitas. Especificando, usuários com esse modelo de conta não mais podem linkar suas fotos para outros sites, a não ser que façam upgrade para conta paga. Assim sendo, as fotos deste passo-a-passo tiveram seus links quebrados.
Como contra-medida, estou repostando este passo-a-passo com as imagens hospedadas em outro servidor.


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Introdução

Infelizmente, algumas fotos do tutorial do colega SPEED BOY sobre a troca da coluna da suspensão dianteira do corsa já não estão mais aparecendo. Como tive de fazer a troca dos amortecedores dianteiros e traseiros, resolvi fazer um tutorial mais completo e com fotos também.

Resumo

Este tutorial aborda a troca dos amortecedores da suspensão dianteira e traseira do corsa sedan modelo antigo.

Procedimento

Suspensão dianteira:

1) Comecei desligando o borne negativo da bateria, não só como medida de precaução, mas também devido à instalação do alarme no carro. Quando o capô fica aberto, a luz de cortesia do porta-malas fica acesa (mesmo com o porta-malas fechado);
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Foto 1: O borne negativo da bateria foi desligado.

2) Afrouxei os parafusos das rodas dianteiras e levantei a dianteira do carro com dois macacos hidráulicos (um em cada lado) e calcei-o com cavaletes, conforme a foto 2;

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Foto 2: Os cavaletes suspendendo a parte dianteira do carro.

3) Com os macacos já liberados, removi as rodas/pneus e levantei de leve a coluna da suspensão no lado que trocaria primeiro o amortecedor conforme a figura 3, usando o macaco com o copo debaixo do disco de freio. É muito pouco peso para causar algum tipo de dano/empenamento ao disco de freio, já que o objetivo é apenas aliviar a pressão nas porcas da foto 4 e poder descer o conjunto sem fazer força física ou correr risco do conjunto bater no chão - ocasião em que poderia de fato causar dano ao disco de freio ou ao piso. O macaco deve comprimir a mola da suspensão apenas alguns milímetros.
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Foto 3: Macaco suspendendo a coluna da suspensão.

4) Nessa posição, afrouxei os parafusos indicados com setas na figura 3.

5) Agora afrouxei e retirei os parafusos "A" mostrados na foto 4;
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Foto 4: Os parafusos do topo da torre do amortecedor.

6) Baixei o macaco e a coluna da suspensão saiu suavemente de seu alojamento superior na carroceria;

7) Removi os parafusos "A" mostrados na foto 5;
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Foto 5: removendo os parafusos do pé do amortecedor.

8 ) A coluna da suspensão saiu conforme a foto 6;
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Foto 6: a coluna completamente removida.

9) A foto 7 mostra em primeiro plano a coluna de suspensão velha ainda montada, em segundo plano o amortecedor novo (a gás, como o antigo) e em terceiro plano um par de encolhedores de mola universais da RAVEN, comprados na DIMAF (https://www.dimafferramentas.com.br); Não estou recomendando nem não recomendando a loja. Eu fiz pesquisa na internet à época e esta loja tinha o melhor preço. Paguei e recebi sem problemas.
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Foto 7: Os amortecedores e o encolhedor de molas.

10) Em seguida, a coluna de suspensão foi colocada na morsa de bancada e a mola foi encolhida com o uso dos encolhedores de mola conforme a foto 8;
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Foto 8: O encolhedor em uso na morsa.

11) Eu não recomendo estes encolhedores de mola universais da Raven para uso nas molas do corsa. Como pode ser visto no círculo em vermelho da foto 9, eles não têm um encaixe perfeito. Dá até medo no processo de compressão da mola. Mas funcionaram comigo e sem acidentes;
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Foto 9: Detalhe do encaixe ruim do encolhedor de molas.

12) Após o encolhimento necessário para que a mola deixasse de pressionar o prato superior (suporte do assento da mola), a porca no topo do amortecedor foi removida. A foto 10 mostra as ferramentas posicionadas para a tarefa. É imprescindível que a mola seja encolhida até que não pressione mais as peças no topo do amortecedor, evitando-se assim, acidentes.
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Foto 10: Removendo a porca no topo do amortecedor.

13) A foto 11 mostra as peças da coluna colocadas na sequência de montagem. “A” é a mola da suspensão, “B” é o batente (de poliuretano) do amortecedor, “C” é o defletor do amortecedor, “D” é o batente do rolamento axial, “E” é o suporte do assento da mola, “F” é o espaçador do rolamento axial, “G” é o rolamento axial (com o prato) e “H” é o anel isolador da mola.
O batente do rolamento axial, o suporte do assento da mola, o espaçador do rolamento axial e o anel isolador da mola foram limpos com água e sabão para um perfeito assentamento entre as peças. Os rolamentos axiais foram trocados por novos, pois os que estavam no carro – apesar de não estarem com folga – já estavam contaminados com areia por dentro. O defletor do amortecedor foi lavado por dentro para remoção de detritos. O primeiro e o último elo da mola foram limpos com um pano úmido, também com o objetivo de dar bom assentamento entre as peças. Os batentes dos amortecedores foram substituídos por novos (o do lado esquerdo estava despedaçado conforme visto na foto 11 e o do lado direito do carro desintegrou-se sem deixar vestígios). De qualquer modo, eles devem ser trocados junto com os amortecedores.
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Foto 11: As peças da coluna da suspensão com a sequência de montagem.

14) Por fim, o conjunto foi montado na sequência inversa da desmontagem. ATENÇÃO: a foto 12 mostra a marca que vem no prato do rolamento axial. Esta marca que vem alinhada com um furo do prato precisa ficar a 180 graus de deslocamento em relação ao flange do pé do amortecedor aonde vão aqueles dois parafusos da figura 3. Se não colocar deste jeito, comprometerá a vida do rolamento além de o carro provavelmente ter dirigibilidade ruim. Talvez, nem dê geometria.
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Foto 12: Detalhe mostrando a marca de alinhamento no rolamento axial.

15) Na colocação no veículo usei, mais uma vez, o artifício do macaco hidráulico: encaixei o amortecedor na parte de baixo e coloquei os dois parafusos (sem apertá-los). Então, levantei o conjunto com o macaco apoiado embaixo do disco de freio, como na foto 3, bem devagar e mirando o amortecedor para que o topo dele entrasse nos furos da foto 4. Dali em diante é só apertar os parafusos da foto 4, os dois da foto 5 e baixar e retirar o macaco, recolocar as rodas subir o carro nos macacos hidráulicos, retirar os cavaletes e descê-lo no chão.
Os parafusos da foto 5 entram exatamente como está na foto 5, ou seja, a cabeça deles fica voltada para a parte de trás do veículo.
Seu aperto segue um procedimento específico importante:
- Aperte as porcas da foto 5 com 10N.m (7lbf.pé). Abaixe lentamente a dianteira do veículo. A inclinação da roda regula-se lentamente através do peso do veículo, na direção negativa, pois os furos onde estão os parafusos são oblongos. Como ninguém tem a aparelhagem em casa, dificilmente haverá acerto na cambagem. Então, aperta-se as mesmas porcas com 90N.m (66lbf.pé). Movimenta-se a suspensão dianteira do veículo para cima e para baixo várias vezes e, por fim, dá-se um novo aperto de 45 a 60 graus nas porcas. Este procedimento é o que seria feito com a aparelhagem de medição de geometria.
É imprescindível realizar a subsequente geometria em loja específica (convergência e câmber). Conforme já mencionei, após a troca dos amortecedores dianteiros a cambagem muito provavelmente estará incorreta e é comum a loja ter de afrouxar os parafusos da foto 5 novamente no ato da geometria para acertar a cambagem, cobrando um valor extra por este serviço adicional.



A suspensão traseira:
1) Desliguei a bateria pelos motivos já mencionados. Suspendi a traseira do carro apoiando dois macacos hidráulicos no eixo traseiro cada um bem próximo de cada extremidade, para evitar empenamento do eixo;

2) O carro foi calçado em cavaletes liberando os macacos hidráulicos;

3) Por dentro do porta-malas, retirei a cobertura (de borracha) do amortecedor denominada "C", conforme a foto 14;
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Foto 14: Por dentro do porta-malas.

4) É importantíssimo executar a troca dos amortecedores traseiros UM DE CADA VEZ, a não ser que se deseje também trocar as molas da suspensão traseira. Então, só comece a troca do outro amortecedor depois de terminar todo o procedimento de trocar o primeiro;
Continuando, coloquei um macaco hidráulico debaixo da extremidade do eixo traseiro no lado do amortecedor a ser trocado, conforme a foto 15. Levantei o eixo até que a CARROCERIA subisse alguns milímetros no referido lado, de modo a criar uma pequena folga nas peças circuladas na foto 14. Dentro do porta-malas, soltei a porca no topo do amortecedor (circulado em vermelho na foto 14);
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Foto 15: Comprimindo levemente o amortecedor para aliviar a pressão e afrouxar a porca do topo.

5) Então afrouxei o parafuso no pé do amortecedor, mostrado na foto 16 e denominado "Z". A porca quadrada que atarracha neste parafuso não deve ser girada, pois é soldada no eixo traseiro;
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Foto 16: O parafuso do pé do amortecedor traseiro.

6) Baixei o macaco hidráulico e o amortecedor saiu na parte de cima, conforme a foto 17. Removi o parafuso "Z" da foto 16, no pé do amortecedor e o amortecedor saiu do carro. Corsas mais antigos que foram equipados com ABS, talvez seja necessário soltar a mola da válvula equalizadora antes de baixar o macaco com o eixo traseiro.
https://i62.servimg.com/u/f62/19/62/10/80/suspen24.jpg
Foto 17: Soltando o topo do amortecedor traseiro.

7) A foto 18 mostra as peças novas que foram colocadas. A peça de poliuretano “M” veio duplicada. A bucha de borracha que tem um anel de plástico de cor clara “N”, é colocada com o anel plástico para cima. O espaçador do batente do amortecedor (um tubinho metálico não mostrado na foto) foi aproveitado na nova bucha “N”. A bucha “R” vai por dentro do porta-malas enquanto que “N” é colocada por baixo do carro, no eixo do amortecedor.
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Foto 18: As peças novas da suspensão traseira.

8 ) A colocação do amortecedor eu comecei pelo parafuso da foto 16, sem apertá-lo ainda. Em seguida, voltei a subir o macaco hidráulico guiando com a mão o amortecedor para que sua ponta superior passasse no furo da carroceria. Coloquei a bucha “R” da figura anterior por dentro do porta-malas, seguida pelo retentor do batente do amortecedor (a plaquinha metálica redonda que é apertada pela porca no topo do amortecedor) e a porca.
9) Apertei o parafuso "Z" da foto 16 (no pé do amortecedor) e baixei macaco hidráulico. Coloquei de volta a roda. Agora basta fazer o mesmo procedimento no lado oposto e terminar removendo os cavaletes para repor o carro no chão.

RELAÇÃO DE TORQUES DE APERTO (colocação)

- porca removida na figura 10: 55N.m (41lbf.pé)
- porcas mostradas na figura 4: 30 N.m (22lbf.pé)
- parafusos com porcas mostrados na figura 3 e 5: 10 N.m (7 lbf.pé) e depois com o carro no chão, 90 N.m (66 lbf.pé) + 45 a 60 graus
- parafuso mostrado na figura 16: 70 N.m (52 lbf.pé)
- porca mostrada na figura 14: 20 N.m (15 lbf.pé)


Não serão respondidas por mim, neste tópico, dúvidas sobre:
- Suspensões especiais/modificadas;
- suspensão da pick-up corsa (especificamente a suspensão traseira);
- diferenças específicas de suspensão entre modelos de corsa;
- rebaixamento de suspensão;
- assuntos não correlatos ao tópico.

Agradeço a compreensão e sucesso a todos que se aventurarem no "faça você mesmo".

PHOTOBUCKET, TE ODEIOOOOOOOOO!!!
Imagem
Figura 1: o photobucket (www.photobucket.com)
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