[TUTORIAL] - Colocando freios de 280mm com Pinças de Vectra/Astra

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: [TUTORIAL] Colando freios de 280mm com Pinças de Vectra/Astra

Mensagem por Bange »

Bom, se as rodas travarem, o que segura o carro são os pneus...
Se não travam devido ao ABS, continua sendo os pneus...
Reconheço que com discos maiores o esforço do conjunto é menor...mas na boa...o que se espera de um bom freio é parar o carro no menor espaço possível...e o ABS já faz isso.
Seria interessante vc tomar uns valores (como eu disse antes) para comparar... mas penso que vc se decepcionaria em termos efetivos.
Mas vc provou ser possível uma adaptação de outra motorização.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ah legal, a foto enganou.....
cara sou muito suspeito pra falar da powerbrakes, pq o golf desde qnd comprei não tinha freio progressivo, segurava um pouco ou travava, eram os 2 estágios, ai depois q montei o turbo fui atras de fazer o freio (antes eu ja tinha trocado pedaços aos poucos e nada), e fiquei muito contente e feliz com os discos deles + umas pastilhas "de pista" (realmente qnd esfriava total, precisava aquecer pra freiar), ai mais fluidos e por ai vai, contar q mudou suspensão, mudou pneus...
tudo do freio no tamanho original, pq já nem confiava em mudar algo e melhorar o freio, mas ficou foi ótimo, mais q dobrou a potencia, e o sistema dava conta
fica a dica, pq é algo a se considerar e muito....não precisa essa violência toda q ta xonado ai não kkkk
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

se eu falar q ja andei de T com ABS q gritava e muito nas frenagens mais violentas
era muito nítido o som dos pneus e o trabalho do sistema tentando aliviar a roda travada e achar uma roda q estive girando ainda pra aplicar mais força
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
brunozc5
:: Millennium ::
Mensagens: 138
Registrado em: Sexta-feira 02 2010f Julho 2010 01:05:16 AM
Localização: Ourinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2002
Contato:

Mensagem por brunozc5 »

Bange escreveu:Bom, se as rodas travarem, o que segura o carro são os pneus...
Se não travam devido ao ABS, continua sendo os pneus...
Reconheço que com discos maiores o esforço do conjunto é menor...mas na boa...o que se espera de um bom freio é parar o carro no menor espaço possível...e o ABS já faz isso.
Seria interessante vc tomar uns valores (como eu disse antes) para comparar... mas penso que vc se decepcionaria em termos efetivos.
Mas vc provou ser possível uma adaptação de outra motorização.
então cara acho que esse compartivo pode ser que não de muita diferença pois o abs ja exigia tudo que da do outro conjunto, mas um fator importante que eu gosto de salientar é que esse kit é do vectra novo que é muito mais pesado que o corsa, e se ele para aquela quantidade de massa, em teoria se a massa for menor ele ira para mais rapido
brunozc5
:: Millennium ::
Mensagens: 138
Registrado em: Sexta-feira 02 2010f Julho 2010 01:05:16 AM
Localização: Ourinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2002
Contato:

Mensagem por brunozc5 »

SemControle escreveu:ah legal, a foto enganou.....
cara sou muito suspeito pra falar da powerbrakes, pq o golf desde qnd comprei não tinha freio progressivo, segurava um pouco ou travava, eram os 2 estágios, ai depois q montei o turbo fui atras de fazer o freio (antes eu ja tinha trocado pedaços aos poucos e nada), e fiquei muito contente e feliz com os discos deles + umas pastilhas "de pista" (realmente qnd esfriava total, precisava aquecer pra freiar), ai mais fluidos e por ai vai, contar q mudou suspensão, mudou pneus...
tudo do freio no tamanho original, pq já nem confiava em mudar algo e melhorar o freio, mas ficou foi ótimo, mais q dobrou a potencia, e o sistema dava conta
fica a dica, pq é algo a se considerar e muito....não precisa essa violência toda q ta xonado ai não kkkk
entendi cara, com certeza a frenagem vai ser maior agora, caso precise eu irei mudar as pastilhas, eu lembro quando relatou dos seus freios em algum topico que eu tava acompanhado, freio é CENSURADO é né o meu tava com oum disco empenado ai como ja ia ter que gasta com isso eu decidi parar e montar os freios novos hahahha

mas pensa SemControle aquele prato de 345 mm e umas pinças de S10 com 2 pistons pqp hahahahah
brunozc5
:: Millennium ::
Mensagens: 138
Registrado em: Sexta-feira 02 2010f Julho 2010 01:05:16 AM
Localização: Ourinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2002
Contato:

Mensagem por brunozc5 »

SemControle escreveu:se eu falar q ja andei de T com ABS q gritava e muito nas frenagens mais violentas
era muito nítido o som dos pneus e o trabalho do sistema tentando aliviar a roda travada e achar uma roda q estive girando ainda pra aplicar mais força
então o que eu gosto de lembrar é que o meu abs é dos anos 2000, a tecnologia era muito mais capada naquela época, por mais que seja abs ainda não sei se confio 100% saca

e sobre o fluido que eu esqueci de comentar, agora dia primeiro vou comprar as sapatas traseira pra deixar tudo novo e o famoso DOT 5.1
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Cara, eu desconfio muito de "impressões", tipo aquela da "sensação térmica"...pergunte a 10 pessoas e vc terá 10 diferentes impressões.
Sua modificação penso não ter sido destrutiva, o que dá a condição de retornar ao original e fazer, de fato, uma avaliação técnica...se for possível faça, para eliminar a dúvida.
O melhor dos mundos, como o SemControle falou, é ter um freio progressivo...mas na hora H, naqueles fatídicos 2,5s, tendo ou não ABS, o pânico de uma colisão faz o motorista chapar o pé e torcer (se tiver tempo), pra parar antes, esquecendo até de que o ABS dá ainda alguma dirigibilidade sob condições críticas.
De minha parte eu esgoto o assunto afirmando que:
- impressões valem pouco ou nada sob qualquer assunto.
- ter uma calibre 12, não garante matar o coelho a 5m de distância.
- uma parcela significativa de uma frenagem súbita, depende da aderência dos pneus.
- conhecer os limites de qualquer coisa, dá a "vantagem" de reação antes do fim.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

brunozc5 escreveu:
Bange escreveu:Bom, se as rodas travarem, o que segura o carro são os pneus...
Se não travam devido ao ABS, continua sendo os pneus...
Reconheço que com discos maiores o esforço do conjunto é menor...mas na boa...o que se espera de um bom freio é parar o carro no menor espaço possível...e o ABS já faz isso.
Seria interessante vc tomar uns valores (como eu disse antes) para comparar... mas penso que vc se decepcionaria em termos efetivos.
Mas vc provou ser possível uma adaptação de outra motorização.
então cara acho que esse compartivo pode ser que não de muita diferença pois o abs ja exigia tudo que da do outro conjunto, mas um fator importante que eu gosto de salientar é que esse kit é do vectra novo que é muito mais pesado que o corsa, e se ele para aquela quantidade de massa, em teoria se a massa for menor ele ira para mais rapido
so fique atento, o freio do vectra é calculado pensando todo aquele peso, e toda a area de contato do pneu com o chao, no corsa tudo sendo menos, apenas o agarre das pastilhas no disco, a chance de arrasto cresce, ai seu abs vem pra compensar....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Bange escreveu:Cara, eu desconfio muito de "impressões", tipo aquela da "sensação térmica"...pergunte a 10 pessoas e vc terá 10 diferentes impressões.
Sua modificação penso não ter sido destrutiva, o que dá a condição de retornar ao original e fazer, de fato, uma avaliação técnica...se for possível faça, para eliminar a dúvida.
O melhor dos mundos, como o SemControle falou, é ter um freio progressivo...mas na hora H, naqueles fatídicos 2,5s, tendo ou não ABS, o pânico de uma colisão faz o motorista chapar o pé e torcer (se tiver tempo), pra parar antes, esquecendo até de que o ABS dá ainda alguma dirigibilidade sob condições críticas.
De minha parte eu esgoto o assunto afirmando que:
- impressões valem pouco ou nada sob qualquer assunto.
- ter uma calibre 12, não garante matar o coelho a 5m de distância.
- uma parcela significativa de uma frenagem súbita, depende da aderência dos pneus.
- conhecer os limites de qualquer coisa, dá a "vantagem" de reação antes do fim.
qnd comeca a andar de moto vc aprende a nao alicatar mais freio......por sorte tenho uma moto pequena q nao corre muito, mesmo eu ja tendo modificado pra andar mais q original, e outra uma estradeira q nao é feita pra correr, mas mesmo assim o dia a dia na rua exige muita atencao e muitas freiadas de emergencia....
com o tempo ja se sente qnd a traseira ta comecando a arrastar pra recalibrar e mandar menos força, dando uma compensada na frente.....
a lastima do carro q as 4 rodas tao em um unico pedal kkkkkkk ai é torcer pelo abs q nos defenda kkkk

aguardo a mudança no freio traseiro pra q fique bem dimensionado e calibrado o sistema todo....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
Phenx
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Terça-feira 07 2017f Novembro 2017 03:59:21 AM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1998
Contato:

Mensagem por Phenx »

brunozc5 escreveu: Segunda-feira 25 2019f Março 2019 05:55:16 PM

Código: Selecionar todos

Oi meninas, no tutorial de hoje eu vou ensinar a vocês a como aumentar a poder de frenagem do carro de vocês.. HAHAHA

fala meus manos, como alguns sabem eu tava querendo instalar freios maiores no meu corsinha, mas quando eu comprei o cara me vendeu como se fosse da Meriva 16v mas era na verdade de um astra! 

como voces sabem as furações não batem ai começou a novela de estudos para poder adaptar com aqueles cavaletes mesmo 
.............
[/quote]

Bruno, qual modelo de vectra/astra que são essas pinças? to com um par de astra 280mm (famosas FN3 57/25) (doador tinha cubo 5 furos) e o entre-centros dos furos do cavalete tem cerca de 100mm, e o corsa b tem 80mm... Queria saber qual  o modelo para comprar o cavalete certo, não tava a fim de bolar um suporte adaptador usando uma chapa se já tem o cavalete oem pra isso..
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”