[TUTORIAL] - Trava elétrica para tampa do combustível, (portinhola).

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
julianosilvaaraujo
:: Millennium ::
Mensagens: 105
Registrado em: Sexta-feira 16 2013f Agosto 2013 12:35:54 PM
Localização: Ipatinga - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por julianosilvaaraujo »

bom dia
por favor vc poderia postar as fotos de novo
Eduardo Lirani
:: Moderador ::
Mensagens: 4109
Registrado em: Segunda-feira 26 2010f Julho 2010 11:55:28 AM
Localização: Franco da Rocha - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Eduardo Lirani »

figueiredovitor escreveu: - Trava elétrica para tampa do combustível
Necessário
1 trava elétrica escrava ( possui 2 fios somente).
1 lixa de unha
1 ferro de solda
1 chave philips
1 chave de fenda
1 fita adesiva dupla face
1 fita isolante
3 metros de fio.

Esses são os itens para fazer o serviço, mas o carro deve ter os seguintes requisitos, o carro deve ter trava elétrica nas 4 portas, pois nesse método a nova trava será puxada da porta do lado direito do banco de trás até o bagageiro. a portinhola ou tampa da entrada do tanque tem que ter a presilha que permitirá a fixação do pino conforme a imagem.
https://imagizer.imageshack.us/v2/240x3 ... 4/2yde.jpg

Esta peça vem sem o furo se vc não quer gastar dinheiro ou não consiga comprar uma com furo, basta remove-la e com a chave philips e fazer um furo nela com ferro de solda, ela ja vem com as marcações exatas de furo na própria peça e parece que está pedindo para ser furada, com uma lixa de unha vc dara o cabamento para que o pino da trava elétrica passe sem retenções.
https://imagizer.imageshack.us/v2/240x3 ... 1/g8po.jpg

Trava elétrica , Retire a borracha sanfonada da trava e deixe somente o pino branco, caso a bolinha furada que prende o arame não seja removivel, serre ela e deixe somente o pino branco, que fara o papel de trava, pois precisaremos somente do pino branco sem a sanfona de borracha.
https://imagizer.imageshack.us/v2/240x1 ... 3/bgf5.jpg

Essa é a posição que a trava deve ficar, retire o carpete no bagageiro, no canto direito voce vera a parte traseira da peça preta , é ai que a trava ficará, com uma fita dupla face ou qualquer outro tipo de adesivo fixador voce colocara a trava, não fure a lataria para fixar a trava pois vc fara um estrago irreparável, use fitas adesivas , ou pasta adesivasi, importante que a trava fique bem adesivada e proxima ao buraco por onde o pino passara.
https://imageshack.com/i/n86bl2j
https://imageshack.com/i/mulztlj
feito isso é necessário puxara fiação da trava da porta até o porta malas , existem diversas maneiras de puxar a fiação, procure no forum do corsa clube como desmontar a porta, achando a trava desemcape os 2 fios verde e azul e conecte a fiação, depois basta emendar os fios na trava que voce fixou e teste se o pino da trava agarra, use a lixa novamente até que fique perfeitamente.
https://imageshack.com/i/g1nwh2j


https://imagizer.imageshack.us/v2/240x3 ... 5/9tz4.jpg
Considerações finais
Este foi o método que desenvolvi pois não consegui as peças originais na própria autorizada aqui em duque de caxias rj.
Segundo informações vc consegue efetuar esse serviço em uma autorizada por pelo menos R$ 50,00 acho que vale tentar a autorizada antes de fazer o serviço por contra própria, eu gastei em média 50 R$ 24 da trava + 16 fita adesiva + 10 de fio , lixa de unha e fita isolante.
Por está mechendo com eletricidade 12 v da trava é recomendado que ao puxar a trava escrava olhe atentamente os fios e os isole com fita isolante.

A trava fechara e abrirá conforme as demais travas , portanto quando for abastecer sempre destrave as travas pois pode ocorrer do frentista acabar detonando o seu serviço.


figueiredovitor, muito obrigado pelo envio das imagens.

Editei o primeiro post e atualzei os links.

Abraços,
Eduardo Lirani
:: Moderador ::
Mensagens: 4109
Registrado em: Segunda-feira 26 2010f Julho 2010 11:55:28 AM
Localização: Franco da Rocha - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Eduardo Lirani »

Caros,

Para quem tiver interesse em instalar esse UP com as peças originais, segue um pequeno tutorial que postei no meu tópico sobre o mesmo.

http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 036#856036
Eduardo Lirani escreveu:Atuador Elétrico da Portinha do Tanque de Combustível.
Para esse UP foram necessárias as seguintes peças.
- Suporte do atuador.
Imagem
Imagem
- Parafuso de fixação do alojador.
Imagem
- Parafuso de fixação do atuador.
Imagem
- Tampa do bocal do tanque sem chave.
Imagem
- Atuador elétrico.
Imagem
- Fios 0,75mm flexível.
Imagem
A instalação elétrica do atuador é feita junto com as da trava das portas, então para fazer a ligação desmontei a soleira próximo a porta traseira direita para pegar o fio.
Imagem
Identificando o chicote da trava elétrica.
Imagem
Fazendo o chicote.
Imagem
Após passar o chicote para a parte de trás do carro desmontei a fechadura do portinhola para fazer o furo do braço do atuador. Segue fotos.
Imagem
Imagem
Imagem
Depois, montei o atuador no suporte.
Imagem
Após isso foi identificar os furos para efetuar a fixação do suporte no carro.
Imagem
Suporte no lugar e instalação elétrica concluída.
Imagem
Resultado final do atuador instalado. Destravado e travado respectivamente.
Imagem
Imagem

E por final um vídeo de como é funcionamento do atuador.
[youtube]wRUQbrzJ698&feature=youtu.be[/youtube]
Qualquer duvida, estou a disposição.

Abraços,
figueiredovitor
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Terça-feira 19 2011f Julho 2011 02:54:22 PM
Localização: Duque de Caxias - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por figueiredovitor »

Obrigado Eduardo eu tentei editar o post mas não consegui , Eu tentei comprar essa peça ou fazer o serviço na autorizada, mas sempre que ligo para la eles nunca tem peça nenhuma, infelizmente a agencia da gm em caxias deixa muito a desejar...
Eduardo Lirani
:: Moderador ::
Mensagens: 4109
Registrado em: Segunda-feira 26 2010f Julho 2010 11:55:28 AM
Localização: Franco da Rocha - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Eduardo Lirani »

figueiredovitor escreveu:Obrigado Eduardo eu tentei editar o post mas não consegui , Eu tentei comprar essa peça ou fazer o serviço na autorizada, mas sempre que ligo para la eles nunca tem peça nenhuma, infelizmente a agencia da gm em caxias deixa muito a desejar...
Complicado, na maioria das vezes isso é facil de se encontrar ou até mesmo encomendar!
Mas a má vontade sempre fala mais alto né?

Acho que na internet você encontra essas peças, só ir com calma que no ML sempre aparece alguém vendendo.

Abraços,
Avatar do usuário
rodrigohitoshi
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Domingo 08 2010f Agosto 2010 09:00:57 PM
Localização: Jundiaí - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rodrigohitoshi »

figueredovitor, vc está de parabéns, que sacada genial! Já tinha tentado colocar essa trava genérica na portinhola de outro classic que tive, mas não consegui... nunca que eu ia pensar em usar a própria haste da trava. Ficou perfeito! a portinhola nem sequer mexe ao tentar abrir pois o diâmetro da haste casa muito bem com o conjunto. Só não consegui colar com fita dupla face, pois o ângulo não daria certo para encaixar no buraco redondo da portinhola no meu caso. Então dei uma improvissada.
Não dá pra abrir nem ferr a ndo!
A não ser que quebre a portinhola. Assim como também dá pra quebrar a tampa original do bocal com chave. Mas não acredito que hoje em dia ainda exista tantos "ladrões de galinha" soltos... os caras não vão se arriscar por meia dúzia de litros de gasolina, só por Deus...
Foram 15 reais muito bem empregados! E nem dá pra notar que não é original!
Muito obrigado por compartilhar essa ideia com o grupo!
Imagem
Edu_Jundiai
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Domingo 08 2012f Julho 2012 06:18:09 PM
Localização: Jundiaí - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Edu_Jundiai »

alguém teria o esquema elétrico das travas do corsa 1998?
Filipe Martins
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Sexta-feira 22 2021f Janeiro 2021 09:20:59 PM
Localização: Ipatinga - MG
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por Filipe Martins »

Boa noite amigos. Essa trava serve pra todos os Corsas ? tenho olhado na internet tenho achado 2 modelos. Obrigado.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”