[TUTORIAL] - Instalando alarme positron cyber PX

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
andersantos
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quarta-feira 16 2016f Novembro 2016 08:47:33 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2009

Re: [TUTORIAL] - Instalando alarme positron cyber PX

Mensagem por andersantos »

entao o que aconteceu foi seguinte ao mexer no som da porta acabei desmontando o forro e vi ali que colocaram uma trava universal na porta mas a original estava la fechadura e tudo ligado normal também .Ai pensei se ela ta ligada deve estar funcionando e só não acharam o fio de destrava e trava ,pois bem pensando nisso o que fiz foi fazer um teste com uma lampada ai peguei os três fios da trava original e coloquei uma ponta de fio negativo da lampada e a outra positivo da lampada em um lugar de positivo no carro ai fechei a porta com a mão acionei o botão de trava a lampada apagou fiz mesma coisa com outro fio da trava original achei o sinal de destrava , pois bem vendo quais eram os fios (trava e destrava ) peguei os dois fios da trava universal instalada e transferi para esses dois fios da trava original (fechadura para poder voltar a trava original a funcionar sem a necessidade de uma trava universal , Mas não foi isso que aconteceu não funcionou nada travei e destravei o alarme e nada , só mesmo funcionou virando a chave normalmente para destravar ,mas só lado do motorista destravou a outra nao abriu . Para travar tambem , e mesmo assim quando voce vai travar virando meia chave a outra abre me ajudem que pode ter acontecido cel 992735267
anderson bsantos
andersantos
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quarta-feira 16 2016f Novembro 2016 08:47:33 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por andersantos »

entao o que aconteceu foi seguinte ao mexer no som da porta acabei desmontando o forro e vi ali que colocaram uma trava universal na porta mas a original estava la fechadura e tudo ligado normal também .Ai pensei se ela ta ligada deve estar funcionando e só não acharam o fio de destrava e trava ,pois bem pensando nisso o que fiz foi fazer um teste com uma lampada ai peguei os três fios da trava original e coloquei uma ponta de fio negativo da lampada e a outra positivo da lampada em um lugar de positivo no carro ai fechei a porta com a mão acionei o botão de trava a lampada apagou fiz mesma coisa com outro fio da trava original achei o sinal de destrava , pois bem vendo quais eram os fios (trava e destrava ) peguei os dois fios da trava universal instalada e transferi para esses dois fios da trava original (fechadura para poder voltar a trava original a funcionar sem a necessidade de uma trava universal , Mas não foi isso que aconteceu não funcionou nada travei e destravei o alarme e nada , só mesmo funcionou virando a chave normalmente para destravar ,mas só lado do motorista destravou a outra nao abriu . Para travar tambem , e mesmo assim quando voce vai travar virando meia chave a outra abre me ajudem que pode ter acontecido cel 992735267
anderson bsantos
andersantos
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quarta-feira 16 2016f Novembro 2016 08:47:33 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por andersantos »

qual modelo de alarme esta usando
anderson bsantos
LMM1973
:: Super ::
Mensagens: 66
Registrado em: Segunda-feira 02 2010f Agosto 2010 03:42:55 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LMM1973 »

O photobucket criou uma cilada para os associados. De um tempo para cá, quem quiser linkar fotos lá hospedadas para um outro site, precisa PAGAR. Portanto, os links prévios que se enquadram nessa política ficaram quebrados.
Estou repostando o tópico com as fotos hospedadas em outro lugar.

---------------------------------------------------------------------------------------------------
O carro é um corsa sedan classic (modelo antigo), ano 2002 modelo 2003, motor 1.6 8V com direção hidráulica, travas elétricas (inclusive porta-malas), vidros elétricos (portas dianteiras), ar-condicionado e airbags.

Em primeiro lugar, desligue a bateria. Depois, remova a cobertura plástica que fica próxima à alavanca de abertura do capô, debaixo do painel. Escolha o local para instalar o módulo do alarme.
Algumas dicas:
- procure instalar o módulo longe da caixa de fusíveis. Dá mais trabalho, leva mais tempo e gasta-se mais fios, mas foge-se do óbvio. Se fosse para fazer uma instalação rápida e óbvia, melhor seria fazer em uma loja;
- Se você instalar o módulo longe dos lugares óbvios, fatalmente precisará usar fios comprados em loja. Opte por fios pretos e de mesma bitola para todas as ligações dos fios que vem do alarme (usar a mesma bitola dos fios do bloqueio). Fios pretos são mais difíceis de serem vistos, principalmente porque o carro tem plásticos, tapetes e carpetes pretos ou escuros. Se um marginal fedorento resolver desativar o alarme, os fios de mesma cor e ainda por cima pretos (e de mesma bitola) dificultarão tantativas de desativar o bloqueio, a sirene, etc... isso sem contar que o local debaixo do painel é escuro. Se a tentativa for à noite, então, nem se fala.
- A colocação da sirene é um drama à parte: tem de ser no cofre do motor e precisa ficar em local de difícil acesso, bem como a fiação de ligação dela não deve ser facilmente identificável, evitando-se assim que os fios sejam rompidos;
- Optei por não instalar os sensores de ultra-som, pois sua fiação facilmente denuncia a posição do módulo do alarme, principalmente por causa das cores chamativas de seus fios. Bastaria puxar os fios dos sensores até estragar algo no módulo ou mesmo ele ser puxado do seu local; Entretanto, o local de instalação das cápsulas do ultra-som (para quem quiser colocar) bem como a ligação ao módulo é padrão, não sendo necessárias mais palavras sobre isso;
- Também optei por não ligar o alarme nos piscas do carro, pois o meu cyber PX é de 2006 e, pelo menos nesse ano, os cyber PX não possuem proteção por fusível para os piscas (um dos fusíveis visíveis no módulo protege a alimentação e o outro o bloqueio). Teoricamente, se um marginal fedorento curto-circuitar um dos piscas quebrando a lente e estourando uma lâmpada, poderia desativar o módulo do alarme ao queimá-lo.

Começando:

Próximo ao pé esquerdo do motorista, removida a cobertura plástica próxima da alavanca de abertura do capô, o fio vermelho com lista azul foi cortado e suas pontas foram ligadas nos fios do bloqueio do alarme (fios "PR" no diagrama de instalação do manual do alarme).
Imagem
Foto 1: Localização do fio de bloqueio (bomba de combustível)

Agora, fiz uma derivação, ou seja, desencapei sem cortar os fios marrom lista vermelha e marrom lista branca (respectivamente trava e destrava) e liguei no primeiro o fio do positron de cor vermelha com lista amarela e no segundo o fio vermelho com lista preta. Estas travas trabalham com pulso negativo. Se você aterrar na carroceria o fio marrom lista vermelha, as travas trancam as portas e se aterrar o marrom lista branca, as travas destrancam as portas. O que o cyber PX faz é aterrar por um intervalo de tempo um fio ou outro, fazendo funcionar as travas elétricas.
Imagem
Foto 2: Local onde ficam os fios das travas elétricas do carro.

Imagem
Foto 3: Mesmo local da figura 2, agora mais perto.

Caso o alarme não consiga comandar as travas elétricas (o pulso negativo do módulo positron é de no máximo 200 miliamperes), será necessário usar dois relés auxiliares do tipo mini (+ ou - R$10,00 cada), como eu usei na minha instalação.

Imagem
Foto 4: Esquema para instalação de relés para comando das travas elétricas COM PULSO NEGATIVO.

Agora, liguei o fio verde do positron no "porta negativa", conforme a figura 5. O fio cinza da figura é o fio não original do carro (que liguei no fio verde do alarme), utilizado aqui apenas para facilitar a visualização. Usei o da porta direita simplesmente porque estava mais próximo do módulo do alarme (na minha instalação).

Imagem
Foto 5: Sensor de abertura da porta.

Agora, no conector amarelo aonde era ligado o módulo original do alarme, ligar:
- no terminal 3, o sensor de abertura do porta-malas (no chicote do conector, o fio marrom com lista branca);
- no terminal 12, a seta direita (no chicote do conector, fio preto com lista verde);
- no terminal 14, que é do sensor de abertura do cofre do motor, eu fiz uma ponte com o terminal 3. Isto é necessário porque o positron tem apenas um fio para monitorar ambos os sensores. Aconselho o uso de um diodo nessa "ponte", caso contrário, quando o capô for aberto, a luz de cortesia do porta-malas acenderá. Não usei o diodo porque posso conviver com isso;
- no terminal 16, o negativo (terra, massa) do módulo;
- no terminal 24, seta esquerda (no chicote do conector, fio preto com lista branca);
- no terminal 25, o fio vermelho do alarme (alimentação, que no chicote do conector do carro também é fio vermelho).

Imagem
Foto 6: O conector aonde ficava o módulo de alarme original do carro, com a numeração dos terminais.

Imagem
Foto 7: Diagrama das ligações do conector amarelo. Os terminais hachurados são os que não existem fios.
É muito importante após fazer as ligações no conector amarelo, revesti-lo completamente com fita isolante preta e prendê-lo em local de difícil acesso e visibilidade.

Agora, desmontada a cobertura da coluna da direção, desencapei uma pequena parte do fio mostrado na figura 8 denominado "pós-chave" e nele liguei o fio de cor azul do positron, denominado "ignição" no diagrama de instalação do manual do produto. Ignorem o fio cinza com lista azul da foto 8. Essa mixórdia foi feita por algum instalador antes de mim.

Imagem
Foto 8: Localização do fio "pós-chave".

Por fim, ligar o fio preto/amarelo do módulo na sirene do alarme e aterrar à massa o fio preto da mesma.
Agora, basta religar a bateria.
Obs.: Optei por não automatizar os vidros elétricos do carro. Também o "monitoramento de lanterna" (fio branco) não foi ligado, pois acho mais útil a colocação do relé-cigarra que avisa quando são esquecidas as lanternas ligadas.
As fotos 9 e 10 mostram um dispositivo (vista superior e inferior, respectivamente) vendido no mercagadolivre a fim de dificultar o desligamento da bateria por parte de algum marginal que tenha o intuito de parar a sirene.

Imagem
Foto 9: Vista superior do dispositivo anti-furto;

Imagem
Foto 10: Vista inferior do mesmo dispositivo.

Agora, é só configurar o cyber PX conforme as preferências do usuário.
ATENÇÃO: o alarme positron vem com o modo assalto e controle por presença desabilitados de fábrica. Em outras palavras, se um marginal (sim, fedorento!) tomar o veículo de assalto com o motor ligado, de nada adiantará pressionar o botão LIGA do controle remoto ou esperar o bloqueio por afastamento. Por isso, é imprescindível a configuração através do botão mestre de programação!
O que não gosto no positron é o tempo absurdo que o controle por afastamento leva para efetivamente bloquear o veículo: cerca de 5 minutos. Nos primeiros PX e FX (antes de 2006), o tempo era bem mais curto. Nos de hoje (linha 2010 e 2011 eu não sei quanto tempo leva).

Boa Sorte a todos!

PHOTOBUCKET, EU TE ODEIOOOOOOOO!!!!!
Imagem
Figura 1: o photobucket (www.photobucket.com)
andersantos
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quarta-feira 16 2016f Novembro 2016 08:47:33 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por andersantos »

No meu caso só tem uma micro chave em cada porta e o carro não possui alarme a chave mestre comanda pelo módulo original abertura e fechamento introduzindo chave você vira esquerda ou direita ele trava e destrava as duas portas . Fui ver eles tinham colocado alarme sim Ma ai í fui desmontando esses dias pra vet e vi que colocaram uma trava de dois fios puxando um ferrinho da porta para poder abrir e fechar fui seguindo os dois fios vi que fizeram uma ligação com dois reles comecei então a seguir esses dois reles vi também que ligaram uns dois fios alarme nesses reles pode me ajudar que sistema foi este que fizeram
anderson bsantos
andersantos
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quarta-feira 16 2016f Novembro 2016 08:47:33 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por andersantos »

Colocaram essa trava puxando ferrinho só em lado porta motorista
anderson bsantos
andersantos
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quarta-feira 16 2016f Novembro 2016 08:47:33 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por andersantos »

Esse mesmo aí
anderson bsantos
andersantos
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quarta-feira 16 2016f Novembro 2016 08:47:33 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por andersantos »

Esse mesmo aí
anderson bsantos
LMM1973
:: Super ::
Mensagens: 66
Registrado em: Segunda-feira 02 2010f Agosto 2010 03:42:55 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LMM1973 »

Provavelmente colocaram relé auxiliar para ampliar o pulso de corrente do módulo do alarme para que pudesse acionar as travas elétricas. Conforme já mencionei, o pulso do positron é muito fraco para as travas elétricas e provavelmente o módulo de alarme que está no carro padece do mesmo problema. Por isso, contornaram ele com relés.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”