[TUTORIAL] - Instalando alarme positron cyber PX

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
LMM1973
:: Super ::
Mensagens: 66
Registrado em: Segunda-feira 02 2010f Agosto 2010 03:42:55 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[TUTORIAL] - Instalando alarme positron cyber PX

Mensagem por LMM1973 »

O carro é um corsa sedan classic (modelo antigo), ano 2002 modelo 2003, motor 1.6 8V com direção hidráulica, travas elétricas (inclusive porta-malas), vidros elétricos (portas dianteiras), ar-condicionado e airbags.

Em primeiro lugar, desligue a bateria. Depois, remova a cobertura plástica que fica próxima à alavanca de abertura do capô, debaixo do painel. Escolha o local para instalar o módulo do alarme.
Algumas dicas:
- procure instalar o módulo longe da caixa de fusíveis. Dá mais trabalho, leva mais tempo e gasta-se mais fios, mas foge-se do óbvio. Se fosse para fazer uma instalação rápida e óbvia, melhor seria fazer em uma loja;
- Se você instalar o módulo longe dos lugares óbvios, fatalmente precisará usar fios comprados em loja. Opte por fios pretos e de mesma bitola para todas as ligações dos fios que vem do alarme (usar a mesma bitola dos fios do bloqueio). Fios pretos são mais difíceis de serem vistos, principalmente porque o carro tem plásticos, tapetes e carpetes pretos ou escuros. Se um marginal fedorento resolver desativar o alarme, os fios de mesma cor e ainda por cima pretos (e de mesma bitola) dificultarão tantativas de desativar o bloqueio, a sirene, etc... isso sem contar que o local debaixo do painel é escuro. Se a tentativa for à noite, então, nem se fala.
- A colocação da sirene é um drama à parte: tem de ser no cofre do motor, não pode pegar água e precisa ficar em local de difícil acesso, bem como a fiação de ligação dela não deve ser facilmente identificável, evitando-se assim que os fios sejam rompidos;
- Optei por não instalar os sensores de ultra-som, pois sua fiação facilmente denuncia a posição do módulo do alarme, principalmente por causa das cores chamativas de seus fios. Bastaria puxar os fios dos sensores até estragar algo no módulo ou mesmo ele ser puxado do seu local; Entretanto, o local de instalação do ultra-som (para quem quiser colocar) é padrão, não sendo necessário mais palavras sobre isso;
- Também optei por não ligar o alarme nos piscas do carro, pois o meu cyber PX é de 2006 e, pelo menos nesse ano, os cyber PX não possuem proteção por fusível para os piscas (um dos fusíveis visíveis no módulo protege a alimentação e o outro o bloqueio). Teoricamente, se um marginal fedorento curto-circuitar um dos piscas quebrando a lente e estourando uma lâmpada, poderia desativar o módulo do alarme ao queimá-lo.

Começando:

Próximo ao pé esquerdo do motorista, removida a cobertura plástica próxima da alavanca de abertura do capô, o fio vermelho com lista azul foi cortado e suas pontas foram ligadas nos fios do bloqueio do alarme (fios "PR" no diagrama de instalação do manual do alarme).
Imagem
Figura 1: Localização do fio de bloqueio (bomba de combustível)

Agora, fiz uma derivação, ou seja, desencapei sem cortar os fios marrom lista vermelha e marrom lista branca (respectivamente trava e destrava) e liguei no primeiro o fio do positron de cor vermelha com lista amarela e no segundo o fio vermelho com lista preta. Estas travas trabalham com pulso negativo. Se você aterrar na carroceria o fio marrom lista vermelha, as travas trancam as portas e se aterrar o marrom lista branca, as travas destrancam as portas. O que o cyber PX faz é aterrar por um intervalo de tempo um fio ou outro, fazendo funcionar as travas elétricas.

Imagem
Figura 2: Local onde ficam os fios das travas elétricas do carro.


Imagem
Figura 3: Mesmo local da figura 2, agora mais perto.

Caso o alarme não consiga comandar as travas elétricas (o pulso negativo do módulo positron é de no máximo 200 miliamperes), será necessário usar dois relés auxiliares do tipo mini (+ ou - R$10,00 cada), como eu usei na minha instalação.

Imagem
Figura 4: Esquema para instalação de relés para comando das travas elétricas COM PULSO NEGATIVO.

Agora, liguei o fio verde do positron no "porta negativa", conforme a figura 5. O fio cinza da figura é o fio não original do carro (que liguei no fio verde do alarme), utilizado aqui apenas para facilitar a visualização. Usei o da porta direita simplesmente porque estava mais próximo do módulo do alarme.

Imagem
Figura 5: Sensor de abertura da porta.

Agora, no conector amarelo aonde era ligado o módulo original do alarme, ligar:
- no terminal 3, o sensor de abertura do porta-malas (no chicote do conector, o fio marrom com lista branca);
- no terminal 12, a seta direita (no chicote do conector, fio preto com lista verde);
- no terminal 14, que é do sensor de abertura do cofre do motor, eu fiz uma ponte com o terminal 3. Isto é necessário porque o positron tem apenas um fio para monitorar ambos os sensores. Aconselho o uso de um diodo nessa "ponte", caso contrário, quando o capô for aberto, a luz de cortesia do porta-malas acenderá. Não usei o diodo porque posso conviver com isso;
- no terminal 16, o negativo (terra, massa) do módulo;
- no terminal 24, seta esquerda (no chicote do conector, fio preto com lista branca);
- no terminal 25, o fio vermelho do alarme (alimentação, que no chicote do conector do carro também é fio vermelho).

Imagem
Figura 6: O conector aonde ficava o módulo de alarme original do carro, com a numeração dos terminais.

Imagem
Figura 7: Diagrama das ligações do conector amarelo. Os terminais hachurados são os que não existem fios.
É muito importante após fazer as ligações no conector amarelo, revesti-lo completamente com fita isolante preta, e prendê-lo com braçadeiras plásticas pretas em local de difícil acesso e visibilidade, seguindo a filosofia de dificultar a vida dos marginais fedorentos.

Agora, desmontada a cobertura da coluna da direção, desencapei uma pequena parte do fio mostrado na figura 8 denominado "pós-chave" e nele liguei o fio de cor azul do positron, denominado "ignição" no diagrama de instalação do manual do produto. Ignorem o fio cinza com lista azul da figura 8. Essa mixórdia foi feita por algum instalador antes de mim.

Imagem
FIgura 8: Localização do fio "pós-chave".

Por fim, ligar o fio RX (roxo) do módulo na sirene do alarme e aterrar à massa o fio preto da mesma.
Agora, basta religar a bateria.
Obs.: Optei por não automatizar os vidros elétricos do carro. Também o "monitoramento de lanterna" (fio branco) não foi ligado, pois acho mais útil a colocação do relé-cigarra que avisa quando são esquecidas as lanternas ligadas.
A figura 9 e 10 mostram um dispositivo (vista superior e inferior, respectivamente) vendido no mercagadolivre a fim de dificultar o desligamento da bateria por parte de algum marginal fedorento que tenha o intuito de parar a sirene.

Imagem
Figura 9: Vista superior do dispositivo anti-furto;

Imagem
Figura 10: Vista inferior do mesmo dispositivo.

Agora, é só configurar o cyber PX conforme as preferências do usuário.
ATENÇÃO: o alarme positron vem com o modo assalto e controle por presença desabilitados de fábrica. Em outras palavras, se um marginal (sim, fedorento!) tomar o veículo de assalto com o motor ligado, de nada adiantará pressionar o botão LIGA do controle remoto ou esperar o bloqueio por afastamento. Por isso, é imprescindível a configuração através do botão mestre de programação!
O que não gosto no positron é o tempo absurdo que o controle por afastamento leva para efetivamente bloquear o veículo: cerca de 5 minutos. Nos primeiros PX e FX (antes de 2006), o tempo era bem mais curto. Nos de hoje (linha 2010 e 2011 eu não sei quanto tempo leva).

Boa Sorte a todos!
LMM1973
:: Super ::
Mensagens: 66
Registrado em: Segunda-feira 02 2010f Agosto 2010 03:42:55 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LMM1973 »

ERRATA: O fio RX não deve ser ligado na sirene, mas sim o fio preto/amarelo.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

o duoblock de moto q uso pro controle de afastamento, bloqueia rapidinho
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

os cortes podem ser feitos em outros lugares, e uma dica importante e fundamental é essa sobre nao ligar as setas
eu acho q as sirenes positron sao a prova d'agua
tinha alguma outra coisa q ia falar, mas eskeci novamente :(
ah, os ultrasom sao importantes pra detectar dobra de porta, quebrar vidro pra tentar tirar o q tem dentro do carro, tirar do lugar vai depender do alarme mesmo, mas os sensores seriam a unica chance de detectar uma entrada sem abrir portas
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
LMM1973
:: Super ::
Mensagens: 66
Registrado em: Segunda-feira 02 2010f Agosto 2010 03:42:55 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LMM1973 »

SemControle escreveu:o duoblock de moto q uso pro controle de afastamento, bloqueia rapidinho
não sei qual é o ano do seu alarme, mas pode ser que nos mais recentes a positron tenha modificado esse tempo de bloqueio. 5 minutos em alta velocidade (fuga) é tempo demais!
LMM1973
:: Super ::
Mensagens: 66
Registrado em: Segunda-feira 02 2010f Agosto 2010 03:42:55 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LMM1973 »

SemControle escreveu:os cortes podem ser feitos em outros lugares, e uma dica importante e fundamental é essa sobre nao ligar as setas
eu acho q as sirenes positron sao a prova d'agua
tinha alguma outra coisa q ia falar, mas eskeci novamente :(
ah, os ultrasom sao importantes pra detectar dobra de porta, quebrar vidro pra tentar tirar o q tem dentro do carro, tirar do lugar vai depender do alarme mesmo, mas os sensores seriam a unica chance de detectar uma entrada sem abrir portas
Com certeza, os cortes podem ser feitos em outros lugares. No tutorial, fica apenas uma alternativa para quem não manja absolutamente nada de multímetro/elétrica/eletrônica. Optei por não ligar o ultra-som porque o carro foi preparado para ser estacionado e até pernoitar na rua: removi o rádio, esvaziei o porta-luvas (deixo-o aberto) e o estepe foi preso com corrente e cadeado. Por isso, acredito não ser atrativo abrir o carro para furtar algo de dentro e se for para levar o carro, seria burrice entortar a porta. Logo, o ultrassom não era vantajoso para mim.
Ultimamente tenho visto que os alarmes se tornaram fúteis na função de inibir o furto do som no painel ou mesmo a subtração de objetos do interior do veículo. Os marginais simplesmente entram e removem com rapidez (e nem sempre com agilidade) o que querem enquanto a sirene toca, pois sempre há um "parceiro" de crime vigiando os arredores para avisar qualquer sinal de perigo (para eles).
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

isso é...
como qq tutorial, passa uma ideia, nada q se possa pensar e tentar adaptar e melhorar....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
Nilton Jr
:: Champ ::
Mensagens: 564
Registrado em: Sexta-feira 03 2010f Setembro 2010 09:09:04 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Nilton Jr »

SemControle escreveu:o duoblock de moto q uso pro controle de afastamento, bloqueia rapidinho


não sei qual é o ano do seu alarme, mas pode ser que nos mais recentes a positron tenha modificado esse tempo de bloqueio. 5 minutos em alta velocidade (fuga) é tempo demais!
Realmente é muito tempo, uma vez esqueci o controle de presença em casa e fui trabalhar...o carro foi parar 5km longe de casa... :o
Meu Cyber PX é 2010...
LMM1973
:: Super ::
Mensagens: 66
Registrado em: Segunda-feira 02 2010f Agosto 2010 03:42:55 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LMM1973 »

Hoje, se eu fosse comprar um alarme pra carro, eu ompraria o modelo P-50 da Toppo. Nele, os dois controles que vêm com o alarme podem ser pogramados com a função afastamento (a mesma que existe nos cyber PX,TX e FX). Ainda por cima, na função afastamento pode-se programar o tempo até o disparo/bloqueio. Como se não bastasse. ele pode ser programado para atuar igual àqueles bloqueadores que temporizam o bloqueio através da abertura da porta do motorista (muito bem bolado). Além de tudo isso, o modelo P-50 ainda está um pouco mais barato que o positron cyber PX. A desvantagem é que aqui em Porto Alegre não há assistência técnica da Toppo.
Por outro lado, certa vez meu módulo levantador de vidros ( da positron) deixou de subir um dos vidros, ainda dentro da garantia. Eu sabia que era falha no relé e que o conserto era simples. Mas como estava na garantia, levei na assistência técnica da positron e eles simplesmente condenaram o módulo e me deram outro novo. É claro que não estou reclamando, mas o bagulho tinha conserto...
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

prefiro controles separados pra alarme q fecha e afastamento
e modulos separados tmb, vai da criatividade afastar totalmente os modulos, e se o cara te pega, vc entrega chave com o controle de fechamento, e fica com o de presenca....
tenho 3 modulos extras todos separados e todos com cortes em lugares separados, sem alerta de seta ou sirene ;)
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”