[TUTORIAL] - Instalação do Retrovisor Interno Eletrocrômico

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.

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Ulisses®
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[TUTORIAL] - Instalação do Retrovisor Interno Eletrocrômico

Mensagem por Ulisses® » Quinta-feira 12 2010f Agosto 2010 09:43:03 AM

Senhores,
Como muitos já sabem, instalei no meu Classic um excelente acessório visando maior conforto e comodidade ao dirigir, digno de carros top de linha. Trata-se do Espelho Retrovisor Interno Eletrocrômico/Fotocrômico que originalmente equipa veículos da GM como Astra, Vectra e Zafira.
A seguir, tentarei demonstrar passo a passo a instalação deste maravilhoso acessório.

Equipamentos necessários:
- Jogo de chave Torx
- Alicate de corte (para cortar e descascar fios)
- Fita isolante
- Chave philips e chave de fenda
- Lanterna
- Tesoura afiada
- Papel contact preto
- Régua, metro ou trena
- Muita paciência


Será necessário desmontar:
- Retrovisor interno
- Plafonier dianteiro (Luz de Cortesia Dianteira ou Luz de Teto Dianteira)
- Coluna A do lado do motorista
- Caixa de Fusíveis


A ligação no Corsa é muito simples, bem menos complicada do que pra instalar ela no Astra.

O espelho possui um chicote cujo "pino fêmea" já é acoplado à peça. Quanto ao "pino macho", é um tanto raro de se encontrar juntamente com a peça.

Quem tiver sorte de encontrar o conjunto completo, não pense muito em preço, pois este "pino macho" é considerado "manga de colete"
Entretanto, o "pino macho" não é indispensável, pois é possível fazer a ligação com pinos do tipo esmagado bem pequenos, é só fazer um bom isolamento e acomodá-los no "pino fêmea" de forma que não tenham como se movimentar.

Para fazer a ligação do espelho, será necessário usar 4 fios no seguinte esquema:

1- Fio Preto: deve ser ligado no pós chave 12v (pode ser no módulo de vidros elétricos ou em qualquer outro que tenha pós chave);
2- Fio Cinza: deve ser ligado ao fio cinza do plafonier dianteiro (luz de cortesia de teto). Este fio é negativo (-) responsável pela iluminação interna. Se o plafonier for o original do carro, é só identificar o fio cinza (negativo) pois só haverão três fios. Para quem estiver usando plafonier do Astra, como eu, continua sendo o fio cinza, entretanto, cuidado pra não confundir com os dois fios do aterramento;
3- Fio Marrom: deve ser ligado em qualquer módulo de aterramento;
4- Fio Branco e Preto: deve ser ligado no acionamento da ré. Este fio é responsável pela iluminação externa. O acionamento da luz de ré pode ser ligado diretamente no chicote que sai da frente do carro passando pela porta do motorista, qualquer eletricista de autos saberá identificá-lo.

IMPORTANTE: As ligações devem ser feitas por pessoas que tenham conhecimento em elétrica de veículos evitando assim que possíveis acidentes decorrentes de instalações mal feitas ocorram no futuro.

Para a colocação do espelho, basta tirar o original puxando-o para cima até que se solte completamente. O espelho eletrocrômico, ao contrário do original, é colocado de baixo para cima, e deverá ser arrastado pelo trilho até que se ouça um "click", neste momento, ele estará travado no seu lugar.

Para evitar que se coloque o espelho da forma errada, basta lembrar que o pino de ligação, já devidamente encaixado na base do espelho, deve ficar do lado esquerdo do carro (lado do motorista).

Vamos às imagens:

1. Colocando o Contact Preto:
Pra que o serviço fique bem feito e com um aspecto agradável aos olhos, é importante fazer esta aplicação para que fique ao menos semelhante com o original do Astra, para tanto, vamos ver como proceder
1.1. Recorte um pedaço de contact preto com aproximadamente 20,0cm
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1.2. Coloque as duas coberturas sobre o contact de maneira que a parte de baixo fique próxima da estremidade, deixando sobrar uma parte maior em cima
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1.3. Feito isso, contorne as coberturas com um lápis, seguindo o seu desenho, deixando 1,0cm de abas, exceto na parte de cima, pois esta parte deverá ser maior para que possa alcançar a extremidade do vidro na hora que for colada
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1.4. Com o contact já recortado, será necessário fazer a medição do recorte central, que deverá ter 3,3cm x 2,0cm. Para isso, será necessário colocar o espelho com as coberturas no local e pelo lado de fora colocar o contact sobre o vidro para verificar o local correto do recorte central. Depois de localizado este local, faça uma medição milimétrica partindo das extremidades para que o recorte fique bem centralizado
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2. Conhecendo a peça:
2.1. O espelho
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2.2. O chicote do espelho e sua posição correta
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2.3. A disposição dos fios do chicote (notem que os fios tem a sequência: preto, marrom, cinza e preto e p&b)
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2.4. As coberturas do espelho e seu encaixe nas abas
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[img]hhttp://i1078.photobucket.com/albums/w481/eduardo_lirani/moderacao/foto2.4.11_zpsrucjc1rb.jpg[/img]
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2.5. A peça instalada e funcionando perfeitamente
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Amigos, não é complicado. Exige o mínimo de conhecimento em elétrica de autos e um pouco de paciência, mas o resultado compensa. Sei que este não é o melhor dos tutoriais, mas tenho certeza que ajudará aos que querem fazer esta adaptação.

Para aqueles que tem interesse em instalar este acessório e precisar de mais dicas ou detalhes que porventura não tenham sido devidamente esclarecidos neste tópico, estarei à disposição. Abaixo vocês poderão encontrar todos os canais disponíveis para entrar em contato comigo.

Obrigado a todos, um forte abraço e até a próxima.

Ulisses Cassiano Rossi (Proprietário do Black Chevy) :wink:

PS: Os mais detalhistas vão perceber que nas últimas fotos está faltando a cobertura do lado direito, a razão para isto é que a concessionária mandou duas do mesmo lado, estou esperando que chegue a correta pra colocar. Quanto a outra que viram nas fotos, eu peguei emprestada do meu Astra... hehe.


editado pela moderação: Eduardo Lirani - 13/04/2016
- Substituição dos links de imagem.


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sousaman
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Mensagem por sousaman » Quinta-feira 12 2010f Agosto 2010 10:44:51 AM

Cara,

Excelente tutorial!

Esse acessório um dia chega no Moleque.

Parabéns pela iniciativa e pela boa vontade em montar essas instruções para os futuros loucos.

Abraços!


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DomAlemão
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Mensagem por DomAlemão » Quinta-feira 12 2010f Agosto 2010 11:34:41 AM

Ulisses, grande tutorial, parabéns pela vontade de compartilhar conhecimento, o que nunca é demais! Um abraço!



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Ulisses®
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Mensagem por Ulisses® » Quinta-feira 12 2010f Agosto 2010 12:14:43 PM

Sousaman:
Cara,

Excelente tutorial!

Esse acessório um dia chega no Moleque.

Parabéns pela iniciativa e pela boa vontade em montar essas instruções para os futuros loucos.

Abraços!
Obrigado Sousa.
Quando for a hora do Moleque, vou estar aqui amigo, basta chamar.
Abraços.

DomAlemão:
Ulisses, grande tutorial, parabéns pela vontade de compartilhar conhecimento, o que nunca é demais! Um abraço!
Obrigado DomAlemão.
Concordo plenamente que nunca é demais compartilhar o pouco que sabemos com os amigos.
Forte abraço.

Ulisses :wink:


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ajarm
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Mensagem por ajarm » Quinta-feira 12 2010f Agosto 2010 01:23:34 PM

Belo tópico.

Abraços!



Arqmarino
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Mensagem por Arqmarino » Quinta-feira 12 2010f Agosto 2010 04:27:38 PM

Ulisses meu caro,
Show de bola as explicações, perfeito em cada detalhe, com certeza serei o próximo a seguir este passo a passo para incrementar o SPIRIT não é mesmo???

Aguarde!

Abração,
Marino.


ERA UMA VEZ O CARRO PERFEITO!!!!

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Mensagem por Ulisses® » Quinta-feira 12 2010f Agosto 2010 04:58:24 PM

Enviada: Qui, 12 Ago 2010, 13:23 Assunto:

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Belo tópico.

Abraços!
Obrigado Ajarm.
Espero que sirva pra ajudar quem se interessar na adaptação.
Abraços amigo :)
Enviada: Qui, 12 Ago 2010, 16:27 Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

Ulisses meu caro,
Show de bola as explicações, perfeito em cada detalhe, com certeza serei o próximo a seguir este passo a passo para incrementar o SPIRIT não é mesmo???

Aguarde!

Abração,
Marino.
É isso aí Marino.
Em breve o Spirit estará equipado com este acessório espetacular.
Abraços amigo :)


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Mensagem por Marcílio Cardoso » Quinta-feira 12 2010f Agosto 2010 06:12:26 PM

Poxa excelente viu Ulisses, só você mesmo. Uma ótima contribuição ao mundo CC.

Abs!


Agora de Vectra CD 2.2 16v

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Mensagem por Ulisses® » Quinta-feira 12 2010f Agosto 2010 07:01:12 PM

Marcílio Cardoso escreveu:Poxa excelente viu Ulisses, só você mesmo. Uma ótima contribuição ao mundo CC.

Abs!
Obrigado meu caro Marcilio!
Fico feliz em poder ajudar amigos corseiros compartilhando o pouco conhecimento que tenho.
Um forte abraço meu amigo.
Ulisses :)


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Mensagem por LUC-GT » Domingo 15 2010f Agosto 2010 02:30:37 PM

Bacana esse acessório, eu não conhecia. Vivendo e aprendendo.


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WJUNIOR
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Mensagem por WJUNIOR » Domingo 15 2010f Agosto 2010 05:28:08 PM

Parabéns pela iniciativa parceiro! Depois que a turma instalar este UP, vão deixar o RETRô pra trás...hehehe

Mas faltou deixar os códigos das tampas plásticas que escondem a fiação... eu não consegui ler nas fotos. Poderia me ajudar deixando-os registrados por aqui?
abraço e até o próximo UP!


Clique na foto abaixo p/ conhecer meu Classic LTZ personalizado:Imagem

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Mensagem por Ulisses® » Domingo 15 2010f Agosto 2010 05:49:38 PM

WJUNIOR escreveu:Parabéns pela iniciativa parceiro! Depois que a turma instalar este UP, vão deixar o RETRô pra trás...hehehe

Mas faltou deixar os códigos das tampas plásticas que escondem a fiação... eu não consegui ler nas fotos. Poderia me ajudar deixando-os registrados por aqui?
abraço e até o próximo UP!
Junior, meu caro, tomara que muitos corseiros aproveitem pra fazer este upgrade excelente.
Vamos aos códigos amigo:
13173786
13173787
Forte abraço e boa sorte na captura das coberturas. Se não conseguir por aí me avise.
:wink:


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Mensagem por GennerPriaro » Segunda-feira 16 2010f Agosto 2010 02:50:10 PM

Belo tópico...

Agora acho que faltou o CEPCHEV do espelho em si....

Das coberturas já foram informadas...

Falta o do espelho mesmo...

No aguardo !!



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Mensagem por Ulisses® » Segunda-feira 16 2010f Agosto 2010 03:13:54 PM

GennerPriaro escreveu:Belo tópico...

Agora acho que faltou o CEPCHEV do espelho em si....

Das coberturas já foram informadas...

Falta o do espelho mesmo...

No aguardo !!
Opa, tranquilo Genner, logo mais postarei aqui todos os códigos com detalhes.
Abraços,
Ulisses :)


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Mensagem por GennerPriaro » Segunda-feira 16 2010f Agosto 2010 04:31:06 PM

Ahhh

Se possivel o custo aproximado tbem.... se já não for pedir muito



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