1- O QUE É UM HALLMETER
O Hallmeter é um monitor ar/combustível que trabalha com informações fornecidas pela sonda lambda que por sua vez, detecta teor de oxigênio nos gases, e gera informações em milivolts . Portanto o Hallmeter que construiremos é um voltímetro com uma escala de 0,1Volt a 1,0Volt , representados por 10 led (diodo emissor de luz) indo da mistura pobre a rica . Veja o gráfico abaixo .
2- APLICAÇÕES
O Hallmeter pode ser usado em qualquer veículo que necessite de cuidados especiais quanto ao acerto da alimentação , principalmente em carros sobrealimentados onde é comum a quebra de motores devido a falta de combustível, deixando o veículo trabalhar com mistura pobre e provocando um sobre aquecimento, a mistura rica também pode prejudicar o rendimento do preparo mas não de forma tão danosa quanto a mistura pobre .
3- FUNCIONAMENTO DA SONDA
O Sensor Lambda detecta o teor de oxigênio nos gases de escape , e informa à unidade de comando quanto a sua presença em relação ao ar de amostragem dentro do sensor para cálculo estequiométrico . O sensor gera milivolts conforme o teor de oxigênio nos gases de escape .
O sensor lambda é um elemento em forma de dedal , fabricado de dióxido de Zircônio (um material cerâmico ), coberto interna e externamente por uma fina camada de Platina microporosa. Esse elemento é na verdade uma célula galvânica (funciona como se fosse uma pilha ) é excitado pela temperatura e pelas oxidação do material que sobrou na combustão.
Valores Altos de milivoltagem: significam que praticamente todo o oxigênio injetado na câmara de combustão foi queimado
Valores Baixos de milivoltagem: Oxigênio sendo injetado além do necessário , havendo oxigênio nos gases de escape .
4- Montagem prática
Material
1- Placa de cobre (FENOLITE)
2- Percloreto de ferro
3- Caneta de transparência para desenhas as trilhas (retroprojetor)
4- Caixa para alojamento da placa
5- Fios
Componentes Eletrônicos
1- LM 3914
2- Capacitor eletrolítico 2,2 micro Farad / 16 V ou maior
3- Resistor 330 OHM / 1/8 w
4- Trim Pot (Potenciômetro) 4k7s
5- 2 Led vermelho (ALTO BRILHO )
6- 2 Led amarelo (ALTO BRILHO )
7- 6 Led verde (ALTO BRILHO )
8- Soquete para C.I. de 18 pinos
(copie este lado para a placa )
1º - RECORTE A PLACA NO TAMANHO DESEJADO
2º - COM UM PEDAÇO DE PALHA DE AÇO (BOMBRIL), DE UM POLIMENTO NO LADO COBREADO ATÉ QUE A SUPERFÍCIE FIQUE BEM BRILHOSA E S/ MANCHAS DE GORDURA
3 - DESENHE NO LADO COBREADO AS TRILHAS DO CIRCUITO COM UMA CANETA DE RETROPROJETOR.
4º - APÓS DESENHADA A PLACA, COLOQUE NO PERCLORETO , ATÉ QUE TODO O RESTANTE DO COBRE SEJA COMIDO PELO ÁCIDO , TOME CUIDADO PARA QUE NÃO ENTRE EM CONTATO COM A PELE E SE ACONTECER , LAVE EM ÁGUA CORRENTE. MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE O PERCLORETO ESTARÁ NA EMBALAGEM DO PRODUTO.
5º - DEPOIS DE PRONTA , PASSE NOVAMENTE O BOMBRIL , PARA QUE A TRILHA FIQUE POLIDA E PEGUE SOLDA FACILMENTE , CASO QUEIRA UM ASPECTO PROFISSIONAL PASSE VERNIZ VERDE.
6º - AGORA SOLDE OS COMPONENTES CONFORME O DIAGRAMA ABAIXO , NÃO DEIXE QUE AS TRILHAS SE CRUZEM .EVITE OS EXCESSOS
Preste atenção :
- o capacitor é identificado pelo lado positivo ou negativo que se encontra na sua carcaça , alguns apresentam somente o positivo outros somente o negativo.
- os leds também possuem um lado próprio, sendo o catodo (positivo) identificado pelo chanfro em um de seus lados.
- O C.I ( circuito integrado) LM 3914 , também tem seu lado identificado por um corte ou apenas um ponto na parte superior de sua superfície
- Resistores não possuem lados (tanto faz a posição a ser colocada )
- Signal ( para o corsa ) deve ser ligado diretamente no fio roxo da sonda lambda.
- Para um ajuste mais preciso , utilize o potenciômetro , ele pode variar de um led a mais ou menos , deixe de preferência no meio
Coloque os componentes de forma a não atrapalhar a soldagem
Verifique se você não soldou outras trilhas
Corte as pernas que restaram
Repita com todos os componentes
Tudo pronto é só instalar
NÃO SE ESQUEÇA
VERDE: MISTURA IDEAL
VERMELHO: POBRE
AMARELO: MISTURA RICA
Não funcionou : e agora !!!!!!!!!
- Não se esqueça da posição dos componentes.
- Antes de quebrar a placa , confira a ligação dos fios , veja se estão ligados corretamente e se não tem mau contato . não utilize fios velhos , podem estar rompidos por dentro , tenha sempre um multiteste em mãos .
- Por que quando acendo o farol aparentemente a mistura diminui . É normal uma pequena oscilação ? Ao ligar os faróis a mistura realmente, se torna mais pobre , pois o gerador sofre uma sobrecarga pesando p/ o motor , porém oscilações muito grande podem indicar um aterramento mau feito, o positivo e o negativo devem ser ligados diretamente na bateria, se quiser deixar ligado direto , não tem problema , o consumo é mínimo , podendo ficar mais de anos ligado sem prejudicar a bateria !
CASO HAJA DÚVIDAS ENTRE EM CONTATO PELA LISTA OU FÓRUM QUETENHO A PLACA E OS COMPONENTES P/ VENDER, CASO NÃO ENCONTRE
BOA SORTE !!!
Escrito por : Fernando Hamilton Cordova
Edição: Bruno Rabelo Rocha e Marcos M. Almeida
[TUTORIAL] - Faça um Hallmeter
- Wilson
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[TUTORIAL] - Faça um Hallmeter
Editado pela última vez por Wilson em Quinta-feira 27 2012f Setembro 2012 10:30:46 PM, em um total de 1 vez.
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Boa tarde Sr Wilson
O motivo desta mensagem é saber se é o senhor mesmo quem confecciona a placa do hallmeter que está neste tutorial.
Eu montei o hallmeter numa placa genérica é funcionou bem por sinal. Agora quero dar um visual mais profissional à montagem. Gostaria de comprar a placa.
A única ressalva é que, com essa greve do correio não dá para comprar de ninguém que seja de fora de São Paulo. Moro na capital.
Fique a vontade para respoder esta mensagem no e-mail magalhaes.wagner@hotmail.com
Se acher necessário pode ligar no 11 5673 4055 somente pela tarde.
Desde já agradeço atenção
Wagner
Ps. : nunca tive Corsa mas o povo aqui de casa é fã da GM. Três opalas, dois Chevettes, uma Silverado. No momento temos um Opala em reforma e um Galaxy (ford). Ambos estão agonizando sob ferrugem e poeira. Um dia essa reforma acaba. rsrs
O motivo desta mensagem é saber se é o senhor mesmo quem confecciona a placa do hallmeter que está neste tutorial.
Eu montei o hallmeter numa placa genérica é funcionou bem por sinal. Agora quero dar um visual mais profissional à montagem. Gostaria de comprar a placa.
A única ressalva é que, com essa greve do correio não dá para comprar de ninguém que seja de fora de São Paulo. Moro na capital.
Fique a vontade para respoder esta mensagem no e-mail magalhaes.wagner@hotmail.com
Se acher necessário pode ligar no 11 5673 4055 somente pela tarde.
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os ajustes sao feitos no trimpoteldiberto escreveu:LM 3914 esse compomente ja configurado pra leitura correta? tem q ajustar?
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
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enriquecendo o topico, nao me recordo de muita coisa, tem perto de 10 anos ou mais q fiz
da pra ver no projeto q nao estava usando trimpot, mas estava variando o valor do resistor até encontrar o valor correto do afinamento, no projeto montado na placa esta com o trimpot
da pra ver no projeto q nao estava usando trimpot, mas estava variando o valor do resistor até encontrar o valor correto do afinamento, no projeto montado na placa esta com o trimpot
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Belo tópico! Super completo... vou transferi-lo para a seção de tutoriais.
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se lembrar e tiver tempo nas ferias vou ver se monto o circuito com o trimpot tudo certinho
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Boa tarde Wilson,
queria esse kit pra poder montar o hallmiter. Como faço pra adquiri?
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