[TUTORIAL] - Como Instalar Conta Giros Externo Type R

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.

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Léo-Lajeado-RS
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[TUTORIAL] - Como Instalar Conta Giros Externo Type R

Mensagempor Léo-Lajeado-RS » Sexta-feira 25th 2010f Junho 2010 10:19:39 PM

Fala Galera, instalei meu conta giros em casa mesmo, e decidi postar as fotos e explicar os procedimentos, no forum até tinha explicações, mas nada muito claro, então espero que esse material ajude muitas pessoas ai, contei com a ajuda do Inácio Melo, que me esclareceu algumas dúvidas, bom, vamos lá então.

MATERIAL:

Cerca de 2m de fio simples 0.50 ou 0.75mm (pegue 1 ou 2m de cores diferentes pra facilitar)
Chave TORKS 25mm
Chave de Fenda
Chave Philips
Estilete
Ferro de Solda (comprei por R$ 17,00 novo, não esqueça o estanho)
Fita Isolante
Um Conta Giros...rsrs...

O CG tem os seguintes fios.
VERMELHO - Positivo do CG
AMARELO - Positivo da Iluminação do CG
PRETO - Negativo de tudo
VERDE - Sinal do RPM



1° Passo
Localizar e Retirar a Tampa que esconde a Central da Injeção Eletrônica, fica no lado direito, no pé do carona. Basta soltar a presilha de rosca e o parafuso TORKS 25mm que fica escondido em baixo do carpete. Vejam fotos...


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2° Passo
Com a central a mostra, devemos soltar a porca plástica que fixa o suporte dos cabos, pois para chegar no fio desejado , temos que "abrir caminho", vejam na foto que existem 2 porcas, uma vc tira toda ela, a outra mais escondida basta afrouxar um pouco, não a necessidade de tira-la.

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3° Passo
Agora solte os cabos do suporte conforme a foto, e depois puxe o suporte para traz para que não atrapalhe, como vc afrouxou a porca ele vai girar mas vai ficar no local.

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4° Passo:
Agora vc já tem acesso a parte de baixo da central (caixa metálica), ali existem 2 conectores azuis (pelo menos no meu caso), vc deve retirar o da esquerda (do fundo), porém ele tem uma trava na frente e não é muito fácil de tirar, melhor usar uma chave de fenda para ajudar.

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5° Passo:
Já com o conector na sua mão, localize o pino n° 2, são todos numerados, basta olhar por baixo dele, e nesse pino deve estar ligado um fio VERDE, esse é o fio que manda o sinal de RPM, todos os corsas tem esse fio, mesmo que não tenha CG de fábrica, pois a central precisa desses dados para funcionar. Foto não está muito boa.

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6° Passo:
Agora vamos fazer um "gato" nesse fio, utilizem o fio que vcs compraram e emendem ele no fio VERDE, basta descascar o fio VERDE com "Muito Cuidado" utilizando o estilete, depois faça uma boa emenda e solde para garantir um bom contato, isole tudo muito bem, e fixe o fio com a fita isolante ou presilha em outros fios, evitando assim que ele seja arrancado por um puxão ou algo assim, suba com o fio por traz do porta luvas, ali existe um suporte onde já devem passar alguns fios, passe esse fio por tras do painel do controle de ar e pegue o do outro lado, lá nos pés do mtora, feito isso vc já pode fechar a sua central, recolocando todos os fios e parafusos em seu local com cuidado. Se você fez como falei, te garanto que vai funcionar, mas se tem dúvidas, pode testar ligando o CG e testando, mas para que ele funcione, vc precisa ligar o fio VERDE mais um positivo e um negativo, mas mesmo assim se ainda quiser testar leia tudo até o final e depois pule umas etapas e já teste ele.

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7° Passo:

Agora vamos tratar da iluminação do seu CG, vamos fazer ele ligar junto com a Sinaleira(Lanterna)/Farol.
Para isso, temos que pegar apenas um positivo que vem da chave de luz, e para isso temos que abrir tudo ali, para isso siga o link do forum MATERIAS/FAÇA VC MESMO/Trocando a Lâmpada da Chave Lanterna/Farol.
Depois de tudo aberto como na foto, gire a peça para que os 3 fios mais grossos fiquei virados para o seu lado, com o AMARELO a sua direita, e o CINZA C/ FILETE VERDE na esquerda, o positivo correto é o da sua esquerda, CINZA C/ FILETE VERDE, faça o mesmo processo de descascar como anteriormente e ligue nele o Positivo da Iluminação do CG, o AMARELO , solde e isole muito bem. Não vamos ligar mais nenhum fio nesse local, mas deixe aberto por enquanto.

Tem alguns fios isolados com fita ali atras e o amarelo descascado na esquerda, isso foi das vezes que liguei errado, então desconsidere...rsrs...

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8° Passo:

Agora precisamos de um positivo (sim + um) e um negativo, ambos devem ter corrente direta, ou seja, não podem ser pós chave.

DISCUSSÃO: Bom, no manual fala em fio pós chave, mas o nosso amigo Inácio Melo me disse que tanto faz, pode ser direto tb, na minha primeira tentativa peguei o fio pós chave direto na ignição, até ligava, mas qnd eu girava a chave a luz do CG desligava, então puxei o positivo e o negativo do acendedor do Corsa, e funcionou sem problemas.

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Vejam na foto que emendei um fio no positivo e um no negativo, para ficar mais fácil de trabalhar, eu tirei o cinzeiro fora, são apenas 4 parafusos philips para solta-lo, lembrem-se que esse fio positivo (VERMELHO) tem corrente direta, ou seja, se vc encostar na lata ou no fio preto vai fechar curto e vai estourar fusíveis, tome cuidado, descobri isso da pior maneira..rsrs...mas foi apenas um fusivel, menos mau, então isolem a ponta do fio, pois vcs terão que passa-lo por tras do painel e depois por traz da caixa de fusíveis para chegar no CG.

Essa foto é a outra ponta dos cabos que liguei no acendedor já isolados.
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Esse fio positivo VERMELHO que vc acabou de puxar do acendedor vai se ligar no fio VERMELHO do CG, que é o positivo dele.
E o fio negativo PRETO do acendedor vai ligar-se ao PRETO do CG.
Aproveite e já ligue o fio VERDE do CG no fio que vc ligou lá na central, que vc puxou até ali.

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Pronto, já está tudo em seu devido lugar, isole e solde tudo, recomendo fazer um, soldar e isolar, depois faça o outro, pra evitar curtos.

Agora ligue o motor e teste, ligue farois e tudo junto, inclusive ar e tudo mais pra garantir que está tudo funcionando antes de fechar.
Com essas ligações vc já pode testa-lo, deverá funcionar, nese tipo de CG, atras tem um botão que vc deve selecionar qnts cilindros tem seu carro, deixe no 4.

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Agora comece a fechar tudo, mas cuidado para não esmagar nenhum fio nesse processo.

Essa foi a parte eletrica, que deve ser igual para todos, agora segue como prender o CG no painel.

O local que escolhi não é nada facil de trabalhar, é apertado, e não tinha nem como riscar o painel para fazer a marcação do suporte, então marquei com a fita isolante mesmo.

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Depois de marcado, pequei apenas o pezinho e coloquei no painel, dai pintei os furos com a caneta para marcar.

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Como a furadeira não serve nesse espaço, peguei uma broca nova "afiada" bem fininha e com a mão mesmo fui furando, da certo viu, faça um furo bem pequendo e raso, cerca de 0,5cm, o resto é o parafuso quem vai fazer, pois furo largo vai deixar o CG frouxo e batendo.

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Coloque o suporte e parafuse com cuidado, não force demais, lembrem-se que o painel é plastico.

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Depois vá montando passo a passo o CG, coloque a abraçadeira, o Shift Ligth e o relógio, da trabalho, é complicado, chato de fazer, apertado pra caramba, mas vale a pena. Lembrem-se, o CG já deve estar colocado e pronto qnd vc ligar os fios, pq depois já era, então tenha certeza de onde vai querer colocar ele.


Bom galera, acho que é isso, qualquer dúvida basta perguntar, lembrando que não tenho conhecimento, fiz na raça mesmo.

Façam por sua conta e risco.

É meu primeiro post com fotos, espero que funcione, se não alguém me da uma força ai, no PREVER funcionou :o


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valdir barboza
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Mensagempor valdir barboza » Domingo 27th 2010f Junho 2010 08:56:23 AM

Parabens pelo Tuto SHow!!!!!


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Mensagempor Léo-Lajeado-RS » Domingo 27th 2010f Junho 2010 10:50:17 AM

valdir barboza escreveu:Parabens pelo Tuto SHow!!!!!


Obrigado. Foi pensando em vcs... :o :o :o :wink:


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Mensagempor Bueno » Terça-feira 29th 2010f Junho 2010 11:55:18 AM

muito bom seu tutorial...deu ate vontade de colocar no meu carro


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Mensagempor Léo-Lajeado-RS » Terça-feira 29th 2010f Junho 2010 09:49:29 PM

Pode colocar sem medo.....é fácil e fica muito fera.


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Mensagempor José Rodolfo-dudu » Quarta-feira 30th 2010f Junho 2010 09:14:07 PM

Cara so passei para te parabenisar pelo tuto, ficou muuiiito bem explicado e detalhado, assim não tem erro, então vc merece os parabens e agradecimento de todos do forum pois ficou muito show...
Gostei muito do seu CG cara, que mal lhe pergunte, quanto custou, quando sobrar uma grana sera meu proximo ups, agora mais encorajado de comprar ne depois de tutorial kkkk

abraçoss


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Mensagempor Léo-Lajeado-RS » Quarta-feira 30th 2010f Junho 2010 09:29:57 PM

Muito obrigado pelos elogios, comprei no ML mesmo, segue link http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -light-_JM

Com frete deu R$ 145,00, bem barato para a qualidade de produto, gostei muito.

Outra coisa dudu, como vc fez pra deixar seu painel assim? Gostei cara, o meu ficou fraco, mas n coloquei leds, troquei apenas os bicos originais por um azul....


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Mensagempor José Rodolfo-dudu » Quarta-feira 30th 2010f Junho 2010 09:53:52 PM

Léo-Lajeado-RS escreveu:Muito obrigado pelos elogios, comprei no ML mesmo, segue link http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -light-_JM

Com frete deu R$ 145,00, bem barato para a qualidade de produto, gostei muito.

Outra coisa dudu, como vc fez pra deixar seu painel assim? Gostei cara, o meu ficou fraco, mas n coloquei leds, troquei apenas os bicos originais por um azul....


Enchi de leds cara foram ao total so no painel 20 leds kkkk

precisando tamu aii


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Mensagempor Léo-Lajeado-RS » Terça-feira 13th 2010f Julho 2010 03:31:13 PM

Só escrevi pro post subir novamente. :redhotevil:


William 180
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Mensagempor William 180 » Terça-feira 13th 2010f Julho 2010 04:10:19 PM

Pow...Fico show!!!!
Da trabalho, mais naum é dificio!!
Parabens pelo topico!!!!


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Mensagempor Léo-Lajeado-RS » Quarta-feira 11th 2010f Agosto 2010 11:51:20 AM

up :redhotevil: :redhotevil:


Marcio Pita
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Mensagempor Marcio Pita » Quarta-feira 11th 2010f Agosto 2010 11:54:41 AM

cara belo trabalho vc ligo o shif tbm?? t afim de compra só o shit e instalar no meu, ñ queria o conta giros pq o painél já tem
valeu


Ex Classic 1.6 -> http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... hp?t=62951
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Futuro Corsa 1.8???

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Mensagempor Léo-Lajeado-RS » Quarta-feira 11th 2010f Agosto 2010 02:18:20 PM

Sim liguei, o shift já vem com o fio pronto e um soquete macho/fêmea, basta liga-lo e pronto, e a regulagem vc faz por aquele botão ali na frente, ali vc define a qnt quer que o shift ligue.


Marcio Pita
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Mensagempor Marcio Pita » Quarta-feira 11th 2010f Agosto 2010 02:31:57 PM

ele é ligado onde? no monster mesmo?? será q dá pra ligar no painel comum digo no conta giros do carro mesmo?

valeu pela resposta


Ex Classic 1.6 -> http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... hp?t=62951

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Futuro Corsa 1.8???



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Mensagempor Léo-Lajeado-RS » Quarta-feira 11th 2010f Agosto 2010 02:40:56 PM

Sim, é ligado no Monster, pois é cara, teria que ver como é esse Shift, pois ele vai ter que receber informações da Central, e ele tem que saber em que RPM vc quer que ele acenda, mas o processo de ligar ele não vai ser muito diferente não, pois vc vai ter que pegar o sinal do RPM de algum lugar, se não for direto da central terá que ser de traz do painel onde está entra o fio p/ o seu GC original, e esse shift terá que ser alimentando tb, dependendo do modelo dele, então terá que ter um positivo e negativo.

Posta ai o modelo que tu tem em mente e vamos ver, pois sem essas informações fica complicado.




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