[TUTORIAL] - INSTALAÇÃO DO TID no CORSA B

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.

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xucrute
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Mensagem por xucrute »

Tudo beleza sim.

O meu é o Tidão, chegando em casa eu vou tirar um foto, acho que vi um chicote no parachoque preso perto do radiador creio que seja isso.

E também não mexo com elétrica, muito pouca coisa ou quase nada. Vou pagar para fazer e com certeza isso não vai me sair barato.

Quando falei com o rapaz que vai instalar o Tidão ele me pediu o esquema de fios para instalar e da onde puxar essa fiação.

Queria muito instalar, coloquei o farol de "milha" final de semana to esperando chegar o botão original que comprei de um membro aqui do clube to feliz, estou deixando o corsa do meu jeito, e queria muito instalar o Tidão

Mas to vendo que não será tão fácil assim $$$ se você poder me ajudar nessa caminhada vou ficar muito agradecido.

É esse o TID

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Corsinha 96 4p



Eduardo Lirani
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Mensagem por Eduardo Lirani »

xucrute escreveu:Tudo beleza sim.

O meu é o Tidão, chegando em casa eu vou tirar um foto, acho que vi um chicote no parachoque preso perto do radiador creio que seja isso.

E também não mexo com elétrica, muito pouca coisa ou quase nada. Vou pagar para fazer e com certeza isso não vai me sair barato.

Quando falei com o rapaz que vai instalar o Tidão ele me pediu o esquema de fios para instalar e da onde puxar essa fiação.

Queria muito instalar, coloquei o farol de "milha" final de semana to esperando chegar o botão original que comprei de um membro aqui do clube to feliz, estou deixando o corsa do meu jeito, e queria muito instalar o Tidão

Mas to vendo que não será tão fácil assim $$$ se você poder me ajudar nessa caminhada vou ficar muito agradecido.

É esse o TID
De uma olhada novamente no painel para ver se não existe o chicote para o TID do GLS, apenas tome cuidado pois ele não serve no Tidão, ok?

Se não tiver, pegue apenas os fios do sensor de temperatura, que pelo visto existe chicote no seu carro. Depois é só montar em algum eletrecista ou caso queira arriscar fazer em casa mesmo, não é complicado... mas exige muito cuidado e atenção para fazer as instalações... isolar muito bem tudo... e por ai vai...

Segue abaixo esquema, ele está organizado da seguinte maneira
Cor do fio / Função do Sinal - Local onde pegar o fio indicado
- Preto / Positivo pós-chave - Acendedor de cigarros
- Vermelho e branco / Display Rádio - (se não tiver rádio original GM, não é necessário ligar).
- Vermelho / Positivo Contínuo - Chicote do rádio.
- Cinza e amarelo ou Cinza e Preto / Dimmer de controle de luz (redutor de Iluminação quando acende a lanterna) - Fio Cinza e Verde no Chicote do Rádio.
- Azul e Branco / Sensor de temperatura externa - Ligar direto ao sensor de temperatura.
- Marron / Terra - Chicote do Rádio.
- Azul / Sensor de temperatura externa - Ligar direto ao sensor de temperatura .
- Marrom e branco / Sinal de diagnóstico da injeção - pino 12 da tomada OBDII.
- Azul e vermelho / Sinal de velocidade (velocímetro) - Painel de instrumentos Pino 14.
- Marrom e vermelho / Rádio - (se não tiver rádio original GM, não é necessário ligar).
- Marrom e preto / Rádio - (se não tiver rádio original GM, não é necessário ligar).
- Marrom e cinza / Rádio - (se não tiver rádio original GM, não é necessário ligar).

Não é para ser uma instalação cara, um eletrecista experiente não demora mais que algumas horas para fazer esse tipo de instalação.

Qualquer coisa estamos aqui, espero ter ajudado.

Abraços,





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xucrute
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Mensagem por xucrute »

Entendi, essas observações que estão escritas:

Acendedor de cigarro
Chicote do rádio.
Fio Cinza e Verde no Chicote do Rádio.
Chicote do Rádio.
Ligar direto ao sensor de temperatura

E da onde devo puxar os fios?

Sei lá, alguns eletricistas parecem que fazem o serviço de má vontade, não atende o cliente com educação assim também como alguns mecânicos.


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Eduardo Lirani
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Mensagem por Eduardo Lirani »

xucrute escreveu:Entendi, essas observações que estão escritas:

Acendedor de cigarro
Chicote do rádio.
Fio Cinza e Verde no Chicote do Rádio.
Chicote do Rádio.
Ligar direto ao sensor de temperatura

E da onde devo puxar os fios?

Sei lá, alguns eletricistas parecem que fazem o serviço de má vontade, não atende o cliente com educação assim também como alguns mecânicos.
Esses são os lugares a serem puxados os fios. Para cada fio eu indiquei o lugar para você encontrar ele.

Sobre eletrecista e mecanico, é aquilo. Existem profissionais e profiçionais... um é um bom profissional que trabalha por que gosta daquilo e tem conhecimento para fazer um bom serviço e outros apenas fazem isso para não passar fome... nessa infelizmente o cliente é quem perde!

Abraços,





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xucrute
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Mensagem por xucrute »

Mais minha intenção é apenas colocar hora data e temperatura!!

Sobre esses abaixo:

Azul e vermelho / Sinal de velocidade (velocímetro) - Painel de instrumentos Pino 14.
Marrom e branco / Sinal de diagnóstico da injeção - pino 12 da tomada OBDII.

E alguns outros que não consegui identificar é necessário?


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Eduardo Lirani
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Mensagem por Eduardo Lirani »

xucrute escreveu:Mais minha intenção é apenas colocar hora data e temperatura!!

Sobre esses abaixo:

Azul e vermelho / Sinal de velocidade (velocímetro) - Painel de instrumentos Pino 14.
Marrom e branco / Sinal de diagnóstico da injeção - pino 12 da tomada OBDII.

E alguns outros que não consegui identificar é necessário?
O esquema é para ligar ele como original... mas da tranquilamente para fazer a ligação apenas para funcionar hora, temperatura e data!

Só pegar os fios (preto, vermelho, marrom, azul, azul com branco e cinza e preto), de resto só isolar...

Abraços,





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xucrute
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Mensagem por xucrute »

Entendi, como no Domingo eu tenho prova e no sábado é casamento da minha sogra só semana que vem eu vou poder me aventurar.

Uma ultima dúvida, quando comprei o TID do MARKEN veio um chicote nele com um plug eu tenho que emendar essa fiação toda no chicote que veio junto com TID está correto?

Obrigado pela ajuda. Já entendi como deve ser feito.

Não sabia que o TID tinha essas funções como mostrar velocidade e problemas com a injeção.

Para mostrar a velocidade precisa do painel mais novo (classic) ou pode ser o painel antigo mesmo sem o odometro digital?


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Eduardo Lirani
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Mensagem por Eduardo Lirani »

xucrute escreveu:Entendi, como no Domingo eu tenho prova e no sábado é casamento da minha sogra só semana que vem eu vou poder me aventurar.

Uma ultima dúvida, quando comprei o TID do MARKEN veio um chicote nele com um plug eu tenho que emendar essa fiação toda no chicote que veio junto com TID está correto?

Obrigado pela ajuda. Já entendi como deve ser feito.

Não sabia que o TID tinha essas funções como mostrar velocidade e problemas com a injeção.

Para mostrar a velocidade precisa do painel mais novo (classic) ou pode ser o painel antigo mesmo sem o odometro digital?
Sim, vc vai pegar todos os sinais e liga-los ao conector obedecendo a cor de cada fio assim como te passei no esquema. Porém é bom tomar muito cuidado para não inverter fios e ter certeza de que tudo está muito bem isolado.

O TIDÃO tem essa função sim... mostrar a velocidade do carro até 53 km/h e problemas que estejam ocorrendo na injeção do veiculo. Além disso para carros com radio original ele mostra estações no display e ao aumentar a velocidade o volume do radio aumenta percentualemente devido ao aumento do ruido vindo de fora. :wink:

Abraços,





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RogerMansur
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Mensagem por RogerMansur »

Eduardo Lirani,
Blz, então essas funções q vc descreveu como mostrar velocidade e diagnostico da injeção só estão presentes no Tidão?
O meu é um tidzinho e só está ligado com as funções básicas de hora/data/temperatura pois não possuo o rádio original instalado, será q existe outras funções para ele também?


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Roger, quando instalei o tidinho no meu carro, não notei nenhuma função "extra". Aliás, tem um dos fios dele que é ligado no painel, no sensor de velocidade. Só não sei para quê...


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