[TUTORIAL] - Instalação de Computador de Bordo MID em Corsa

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.

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José Leal
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AJUDA

Mensagem por José Leal »

Pessoal, estou com o MID 99% instalado no meu Classic VHCE, mas apareceu um probleminha. O pino do consumo informado no tutorial não funcionou no meu carro. Na verdade, no pino K24 já tem um fio e ao pescar o sinal dele, o MID não marcou o consumo.
Tentei falar com o Lirani via MP e e-mail, pois ele conseguiu instalar o MID no VHCE dele, mas ainda não tive resposta.
Então, para quem instalou o MID no VHCE, se puderem informar qual o pino que manda o sinal de consumo, ficarei muito agradecido.

Outro detalhe que passei batido: lá no tuto, o pino 14 do MID está informando "sinal diagnóstico K". Mas para quem está instalando o MID do zero, pode ficar meio perdido onde ligar esse pino. Para não ficarem dúvidas, ele é ligado no pino 7 do conector de diagnósticos (onde é ligado o scanner).


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Paulinho
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Re: AJUDA

Mensagem por Paulinho »

José Leal escreveu:Pessoal, estou com o MID 99% instalado no meu Classic VHCE, mas apareceu um probleminha. O pino do consumo informado no tutorial não funcionou no meu carro. Na verdade, no pino K24 já tem um fio e ao pescar o sinal dele, o MID não marcou o consumo.
Tentei falar com o Lirani via MP e e-mail, pois ele conseguiu instalar o MID no VHCE dele, mas ainda não tive resposta.
Então, para quem instalou o MID no VHCE, se puderem informar qual o pino que manda o sinal de consumo, ficarei muito agradecido.

Outro detalhe que passei batido: lá no tuto, o pino 14 do MID está informando "sinal diagnóstico K". Mas para quem está instalando o MID do zero, pode ficar meio perdido onde ligar esse pino. Para não ficarem dúvidas, ele é ligado no pino 7 do conector de diagnósticos (onde é ligado o scanner).
pro seu carro é o k47 que é o modulo com 64 pinos, para o modulo com 32 é o k24


Paulinho
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Mensagem por José Leal »

Paulinho, meu módulo é o de 64 pinos (conectores K e M grandes). E de fato o K47 está vago.

Você é meu herói! Muito obrigado!


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Mensagem por Paulinho »

José Leal escreveu:Paulinho, meu módulo é o de 64 pinos (conectores K e M grandes). E de fato o K47 está vago.

Você é meu herói! Muito obrigado!
Posta fotos do resultado depois!!!

abs


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Mensagem por José Leal »

Beleza, amanhã eu mexo com ele.

Preliminarmente:
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A falha é a falta do sinal de consumo.


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Mensagem por Paulinho »

José Leal escreveu:Beleza, amanhã eu mexo com ele.

Preliminarmente:
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A falha é a falta do sinal de consumo.
qual codigo ele ta programado?? ja sabe qual irá utilizar??


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Mensagem por José Leal »

Eu tenho que olhar lá. Não imagino como mexer. Se não me engano, pelo meio do tópico tem uma tabela de motorização e tamanho das rodas. Tirarei por base essa tabela. A diferença entre o KM mostrado no painel e no MID está em ~200m/KM maior no MID.

Tem um usuário do Vectra Clube que importou um Tech2 que veio com um cartão de memória. Talvez esse cartão de memória tenha alguma coisa referente às rodas 13 e motor 1.0.

Qualquer coisa, posto aqui.


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Mensagem por José Leal »

Só informando, o cara lá não tem os arquivos dos Opel.

--

Depois de algumas horas de sofrimento, passando por uma fase de pânico e quase destruir o conector da central de IE, eis que o consumo instantâneo dá sinal de vida!
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Paulinho o código programado é esse:
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Mensagem por Paulinho »

se não me engano é do vectra gt com aro 16, vai dar uma diferença razuavel na km, tenta o 503, acho que seja o mais proximo


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Mensagem por Lucas Araujo »

Vou para de olhar esse topico... ta me coçando a procurar um MID, mas a situação nao permite..rsrs


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Mensagem por José Leal »

Paulinho, realmente essa configuração é do Vectra mesmo.

Então a 503 é a mais próxima dos nossos Corsas. Quero ver se é possível colocar aquela referência que aparece no painel.

Lucas, eu tropecei nesse MID no Mercado Livre. E mesmo assim ainda saiu um pouco caro (R$500,00 com o frete incluso).


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Julio Andrioli
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Mensagem por Julio Andrioli »

O meu tem aro 15 do agile... acho que vai ser mais facil





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Mensagem por José Leal »

Eu tenho as 15 do Vectra GSI em standby, só aguardando os pneus novos.


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jeferson_2
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Re: [TUTORIAL] - Instalação de Computador de Bordo MID em Co

Mensagem por jeferson_2 »

vavasound escreveu:Bom, eu sei que eu demorei mas... agora eu vou finalmente publicar ele!
Vou lançar aqui uma dica: Como instalar o MID (Computador de Bordo) no Corsa Novo (2002 em diante)

O computador de bordo (MID – Multiple Information Display) mostra as seguintes informações:
1* - Hora
2* – Data
3* – Nome da Música e estação do rádio
4* – Temperatura exterior ( sendo 1, 2, 3 e 4 mostradas pelo TID – Triple Information Display original)
5 – Consumo médio
6 – Consumo instantâneo
7 – Consumo absoluto
8 - Autonomia
9 – Velocidade média
10 – Distância Percorrida
11 – Cronômetro (ele começa a marcar o tempo desde quando o MID é zerado)
12 – Temperatura do motor
13– Luzes de freio
14 – Pastilhas de freio
15 – Nível de óleo do motor
16 – Nível do fluído de refrigeração (água do radiador
17 – Nível da água do limpador do pára-brisa.
18 - Fusíveis do circuito de iluminação das luzes de freio.
19 – Iluminação


Esses são os MIDs mais comuns, mas tem alguns da Opel que tem capacidade de carga do Alternador e Temperatura do Ar Condicionado Digital

O carro possui todas as informações necessárias para que o MID funcione a 100%, o MID funciona como um pequeno programa de calculo que lê valores, faz os cálculos e apresenta os valores, estas informações estão no painel de instrumentos, unidade de comando, e na ficha já existente do display das Horas, Temperatura e Data/Informações do rádio (ou TID como eu mencionei acima)

Primeiramente vou apresentar o esquema do meu carro: Corsa Sedan Premium 1.8L com Ar, DH, ABS e Airbag duplo. Ele possui um módulo de carroceria conhecida como BCM (Body Control Module)

Esquema da Pinagem:



ATENÇÃO: Os pinos com * são informações que já estão na ficha do TID do painel!
Vou fazer da Seguinte forma:
(Todas as Merivas TEM BCM)
Pino MID ~ Cor do Fio MID ~ Descrição ~ Cor do Fio - Conexão Corsa com BCM
1* ~ Marron ~ Massa Linha 31 ~ Marrom - Pino 6 TID
2* ~ Aul/branco ~ Massa Sensor Temp. Externa ~ Azul/Branco - Pino 5 TID
3* ~ Azul ~ Sensor Temp. Externa ~ Azul - Pino 7 TID
4* ~ Preto ~ Ignição (+ pós chave) linha 15 ~ Preto - Pino 1 TID
5* ~ Vermelho ~ Positivo linha 30 ~ Vermelho - Pino 3 TID
6 ~ Verde ~ Sinal de RPM ~ Ligar na ECM Pino - K46
7* ~ Cinza/Amarelo ~ Iluminação do Mid ~ Cinza/Preto - Pino 4 TID
8* ~ Vermelho/Branco ~ Radio - Antena ~ Vermelho/Cinza - Pino 2 TID
9* ~ Marrom/Vermelho ~ Radio - Relogio ~ Verde - Pino 10 TID
10* ~ Marrom/Cinza ~ Radio - Master ~ Marrom/Cinza - Pino 12 TID
11* ~ Marrom/Preto ~ Radio - Dados ~ Branco - Pino 11 TID
12* ~ Azul/Vermelho ~ Sinal de Velocidade ~ Azul/Vermelho - Pino 9 TID
13* ~ Marrom/Verde ~ Sensor de Oleo Carter ~ Marrom - Pino 6 TID
14* ~ Marrom/Branco ~ Sinal Diagnostico K ~ Marrom/Verde - Pino 8 TID
15 ~ Preto/Amarelo ~ Interruptor do Freio ~ Preto/Amarelo - Interruptor Pedal do Freio
16 ~ Preto Fusível do Freio ~ Preto - Interruptor do Pedal de Freio
17 ~ Branco/Verde ~ Sensor Running Light/Rear Light ~ Marrom - Pino 6 TID
18 ~ Preto/Amarelo ~ Sensor Luz de freio ~ Isolar
19 ~ Amarelo/Vermelho ~ Sensor das Pastilhas de Freio ~ Marrom - Pino 6 TID
20 ~ Marrom/Azul ~ Sensor de Água do Radiador ~ Marrom - Pino 6 TID
21 ~ se houver ~ Falha de Transm. Automática ~ Marrom - Pino 6 TID
22 ~ Marrom/Amarelo ~ Sensor de Água do Limpador de parabrisa ~ Marrom - Pino 6 TID
23 ~ Marrom/Branco ~ Botão de Reset- chave do limpador ~ Branco - Chave do limpador
24 ~ Marrom/Vermelho ~ Botão de Select - chave do limpador ~ Vermelho - Chave do limpador
25 ~ - - -
26 ~ Azul/Preto ~ Marcador de Combustível ~ Azul/Preto – Abaixo do banco traseiro
27 ~ Preto/Marrom ~ Sinal de Consumo (ECM) ~ Ligar na ECM Pino - K47
28 ~ - - -
29 ~ se houver ~ A/C digital (quando houver) ~ Isolar
30 ~ se houver ~ A/C digital (quando houver) ~ Isolar
31 ~ Azul ~ Sensor de Temperatura do Motor ~ Azul - Pino M3 da ECM
32 ~ se houver ~ Monitor do Alternador (quando houver) ~ Isolar

Corsas sem BCM (dá para adaptar em classic, mas ai eu não tenho o esquema elétrico dele, mas as cores dos fios e posições serão praticamente as mesmas. Só vai mudar pq o classic não tem TID mais. Mas da pra habilitar sim sem problemas!)
Pino MID ~ Cor do Fio MID ~ Descrição ~ Cor do Fio - Conexão Corsa com BCM
1* ~ Marron ~ Massa Linha 31 ~ Marrom - Pino 6 TID
2* ~ Aul/branco ~ Massa Sensor Temp. Externa ~ Azul/Branco - Pino 5 TID
3* ~ Azul ~ Sensor Temp. Externa ~ Azul - Pino 7 TID
4* ~ Preto ~ Ignição (+ pós chave) linha 15 ~ Preto - Pino 1 TID
5* ~ Vermelho ~ Positivo linha 30 ~ Vermelho - Pino 3 TID
6 ~ Verde ~ Sinal de RPM ~ Verde - Pino 31 do Painel de Instrumentos
7* ~ Cinza/Amarelo ~ Iluminação do Mid ~ Cinza/Preto - Pino 4 TID
8* ~ Vermelho/Branco ~ Radio - Antena ~ Vermelho/Cinza - Pino 2 TID
9* ~ Marrom/Vermelho ~ Radio - Relogio ~ Verde - Pino 10 TID
10* ~ Marrom/Cinza ~ Radio - Master ~ Marrom/Cinza - Pino 12 TID
11* ~ Marrom/Preto ~ Radio - Dados ~ Branco - Pino 11 TID
12* ~ Azul/Vermelho ~ Sinal de Velocidade ~ Azul/Vermelho - Pino 9 TID
13* ~ Marrom/Verde ~ Sensor de Oleo Carter ~ Marrom - Pino 6 TID
14* ~ Marrom/Branco ~ Sinal Diagnostico K ~ Marrom/Verde - Pino 8 TID
15 ~ Preto/Amarelo ~ Interruptor do Freio ~ Preto/Amarelo - Interruptor Pedal do Freio
16 ~ Preto Fusível do Freio ~ Preto - Interruptor do Pedal de Freio
17 ~ Branco/Verde ~ Sensor Running Light/Rear Light ~ Marrom - Pino 6 TID
18 ~ Preto/Amarelo ~ Sensor Luz de freio ~ Isolar
19 ~ Amarelo/Vermelho ~ Sensor das Pastilhas de Freio ~ Marrom - Pino 6 TID
20 ~ Marrom/Azul ~ Sensor de Água do Radiador ~ Marrom - Pino 6 TID
21 ~ se houver ~ Falha de Transm. Automática ~ Marrom - Pino 6 TID
22 ~ Marrom/Amarelo ~ Sensor de Água do Limpador de parabrisa ~ Marrom - Pino 6 TID
23 ~ Marrom/Branco ~ Botão de Reset- chave do limpador ~ Branco - Chave do limpador
24 ~ Marrom/Vermelho ~ Botão de Select - chave do limpador ~ Vermelho - Chave do limpador
25 ~ - - -
26 ~ Azul/Preto ~ Marcador de Combustível ~ Azul/Preto - Pino 20 Painel de Instrumentos
27 ~ Preto/Marrom ~ Sinal de Consumo (ECM) ~ Ligar na ECM Pino - K47 (K24 para classic)
28 ~ - - -
29 ~ se houver ~ A/C digital (quando houver) ~ Isolar
30 ~ se houver ~ A/C digital (quando houver) ~ Isolar
31 ~ Azul ~ Sensor de Temperatura do Motor ~ Azul - Pino 19 do Painel de Instrumentos
32 ~ se houver ~ Monitor do Alternador (quando houver) ~ Isolar

Dicas:

Caso quem for instalar não queira comprar a alavanca do limpador do parabrisa(do Astra Hatch para Corsa Hatch e Meriva, e do Vectra ou Astra Sedan para Corsa Sedan e Montana, temos uma opção de comprar 2 botões NA (Normalmente aberto) de toque para alternar as funções e para dar um Reset nos dados de Autonomia. Basta ligar aos fios respectivos do mid os botões e o outro polo do botão ligar a massa.


Configuração:

A configuração terá que ser feita numa agência da Chevrolet através do Tech2.
Assim que eu conseguir fazer a melhor calibração para o MID eu posto aqui qual é a configuração que tem que ser feita! Ok??


Até em breve!

amigo, serve no corsa sedan super 98=99 ? vlw


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Mensagem por José Leal »

Pessoal, estou fazeendo a revisão no meu carro e o camarada espetou o Tech2 para programar o MID. Acontece que o aparelho não conseguiu entrar nele. Será que pode ter alguma ligação com o problema dele apagar ao buzinar?


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Mensagem por Paulinho »

José Leal escreveu:Pessoal, estou fazeendo a revisão no meu carro e o camarada espetou o Tech2 para programar o MID. Acontece que o aparelho não conseguiu entrar nele. Será que pode ter alguma ligação com o problema dele apagar ao buzinar?
da uma olhada no fio de diagnostico se não soltou (pino 14), acredito que não tenha interferenca com o problema da buzina.


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Mensagem por José Leal »

Vou ver aqui. Mas estou achando que pode ser problema no MID... se for, vou ficar chateado.


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Mensagem por José Leal »

Pessoal, resgatando o tópico...

Quem seguiu esse esquema, conseguiu reprogramar o MID? É que ao testar com o OPCom aqui, quando clico para abrir o diagnóstico, o pino que ele manda comunicação, no conector OBD2, é o 12. E como o pino identificado no tuto é o 7, pode estar aí o problema que aconteceu comigo ao reprogramar via Tech2. No OPCom, consigo mudar a pinagem do 12 para o 7, daí o programa consegue acessar o MID, confirmando que há conexão.

Mudarei a ligação do MID para o pino 12 no OBD e tentarei novamente com o Tech2. Assim que tiver o resultado, retorno.


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