[TUTORIAL] - Instalação de Computador de Bordo MID em Corsa

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
leandrotigre
:: Super ::
Mensagens: 80
Registrado em: Quarta-feira 24 2008f Dezembro 2008 11:41:51 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leandrotigre »

tenho uma wagon 97 gls... troquei o meu q estava com defeito.. hora e data normal...

mas temperatura nada, quando aperto os dois botoes pra marcar a velocidade aparece F12 e dps F171 e entao aparece a velocidade rapidinho e todos os numeros acendem de uma vez..

o q pode ser isso? :roll: :oops:
Criptonita na area... precisando de algumas melhorias
Agora estou atraz da suspensao de rosca! e ai alguem tem?!


leoeconoflex
:: Moderador ::
Mensagens: 919
Registrado em: Quarta-feira 16 2008f Abril 2008 02:38:34 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2002
Contato:

Mensagem por leoeconoflex »

Pessoas como vc realmente mereçem uma estátua !!!!!!!!!!!
Fantástica iniciativa !!

Pois bem, vou aguardar os testes.

Meu carro tem os pneus 185/60R14.

O MID não ofereçe a opção de ser colocado o código (501 a 512) no proprio aparelho ?

Ainda não liguei o mesmo, porem se possivel colocaria o 503 como citado apenas como forma de teste, para ver se as conexões estão certas ...

Abraços !
Clique para ver o tópico completo:
Imagem


vavasound
:: Super ::
Mensagens: 50
Registrado em: Quinta-feira 22 2009f Janeiro 2009 08:08:22 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por vavasound »

leandrotigre escreveu:tenho uma wagon 97 gls... troquei o meu q estava com defeito.. hora e data normal...

mas temperatura nada, quando aperto os dois botoes pra marcar a velocidade aparece F12 e dps F171 e entao aparece a velocidade rapidinho e todos os numeros acendem de uma vez..

o q pode ser isso? :roll: :oops:
Isso é o teste do TID, no caso ele estra mostrando um código de falha (que possivelmente será o da temperatura). Teria que checar com o Tech2 para ler o codigo de falhas...
certo?
Porque nada nasceu para ficar eternamente como é.


vavasound
:: Super ::
Mensagens: 50
Registrado em: Quinta-feira 22 2009f Janeiro 2009 08:08:22 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por vavasound »

leoeconoflex escreveu:Pessoas como vc realmente mereçem uma estátua !!!!!!!!!!!
Fantástica iniciativa !!

Pois bem, vou aguardar os testes.

Meu carro tem os pneus 185/60R14.

O MID não ofereçe a opção de ser colocado o código (501 a 512) no proprio aparelho ?

Ainda não liguei o mesmo, porem se possivel colocaria o 503 como citado apenas como forma de teste, para ver se as conexões estão certas ...

Abraços !
Infelizmente não... pode haver um esquema mas não que eu saiba.
E outra coisa, quando for calibrar o MID via tech2 tem que ser feito atravez do astra G no menu do Tech2.

A calibração que eu falo é a seguinte:
Exemplo:
o carro na realidade consumiu 10Litros pra andar 100 Km (10km/L certo?)
mas ai no MID vai dizer que vc andou 98Km (no caso por não ser com a mesma roda) e ele consumiu 9L de acordo com o MID.
Convertendo o consumo dele para os 100Km (realmente rodados)
98------9
100 ----X(10 é o que ele realmente gastou, mas nosso MID acha que foi 9L e que ele só andou 98KM)
fazendo a regra de 3: X=900/98=9.2L (9.2 é o nosso ponto de referência agora!)
Só que o carro consumiu na realidade 10L e o MID por referência marcou 9.2, então com o TECH2 temos que configurar +0.8L (10L consumidos menos 9.2L indicado pelo MID) assim ele vai passar a medir Corretinho e 99% próximo da realidade!

Certo?
Porque nada nasceu para ficar eternamente como é.


leoeconoflex
:: Moderador ::
Mensagens: 919
Registrado em: Quarta-feira 16 2008f Abril 2008 02:38:34 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2002
Contato:

Mensagem por leoeconoflex »

É....
Um pouco mais complicado do que eu imaginei ...

E quanto ao consumo quando se tem uma mistura de alcool e gasolina no tanque ?

Após feitos ajustes necessários ele marcará a autonomia a partir da mistura q foi identificada pela sonda e que esta sendo enviada à ECU ?

Seria o mesmo princípio dos Astras e Vectras flex Certo?

Eu ja estive em um vectra equipado com um, e após um abastecimento com uma mistura de combustíveis ele demorou cerca de uns 2 minutos para calcular a autonomia, e segundo o proprietário do vectra, o computador de bordo é otimista demais, e quando o tanque está no fim ele não marca com precisão a quilometragem faltante.

A questão então é apenas configurar o tamanho do tanque, tamanho das rodas e alguns ajustes (como estes de consumo como vc citou) e uma experiencia de alguns dias com ele instalado Certo?

Abraços !
Clique para ver o tópico completo:
Imagem


vavasound
:: Super ::
Mensagens: 50
Registrado em: Quinta-feira 22 2009f Janeiro 2009 08:08:22 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por vavasound »

leoeconoflex escreveu:É....
Um pouco mais complicado do que eu imaginei ...

E quanto ao consumo quando se tem uma mistura de alcool e gasolina no tanque ?

Após feitos ajustes necessários ele marcará a autonomia a partir da mistura q foi identificada pela sonda e que esta sendo enviada à ECU ?

Seria o mesmo princípio dos Astras e Vectras flex Certo?

Eu ja estive em um vectra equipado com um, e após um abastecimento com uma mistura de combustíveis ele demorou cerca de uns 2 minutos para calcular a autonomia, e segundo o proprietário do vectra, o computador de bordo é otimista demais, e quando o tanque está no fim ele não marca com precisão a quilometragem faltante.

A questão então é apenas configurar o tamanho do tanque, tamanho das rodas e alguns ajustes (como estes de consumo como vc citou) e uma experiencia de alguns dias com ele instalado Certo?

Abraços !
Após a configuração ele vai falar o consumo certo independente de ser gasolina ou alcool, pois isso vem do sinal de consumo (que é o tempo de abertura dos bicos injetores, maior tempo para alcool e menor para gasolina, e assim vai..)
O caso desse vectra ai ele tinha um problema de calibração, que era facilmente arrumado com o lance do +0.8L que eu falei!
Um colega meu acabou de arrumar o MID do astra dele (que é original e marcava uns valores otimistas mesmo)
Agora o dele está real!

Complicado não é... é trabalhoso e leva um tempinho... mas é tranquilo de fazer!


:D
Porque nada nasceu para ficar eternamente como é.


XlipZ
:: Piquet ::
Mensagens: 352
Registrado em: Terça-feira 15 2004f Junho 2004 01:38:45 AM
Localização: Cuiabá - MT
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por XlipZ »

vavasound escreveu:
XlipZ escreveu:Amigo pra quem nao tem o BCM é possivel instalar?
Vc experimentou dar uma olhadinha um pouco mais abaixo?? eu fiz o esquema tb para os sem BCM.

Certo???
:roll:
Ok amigo desculpe, achei que fosse a ligaçao toda e nao percebi a distinção entre as versoes.

Perguntar nao ofende

Certo???
:roll:
1- Corsa
Corsa Super 97/97 - Vendido
2- Corsa
Corsa Hatch FlexPower - Atual ->
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... c&start=60


vavasound
:: Super ::
Mensagens: 50
Registrado em: Quinta-feira 22 2009f Janeiro 2009 08:08:22 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por vavasound »

XlipZ escreveu:
vavasound escreveu:
XlipZ escreveu:Amigo pra quem nao tem o BCM é possivel instalar?
Vc experimentou dar uma olhadinha um pouco mais abaixo?? eu fiz o esquema tb para os sem BCM.

Certo???
:roll:
Ok amigo desculpe, achei que fosse a ligaçao toda e nao percebi a distinção entre as versoes.

Perguntar nao ofende

Certo???
:roll:
Claro que não!!! estou aqui pra isso!!!!
Pode perguntar!!

;)

Me desculpe!!
Porque nada nasceu para ficar eternamente como é.


Sstefanello
:: Super ::
Mensagens: 62
Registrado em: Domingo 25 2009f Janeiro 2009 03:14:23 AM
Localização: Jaraguá do Sul - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Sstefanello »

Se eu instalar sem fazer a configuração na gm com o tech2, o MID funcionará, mesmo que imprecisamente, ou ficará com alguma limitação a mais?

Outra pergunta: Eu preciso pegar algum muitos sinais atraz do painel? O meu é um premium 1.4 sem BCM
Sedan Premium Econo.Flex


vavasound
:: Super ::
Mensagens: 50
Registrado em: Quinta-feira 22 2009f Janeiro 2009 08:08:22 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por vavasound »

Sstefanello escreveu:Se eu instalar sem fazer a configuração na gm com o tech2, o MID funcionará, mesmo que imprecisamente, ou ficará com alguma limitação a mais?

Outra pergunta: Eu preciso pegar algum muitos sinais atraz do painel? O meu é um premium 1.4 sem BCM
Olha, eu tenho 99% de certeza que vc precisará ir numa concessionaria, pois quando vc ligar o MID (como ele ficou sem energia por muito tempo) ele vai ligar com o escrito Program. E até onde eu sei não é possível tirar do prompt Program sem o Tech2. No Vectra Clube tem um cara falou do aterramento do Pino 21 do MID mas isso não tem nada a ver pois o Pino 21 é te Transm. Automática.

No seu caso é só vc olhar na segunda parte do TURORIAL que eu fiz, e vc pega apenas 3 sinais do painel: Rotação (pino 31 do painel fio verde), Nivel de combustível (pino 20 fio Azul e Preto), e a temperatura do motor (pino 19 fio azul)

Beleza??
Porque nada nasceu para ficar eternamente como é.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”