Sem um microcontrolador não tem como mesmo. Todos os projetos que eu vi por aí utilizavam algum. Já vi com Arduino, PIC... e é aquilo lá, vc pode sempre adicionar mais funções, é só ir programando e ampliando o circuito.Denrrou escreveu:Depois que li a descrição do vídeo que vi que é com o arduino mesmo. Pensei que de repente tinha alguma forma de fazer originalmente sem adição de componentes porque no próprio chicote do tid sei que tem sinais que ele não usa p/ demonstrar informações.
Eu já tinha até comprado um MID e no processo de pesquisa sobre como o instalar descobri que dá p/ fazer desenvolver o MID com o próprio TID similiar ou até melhor do que o próprio MID do vectra/astra usando um circuíto lógico. Daí vendi logo em seguida o MID sem nem tentar instalar porque o investimento foi alto demais comparado ao que se faz com o arduino.
Os fios que ele usa pra mostrar as informações são 3 e que vão pro chicote do som. São esses fios que precisam ser ligados no Arduino.
Eu também acho que não compensa comprar de fora. E o meu primeiro arduino eu queimei quando tava desenvolvendo o circuito, então é até bom ter um de reserva.Denrrou escreveu:Comprei o meu arduino da china no final do ano passado mas ainda não chegou, economia boba porque nem é tão caro aqui....se demorar mais vou pegar no mercado livre mesmo.
O TID tem o sinal de velocidade que fica no pino 9 e serve praquela função de aumentar o volume do som conforme a velocidade do carro aumenta (não sei se serve pra outra coisa).Denrrou escreveu:O sinal de velocidade e voltagem da bateria acho que no próprio chicote do TID já tem, só não tenho certeza sobre o de consumo de combustível. Você precisou puxar da ecm ou já tinha no chicote do tid, Cansei?
Consumo e tensão não tem mas a tensão você consegue calcular pelo Arduino usando o próprio fio que você vai usar pra alimentar ele. No meu caso usei o pós chave do som e com alguns resistores eu calculo a tensão.
Como o meu carro originalmente não veio com o TID e não encontramos o chicote, o instalador acabou montando um pra mim, então no meu caso eu não tenho o sinal de velocidade ali.
É bem por aí mesmo. Se a pessoa quiser fazer mais coisa vai custar um pouco mais mas nem chega perto do valor do MID.Denrrou escreveu:P/ quem quiser fazer, é relativamente fácil. Vai precisar de um controlador, uma placa de ensaio, talvez alguns componentes básicos de eletronica e das funções.
Com menos de 50 R$ dá p/ comprar tudo.
Tenho quase certeza que também dá p/ fazer pegando os sinais da tomada OBdII. Quando começar por a mão na massa posto qual foi a melhor solução no meu caso.
Por hora fico também curioso sobre como foi a solução no caso do nosso amigo Cansei.
No meu caso eu comprei também a chave do limpador do Astra que tem os botões pra mexer no MID, assim eu adaptei essa chave e usei os botões pra alternar entre as funções. Deu um pouco de trabalho mas ficou como se fosse original. (Pensando bem isso é algo que quem quer instalar o MID tb vai precisar fazer)
Aliás eu estou pensando em desenhar e mandar fazer a placa do circuito. Se o pessoal se interessar eu mandaria fazer pra todo mundo, aí o trabalho da pessoa seria só ligar os fios.
A modificada da 1.2 para 10 dígitos. Ainda sim eu tive que fazer minhas próprias modificações pois encontrei alguns erros e alguns símbolos do TID aqui no Brasil não batiam com o europeu.Denrrou escreveu:Você está usando a última biblioteca 1.2 ou a que foi modificada a partir dela p/ 10 digitos?
O risco é vc não ter certeza do que está fazendo. Tipo, puxar o fio errado e plugar no lugar errado, encostar no lugar errado e dar um curto, etc.Denrrou escreveu:Qual seria o risco de puxar o fio do sinal de consumo da ECM?
Sabe se nãodava p/ pegar do OBdII? Era minha ideia inicial.Acho que seria bem mais fácil, sem precisar ficar puxando fio.
Comentei no post anterior que um colega meu tem um Vectra B. Ele colocou uma injeção programável no carro dele e pra fazer o MID voltar a calcular o consumo ele ligou o fio direto no bico e deu certo. Eu pessoalmente acho que esse fio é a mesma coisa que o sinal do bico.
De qualquer jeito no caso do Corsa eu não sei que fio é esse então preferi pegar direto do bico mesmo pois eu já sabia como interpretar o sinal dele. O mesmo pro sinal de velocidade, eu já sabia como ele funcionava.
OBDII eu acho que até da mas acho inviável.
Digo isso pq acho muito improvável que essa informação tenha um pino do OBDII exclusivo pra ela. Se essa informação estiver disponível ela vai estar misturada com várias outras informações e vc teria que ir decifrando o protocolo OBDII da GM e descobrir o que é o que. Não acho impossível de fazer mas acho que está longe de ser simples... é aquilo lá, se eu pudesse eu evitaria ficar puxando fio, mas no momento atual acho mais fácil e rápido puxar fio do que decifrar o OBDII da GM, que só foi seguir mesmo o padrão OBD2 nos carros de poucos anos atrás.